Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Pretendo colocar uma árvore numa pequena zona ajardinada junto à minha moradia mas não sei o que escolher, alguém me pode dar uma ajuda?
    Queria uma árvore de pequeno porte, cujas raízes não destruam canalizações nem muros. Incialmente tinha pensado numa oliveira mas tem 3 senão: sou alérgica, a minha vizinha do lado tem uma e já está muito visto.
    Pensei numa cerejeira ou numa macieira porque ficam muito bonitas quando estão floridas mas não sei se se darão bem com o clima alentejano.
    O que aconselham?
  2.  # 2

    Eu gosto de amendoeiras...mas não sei se dá.
  3.  # 3

    Realmente não me tinha lembrado de uma amedoeira (durante a floração ficam lindíssimas) mas pesquisei agora na net e dizem que as raízes são invasivas, por isso está fora de questão.
  4.  # 4

    Alentejo? Veja o que se dá bem aí nos quintais e escolha. Eu iria para a oliveira q se dá lindamente no Alentejo
    • Jonh
    • 8 outubro 2010

     # 5

    "...tenho no quintal um limoeiro, junto ao canteiro da hortelã, ele dá limões o ano inteiro eu em troca rego todas as manhãs..."´

    - Não deixa cair a folha
    - É de pequeno porte
    - Tira algum proveito para alem da estética (os limoes)

    :)
  5.  # 6

    Paramonte,
    Eu até tinha pensado numa oliveira e é verdade que por aqui se dão bem, o problema é que eu não me dou bem com elas (sou alérgica). Lol.
    Jonh,
    Realmente o limoeiro tem a vantagem de se aproveitar os limões mas esteticamente não acho muito apelativo para colocar na frente da casa...
  6.  # 7

    Dentro em breve terei o mesmo problema. Pensei num limoeiro ou laranjeira,mas tenho medo das raízes. Pensei num hibisco, mas caem muitas folhas e flores.
  7.  # 8

    Tenho um medronheiro no meu quintal lindíssimo.(já bem velhinho)
  8.  # 9

    Bom dia,

    plante uma Olaia. Uma árvore que floresce antes de dar folhas. Uma boa opção para jardim.

    Cumprimentos
  9.  # 10

    O medronheiro e a olaia não tê raízes invasivas que possam destruir muros e canalizações?
  10.  # 11

    Bom dia,

    da minha experiência não...

    Tenho olaias em diversos locais do município onde trabalho, inclusive perto de canalizações e não temos qualquer problema. Quanto ao medronheiro é um arbusto muito bonito e não deverá causar tb qualquer problema.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: scrosa
  11.  # 12

    Pois, eu também ando às voltas com o mesmo!
    Também queria uma oliveira mas o meu marido não estava a gostar da ideia.

    Entretanto lembrei-me da possibilidade de uma Limeira...bonita, dá flor e limas para as caipirinhas! LOL

    Mas ainda não consegui descobrir se se vai dar bem no norte do país, talvez seja uma boa opção para o Alentejo :)
  12.  # 13

    alexandraslv,
    Não me tinha lembrado da limeira mas pensando nas caipirinhas é uma ideia a considerar. Lol
    Ainda não estou decidida mas confesso que estou dividida entre cerejeira, macieira, medronheiro, olaia e uma outra de que me falaram e que parece lindíssimo: o bordo japonês.
  13.  # 14

    Romanzeira também é uma opção.
  14.  # 15

    Boa tarde,

    a romanzeira é muito bonita mas muito sensível. Cuidado com solos mal drenados...morrem num instante.

    Cumprimentos.
  15.  # 16

    Colocado por: gfeioBom dia,

    plante uma Olaia. Uma árvore que floresce antes de dar folhas. Uma boa opção para jardim.

    Cumprimentos


    Olaia é aquela arvore com flores roxas (muito usada aqui por Loures e Lisboa) que quando caem deixam tudo "peganhento"?
  16.  # 17

    Boa noite,

    poderá ser... mas em alinhamento de rua. Em jardim e apenas uma ou duas não creio que haja grandes problemas.

    Cumprimentos
    •  
      bcool
    • 12 outubro 2010 editado

     # 18

    Que tal passar por aqui: http://www.planfor.fr/po_index.php
    Nespereira?
    Cump.
  17.  # 19

    Colocado por: Jonh"...tenho no quintal um limoeiro, junto ao canteiro da hortelã, ele dá limões o ano inteiro eu em troca rego todas as manhãs..."


    Tenho pensado em limoeiros, mas ...

    Esse limoeiro apanha sol ?

    A minha casa tem as "traseiras" viradas para Norte e não apanham sol... Preciso de encontrar um árvore/arbusto que não tenha essa necessidade (apanhar sol).

    As "frentes" que estão viradas para Sul (muito Sol), não podem ter raízes muito "fortes" ou "espalhafatosas" porque têm ao lado um muro que é "sensível" porque é feito de blocos de cimento...

    Algumas recomendações?

    Antecipadamente grato.
  18.  # 20

    Colocado por: cargadetrabalhos

    A minha casa tem as "traseiras" viradas para Norte e não apanham sol... Preciso de encontrar um árvore/arbusto que não tenha essa necessidade (apanhar sol).

    As "frentes" que estão viradas para Sul (muito Sol), não podem ter raízes muito "fortes" ou "espalhafatosas" porque têm ao lado um muro que é "sensível" porque é feito de blocos de cimento...

    Algumas recomendações?

    Antecipadamente grato.


    Árbustos que gostam/precisam de pouco sol: Acer; Gardénia; Camélia; Rhodondendron; Azálea; Hortenses; Nandina...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cargadetrabalhos
 
0.0198 seg. NEW