Iniciar sessão ou registar-se
    • Ema22
    • 7 outubro 2010 editado

# 1

Boas,
    Depois de tempos infindáveis à volta de "pensar construir / adquirir / restaurar" a opção recaiu sobre o construir - esta escolha dava muitas horas de discussão, quase tantas como as que utilizei aqui a ler os vossos comentários.
    Depois procurar técnico capaz e se enquadre nos nossos perfil e objectivos...
    Depois de vem a legalização do terreno doado pelo meu pai: mais tempos infindáveis idas sem n.º à CM/Finanças/Conservatória. Lei de Murphy no seu melhor! Agora parece que está tudo encaminhado...

E começamos a ver qualquer coisa: Uma luzinha!

Desde já agradeço a TODOS por toda a informação gratuita que cederam e que está a ser uma mais valia nas opções tomadas.

Nesta discussão vou tentar obter a vossa estimada opinião sobre as mil e uma coisas que vão surgindo em todo este processo. Conto convosco!
  1.  # 2

Primeiro Post: A casa.
    Estamos na fase de escolhas e opiniões antes da execução do projecto propriamente dito. O tipo de casa já está definido e surgiu do diálogo com o arq.. Depois da conversa mostrou imagem com o tipo de casa que se enquadrava naquele espaço (Eureka!!), tendo em conta as condicionantes enumeradas por nós e nas que ele como técnico encontrou. Quando vi este 3D: "É isto!"
    Agora digam da vossa justiça!
      1[1].jpg
  2.  # 3

Outro ângulo...
      3D casa 2.jpg
  3.  # 4

Se não me engano, tem ali um Audi TT, não gosto muito.
  4.  # 5

Do Audi ou da casa?
    Também não gosto muito... Do Audi.
  5.  # 6

Já têm alguma planta da casa ou só este conjunto de vistas 3D ?
    Bruna
  6.  # 7

Sem ver o interior é complicado dar uma opinião. Assim à primeira vista faz-me lembrar uma casa do Fernando Mendes Pinheiro.

Para quem nao conheçe aqui fica Reportagem nº 285.
  7.  # 8

Brunacunha

Tenho uma vasta série de 3D apenas coloquei 2 para não sobre-carregar a discussão. O arq. já está a trabalhar na planta e já tenho uma. Mas ainda há muitas coisas a alterar e não queria que quando as fossemos discutir ele dissesse que as minhas ideias estavam "contaminadas" pelo Fórum.
    Para já acho prematuro colocar a planta aqui. Quando estiver mais "corrigida" quero mesmo coloca-la para ver as opiniões.
  8.  # 9

Bem.. para quem não percebe de carros.. aquilo ali é um R8 :)))

Da casa. acho que está muito bem, mas tenho pena de não vermos mais!! Coloque o interior!
  9.  # 10

Boas,

Colocado por: m.carvalhoSem ver o interior é complicado dar uma opinião. Assim à primeira vista faz-me lembrar uma casa do Fernando Mendes Pinheiro.

Para quem nao conheçe aqui ficaReportagem nº 285.

Gostei de ver! Na realidade as linhas "mestras" serão idênticas, também para construir num socalco inserido numa total ruralidade (até na vaca LOL). Mas "a nossa" tem uma vertente mais virada para o viver no "rural" e no exterior. Além disso é a simplicidade em forma de casa... Como queríamos.
  10.  # 11

Boas,
    Então não há comentários? "É melhor ser odiado do que ignorado!"
    Convêm dizer que os muros de suporte de terras já existem no terreno. A casa foi "criada" tendo já em vista a realidade do terreno. Os muros apenas vão ser alvo de restauro e consolidação.
    Nota: Existe uma pequena parte que não tem muro e ando pela "terrinha" à procura para ver se encontro pedra "velha" idêntica à que já está nos muros existentes.

Cumprimentos
  11.  # 12

Como disse é complicado opinar só com a forma exterior, a forma está associada à função e vice-versa, comentando apenas a forma exterior corremos o risco de estar apenas a comentar um peça de arte e não uma obra de arquitectura. A principal diferença entre um obra de arquitectura e a obra de arte é o espaço interior. Resumindo, um projecto só pode ser comentado/avaliado no seu todo. Assim, fico a aguarda novos elementos.

p.s. esta é a minha opinião pode haver quem tenha uma diferente

Cumps
    Márcio Carvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ema22
  12.  # 13

Boas,
    Obrigada!
    Concordo com o comentário m.carvalho, mas também percebe a minha posição... Não sei se é ou não arq. mas certamente percebe o que eu disse num post anterior sobre "ter ideias contaminadas pelo fórum" Mas quando arrumar melhor mais ao nosso gosto a planta irei com certeza postar aqui.
  13.  # 14

Ema22

tem ai uma abordagem ao terreno muito interessante, concordo com o que disse o m.carvalho.
    de resto o objecto em si ainda está muito esquemático em termos de materiais para se poder dizer muito mais.
    gosto do registo da envolvente no 3D , o que promete quanto ao projecto em si.
    na minha opinião se não conseguir homogenizar o tal muro de pedra, talvez assumisse essa falha no mesmo e a aproveitasse para algum apontamento espacial ( escada, nicho com banco, etc...), ou seja fazendo o remendo em betão mas num plano diferente (recuado).
  14.  # 15

Percebo perfeitamente a sua posição e acho que está a proceder da forma correcta ao "proteger" o trabalho do seu arquitecto.

Assim, como disse, fico a aguardar mais elementos para poder opinar conscientemente, pois agora o que posso dizer é " Parece-me uma peça interessante mas..."

Neste momento pelo que mostra o 3D o que se pode fazer é tentar adivinha a organização da casa:

Entrada lateral, junto à garagem, seguida de hall , com escritório e i.s. de serviço, depois a sala com uma abertura generosa, cozinha relacionada com a sala com vistas para as traseiras, e provavelmente terá uma móvel a dividir os dois espaços, e por fim um corredor que dá acesso à zona mais privada, os quartos. lol

Cumprimentos
    Márcio Carvalho
  15.  # 16

Ema22

O terreno é mesmo assim?
    Explico melhor. Não há vizinhança?
    Se calhar o 3D peca por não ter a envolvente integrada. Daí que o contexto poder ser outro completamente diferente. A casa que lhe pode parecer um sonho, se calhar não está a ter em conta outros aspectos??? São dúvidas que tenho face à pouca informação aqui disponibilizada.

Cmps
  16.  # 17

Boas,

Colocado por: m.carvalho
    Neste momento pelo que mostra o 3D o que se pode fazer é tentar adivinha a organização da casa:

Entrada lateral, junto à garagem, seguida de hall , com escritório e i.s. de serviço, depois a sala com uma abertura generosa, cozinha relacionada com a sala com vistas para as traseiras, e provavelmente terá uma móvel a dividir os dois espaços, e por fim um corredor que dá acesso à zona mais privada, os quartos. lol
    Márcio Carvalho

Estas pessoas agradeceram este comentário:Ema22

E novidades! Claro que vai ser disposição deste género, também queremos uma casa simples e funcional... E a pólvora há muito foi inventada...

Colocado por: JCM | ARQEma22

O terreno é mesmo assim?
    Explico melhor. Não há vizinhança?
    Se calhar o 3D peca por não ter a envolvente integrada. Daí que o contexto poder ser outro completamente diferente. A casa que lhe pode parecer um sonho, se calhar não está a ter em conta outros aspectos??? São dúvidas que tenho face à pouca informação aqui disponibilizada.

Cmps

O terreno é mesmo assim. A casa fica virada a Poente, para a estrada, por imposição do terreno. A Norte tem desnível para terreno florestal ( o vizinho inteligentemente plantou carvalhos ) em que as copas irão estar mais ou menos a meia altura da casa. A Sul é um grande terreno agrícola ao mesmo nível que o "patamar" onde vai ser construída a casa. Vou ver se encontro uma foto que mostre qqr coisa...
    Obrigada pelos comentários.
  17.  # 18

Olá Ema.

Olha adorei a tua casa. O meu projecto está a ficar muito parecido com o teu. Pelo menos a parte exterior.

Ainda não conclui o projecto, porque a minha dúvida é se coloco cobertura plana ou telha.

É que tenho receio de colocar cobertura plana devido às infiltrações de água.

Como vai ser a tua coberture plana?
  18.  # 19

Colocado por: Ema22Outro ângulo...
      3D casa 2.jpg

Não gosto e não concordo com este tipo de projecto porque apenas é alusivo a um tipo de possível conforto numa faxa ectária muito restrita...para a velhice não serve...pois parece um bunker,pouca saída directa para contacto com a natureza e o espaço que poderia propiciar essa possibilidade,e com crianças a mesma coisa...um declive e um acesso pouco cómodo ao imediato contacto com o espaço envolvente,ou nenhum acesso que se visibilize.
  19.  # 20

Dentro do espírito, ... de forma agressiva aconselho ligação espacial da garagem á casa (por causa da chuva...)
    ... de outra forma, um prolongamento em terraço ( =área ) da sala para o exterior com acesso/s (adjacente á casa) ao terreno.

Cmps!

0.0227 seg. NEW