Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

mas por que diz isso quais os pontos fracos das instalações em ppr o problema sera das instalaçoes ou do ppr
  2.  # 22

bem eu nao sou canalizador nao sou obrigado a saber todos os materiais que existem, se lhe falar em materiais na minha area profissional tb lhe digo o mesmo
  3.  # 23

Caro aprendiz2,

Então que conselhos daria a alguém, como eu, que está prestes a começar as canalizações?
    Terei que colocar PPR porque é o que está definido no projecto. O que está previsto é fazer canalização aérea por ser mais fácil substituir em caso de problemas.

Diz que é pena os esgotos serem em PVC. Qual é a alternativa?
    • PatSil
    • 8 outubro 2010 editado

# 24

Bom dia Mike!

Colocado por: MikeMelgaTerei que colocar PPR porque é o que está definido no projecto

Você não tem que fazer porque está no projecto!! Para além da troca ser uma melhoria; pode fazer a alteração ao projecto..!

Colocado por: MikeMelgaO que está previsto é fazer canalização aérea por ser mais fácil substituir em caso de problemas

Não é suposto uma instalação ser feita para vir a dar problemas.. ..! Da mesma forma que os esgotos não são feitos para entupir.. ..

Patrícia Silva
    • shc
    • 8 outubro 2010

# 25

já ponham aqui as discussões que já houve sobre o PPR VS PEX.
  4.  # 26

Colocado por: aprendiz2para substituir parte da tubagem,e o resto?? a que não fica visível (embutida)...ENFIM...foi o argumento utilizado por quem elaborou o dito "bom caderno de encargos" não foi??

Não, aqui o medo é meu, mesmo. Não percebo nada de PPR's ou PEX's. A única coisa que sei é que na casa onde cresci tivemos um problema nos canos e foi preciso fo abrir as paredes para o descobrir. Não há hipotese de isso acontecer, hoje em dia?

Colocado por: aprendiz2e aposto que não leva isolamento....o argumento é,que não é preciso....(dizem)

ou então leva mas tipo como umas "meias rotas"...bocado aqui bocado acolá.

Nem sabia que a canalização levava isolamento. Dê então aí umas dicas de como de ser bem feita, a coisa :)
  5.  # 27

mas que mania de falar e o resto

porque nao fala voce nesse resto ja que voce conhece e os outros marteriais e nos nao tamos aqui para tirar duvidas uns aos outros nao para criar mais confusoes na cabeças das pessoas

fale deixe-se de meias palavras
  6.  # 28

Colocado por: aprendiz2para quê,ainda criticam por cima.

mas vocês não tem os directores,ou técnicos de obras (fiscais) na obra??

de que vale a palavra de um simples canalizador?? (eu trolha)

Como é que eu posso criticar se não percebo nadinha?
    Se é trolha percebe 1000x mais disto do que eu.

Colocado por: framosfale deixe-se de meias palavras

Também acho que sim. Senão isto é muita parra e pouca uva.
  7.  # 29

tenham calma.....
  8.  # 30

Colocado por: aprendiz2

para um cliente final é sempre complicado,porque não conhece e vai sempre pelas opiniões de outros,é normal.

"o solicitar"....depende se consideram ser prioritário ter uma boa canalização,o que constato no fórum é que é secundário para a maioria das pessoas,pelos comentários que leio não vejo atribuírem grande importância ao tema.

valorizam-se outras coisas,portas,sancas,revestimentos,louças,iluminação etc etc etc.

de vez em quando vem alguém e pergunta sobre,mas é sol de pouca dura,morre por ali.....

o que eu acho é que existe muito desconhecimento não só de das pessoas que estão a construir casa como de muito pessoal técnico.

está-se a banalizar muito as "coisas" e a perder-se o sentido de profissionalismo....é tipo "meia bola e força"

"aprendiz2"

Estas pessoas agradeceram este comentário:dutilleul

Caro “aprendiz”,
    eu pertenço àquela minoria que dá prioridade a uma boa canalização. Essa a razão porque o interpelei a propósito do comentário da Marta. E como muito bem ajuíza, pertenço aquela maioria que não entende nada do assunto. Embora seja uma coisa que fica escondida, na realidade, o envelhecimento precoce de uma casa está muito frequentemente associado a uma má canalização. E, também muito frequentemente, é por causa de uma má canalização que se fazem obras que implicam custos avultados.
    Por essa razão – e estando na eminência de construir uma casa – importa-me saber/conhecer os materiais que me oferecem maiores garantias de qualidade na realização de uma IS e cozinha de modo a poder solicitar orçamentos com esses materiais. Obviamente, como também teve o cuidado de acrescentar, uma criteriosa escolha de materiais não é o suficiente para assegurar a longevidade funcional de uma canalização. Nesta, como noutras especialidades, a qualificação da mão-de-obra é muito mais importante.

Novamente lhe agradeço a resposta que teve a gentileza de me dar. :)
  9.  # 31

PPR
    Isolamento
    Todas as tubagens compreendidas entre aquelas de água fria, devem ser isoladas, seja por exigência de contenção de dispersões térmicas ou para evitar a formação de condensação no verão.

O alumínio usado nos tubos multicamadas serve para resistir à pressão interna, dado que, o tubo PERT que está em contacto com a água tem uma espessura de 1 mm e não resistiria à pressão.

As caldeiras e esquentadores instantâneos para água podem ser ligados directamente às tubagens PPR apenas se os aparelhos de segurança não permitirem temperaturas máximas a breve termo mais altas que a temperatura de mal funcionamento (95ºC para água quente sanitária e 100ºC para aquecimento) e uma pressão interna não superior a 1,2 vezes à do projecto.

PEX
    Tubulação de PEX é o material flexível utilizado no calor radiante e Sistemas de Aquecimento. A água quente passa através do PEX e aquece o ambiente. Uma barreira de oxigênio é normalmente necessária.

"Vantagens: muitas!
    * Não possuem conexões intermediárias, todo o circuito hidráulico é realizado ponto a ponto.
    * As poucas conexões que tem, ficam alojadas dentro de shafts para facilitar a manutenção.
    * Os problemas por vazamento são inexistentes, já que todos os encaixes são realizados sobre pressão com o auxilio de uma ferramenta própria.
    * Pode ser utilizado tanto para água quente quanto para água fria, diminuindo patologias em registros de chuveiros, pias e lavatórios.
    * Pode ser utilizado também para transporte de gás.
    * Pode ser utilizado para aquecimento de interiores, utilizando uma técnica conhecida como piso radiante (passagem de água pelo piso a 45 graus celsius para aquecer um determinado ambiente)- lembre-se não possue emendas, por isso não tem vazamentos - niguém prega coisas no chão!!.
    * A sua execução pode reduzir, no mínimo, 50% do tempo gasto, se comparado com o cobre e o PVC ou CPVC.
    * O desperdício é mínimo, já que o PEX é vendido em rolos e você corta o tamanho necessário para o trecho a ser instalado.
    * Para a água quente, não provoca corrosão devido a liga metálica, já que o PEX é de polietileno e suas conexões são em metal.
    * Dentre outras que não me recordo no momento.

Desvantagens: Algumas, como qualquer outra tecnologia concorrente.
    * A instalação depende de pessoas treinadas para tal.
    * O desconhecimento por parte dos profissionais projetistas.
    * O desconhecimento por parte das construtoras.
    * Não suporta temperaturas tão altas quanto o cobre mas suporta mais que o CPVC. Cerca de 90 graus celsius.

O custo final da obra com a utilização do PEX pode ser o mesmo que o do PVC/cobre se levado em conta o tempo de instalação e a utilização de menos equipes para realizar a execução e sua alocação mais rápida em outras atividades"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: serginh0, dutilleul
  10.  # 32

MartaG
    ,
    ainda me consegue fornecer o nome dessa empresa?
    Muito obrigada

0.0192 seg. NEW