Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!

    Gostaria de conhecer a vossa opinião quanto ao "problema" seguinte. A casa dos meus pais tem dois pisos, sendo a cozinha no piso de baixo. Num dos quartos que fica no piso superior, mesmo por cima da cozinha, eles estão a pensar transformá-lo numa pequena sala e colocar um lá um recuperador de calor ou uma salamandra.

    A questão é esta: será possível ligar a saída do recuperador à chaminé já existente que serve a cozinha. A chaminé é relativamente larga, com cerca de 20cmx40cm (de secção?). Se for possível, que cuidados devem ser tomados?


    Obrigado!
  2.  # 2

    Assim pelo que diz é possível...
    Tem de ter cuidado na impermeabilização da chaminé para que a água da chuva não entre por cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dumbguy
  3.  # 3

    Vasco, bastará então abrir um acesso à chaminé pela parede interior da sala, pôr o tubo de exaustão do recuperador a terminar aí, e tapar tudo muito bem?

    Obrigado.
  4.  # 4

    Consegue colocar aqui umas fotografias?
  5.  # 5

    Vasco, obrigado pelo feedback.

    Contudo, vai ser complicado arranjar as fotos. Muito provavelmente só voltarei a casa dos meus pais durante o mês que vem (e se calhar já para ver o resultado final). Será uma questão de arriscar. Na pior das hipóteses, ter-se-á de arranjar uma chaminé em metal pelo exterior, caso não dê ou fique a fumar mal. :)
  6.  # 6

    Aproveito este tópico para colocar uma questão da mesma natureza: numa chaminé que serve um prédio de três andares, já com cerca de 40 anos e sem tubagem individual para cada um dos apartamentos (isto é, é apenas a estrutura rectangular em tijolo a servir todos), haverá algum problema em ligar um exaustor e um esquentador à chaminé? Será necessário colocar tubagem por dentro da chaminé? Se sim, esta tubagem terá de ser aplicada em cada uma dos "acessos" à chaminé de cada apartamento?

    Coloco a questão por já ter encontrado, mesmo aqui neste fórum, opiniões muito díspares. Algumas soluções apontadas falam em unir os tubos de exaustão com uniões em "y" e ligá-los simplesmente à chaminé, outras em fazer uma saída directamente para o exterior através da parede, etc. (Assumamos que a cozinha se encontrará bem servida em termos de admissão de ar.)

    Desde já obrigado por eventuais contribuições. :)
  7.  # 7

    (Assumamos que a cozinha se encontrará bem servida em termos de admissão de ar.)

    Neste caso bastará colocar o Y e ligar à saída de fumos.

    Só deverá observar opiniões dispares em casos de mau funcionamento da extracção de fumos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: johndoe
  8.  # 8

    E quanto aos outros apartamentos, deverá haver algum cuidado especial a adoptar se optar por esta solução? (Isto é, não afectará a extracção de fumos dos outros?)
  9.  # 9

    Ou, dito de outra forma, será possível haver retorno dos fumos para os apartamentos de baixo ou de cima?
  10.  # 10

    (Assumamos que a cozinha se encontrará bem servida em termos de admissão de ar.) Nesse caso esta frase não faz sentido.

    Na eventualidade de ventos fortes e alguma perturbação no topo de chaminé, o retorno é possível atingindo as habitações superiores. Mas tudo depende da capacidade de extracção da sua chaminé.

    Não afectará a capacidade de extracção dos outros inquilinos se a sua ligação for bem executada (estou a lembrar-me se a ponta de tubo ficar a obstruir a conduta principal).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: johndoe
  11.  # 11

    AlexMontenegro, refere que a frase "assumamos que a cozinha se encontrará bem servida em termos de admissão de ar" deixa de fazer sentido. Estava a pensar em, avançando com a colocação do exaustor, colocar uma grelha para ventilação (entrada de ar) ao nível do chão. Será necessário mais alguma coisa (ou isso será mesmo escusado)? Obrigado.
 
0.0157 seg. NEW