Iniciar sessão ou registar-se
    • Dadu
    • 26 novembro 2010

# 1

Boas, aproveito a oportunidade deixar a minha questão...

Estou num dilema, na remodelação da minha moradia está previsto a instalação de painéis solares para aquecimento de águas, quero comprar tudo antes do fim do ano para beneficiar alguma coisa em termos de IRS. Apesar de só os poder montar para Janeiro \ Fevereiro.

A questão é, não sei se coloque termossifão ou sistema forçado. E para que marca vá.

A moradia vai ficar com 4 quartos, moramos 2 adultos e um bebe. Está localizada no Algarve.

Pretendo colocar um deposito de 300l, já percebi que o SF é melhor que o TF... mas a diferença de preço é grande.

Será que justifica a diferença de preço de um sistema para o outro?? Se coloca-se SF, quanto tempo levaria para compensar a diferença de preço entre os dois sistemas?

Não vou querer resistência no deposito, o sistema que for colocado ira funcionar com esquentador solar...

No Algarve também faz frio... mas não tanto como em outros locais do país, aqui raramente chegamos a ter 5graus por ex.

Para quem tem TS... estão contentes? Acham que foi boa escolha? Se fosse hoje o que comprariam? Estou inclinado para o TS mas com muitas duvidas...

Agradecia a ajuda de todos, mas sem discussão vá lá... se não quiseres me responder aqui em publico para não serem alvos de critica, respondam-me para o privado.

Obrigado
  1.  # 2

Boas,

Então é assim, desde o dia 11 de Março de 2010 que não ligava o meu termoacumulador. Sim...o "fracote" sistema TS da Solarinox modelo CPS 350 SL (salvo erro), deu-me água quente completamente de borla até hoje, dia 27 de novembro de 2010.!!! Ainda nem coloquei a ficha macho no cabo eléctrico da resistência, nem vou colocar como é óbvio, pois não vou aquecer água que está na rua, apesar dos dois depósitos de 175 litros cada estarem protegidos por uma camada de poliuretano com 80 mm de espessura ( que também poucos sistemas TS os têm ou mesmo nenhum).
    E atenção não vivo no sul, mas sim na zona de Abrantes. O consumo de água são 3 banhos diários, lavagem de loiça pelo menos 2 x dia (pois não à máquina...) e duas barbas todos os dias com a torneira sempre aberta ( pouco aberta, mas sim é um vício e um desperdício, mas sempre foi assim...).
    Quando adquiri este sistema nunca pensei que a diferença entre TS's fosse enorme, mas garanto que este sistema de 2 depósitos que penso mais nenhuma marca tem, faz mesmo a diferença e consegue competir com sistemas CF de marcas mais vulgares, fazendo bem as continhas...
    E quem duvide do que estou a escrever, que se informe junto de quem possui estes sistemas, pois eles vêm da zona de Torres Vedras, mais própriamente da Malveira, ou então venham a Abrantes que ainda tenho água quente para um banhinho.
  2.  # 3

...e ontem (27 Nov.2010) esteve um sol magnífico para a época...conclusão: não se consegue colocar as mãos debaixo da torneira.(com esta aberta em quente claro...). Mais 350 litros de água bem quente e completamente de borla!
    Atenção:...não comparemos com equipamentos que custam uma fortuna comparados com este. Quem me dera poder ter uns equipamentos que o Aprendiz2 bem conhece...aquilo é outra loiça!!!
  3.  # 4

Colocado por: aquapegoeles vêm da zona de Torres Vedras, mais própriamente da Malveira, ou então venham a Abrantes que ainda tenho água quente para um banhinho.
    Hum.... sou da freguesia vizinha :-)
    Pode dar endereço/contactos?
  4.  # 5

Boas.
    Relato de experiência
    zona algarvia ( costa vicentina) - sistema TS ( SOLAHART 302J) com colectores virados ao quadrante Poente e apoio electrico.
    edificio existente (1989), com rede de distribuição de agua quente não isolada e com percursos longos.
    Instalação desde 27Dez 2009

apoio electrico ligado a relógio, com programação (ON- das 6:30h às 21:00h), este esteve ligado durante um periodo (Desde 15 Novembro até meio Abril), restante periodo do ano, temos o disjuntor em OFF.

A experiência é positiva.
  5.  # 6

350l para 3 banhos diarios...pois sempre dura mais um pouco e assim aguenta mais os periodos de dias com pouco sol
    Quanto ao isolamento realmente é mais que normalmente têm os TS (e os CF's)

Agora eu tenho 4 ( 3 que gostam de tomar benho de vapor de agua) + MLR e durou mais ou menos até à mesma data. Agora com o frio, vai ter mesmo de ligar a tomada ou toma banho de agua fria..

Colocado por: aquapegoBoas,

Então é assim, desde o dia 11 de Março de 2010 que não ligava o meu termoacumulador. Sim...o "fracote" sistema TS da Solarinox modelo CPS 350 SL (salvo erro), deu-me água quente completamente de borla até hoje, dia 27 de novembro de 2010.!!! Ainda nem coloquei a ficha macho no cabo eléctrico da resistência, nem vou colocar como é óbvio, pois não vou aquecer água que está na rua, apesar dos dois depósitos de 175 litros cada estarem protegidos por uma camada de poliuretano com 80 mm de espessura ( que também poucos sistemas TS os têm ou mesmo nenhum).
    E atenção não vivo no sul, mas sim na zona de Abrantes. O consumo de água são 3 banhos diários, lavagem de loiça pelo menos 2 x dia (pois não à máquina...) e duas barbas todos os dias com a torneira sempre aberta ( pouco aberta, mas sim é um vício e um desperdício, mas sempre foi assim...).
    Quando adquiri este sistema nunca pensei que a diferença entre TS's fosse enorme, mas garanto que este sistema de 2 depósitos que penso mais nenhuma marca tem, faz mesmo a diferença e consegue competir com sistemas CF de marcas mais vulgares, fazendo bem as continhas...
    E quem duvide do que estou a escrever, que se informe junto de quem possui estes sistemas, pois eles vêm da zona de Torres Vedras, mais própriamente da Malveira, ou então venham a Abrantes que ainda tenho água quente para um banhinho.
    • Dadu
    • 30 novembro 2010

# 7

Ok, a adesão é pouca, esperava mais opiniões... mas obrigado aos que deram... concluo que quem tem o TS, não está insatisfeito e que acaba por não compensar a diferença entre os dois sistemas...

Obrigado,
  6.  # 8

Ora... Com os painéis a funcionar à ano e meio, posso afirmar que estou muito satisfeito.

Basta durante 2 meses no inverno, ligar a resistência 30 minutos de manhã e 30 ao fim do dia, para não ter nenhum tipo de preocupação...!!

concluo que quem tem o TS, não está insatisfeito e que acaba por não compensar a diferença entre os dois sistemas...

Com poucas opiniões chegou a esta conclusão.... :|

Coisas da Casa

0.0188 seg. NEW