Iniciar sessão ou registar-se
    • ecsm
    • 6 outubro 2010

# 1

Apenas isto.
    O que acham os forenses ?
  1.  # 2

Colocado por: ecsmApenas isto.
    O que acham os forenses ?

Tudo vale a pena, quando... se compra barato - e seguindo religiosamente os TRÊS famosos e fundamentais critérios para quem investe no imobiliário (1.º localização, 2.º localização, e 3.º localização).
  2.  # 3

4º Qualidade de construção 5º Qualidade de construção 6º Qualidade de construção
    Por estranho que pareça as casas são como as pessoas. A partir do momento que nascem é menos um dia que lhe resta até que morram.
    • ecsm
    • 7 outubro 2010

# 4

Mas num tempo em que o crédito à habitação está tão difícil, comprar mesmo barato para vender,( se calhar também barato) valerá a pena?
  3.  # 5

Se for comprar agora, será mais ou menos isso... comprar barato para vender ainda mais barato... compensara eventualmente, comprar agora pra vender daqui a uns bonsssssssssss anos...
  4.  # 6

No actual contexto, um dos melhores investimentos que se podem fazer, é claramente, em imoveis.
    Obviamente ter-se-á que saber o que se está a fazer: comprar barato com uma perspectiva de rentabilização a medio prazo.

Os bons negocios fazem-se na compra. E para comprar, é agora.
  5.  # 7

Concordo que agora é uma boa altura para comprar e investir, não obstante os preços ainda poderem descer mais.
    Neste campo, como em qualquer outro, o investimento e os diferentes custos de oportunidade a ele associados, devem ser cuidadosamente ponderados e reponderados. Por outro lado um investimento imobiliário pode ser bom para comprar e revender, mas se for para comprar e alugar, esse mesmo investimento já poderá ser desinteressante. Ou seja, novamente, muita atenção e muita ponderação,caso contrário o suposto e potencial bom negócio poderá redundar no final num péssimo investimento.

Mas o facto incontornável é que a habitação, tal como a alimentação, é, e nunca o deixará de ser, uma necessidade básica do homem, pelo que nunca deixará de haver procura.

Colocado por: ParreiraNo actual contexto, um dos melhores investimentos que se podem fazer, é claramente, em imoveis.
    Obviamente ter-se-á que saber o que se está a fazer: comprar barato com uma perspectiva de rentabilização a medio prazo.

Os bons negocios fazem-se na compra. E para comprar, é agora.
  6.  # 8

Mas o facto incontornável é que a habitação, tal como a alimentação, é, e nunca o deixará de ser, uma necessidade básica do homem, pelo que nunca deixará de haver procura.

E no entanto há algumas centenas de milhar de casas vazias...
  7.  # 9

Colocado por: luisvvE no entanto há algumas centenas de milhar de casas vazias

A culpa é da lei do arrendamento, se quando um inquilino se atrasasse 2 meses sem pagar fosse despejado administrativamente sem tribunais pelo meio as rendas desciam logo e ficavam menos casas vazias, assim as pessoa para evitar caloteiros e chatices deixam as casas fechadas
  8.  # 10

Eu não concordo muito com algumas coisas que foram ditas. Nomeadamente que não é um bom investimento para alugar. Com a conjuntura actual das coisas, acho que o ideal seria, comprar, alugar uns anos para nao ter o investimento parado e rentablizar e daqui a uns anos vender... se bem que acho que as casas era para estar um pouco mais baixas, mas como o mercado era suposto colapsar, criou-se muita expeculação...

E tem mais, com os spreads a aumentar, taxas de juros e bancos a rejeitar créditos, alugar casa é uma alternativa que muitos procuram e muitos têm que se sujeitar... acho que não estou a ver muito mal a coisa...
  9.  # 11

Colocado por: MáquinaEu não concordo muito com algumas coisas que foram ditas. Nomeadamente que não é um bom investimento para alugar. Com a conjuntura actual das coisas, acho que o ideal seria, comprar, alugar uns anos para nao ter o investimento parado e rentablizar e daqui a uns anos vender... se bem que acho que as casas era para estar um pouco mais baixas, mas como o mercado era suposto colapsar, criou-se muita expeculação...

E tem mais, com os spreads a aumentar, taxas de juros e bancos a rejeitar créditos, alugar casa é uma alternativa que muitos procuram e muitos têm que se sujeitar... acho que não estou a ver muito mal a coisa...

Está a partir de pressupostos que não pode garantir á partida: arrendar nao implica que quem lá esteja, pague. E se nao pagar e dificultar a saída.. E até arrendar??
  10.  # 12

Colocado por: Parreira

Está a partir de pressupostos que não pode garantir á partida: arrendar nao implica que quem lá esteja, pague. E se nao pagar e dificultar a saída.. E até arrendar??

Nem tao pouco fui por ai, porque está fora de contexto, a questao nem era essa. Estava-se a falar de comprar casa e vender logo, eu disse que rendia mais comprar agora para vender mais tarde e para a casa nao estar parada, porque nao alugar...
    •  
      MRui
    • 7 outubro 2010

# 13

Colocado por: MáquinaE tem mais, com os spreads a aumentar, taxas de juros e bancos a rejeitar créditos, alugar casa é uma alternativa que muitos procuram e muitos têm que se sujeitar... acho que não estou a ver muito mal a coisa...

Pois... é mesmo estar a pedir fruta. Os bancos rejeitam créditos às pessoas que eles acham que não têm capacidade de os liquidar. A essas pessoas só resta a alternativa do arrendamento. Se não têm capacidade financeira para pagar o crédito ao banco, acha que vão ter para pagar a renda que é igual ou superior ao crédito?
  11.  # 14

Colocado por: MRui
    Pois... é mesmo estar a pedir fruta. Os bancos rejeitam créditos às pessoas que eles acham que não têm capacidade de os liquidar. A essas pessoas só resta a alternativa do arrendamento. Se não têm capacidade financeira para pagar o crédito ao banco, acha que vão ter para pagar a renda que é igual ou superior ao crédito?

O problema é que os bancos hoje em dia rejeitam pessoas que ainda a bem pouco tempo aprovavam o crédito, porque quase todos os clientes são de alto risco. Tenho tido conhecimentos de muitos casos de pessoas que podem perfeitamente pagar a prestação e o banco não aceita, porque diz que os rendimentos são insuficiences, um casal a ganhar por exemplo 1600e os 2 a pagar 600€ de renda...
    • ecsm
    • 8 outubro 2010

# 15

Falemos de contas
    Em percentagem, o que consideram um bom negócio?
    Estou a falar da diferença entre valor de compra e valor de venda.
    E tempo, porque realmente se se for investir e depois se esse investimento não for rentabilizado num curto espaço de tempo, se calhar deixa de ser um bom investimento, não?
    Parece-me que na actual conjuntura, se compram pouquíssimas casas, em comparação com há cerca de 4/5 anos atrás.
    •  
      FD
    • 8 outubro 2010 editado

# 16

Colocado por: ecsmEm percentagem, o que consideram um bom negócio?

Para arrendar:
    1 -> faz a média do preço por m2 para venda na zona (divide preço pela área, encontra o preço por m2, faz o mesmo para o maior número possível de casas, soma todos e divide pelo número de casas)
    2 -> selecciona aquela com desconto superior a 25% dessa média, desde que não tenha problemas que a desvalorizem
    3 -> faz a média do preço por m2 para arrendamento na zona (divide renda pela área, encontra o preço por m2, faz o mesmo para o maior número possível de casas, soma todos e divide pelo número de casas)
    4 -> divide essa média por 1,25 e multiplica pela área da casa encontrada no passo 2
    5 -> multiplica o preço da casa encontrado no passo 2 por 0,15 (pouco lucro ou sem empréstimo) ou 0,2 (algum lucro ou com empréstimo)
    6 -> divide o resultado por 12
    7 -> se o resultado for superior ao valor encontrado no passo 4, esqueça
    8 -> se o resultado for inferior ao valor encontrado no passo 4, em princípio e apenas financeiramente vale a pena comprar para arrendar

Para vender:
    1 -> faz a média do preço por m2 para venda na zona (divide preço pela área, encontra o preço por m2, faz o mesmo para o maior número possível de casas, soma todos e divide pelo número de casas)
    2 -> selecciona aquela com desconto superior a 25% dessa média, desde que não tenha problemas que a desvalorizem
    3 -> adiciona IMT e demais despesas (escritura, etc.) com a compra, adiciona valor das obras para vender com os mesmos acabamentos de uma nova
    4 -> multiplica o custo total por 1,05 por cada ano que não vende, adicione um ano à cabeça
    5 -> compare com o preço médio do passo 1
    6 -> superior, esqueça
    7 -> inferior em mais de 10% a 15%, pondere

Em todas estas contas o factor ****ço é elevado, por isso, fazendo estas simulações deve encontrar muito poucos negócios que compensem.
  12.  # 17

Pouquissimas? Mas aqui de quem fala, quantos é que já compraram ou compra -nem digo regularmente- imoveis?

É que teoria não deixa de ser teoria.. A prática é bem diferente.

Tenho pena de não ter um orçamento consideravel, para investir. Existem bastantes bons negocios. Ganhar dinheiro em imoveis -pelo menos desde que me lembre- nunca foi tão facil!

0.0210 seg. NEW