Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas
    já agora... pode-me dizer o porquê da garagem não ser maior (2,80) e a razão da sala estar direita e a parte privada estar um pouco na diagonal - (Estéctica).
    Não sei se está a entender...
    Saudações
    • abyss
    • 6 outubro 2010 editado

# 2

Boas

Sr.JCM | ARQ
    Sei que está muito pobre o 3D, faltam texturas e é o meu primeiro trabalho 3D em autocad, mas já dá para começar a ter noção da casa, estou com ideias de tentar outro programa para ver se dou realismo ao modelo.

Sr. ribeiras
    Inicialmente era uma garagem dupla mas a câmara não deixou encostar a extrema do terreno, andei a lutar para conseguir e não deixaram, por isso cortei uma garagem para ficar na conformidade com o pedido da câmara, talvez mais tarde arranje maneira de contornar o problema.
    O terreno tem um ângulo e a parte privada está alinhada com o terreno daí estar "torcido" mas só o hall é que "amortece" o ângulo do terreno, penso que se reparar no meu primeiro poste a tem lá a planta com o levantamento topográfico e dá para perceber.

PS. a minha área é eletrônica e não desenho, mas são os meus primeiros passos :)))
  2.  # 3

Boas

"Vou explicar melhor a meu caso.

O empreiteiro que escolhi não tem alvará próprio, por isso arranjei um Eng. com alvará que por sua vez também vai ser o fiscal e responsável por Higiene e segurança.
    onde paguei 0.07% do valor estimado de construção obtido na câmara que foi de 120000€ que foi a volta dos 850€ pelo alvará, mais 1150€ para se responsabilizar pela obra, depois ele ofereceu o responsabilidade da HS, mais 700€ para levantar a licença na câmara e nada disto esta incluído nos 40000€ do empreiteiro"

Por isto é que o "empreiteiro" (não sei donde foi buscar este titulo se não tem alvará) faz mais barato. além do alvará, falta os seguros, o pessoal legal, contas em dia com as finanças e segurança social, etc ... e depois os legais são muito caros.

com estes comentarios já pensou se não anda por aqui (no forum) ninguém do INCI, ACT, Finanças, segurança social...
  3.  # 4

"Em relação a comunicação da abertura do estaleiro junto da ACT não sei de nada!!!! isso não deveria ser transparente para mim? ou seja isso não é da competência do empreiteiro e ou do Eng. responsável?"

Isto é uma obrigação do dono de obra.
    no caso da empresa onde trabalho nós fazemos isto pelo dono de obra, e sempre com a responsabilidade dele pois ele é que assina a comunicação. (mais isto encarece porque o empreiteiro tem de ter pessoal administrativo e técnico)
  4.  # 5

Boas.

Não é minha intenção fugir ao fisco, ate agora tudo o que paguei tenho factura, e vou sempre exigir factura de tudo o que pago.
    Não sou apologista de fugas ao fisco pois eu pago a minha parte e não fujo e quero que os outros também paguem a deles.
    Quanto ao sr Empreiteiro, já tem alguns anos no mercado o que leva a crer que tem tudo em dia e pelo menos não há ucranianos nem romenos que já é um bom começo.
    Na empresa são poucos empregados, penso que só são 5 excluindo o dono, daí menos encargos e poderá fazer melhores preços por não ter que suportar uma estrutura pesada.
    Sim sei que corro um risco de não me correr bem, daí estar a postar aqui "como posso fiscalizar a minha obra", para minimizar os riscos.
    Nem todos são ricos para se poder dar ao luxo de ir comprar uma casa pronta, aqui na minha zona uma casa pronta com terreno ronda 175000€ e eu questiono-me será que eu tendo um terreno não faço uma casa por volta dos 100000€? penso que sim por isso estou a tentar.
    já reparei que aqui são mais alarmistas do que tentam ajudar, estou ciente que me estou a meter numa aventura daquelas e pensava que poderia obter mais ajuda aqui por ser leigo nesta área, pelos vistos estou enganado. :(((
  5.  # 6

Colocado por: Luis K. W.O Engenheiro do Empreiteiro é o «Director Técnico de Obra».
    Isto é, no caso de haver bronca da grossa é - entre outros - o pescoço dele que está no cepo.
    Mas , geralmente (não obrigatóriamente) este Engenheiro é um funcionário do empreiteiro.

Acho que, ao abrigo da nova legislação ele é, OBRIGATÓRIAMENTE, funcionário do empreiteiro.
    Há 15 dias fui entregar na câmara uma declaração do empreiteiro dizendo que o Engº x pertencia aos quadros da empresa e com os respectivos recibos para fazer prova.
  6.  # 7

Colocado por: MikeMelga

Acho que, ao abrigo da nova legislação ele é, OBRIGATÓRIAMENTE, funcionário do empreiteiro.

Aí a doutrina divide-se. Há câmaras que acham que sim, outras acham que não.
  7.  # 8

Boas.
    Não tenho conhecimento das leis, tomei a decisão que tomei por todos os intervenientes não colocarem nenhuns entraves e como se prontificaram a tratar de todas as licenças achei melhor ainda, sabem como é um cidadão comum numa câmara espera e desespera e vem de mãos abanar.
    Amanhã vou la ao gabinete do Eng. falar com ele a ver o que é que ele me diz.
    Se for assim como estão a dizer vou ter de ver como resolver pois não quero ser conivente com artimanhas.
  8.  # 9

Caro abuss
    Algumas das perguntas para que deve procurar resposta:
    Sendo o alvará das resp do eng. quem é que lhe vai passar as facturas do trabalho pago? Ele o o construtor?
    Sendo ele o construtor funcionará como um sb empreiteiro dele, assim sendo ele tem que lhe apresentar no minimo o titulo de registo desse sub empreiteiro bem como as fichas de aptidão médica de todos os seus funcionários.
    Lembre-se que deve ter facturas de tudo sobe pena de um dos forneçedores do eng ou do construtor lhe vir pedir a si o dinheiro de meio camião de tijolo ou de 2 toneladas de ferro. Sim parace estupido mas legalmente podem faze-lo. Acredite que está é já uma pratica corrente. Como vê esta é uma situação que mais depressa corre mal doque bem.
    Pergunta você se assim é porque raio é que toda a gente se gaba disso e nunca ninguem disse que foi apanhado?
    Pergunto eu:
    Quando você se esqueçe de pagar a conta da luz e a EDP lha corta e você para além da factura tem a inda que pagar o restablecimento, você vai a correr contar a todos os seus amigos como se isso fosse um grande orgulho?
  9.  # 10

Colocado por: abyssBoas.

Não é minha intenção fugir ao fisco, ate agora tudo o que paguei tenho factura,e vou sempre exigir factura de tudo o que pago.
    Não sou apologista de fugas ao fisco pois eu pago a minha parte e não fujo e quero que os outros também paguem a deles.
    Quanto ao sr Empreiteiro, já tem alguns anos no mercado o que leva a crer que tem tudo em dia e pelo menos não há ucranianos nem romenos que já é um bom começo.
    Na empresa são poucos empregados, penso que só são 5 excluindo o dono, daí menos encargos e poderá fazer melhores preços por não ter que suportar uma estrutura pesada.
    Sim sei que corro um risco de não me correr bem, daí estar a postar aqui "como posso fiscalizar a minha obra", para minimizar os riscos.
    Nem todos são ricos para se poder dar ao luxo de ir comprar uma casa pronta, aqui na minha zona uma casa pronta com terreno ronda 175000€ e eu questiono-me será que eu tendo um terreno não faço uma casa por volta dos 100000€? penso que sim por isso estou a tentar.
    já reparei que aqui são mais alarmistas do que tentam ajudar, estou ciente que me estou a meter numa aventura daquelas e pensava que poderia obter mais ajuda aqui por ser leigo nesta área, pelos vistos estou enganado. :(((

Sr. Abyss

Aqui não há alarmismos, há realidades. Se tiver um problema com o coração ou com a cabeça, também vai tentar resolver o problema com os seus conhecimentos? ou vai ao médico? Normalmente toda a gente acha que sabe de engenharia e arquitectura mas é um erro. Eu estou nisto há muitos anos e ainda estou á aprender. Só para lhe informar um caso que se passou há pouco comigo, fiz todo o projecto de arquitectura e especialidades a uma cliente e que ficou muito satisfeita. Mas depois de eu a avisar que a construção tem que ser acompanhada devidamente, resolveu entregar a obra a um empreiteiro sério tipo chave na mão. Resultado não lhe acabou a obra e não pagou aos fornecedores. Depois tive que ir pegar na obra e acabá-la conforme se pôde, porque quando as coisas começam tortas nunca mais se endireitam.
    Agora não pense que vem aqui pedir uma opinião e toda a gente tem que concordar consigo.
    Boa sorte.
  10.  # 11

Abyss,
    Tambem estou a construir uma moradia (e resido no estrangeiro) a minha preocupacao com o fiscal de obras e seguranca foi enorme.
    Tenho uma pessoa de confianca que esta a afazer esse trabalho para mim e todas as semanas falamos muito pelo skype, pois todos dias ha questoes e decisoes para tomar.
    Minha sugestao e que contrate um fiscal de sua confianca que efectivamente perceba do assunto.
    Este e o blog da minha casa.

http://mynewhousesesimbra.blogspot.com/

boa sorte
  11.  # 12

Boas.
    Sr. zedasilva
    Hoje de manhã já la fui ao gabinete.
    O Eng. prontificou-se a mostrar-me tudo, o contracto que fez com o empreiteiro umas folhas da segurança social a declarar que não têm dividas ( o Eng. e o empreiteiro ), copia dos seguros dos empregados válido ( do Eng. e do empreiteiro ) e mais uma coisa que já não me lembro o nome mas penso que era o tal "titulo de registo do empreiteiro" que você fala, mas ele deu outro nome e também me mostrou um papel de uma clínica ( não vou dizer o nome) das "inspecções" medicas com uma periodicidade anual.
    Depois no fim ele mostrou um bocado de desagrado da minha desconfiança, onde lhe pedi desculpa a dizer que tinha um amigo que passou um mau bocado com uma situação de irregularidades numa obra, para não levar a mal a minha preocupação.
    ahh e quanto aos pagamentos e facturas é tudo directo com o empreiteiro.

Sr. francisco2
    Por estar em alerta com tantas falcatruas é que recorri a este fórum para obter ajuda. Todo o projecto foi visto por um arquitecto e fez muitas alterações ao meu desenho inicial e também fez as especialidades todas ( nunca com os meu conhecimentos conseguia fazer isso e viva aos Senhores Engenheiros e Arquitectos) apenas o meu objectivo é poupar o máximo e ter um resultado positivo no final, a vida não está fácil e não há muito dinheiro ( pode ser que me calhe o euromilhões hoje :))) e contrate uma equipa de elite )
    Eu penso que aceitei todas as opiniões, mas gosto mais de opiniões construtivas como o Sr. zedasilva fez e muito ajudou e estou muito agradecido.

Sr. Expat.
    Adorei o estilo da sua casa e a sua coragem em fazer uma casa "à distancia", penso que eu não teria essa coragem :)))
    O blogue está muito bom, penso que vou acompanhar para roubar ideias :)) estou a brincar, mas fiquei a pensar em fazer um blogue com a minha casa.
    Boa sorte também para si na sua construção.
  12.  # 13

Caro abyss
    Assim sendo as coisas mudam de figura, tirando o facto de os pagamentos serem efectuados ao empreieteiro.
    Sendo o engenheiro o titular do alvará deverá ser ele a facturar a obra.
    Quanto aos seguros do empreiteiro bem como as fichas de aptidão médica e o titulo de registo tem que obrigatoriamente lhe ser fornecida uma copia para que voce ou o coordenador de segurança a anexe ao PSS.
    Do engnheiro/empresa deverá igualmente ser fornecida uma copia do alvará bem como o contrtao que fez com o empreiteiro para enexar no PSS.
    O desagrado dele perante a sua desconfiança não tem qualquer razão de ser pois deveria ter sido ele o 1º a avisa-lo de toda a situação e a prestar-lhe todos os esclarecimentos.
    Só uma ultima advertência.
    Nunca acredite em tudo o que lhe dizem especialmente sobre assuntos que não domina. Peça sempre que lhe sejam facultados todos os documentos mesmo que lhe digam que não vai precisar deles para nada.
  13.  # 14

Boa tarde

meu caro deixe-me contar-lhe um acontecimento, nós temos um atelier de arquitectura, e há uns tempos apareceu uma pessoa com a seguinte situação, ele tinha um edificio com graves problemas de infiltrações que já se fazia sentir numa degradação muito grande do edifício, contratou uma empresa de construção para lhe fazer obras de melhoramento, entretanto quem fiscalizou essa obra foi o engenheiro da empresa responsável pelas obras. Mas no final das obras o edifício tinha uma cara lavada, mas os problemas continuavam basicamente os mesmos.Portanto depois disto e passado uns anos o edifício estava na mesma decidiu contratar outra empresa para voltar a fazer obras, desta vez veio ter connosco para fiscalizar e acompanhar essas obras. Fizemo-lo e tudo correu bem , a articulação com a construtora foi fácil e os problemas parece terem sido resolvidos.

Sei que é ingrato ter que colocar mais alguem ao barulho, mas segundo o que percebi da sua história seria uma hipotese que deveria considerar.

E agora puxando a brasa à sardinha se quiser falar connosco, até porque o nosso atelier é em Aveiro contacte-nos, passe por cá e conversamos.

contacte-nos por email para agendar uma reunião: [email protected]
    cumprimentos
    nuno costa
  14.  # 15

Boas.

Sr Nuno Costa obrigado pelo conselho e pelo exemplo.
    Mas aqui o pessoal do fórum fez questão de me alarmar muito e até comecei a ter pesadelos com o assunto.
    Entretanto já fui ao gabinete de arquitectura que fez o projecto e expliquei o que o meu problema, eles prontificaram-se para acompanhar a obra sem custos adicionais ( o que fiquei extremamente feliz ) só pelo simples facto de eles dizerem que como era um projecto deles, eles iam zelar por um bom trabalho e poderem por no seu portefólio como um projecto exemplar.
    Penso que eles também fizeram isso não por serem grandes amigos meus, mas por termos sido colegas de escola, alem do mais o Eng. que fez as especialidades passa a frente da obra todos os dias porque fica no caminho para o trabalho.
    Obrigado pela atenção
    Cumprimentos

0.0214 seg. NEW