Boas Tardes! Estou numa fase de analise de Orçamentos e ainda não tomei a decisão de avançar com uma proposta dita "chave na mão" ou de Admnistração Directa! tenho acompanhado as inumeras discussoes no forum sobre este assunto e estou plenamente consciente das vantagens e desvantagens de cada uma delas.
No entanto o que gostaria de saber e se possivel obter uma ajuda era qual a ordem de entrada de empreitadas dentro da Obra, ou seja, temos inicialmente:
1. Terreno - Terraplanagem e Escavacões 2. Carpinteiro de Cofragens 3. Armador de Ferro 4. Betão 5.....
será que alguem que esteja ou tenha construido pode dar uma ajuda para que me possa orientar com algumas das analises que etou a fazer?
1. Terreno - Terraplanagem e Escavacões 2. Carpinteiro de Cofragens 3. Armador de Ferro 4. Betão 5. alvenaria (paredes exteriores) 6. estrutura para gesso cartonado de tectos e paredes 7. canalizador e electricista 8. pedreiro para betomilha do chão 9. isolamentos capotto(isto seria ao mesmo tempo de electiricista e canalizador visto que pode trabalhar os dois 10. telhados os telhas 11. caixilharia janelas e portas exteriores 12. gesso cartonhado acabemento de paredes e tectos 13. novamente electricista e canalizador para acabar i trabalho 14. pedreiro colocação de chãos 15. pintor 16. carpinteiro flutuante portas e cozinha 17. pintor ultimos retoques 18. pronta e entrar para dentro
acho que nao me esqueci de nada mas se esqueci aguardo correcções
Olá Berna, Se voçê não tem experiência na construção, vai ser muito dificil coordenar a obra. Eu podia lhe dar uma lista de tarefas teórica, mas é preciso estar em obra e actuar duma forma dinâmica em tempo real, porque irão surgir dificuldades, que irão alterar o programado. Além disso cada obra tem que ter o seu proprio programa especifico. O que voçê precisa é de um planeamento da obra e tentar segui-lo. Por exemplo na lista que o framos lhe deu é extremamaente simples e imcompleta. Repare que nem sequer as cantarias, caixas de estores, equipamento de cozinha equipamento de WCs, arranjos exteriores, etc. estão comtempladas. E depois cada empreitada está dependente de outras. Por exemplo deve assentar as cantarias de janelas e caixas de estores, logo que tenha alvenarias prontas, depois tem os roços para canalizações,, assentamento de pré-aros caso sejam utilizados, etc, etc. Ou seja deve ter um planeamento global da obra e depois cada empreitada tem que ter o seu planeamento que estará sincronizado com o global, mesmo assim o normal é haver atrasos que obrigar a alterar o planeamento. Boa sorte.
claro que a minha esta incompleta eu falei naquilo que me lembrei mas em obra uma pessoa nao se vai esquecer dessas coisas eu tenho uma listas mais elaborada para eu seguir mas isto foi apenas um esboço do principal e com forte vai pedimdo os orçamento um fala disto outro fala daquilo etc e uma pessoa vai apontando tudo mesmo nao tendo experiencia fica melhor do que se entregar a obra chave na nao tenho visto obras chave nao mao que ficam mt a que por exemplo numa cosinha so deixamram 2 tomadas electricas, pelos menos comigo penso a obra cm por cm agora cada um é como é...
Ola Francisco, Concordo que sozinho nao é facil, mas por isso mesmo estou a avaliar as melhores hipoteses, sendo que o que pretendia com a pergunta era exactamente o que me respondeu mas sem a parte de cada obra ser uma obra, ou seja, claro que na analise do que o framos me enviou e adequando ao meu projecto, eu tenho alvenaria dupla logo existe uma diferenca.
Se o Francisco tem experiencia, pode dizer-me quais as fases mais comuns de uma obra, claro que sabemos sempre de ante-mao que pode ter mais do que um a trabalhar em simultaneo na obra, e que com atrasos de uma parte pode afectar outras. O que pretendo é efectivamente perceber por alto quais as fases "standards", para que com isto posso avançar com pedidos de orcamentos individuais e fazer a tal analise comparativa para os que tenho de chave na mao.