Iniciar sessão ou registar-se
    • migabc
    • 5 outubro 2010 editado

# 1

Gostava de ouvir as opiniões dos experts aqui do forum em relação aos pavimentos de madeira para PR.
    Qual a madeira mais indicada para radiar o calor do PR mas não inchar com tanta facilidade?
    Falaram-me da afizélia que "mexe" pouco mas parece que não é muito indicada para PR pois por ser muito densa não irradia tão bem o calor. Será assim?

Em resumo, quero uma madeira que radie bem o calor, que não mexa muito, e que não risque com facilidade. Sei que esta combinação é difícil mas gostava de saber qual o melhor compromisso.
    E já agora, qual a espessura ideal do pavimento de madeira para PR?
  1.  # 2

Está a falar de soalho pregado ou colado?
  2.  # 3

Colocado por: RC | ARQEstá a falar de soalho pregado ou colado?

Estou a falar de pavimento em madeira para aplicar por cima do piso radiante.
    Não é pregado nem colado (penso que fica apenas pousado em cima do betonilha de regularização que cobre os tubos do PR)
  3.  # 4

Qual a melhor madeira para PR?
    Para PR, para PM, etc. é o pau de marmeleiro.
    • eu
    • 5 outubro 2010

# 5

Colocado por: macalQual a melhor madeira para PR?
    Para PR, para PM, etc. é o pau de marmeleiro.

Subtil, mas brutal ;) Mega LOL.

Agora a sério, para piso radiante o melhor mesmo é não usar madeira, porque a madeira é isolante térmico, ou seja, transfere pouca energia da tubagem para o ambiente.
  4.  # 6

O PR em causa é hidráulico.
    Estou a pensar colocar madeira nos quartos e cerâmica no resto.
    Sei que a cerâmica radia melhor do que a madeira mas tb sei que há madeiras que transferem melhor o calor que outras.
    Qual a madeira mais indicada para PR?
    • eu
    • 6 outubro 2010

# 7

Colocado por: migabcQual a madeira mais indicada para PR?

Isso é o mesmo que perguntar qual é a pedra mais adequada para fazer uma bóia.

Nenhuma madeira é "mais adequada", mas claro que algumas madeiras são péssimas enquanto outras são apenas más. Em teoria, as madeiras com maior densidade (mais pesadas) devem ser um pouco menos isolantes...
    • PatSil
    • 6 outubro 2010 editado

# 8

Colocado por: eu
    Isso é o mesmo que perguntar qual é a pedra mais adequada para fazer uma bóia.

Nenhuma madeira é "mais adequada", mas claro que algumas madeiras são péssimas enquanto outras são apenas más.

Enfim.. ..! Trabalha na área??

Patrícia Silva
  5.  # 9

Colocado por: aprendiz2
    e qual pensa ou pensou meter? (madeira)

"aprendiz2"

Pois esse é o meu dilema.
    A minha mulher quer madeira nos quartos pelo menos - na verdade até queria na casa toda :-(. Mas como vamos colocar PR hidráulico não queria comprometer este sistema de aquecimento.
    Quem tem PR com uma parte em madeira e outra em cerâmica nota assim tanta diferença entre estes 2 pisos? Na madeira qual o tipo de madeira utilizado?
    • PatSil
    • 6 outubro 2010 editado

# 10

Colocado por: migabc

Pois esse é o meu dilema.
    A minha mulher quer madeira nos quartos pelo menos - na verdade até queria na casa toda :-(. Mas como vamos colocar PR hidráulico não queria comprometer este sistema de aquecimento.
    Quem tem PR com uma parte em madeira e outra em cerâmica nota assim tanta diferença entre estes 2 pisos? Na madeira qual o tipo de madeira utilizado?

A maioria dos nossos clientes têm aplicado soalho de madeira (até maciça!!) até hoje NINGUÉM teve problemas..!! Já houve tantas discussões há conta de piso radiante vs madeira mas há certas pessoas que teimam em bater sempre no mesmo.. ..!!

Quer madeira??, ponha madeira!!! Deve mas é fazer a escolha da madeira tendo em conta as características das mesmas!

Patrícia Silva
  6.  # 11

Quando disse madeira, queria dizer madeira maciça. Penso que se não for madeira maciça será sempre uma imitação.
    E para imitações de madeira, mais valia ir para a cerâmica.

Quanto à madeira "maciça" qual a espessura recomendanda para PR?
  7.  # 12

Como a madeira é isolante e você quer que o calor a atravesse, esta deve ter a menor espessura possível!
  8.  # 13

Colocado por: nunoneiva75Como a madeira é isolante e você quer que o calor a atravesse, esta deve ter a menor espessura possível!

O calor não atravessa a madeira! O calor aquece a madeira e esta faz a transferência para o ambiente. Da mesma forma se passa no arrefecimento.

Patrícia Silva
  9.  # 14

Colocado por: Dynamic444

O calor não atravessa a madeira! O calor aquece a madeira e esta faz a transferência para o ambiente. Da mesma forma se passa no arrefecimento.

Patrícia Silva

Patrícia Silva, com esta matou-me! Pronto, estou morrido...
  10.  # 15

Colocado por: nunoneiva75

Patrícia Silva, com esta matou-me! Pronto, estou morrido...

Neste caso estamos perante um milagre!! Uma vez que os mortos não escrevem você acabou de ressuscitar!!

Patrícia Silva
  11.  # 16

Colocado por: nunoneiva75Como a madeira é isolante e você quer que o calor a atravesse, esta deve ter a menor espessura possível!

As coisas não são assim lineares.
    Uma madeira (maciça ou estratificada com madeira nobre) se for demasiado fina, compromete a sua estabilidade dimensional. Ou seja, apresenta uma menor resistência térmica é certo, mas corre um risco bem maior de haver problemas.
    Parece-me que os estratificados serão sempre mais aconselháveis, pela maior estabilidade que oferecem, em espessuras que não devem nunca ser muito inferiores a 14mm. Podem ser colados com uma boa cola de poliuretano.
    Depois é preciso escolher é claro a madeira. A afizélia parece ser uma escolha segura.
    Há outras (sempre indicado pelos fabricantes) que parecem ser totalmente contra-indicadas.
  12.  # 17

Na verdade alguma quantidade de calor vai atravessar o pavimento. Mas não é esta a energia (condução) que estamos a falar.
    Estamos a falar transmissão de energia por radiação. Logo o comentário da Patricia parece-me correcto.

Embora a madeira ofereça mais resistência a passagem do calor (condução) vai acumular essa energia durante mais tempo e em termos de propagação electromagnetica (Radiação) deverá propaga-lo da mesma forma que uma ceramica.
  13.  # 18

Colocado por: migabcQuando disse madeira, queria dizer madeira maciça. Penso que se não for madeira maciça será sempre uma imitação.
    E para imitações de madeira, mais valia ir para a cerâmica.

Conhece os estratificados (pelo menos 14mm) com camada de 3/4mm de madeira nobre?
    Tb são madeira e não são maciços... E talvez até bem mais recomendados para o piso Radiante.
  14.  # 19

Colocado por: Pedro Azevedo78Conhece os estratificados (pelo menos 14mm) com camada de 3/4mm de madeira nobre?

Que marcas aconselha? QuickStep?

Tb são madeira e não são maciços... E talvez até bem mais recomendados para o piso Radiante.

Mais recomendados para o piso Radiante? Porque razão?
  15.  # 20

Que marcas aconselha? QuickStep?

Falei de estratificados, não de laminados...
    Marcas? Tantas... Kahrs, Boen, Lusoparquete, Listone Giordano... :) etc, etc, etc...

Mais recomendados para o piso Radiante? Porque razão?

Porque qd são bons, devido à sua concepção, são mais estáveis dimensionalmente, ou seja apresentam variações menores.

0.0228 seg. NEW