Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas
    Criei esta discussão porque já não é a primeira vez que leio num tópico que existe vários tipos de canalização, mas que falam sempre dos mesmos.
    Por isso solicita-se aos entendidos na matéria que possam opinar sobre os diferentes tipos de canalização que existem neste momento no mercado Português.
    Tentem esclarecer os leigos na matéria qual o melhor tipo de canalização que podem optar e para os diferentes efeitos, isto é aguas quentes e frias, instalação de paineis solares, esquentadores, caldeiras, termoacumuladores, recuperadores de calor para aquecimento, etc...
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  2.  # 2

Boas
    Então aqui vai alguns...
    Pex -

Utiliza-se na Rede de água para consumo, rede sanitária de água quente e fria, instalações de aquecimento central.

Multicamada- é composto por 5 camadas distintas, o pe reticulado, camada adesiva, aluminio, camada adesiva, pe reticulado.

Utiliza-se nas mesmas redes que o PEX.

PPR -

Utiliza-se nas redes de agua fria ou quente, redes de ar comprimido, redes de transporte de fluidos agressivos, redes de aquecimento central, transporte de alimentos liquidos.

Saudações
  3.  # 3

Boas
    mais alguns

cobre.

Aço galvanizado.

Aço inox

ppar

hidronil

saudações
  4.  # 4

Boas
    Redes de Canalização de Água
    Tubos/Acess.POLIBUTILENO

Sistema de tubagens e acessórios em Polibutileno (PB), ideal p/ condução de agua potável QUENTE e FRIA, AQUECIMENTO CENTRAL, e de um modo geral em todos os usos domésticos de agua tais como, agua arrefecida, tratada, etc, bem como instalações de ar comprimido (sem óleo).

Tubagens

As tubagens são fornecidas em Varas ou em Rolos, de Medidas desde 15 a 225mm

Tecnologia de União

Junção de tubagens

As tubagens e os acessórios são totalmente compatíveis uns com os outros, a junção executada de acordo com as instruções fornecidas garante a máxima qualidade da instalação c/ a aplicação deste produto.

A instalação dos acessórios ás tubagens poderá ser efectuada pelo sistema PUSH-FIT (encaixe rápido), TERMOFUSÃO ou ELECTROFUSÃO.

Saudações
  5.  # 5

Boas

redes de canalização de água
    tubos/acess.Polietileno

é um sistema de tubagens em polietileno preto e de alta densidade para abastecimento de água, produzido de acordo com a norma np en 12201.

Tubo polietileno preto e pead

acessórios aperto rapido p/ tubo polietileno

tubo polietileno preto e pead

é um sistema de tubagens em polietileno para abastecimento de água, produzido de acordo com a norma np en 12201.

Medidas: tubo preto 4kg em rolos de 100 metros desde 5/8 a 2 ½ metros

tubo preto 4kg em varas de 6 metros desde 3 a 6 metros

tubo preto 2kg em varas de 6 metros desde 2 ½ a 6 metros

tubo pead pn8 em rolo de 100 metros desde 20 a 75

tubo pead pn8 em rolo de 50 metros desde 90 e 110

tubo pead pn10 em rolo de 100 metros desde 20 a 75

tubo pead pn10 em rolo de 50 metros desde 90 e 110

este tipo de canalização são só para águas frias e normalmente para regas e entradas de água para as baixadas, não se fazem instalações para redes de água fria, ou rede águas sanitárias de moradias.
    Saudações
  6.  # 6

Boas
    Também existe um tipo de canalização em Aço Carbono
    mas que não é utilizado em redes de água potável.
    è utilizado em redes de aquecimento, circuitos fechados de refrigeração e instalações de ar comprimido.
    Saudações
  7.  # 7

Boas
    então os entendidos na matéria...
    Saudações
  8.  # 8

vc fala sozinho
  9.  # 9

Boas
    estava a ver que ninguém queria participar ... lol
    o Pex de referência foi o da GRUP, assim como o PPR e o multicamada - catálogos que aqui tenho (não sei se são bons ou maus).
    Já agora fale dos tricompostos e sobre a situação das ligas ... substituição até 2013, em que acessórios, visto que possuo na minha moradia PEX.
    Sem dúvida que hidronil e aço galvanizado estão fora da realidade... mas ainda se utiliza hidronil em algumas situações...( o problema é as roscas e os acessórios )

Também existe dentro do inox os que são para utilizar acessórios de aperto e os que são de PRESS, assim como no cobre em que existe os acessórios de soldar e os PRESS, alguém sabe esclarecer quais os melhores, em termos de fugas ?
    Já agora eu conheço alguns materiais mas não sei o seu comportamento e sua respectiva facilidade de aplicação, é que ainda sou do tempo do aço galvanizado, por isso... as minhas desculpas se estou a errar...
    Saudações
  10.  # 10

Boas
    Obrigado Aprendiz2
    Ai está... conheço apenas o pex branco e também conheci um pex azul, mas isso foi á uns 15 anos atrás e fui a um WC retira-lo porque estava a dar problemas, agora os outros nepias...
    Agora em relação ao açoinox aisi 316 diametro 15 a 42 penso que está a falar deste ... só o conheço os valores, passa-me as facturas pela mão, não conheço o material em si nem os acessórios.
    Saudações
  11.  # 11

Boas
    Aprendiz2 ... não havia necessidade de cortar o acessório, mas está impecável, dá para realçar o modo de fixação no acessório, já agora este acessório é de cravar ?
    vou ficar a aguardar o final do duche.
    È disto que nós precisamos... informação.
    Saudações
  12.  # 12

Boas
    Aprendiz2
    estou a pensar em fazer a ligação do recuperador de calor para o termoacumulador e do termoacumulador para os armários das ligações em cobre 22, qual é a sua opinião?
    e pensei no cobre porque é onde porventura vai estar a tubagem sujeita ás altas temperaturas. Será que posso usar esse Pex para aquecimento.
    Saudações
  13.  # 13

Boas
    Pois eu sei que existe o problema das temperaturas e por isso a situação do cobre, eu neste momento tenho o termoacumulador ( Videira 2 serpentinas - ainda sem ligações), em relação ao recuperador ainda não chegou a altura e a tubagem que eu tenho do armário de ligações para os radiadores é em Pex, e até por acaso não sei as especificações dele, tenho que passar pela casa.
    Saudações.

p.s : aconselha o cobre com acessórios de soldar ou não ?
  14.  # 14

Boas

não me vai dizer que é dali da zona..é?..(Campo)

Não percebi, e até fui ao site deles para saber de onde é a metalúrgica ( Paredes)
    Sou de Penacova
    Mas o termoacumulador é mais mais ou menos menos, agora já não há remédio...

podia ser um aço inox soldado a TIG.....

o tal de que falou...o 316

Saudações
  15.  # 15

Boas
    Já agora não gosta do cobre porquê ?
    ele até é bem maleavél e tudo o problema penso que é as soldas... em relação ao Press sei que existe mas não sei o seu comportamento, se depois fica com fugas.
    Mas seja qual for a canalização a efectuar do recuperador para o termoacumulador esta pode ficar á vista assim como para a ligação aos armários, mas com o respectivo isolamento, já agora qual aconselha ?
    Saudações
    • P+V
    • 12 outubro 2010

# 16

Quando é que entra o mepla da Geberit?
  16.  # 17

Boas
    Aprendiz2
    Utiliza o PEAD em esgotos boa (um pouco mais dispendioso), mas já agora como faz,
    utiliza só na parte final da instalação (depois das caixas sinfonadas).
    Em relação ao termoacumulador o que acha....
    O pex que eu tenho na canalização é o que anexo na fotografia.
      HPIM8361.JPG
  17.  # 18

Boas
    em relação ao mepla da geberit não é um multicamada?
    Saudações
  18.  # 19

Boas
    Aprendiz2
    Em relação ao PEAD esqueça já estive a pesquisar e estou a "ver" que utiliza o da geberit.... fiz confusão com o polietileno (aperto rápido) o que se utiliza na rega por exemplo..
    Já aprendi qualquer coisa hoje.
    Saudações
  19.  # 20

as válvulas de lavatório e bidé uso as da CLOU em aço inox maciço (não conheço melhor)

estive a ver o catálogo e só encontrei aquelas que necessitam do acessório silicone. Essa marca também tem disponível clic-clac em aço inox?

Obrigado,
    Electrão

0.1058 seg. NEW