Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    como estão a portar-se os vossos painéis solares?

    Eu tenho um sistema Termosifão, da marca Solarhart da série KF, de 300 litros. Está em funcionamento desde Maio de 2010 e até ao momento tenho usufruído de água quente.

    Ontem pela primeira vez, notei uma diminuição da temperatura da água, mas mesmo assim é perfeitamente utilizável e tem que ser temperada com água fria.

    E como se estão a portar os vossos painéis solares?

    Coisas da Casa
  2.  # 2

    CF da Sonnenkraft: 60º à saida do deposito (depois reduzo para 45º)

    Colocado por: AdrianoPcomo estão a portar-se os vossos painéis solares?

    Eu tenho um sistema Termosifão, da marca Solarhart da série KF, de 300 litros. Está em funcionamento desde Maio de 2010 e até ao momento tenho usufruído de água quente.

    Ontem pela primeira vez, notei uma diminuição da temperatura da água, mas mesmo assim é perfeitamente utilizável e tem que ser temperada com água fria.

    E como se estão a portar os vossos painéis solares?

    Coisas da Casa
  3.  # 3

    Pois, à saída do painel não sei... Só sei o que sinto no duche! :)

    Coisas da Casa
  4.  # 4

    Colocado por: AdrianoPcomo estão a portar-se os vossos painéis solares?

    Eu tenho um sistema Termosifão, da marca Solarhart da série KF, de 300 litros. Está em funcionamento desde Maio de 2010 e até ao momento tenho usufruído de água quente.

    Ontem pela primeira vez, notei uma diminuição da temperatura da água, mas mesmo assim é perfeitamente utilizável e tem que ser temperada com água fria.

    E como se estão a portar os vossos painéis solares?

    Coisas da Casa


    O meu é da mesma marca e capacidade, já a série, desconheço...
    Também se tem portado bastante bem desde Julho 2010.
    Por falar nisso talvez seja melhor pensar começar a ligar a resistência, ou arriscamos a chegar a casa e tomar uma banhoca fria, não acha?

    Cumprimentos
    Pimpolha
    • pbfb
    • 8 outubro 2010

     # 5

    Também tenho desde Junho 2010 um Termossifão, da marca Solarhart da série KF, de 300 litros e curiosamente ontem já notei que a água quente estava a diminuir apesar de ainda ter de misturar um pouco com água fria. Hoje de manhã já só foi com água quente.

    Provavelmente terei de começar a pensar em ligar a resistência brevemente.
  5.  # 6

    Agora é que se nota a diferença entre um TS e um CF!!
    No verão qualquer coisa preta aquece!!
    No inverno ronda os 30+ e a caldeira só aquece o resto
    Nestas alturas os CF aguentam-se! (mas se este tempo continuar assim, não há milagres!!!)
  6.  # 7

    Agora é que se nota a diferença entre um TS e um CF!!


    O CF não necessita de ter energia para movimentar a água?
  7.  # 8

    Sim, tem uma pequena bomba, mas só no circuito primario, e que só funciona quando à sol. (penso que consuma qualquer coisa como 50/60w).

    Mas sim, tem consumo, pouco , mas tem!
  8.  # 9

    Então não é só agora que se nota a diferença entre CF e TS. O meu tem o disjuntor desligado desde maio... E vou manter desligado, para ver "até onde é que vai..." :)

    Mas acredito que o facto do depósito estar no interior, possa influenciar a manutenção da temperatura... :)


    também não se pode exigir muito desse tipo de equipamentos (segmento baixo/fraco)


    Ó Aprendizsssss

    Diz lá o que um painel solar bom, vá! :)
  9.  # 10

    Ajuda e muito, não para já, mas mais no inverno. Porque a malta dos TS vai ter muitas percas com a coitada da resistencia a tentar manter a agua quente durante os dias frios e ventosos. Dentro de casa ajuda e muito. O problema da sua solução é que na maioria dos casos, na pratica não é viavel, pois o deposito tem de estar mais alto que os paineis. Mesmo assim o rendimento é bastante inferior aos CF's.
    E já agora o seu deposito é horizontal ou vertical?
    É muito util ter os depositos verticais pois promove-se a extratificação, ou seja consegue extrair quase toda a capacidade da agua quente do deposito sem misturas com a fria que entra quando se está a consumir.
    Nos horizontais, rapidamente arrefece toda a agua do deposito, nunca permitindo consumir muito mais que 50/60% no maximo da capacidade (os verticais podem ir a 89/90%). Claro que passados uns dias sem sol, não há extratificação que aguente!!


    Colocado por: AdrianoPEntão não é só agora que se nota a diferença entre CF e TS. O meu tem o disjuntor desligado desde maio... E vou manter desligado, para ver "até onde é que vai..." :)

    Mas acredito que o facto do depósito estar no interior, possa influenciar a manutenção da temperatura... :)




    Ó Aprendizsssss

    Diz lá o que um painel solar bom, vá! :)
  10.  # 11

    é necessário ter a resistência a trabalhar... se o sistema estiver ligado a um esquentador... isso já não se aplica, certo?
  11.  # 12

    Certo, para mim sem duvida a melhor solução, mas se o esquentador tiver chama variavel (modulante), e o kit solar, que não é mais que um termoestato ligado a uma valvula de 3 vias colocada à saida do deposito, assim só aquece o que for necessario e quando necessario. O problema é que um esquentador modulante é caro e consome gas, o que obriga a ter gas claro!!, Enquanto que a resistencia é mais barata, mas tambem dá chatisses, pois podemos ser apanhados com as calças na mão sem aqua quente. Principalmente os meninos da bi-horaria.
    Podem não ter agua quente quando querem e na quantidade que querem, e tambem ter a resistencia a aquecer a agua antes do sol chegar, e quando ele chega , já não vai aquecer nada. Depende de muita coisa , incluindo a alguma sorte.

    Colocado por: sergyioé necessário ter a resistência a trabalhar... se o sistema estiver ligado a um esquentador... isso já não se aplica, certo?
  12.  # 13

    Colocado por: system32Certo, para mim sem duvida a melhor solução, mas se o esquentador tiver chama variavel (modulante), e o kit solar, que não é mais que um termoestato ligado a uma valvula de 3 vias colocada à saida do deposito, assim só aquece o que for necessario e quando necessario. O problema é que um esquentador modulante é caro e consome gas, o que obriga a ter gas claro!!, Enquanto que a resistencia é mais barata, mas tambem dá chatisses, pois podemos ser apanhados com as calças na mão sem aqua quente. Principalmente os meninos da bi-horaria.
    Podem não ter agua quente quando querem e na quantidade que querem, e tambem ter a resistencia a aquecer a agua antes do sol chegar, e quando ele chega , já não vai aquecer nada. Depende de muita coisa , incluindo a alguma sorte.



    os tais esquentadores com chama variável são aqueles novos tipo isto http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04366195&oid=9|80&c=1700627
  13.  # 14

    E já agora o seu deposito é horizontal ou vertical?


    O meu é horizontal, tipo isto:

    Ajuda e muito, não para já, mas mais no inverno. Porque a malta dos TS vai ter muitas percas com a coitada da resistencia a tentar manter a agua quente durante os dias frios e ventosos. Dentro de casa ajuda e muito. O problema da sua solução é que na maioria dos casos, na pratica não é viavel, pois o deposito tem de estar mais alto que os paineis. Mesmo assim o rendimento é bastante inferior aos CF's.


    Eu não coloquei desses, pelas seguintes razões: 1º - Custo muito superior; 2º - Depósito muito grande para ficar na "sala do sótão"; 3º - Conheço quem tenha um e segundo ele, também tem que "aquecer" água na mesma...

    Porque a malta dos TS vai ter muitas percas com a coitada da resistencia a tentar manter a agua quente durante os dias frios e ventosos.


    De forma a minimizar isso, instalei um relógio em que activa a resistência (que tem modo ON / Auto / OFF) nas horas seleccionadas... Para evitar que durante o dia/noite esteja sempre ligada (estando no AUTO).


    é necessário ter a resistência a trabalhar... se o sistema estiver ligado a um esquentador... isso já não se aplica, certo?


    Sérgio, do pouco que percebo, é assim...

    Aquilo tem uma válvula que controla a temperatura de saída e está ligada a uma resistência. Se a temperatura descer do que está definido (60º no meu caso) a resistência activa. Contudo, além disto, foi incorporado um relógio e o disjuntor da resistência tem 3 posições (Off - Desligada, como está agora ;ON - Sempre ligada; AUTO - Aquece até à temperatura definida na válvula) . O relógio, define os períodos em que a é "monitorizada" a temperatura da água na tal válvula....

    Logo, é fácil ter água quente às 7:00 da manhã, mesmo nos períodos de baixo rendimento solar...

    Segundo percebi, em vez da resistência, isto pode ir ligar a um esquentador, mas aí desconheço por completo o que é preciso....
    • pbfb
    • 8 outubro 2010

     # 15

    Colocado por: system32Certo, para mim sem duvida a melhor solução, mas se o esquentador tiver chama variavel (modulante), e o kit solar, que não é mais que um termoestato ligado a uma valvula de 3 vias colocada à saida do deposito, assim só aquece o que for necessario e quando necessario. O problema é que um esquentador modulante é caro e consome gas, o que obriga a ter gas claro!!, Enquanto que a resistencia é mais barata, mas tambem dá chatisses, pois podemos ser apanhados com as calças na mão sem aqua quente. Principalmente os meninos da bi-horaria.
    Podem não ter agua quente quando querem e na quantidade que querem, e tambem ter a resistencia a aquecer a agua antes do sol chegar, e quando ele chega , já não vai aquecer nada. Depende de muita coisa , incluindo a alguma sorte.



    Segundo o instalador, o que me está a dizer não é verdade, pois o que ele me disse é que a resistência só aquece metade do depósito (no meu caso, metade seriam 150 litros) por forma ao painel solar aquecer o restante.
  14.  # 16

    o que um técnico me disse uma vez foi que as resistências costumas dar muitas chatices... mas sinceramente não sei até que ponto é credível...
  15.  # 17

    "Termostáticos compatível com Instalações Solares
    Regulação electrónica da temperatura "

    presumo que sim. E até parece não necessitar do modulo solar, mas não garanto. É melhor confirmar junto a Vulcano, o que tenho é uma caldeira Roca que comprei nus leilões por 70€, praticamente nova! Valeu mesmo a pena, mesmo incluindo a converção caseira de GN para Butano. E aproveitei para reduzir em 30% a potencia da mesma, pois é só para aquecer 15 ou 20 graus, mesmo assim está quase sempre com a chama minima.

    E já agora, tenho uma biha dedicada só à caldeira, que está lá desde o natal e ainda tem cerca de 30% gas!!
    Penso que seja capaz de fazer um ano "on site"!!


    Aconcelho tambem a colocar o esquentador o mais proximo da saida do deposito, para o sistema responder mais rapido.


    Colocado por: sergyio

    os tais esquentadores com chama variável são aqueles novos tipo isto http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04366195&oid=9|80&c=1700627
  16.  # 18

    • pbfb
    • 8 outubro 2010

     # 19

    Colocado por: AdrianoP

    Sérgio, do pouco que percebo, é assim...

    Aquilo tem uma válvula que controla a temperatura de saída e está ligada a uma resistência. Se a temperatura descer do que está definido (60º no meu caso) a resistência activa. Contudo, além disto, foi incorporado um relógio e o disjuntor da resistência tem 3 posições (Off - Desligada, como está agora ;ON - Sempre ligada; AUTO - Aquece até à temperatura definida na válvula) . O relógio, define os períodos em que a é "monitorizada" a temperatura da água na tal válvula....

    Logo, é fácil ter água quente às 7:00 da manhã, mesmo nos períodos de baixo rendimento solar...

    Segundo percebi, em vez da resistência, isto pode ir ligar a um esquentador, mas aí desconheço por completo o que é preciso....


    A explicação que o instalador me deu não foi essa, o relógio servirá para programar as horas em que a resistência irá ser ligada, no entanto, está só irá ficar efectivamente ligada até se atingir os tais 60º, caso já esteja nos 60º então não faz nada. Pelo menos no meu caso, pelo que eu percebi, a resistência não irá activar automaticamente se a temperatura descer dos 60º, só o fará nos períodos em que o relógio esteja programado para tal.
  17.  # 20

    É mau, muito mau!!
    Eu cá levei o esquentador para o sotão. Abri uma saida para gases, meti umas grelhas na porta e transformei uma casa da banho não usada em divisão tecnica, com o deposito no poliban!!

    Essa solução é pessioma, pois 1º o esquentador arranca quando não necessita (depois desliga), mas qº eur a agua quente chego às casas de banho ...é um despredicio enorme!!



    Colocado por: sergyio

    então e no caso do deposito estar n telhado e o esquentador no r/c tal como a cozinha e as principais wc serem no 1º andar... em que ficamos? :)
 
0.0232 seg. NEW