Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Depois de pesquisar o forum, o google, e mais uma serie de sites e motores de busca, não encontrei uma resposta definitiva ao que procuro saber, por isso inicio esta nova discussão.

    Segundo li e foi cá discutido a melhor solução de isolamento acústico é a colocação de gesso cartonado e lã de rocha. A minha questão é a seguinte: Vivo num apartamento num prédio com 27 anos. O simples caminhar das pessoas nas fracções contiguas à minha houve-se, o simples falar houve-se até a televisão se houve :( é realmente um problema irritante. A casa é pequena, cerca de 62m2, pelo que procurava a solução de mais simples aplicação e que não me fosse "ocupar" muito espaço.
    A minha procura e questão é como isolar a casa, sem perder muita área, uma vez que a casa já de si só é pequena, e quais paredes isolar? se as que fazem "fronteira" com as restantes fracções, se todas elas...

    Agradecia a vossa ajuda.

    Cordiais cumprimentos,

    Apocsantos
  2.  # 2

    Esse problema já foi tratado aqui noutras discussões se for á pesquisa vai encontrar situações semelhantes á sua.
    Suponho que os ruidos que houve são de fracções do mesmo edificio. Partindo desse principio o som produzido no vizinho do lado, transmite-se através do ar, fazendo vibrar a parede comum aos dois. Neste caso se isolar essa parede acusticamente vai reduzir o som no seu apartamento. Depois posso lhe dizer o que deve fazer.
    Mas além do ruido aéreo, tambem tem o ruido que se transmite através da laje e toda a estrutura do edificio e aí não há nada a fazer a não ser que queira gastar uma fortuna e mesmo assim não resolvia.
    Por exemplo quando o vizinho do lado anda ou arrasta um móvel, faz vibrar a laje que por sua vez se propaga ás paredes. Isso só se resolvia se as paredes estivessem desligadas das lajes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: apocsantos
  3.  # 3

    Boa tarde,

    O barulho de arrastar moveis é "tolerável" dentro de certos limites e horários, eu também faço obras de conservação e manutenção do apartamento, sempre durante a semana, sempre entre as 12:00 e as 18:00, e com um aviso de 15 dias afixado, para que não cause inconvenientes a ninguém.
    Já re-li os outros tópicos e todas as soluções apresentadas, o problema "comum" em todas elas é que retiram alguns centímetros de espaço, além de serem difíceis de aplicar para alguém com pouca experiência.
    Eu adquiri a propriedade em 1999, bastante danificada. Aos poucos fui reparando as coisas, tive de refazer a instalação eléctrica toda, desde o quadro até às tomadas, e tectos foi tudo feito de novo, novos cabos, novas ligações, novos disjuntores, tudo foi revisto. A cozinha foi feita por um profissional como é obvio, mas tudo o resto tem sido feito por mim.
    Em suma o que procuro é uma solução que seja fácil de aplicar, que seja rápida de aplicar, e que reduza os ruídos transmitidos pelo ar (voz, som de equipamentos audio, e equipamentos multimédia, "alem do barulho do ressonar do meu vizinho da frente".

    Ficarei a aguardar mais alguma ajuda.

    Cordiais cumprimentos,

    Apocsantos
    •  
      FD
    • 8 outubro 2010

     # 4

    Colocado por: apocsantosEm suma o que procuro é uma solução que seja fácil de aplicar, que seja rápida de aplicar, e que reduza os ruídos transmitidos pelo ar (voz, som de equipamentos audio, e equipamentos multimédia, "alem do barulho do ressonar do meu vizinho da frente".

    Não se fazem omoletes sem ovos. Sem massa, não há isolamento acústico. E a massa consegue-se através da espessura.
    Por isto mesmo, duvido que exista algo parecido com o que procura - para haver isolamento acústico tem que se perder sempre área.

    Mas, posso-lhe dizer que se fizer o download das fichas de aplicação, a montagem das placas de gesso laminado é relativamente simples de fazer, se tiver ajuda (para segurar, levantar, etc.).
    Uma vez ajudei alguém a cobrir paredes de azulejo com placas de gesso laminado e fez-se relativamente bem.

    Como é lógico não vai ficar perfeito mas, na sua situação, nada será perfeito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: apocsantos
  4.  # 5

    Boa tarde,

    Antes demais gostaria de agradecer a informação que tem sido partilhada, e a forma como fui bem recebido neste forum.
    Agora aproveito para colocar mais duas questões dentro deste mesmo tema, mas que reparei nelas mais recentemente: Por cima do meu apartamento existe um espaço vazio, sem qualquer tipo de aplicação no chão, que fica entre o meu tecto e as telhas de fibrocimento. Um dos vizinhos ocupou a área por cima da fracção dele, fazendo uma parede simples, que divide a área por cima da fracção dele, da restante área que fica directamente por cima da minha fracção, do espaço comum das escadas, e da fracção do outro vizinho. Reparei recentemente que uma boa parte do som vem de cima, precisamente dessa área. Como é um espaço comum e o condomínio não dispõe de verbas para isolar devidamente a placa (térmica, acústica e de humidade), não se opondo a que eu faça o isolamento nesse espaço desde que o pague do meu bolso, eu gostava de saber se podem indicar qual a solução mais adequada, e os seus custos, pois todos os Invernos entra humidade vinda de cima, e uma quantidade significativa do som, provem de lá.

    Cordiais cumprimentos,

    Apocsantos
    •  
      FD
    • 8 outubro 2010

     # 6

    Colocado por: apocsantosReparei recentemente que uma boa parte do som vem de cima, precisamente dessa área.

    Leia este comentário em específico, se ainda não leu: Isolar estúdio musical.
  5.  # 7

    Bom dia,

    Recentemente, depois de ler todas as sugestões, parti em bu
  6.  # 8

    Bom dia,

    Recentemente, depois de ler todas
  7.  # 9

    Bom dia,

    Peço desculpa o terminal que eu esta a usar esta manha estava claramente com problemas.
    Eis o meu post: Recentemente, depois de ler todas as sugestões, parti em busca de uma solução para o problema. Fui ao "sotão" que não é um sotão mas sim um espaço entre o telhado e a placa que é o meu tecto, e reparei que os vários tubos de ventilação das várias fracções do prédio saem nesse espaço amplo, e não para o exterior do edifício, por uma chaminé ou algo do género. Os tubos simplesmente terminam ali, abertos. Para minha maior surpresa a placa está em "bruto", não levou nenhum tipo de isolamento nem nada semelhante.
    Mais surpreso fiquei quando reparei que um dos vizinhos dividiu a área que fica por cima do apartamento dele, sem dar conhecimento a ninguém, nem ter feito parede dupla. Em termos práticos, em cima do meu apartamento, ouve-se todo o barulho de todo o prédio, pois ecoa de forma ensurdecedora; o ar é tão húmido que se torna extremamente desconfortável a permanência ainda que por curtos espaços de tempo. Grande parte do barulho que eu julgava vir dos lados, vem não só dos lados como da caixa de escadas, pois acaba por entoar no "dito sótão". Solução... Aguardar que me indiquem soluções, pois estou completamente sem saber o que fazer sobre este assunto.
    Postos estes problemas adicionais, as paredes já está decidido que vão ser revestidas a lã de rocha e placas de gesso, agora a parte que é o meu tecto, pedia que me indicassem sugestões.

    Cordiais cumprimentos,

    Apocsantos
  8.  # 10

    Bom dia,

    Depois de vários dias de ponderação e leitura das várias sugestões apresentadas, surgiram-me algumas questões, quando chamei um profissional para me ver a obra, e gostaria de ler algumas opiniões sobre a solução apresentada.
    Segundo a solução apresentada, para o isolamento acústico de uma parede de 2,79m de Largura e 2,83m de Altura, (Parede de fronteira com a outra fracção), medida de um extremo ao outro e do chão ao tecto respectivamente, foi-me sugerido que fosse instalado um forro de poliuretano, coberto com placas de gesso laminado, que depois poderia pintar à mesma cor que o resto da divisão em causa.
    Como tempo de execução foi-me indicado 2 dias, para ter a obra concluída (fora pintura).

    Pedia ao Forum, que me aconselha-se sobre este assunto, e me indica-se se a solução sugerida será a mais adequada ou não para as minhas necessidades de insonorização, ou se recomendam alguma alteração adicional a estas, pois tenho cada vez mais urgência em ter esta obra concluída.

    Cordiais cumprimentos,

    Apocsantos
  9.  # 11

    Colocado por: apocsantos Como é um espaço comum e o condomínio não dispõe de verbas para isolar devidamente a placa (térmica, acústica e de humidade), não se opondo a que eu faça o isolamento nesse espaço desde que o pague do meu bolso, eu gostava de saber se podem indicar qual a solução mais adequada, e os seus custos, pois todos os Invernos entra humidade vinda de cima, e uma quantidade significativa do som, provem de lá
    Quanto ao som, não conseguirá que os restantes condóminos comparticipem.
    Mas quanto à «humidade» (HUMIDADE uma ova! INFILTRAÇÕES!), o condomínio terá de comparticipar na despesa que, quanto a mim, é tão ou mais importante que o ruído.
    A Humidade que se infiltra deteriora e corrói não só a estrutura do edifício, como também a SUA SAÚDE (aumento de fungos, etc., no ar da sua casa).

    Portanto,
    1. avise o Administrador do condomínio que vai ser preciso impermeabilizar a cobertura (o mais barato deverá ser colocar um impermeabilizante sobre a placa que está «em bruto».
    2. esses tubos que dão para o interior do telhado deviam estar todos ligados ao exterior (há acessórios p/telhas apropriadas para o efeito).
    3. Você poderá aproveitar a altura em que estiverem a fazer essa obra para colocar o isolamento térmico/acústico sobre a placa do seu apartamento.
  10.  # 12

    Boa tarde,

    Depois de tanto tempo passado e tanto barulho ouvido, decidi finalmente colocar o isolamento em casa de forma a tentar ganhar alguma privacidade e sossego. Contactei uma empresa da especialidade que me propôs isolamento com lã de rocha e pladur hidrofogo. lã de rocha de 4cm e pladur. Gostava de saber se isto realmente será eficiente na redução do ruído propagado pelo ar (som de voz e musica).

    Uma vez que tenho de decidir adjudicar ou não a obra ainda esta semana. Segundo as informações do técnico que se deslocou a minha casa para ver o local e propor uma solução, a redução de ruído proveniente do ar será aproximadamente 50% e a obra demoraria 2 dias a concluir (colocar o isolamento na parede que divide as duas fracções). Gosta de saber a opinião de alguém com mais conhecimento do que eu sobre a matéria em causa, para que possa tomar a decisão mais informada possível.

    Cordiais cumprimentos

    Aocsantos
  11.  # 13

    Bom dia,

    Nos entretantos a obra foi realizada, perdi 10 centímetros de área no quarto, mas ganhei em sossego, a solução instalada foi lã de rocha de 4cm de espessura, e um espaço vazio "entre as calhas de suporte do pladur e o pladur" que ocupa mais 4cm. Tirando o ruído de objectos que caem ou são arrastados no chão, os restantes sons: "vozes, musica, etc..." praticamente não se ouvem ou não se ouvem de todo. Ao que parece a solução instalada foi eficaz.

    Obrigado pelas sugestões apresentadas.

    Cordiais cumprimentos,

    Apocsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
    •  
      FD
    • 17 dezembro 2010

     # 14

    Será possível dizer quanto dinheiro é que gastou e qual a área da parede?
  12.  # 15

    Bom dia,

    Nos entretantos a obra foi realizada, perdi 10 centímetros de área no quarto, mas ganhei em sossego, a solução instalada foi lã de rocha de 4cm de espessura, e um espaço vazio "entre as calhas de suporte do pladur e o pladur" que ocupa mais 4cm. Tirando o ruído de objectos que caem ou são arrastados no chão, os restantes sons: "vozes, musica, etc..." praticamente não se ouvem ou não se ouvem de todo. Ao que parece a solução instalada foi eficaz.

    Obrigado pelas sugestões apresentadas.

    Cordiais cumprimentos,

    Apocsantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
    como e possivel alguem duvidar do pladur?

    cumps

    David Marques
  13.  # 16

    Boa noite,

    A parede que foi isolada tem uma área total de 9m quadrados, o custo da obra foi de 225€ C/IVA. Custo total, incluindo materiais, colocação, passagem dos dois pontos de luz para a parede de pladur, pintura, serviço completo.

    Possível duvidar é sempre, se bem que o ruído de transmissão pela lage não desapareceu, continua a existir, e a redução do ruído apesar de significativa (na casa dos 70%), eu posso com alguma certeza afirmar que esperaria uma redução maior e que tal como me foi dito pela empresa que realizou a obra, poderia ser obtida com uma segunda camada de lã de rocha, aumentando a espessura. Claro que a perda de área útil seria igualmente maior.

    Entretanto vou avançar com obra idêntica para as restantes paredes "fronteiriças", nessa altura poderei ter uma ideia mais "global" do resultado. Para já o obtido foi este que apresento.

    Cordiais cumprimentos,

    António Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  14.  # 17

    e injectar espuma de poliuretano entre paredes??
    poderá melhorar alguma coisa, apesar da informação ser contraditória

    https://forumdacasa.com/discussion/4910/2/espuma-de-poliuretano/#Item_4

    segundo este site , funciona
    http://www.ecofoamwallinsulation.com.au/
 
0.0201 seg. NEW