Iniciar sessão ou registar-se
    • ren
    • 8 outubro 2010 editado

     # 1

    boa tarde.pretendo construir muro contençao de terra.
    muro com 36ml e 1.90m de altura.
    nao pretendo fazer em betao armado, mas em blocos.construir em blocos de 20x20x50 ,
    fazer uma base de suporte em betão e alguns ferros, uns pilares separados de 2 em 2 metros e um lintel por cima a trancar tudo.sera o suficiente?qual sera o melhor tipo de base de suporte?
    o solo é terra consolidada.sera necessario sapatas ou apenas um bom alicerce?sera feito drenagem do terreno,
    • ren
    • 8 outubro 2010

     # 2

    sera o ideal fazer desta maneira;
      muro  1.JPG
  1.  # 3

    Boa tarde

    Se pretender que o seu muro caia logo às primeiras chuvadas, aí tem a solução. Qualquer engenheiro com 2 ou 3 contas demonstrará que a solução em blocos não é apropriada para qualquer muro de suporte. E logo este que tem de aguentar com cerca de 4,5 ton de terra.

    Cmps
    • ren
    • 9 outubro 2010

     # 4

    mas o que esta errado?sao as dimensoes das sapatas?e se fizer em betao armado ate meia altura e depois o resto em blocos com pilares de 2 em 2 metros?
      eeeee.JPG
  2.  # 5

    Boas

    mas o que esta errado?

    O que começa por estar errado é o muro em blocos.

    ... sao as dimensoes das sapatas?

    Estarão erradas? Como chegou a essas dimensões? O terreno é seu de ambos os lados do muro?

    Porquê aquela posição para as vigas de fundação (acima das sapatas)?

    cumps
    José Cardoso
    • ren
    • 9 outubro 2010

     # 6

    ... são as dimensões das sapatas?

    Estarão erradas? Como chegou a essas dimensões? O terreno é seu de ambos os lados do muro?

    foi á sorte.o terreno ao lado não é meu.mas o muro k tenho neste momento é um muro de pedra sobre pedra com 50cm de espessura.(muro antigo)
    as sapatas terão de ter que dimensões?

    Porquê aquela posição para as vigas de fundação (acima das sapatas)?

    essa viga seria o alicerce.


    não sou entendido no assunto,se me poderem ajudar nas dimensões ,agradeço
    • ren
    • 9 outubro 2010

     # 7

    se for pilares em l ?
    e em betão ate meia altura?
  3.  # 8

    Boas

    o terreno ao lado não é meu

    Então a sua sapata não pode "invadir" o terreno do vizinho.

    Não vejo razão para as vigas não estarem ao mesmo nível das sapatas.
    Não posso ajudar nas dimensões de um muro de suporte em blocos de cimento.

    cumps
    José Cardoso
    • ren
    • 9 outubro 2010

     # 9

    Então a sua sapata não pode "invadir" o terreno do vizinho.

    sim eu tenho conhecimento disso

    Não vejo razão para as vigas não estarem ao mesmo nível das sapatas.
    tem razao.nao sou da arte

    Não posso ajudar nas dimensões de um muro de suporte em blocos de cimento
    entendo.entao e se for em betao armado?pode ajudar?e por que valores aproximadamente ficara um muro desses?
  4.  # 10

    Boas

    Posso dar-lhe um cálculo aproximado do volume de escavação e das dimensões e armaduras da sapata e do muro, mas não já. Talvez amanhã. Esses valores são aproximados e servem para fazer consultas de modo a ter uma ideia (bastante) aproximada do que vai gastar, mas não substituem a consulta de um técnico que analise as condições locais. Preciso de saber se o nível do terreno é mais elevado do seu lado ou do lado do vizinho.

    Cardoso
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ren
    • ren
    • 9 outubro 2010

     # 11

    o terreno é mais elevado do meu lado.agradeço a ajuda.não há pressa,quando você puder
  5.  # 12

    renato almeida

    Pode sempre inscrever-se no fórum http://www.projest-engenharia.com/forum/ e tentar obter informação relativamente ao cálculo do muro de suporte.
    Tentar não custa.

    Cmps
  6.  # 13

    Boas

    Segue estudo prévio do muro.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ren, aquapego, Goncalo D.
  7.  # 14

    Pois muros de sustentação em blocos, não me parece o indicado.
    O estudo deve ser mesmo feito a 100% para não ter surpresas no futuro, se bem que tudo depende depois daquilo que quer e puder gastar. Se presicar de ajuda diga.
  8.  # 15

    Colocado por: j cardosoBoas

    Segue estudo prévio do muro.

    cumps
    José Cardoso

    Estas pessoas agradeceram este comentário:renato almeida,aquapego



    Como se dizia antigamente: " quem sabe...sabe, e quem não sabe...fica triste"! Onde é que eu já ouvi isto?

    Obrigado também da minha parte... mas deveria ter legendas...
  9.  # 16

    Boas

    Quais legendas? Qual a dúvida?

    cumps
    José Cardoso
  10.  # 17

    Boas
    Concordo que um muro em betão faz outro serviço, mas porque não encarar a situação de um muro em blocos... possuo um em blocos que começou com uma viga blocos de 30*20*50 e depois de 1,5m de altura levou outra viga e continou o resto com mais 1.5m de blocos de 20*20*50 com conclusão do mesmo com viga, o mesmo ainda levou pilares com sapata de 3 em 3 metros, possui 18 metros de comprimento.
    nos pilares á altura da viga de 1.5m levou outra para dentro do terreno com o comprimento de 2.5m e 30*30 e foi rebocado por dentro assim como levou o respectivo dreno, o referido muro já possui 7 anos... por isso ...
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hedcosta
    • ren
    • 11 outubro 2010

     # 18

    ribeirashá 40 minutos agradecer sussurrar# 17citar
    Boas
    Concordo que um muro em betão faz outro serviço, mas porque não encarar a situação de um muro em blocos... possuo um em blocos que começou com uma viga blocos de 30*20*50 e depois de 1,5m de altura levou outra viga e continou o resto com mais 1.5m de blocos de 20*20*50 com conclusão do mesmo com viga, o mesmo ainda levou pilares com sapata de 3 em 3 metros, possui 18 metros de comprimento.
    nos pilares á altura da viga de 1.5m levou outra para dentro do terreno com o comprimento de 2.5m e 30*30 e foi rebocado por dentro assim como levou o respectivo dreno, o referido muro já possui 7 anos... por isso ...
    Saudações

    as sapatas que dimensoes tem?
    • ren
    • 11 outubro 2010

     # 19

    agradecer sussurrar# 14citar
    Pois muros de sustentação em blocos, não me parece o indicado.
    O estudo deve ser mesmo feito a 100% para não ter surpresas no futuro, se bem que tudo depende depois daquilo que quer e puder gastar. Se presicar de ajuda diga.

    pois o problema é o custo do muro em betao.k é bem melhor lá isso é
  11.  # 20

    Boas
    Espero que ajude a imagem que anexo.
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ren
      Muro em Blocos.jpg
 
0.0217 seg. NEW