Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa Tarde

Queria expôr aqui um assunto que tento resolver há algum tempo, contudo ainda não me esclareceram devidamente sobre os passos que tenho de seguir:

Eu herdei, em tempos, um terreno no concelho da Covilhã, mais concretamente, na freguesia de Peraboa.
    É um terreno destinado a construção, o qual tem à volta de 150 m2 e permite construir uma casa com 2 pisos.

Eu raramente me desloco lá, pelo que não tenho a mínima noção do valor de mercado daquele terreno.

O terreno também nunca foi avaliado pelas Finanças, pelo que o valor do IMI actual, que pago pelo terreno não corresponde ao valor real do mesmo, o que não ajuda a definir um preço credivel.

A maneira mais simples de ter uma noção do preço por m2 seria, obviamente, conversar com os vizinhos adjacentes ao terreno, contudo não conheço nenhum. Mesmo assim, poderia arriscar ir um dia a Peraboa, e contactar alguns desses vizinhos, contudo, tenho receio de a abordagem que faça dê a entender que estaria disponível para vender o terreno, e porventura, algum deles estar interessado, e ser "enganado" nos valores em que avaliam o terreno.

Sendo assim, gostaria de perguntar se existe alguma forma de saber o valor de um terreno, nomeadamente o preço/m2 (a preços de mercado), que se pratica em determinada zona do país?

Já me lembrei de contactar a Repartição de Finanças daquela zona a pedir ajuda, por exemplo, fornecendo-me o valor patrimonial de um dos terrenos adjacentes ao meu, que tenha sido avaliado nos ultimos tempos. Mas, sabendo que o valor patrimonial declarado nas Finanças é sempre abaixo dos preços de mercado, fico na dúvida se será uma grande ajuda.

Tenho esta dúvida há imenso tempo e precisava de avançar com a venda do terreno, até porque algumas pessoas daquela zona já me telefonaram a perguntar se estava interessado em vender, pedindo-me, inclusivé, que lhes dissesse o preço que queria pelo terreno. Eu, obviamente, que vou empatando o assunto, na expectativa de saber os preços praticados naquela zona.

Obrigado
    •  
      FD
    • 6 outubro 2010 editado

# 2

Colocado por: diabo11982Sendo assim, gostaria de perguntar se existe alguma forma de saber o valor de um terreno, nomeadamente o preço/m2 (a preços de mercado), que se pratica em determinada zona do país?

É muito fácil: paga a um avaliador, da mesma forma que fazem os bancos quando os clientes pedem dinheiro para comprar imóveis.
    É só pesquisar no Google por "avaliadores de imóveis".

Se quiser fazer o trabalho por si, fale com uma imobiliária da zona (Remax, Era, etc.) e peça-lhes um estudo de mercado sem compromisso.
    Em alternativa, tente encontrar nos classificados online todos os terrenos à venda nessa zona, divida o preço pelo número de m2, encontra o preço por m2, a seguir some todos os preços por m2 e divida pelo número de terrenos que encontrou. Aí tem o preço médio de m2 dos terrenos nessa zona.

Se quiser, também pode usar o simulador das Finanças. Mas aí corre o risco de ver um preço abaixo do real: http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/default.jsp
    Pelo que aqui se tem testemunhado, as avaliações das finanças têm sido cerca de 75%~85% do valor de mercado.

Para saber mais sobre avaliações leia: Avaliação - quais os critérios.

0.0096 seg. NEW