Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Boas
    Aprendiz2
    não quis disser que não utilizava qualidade, mas sim das diversas marcas que existe, está a vontade para trabalhar em qualquer uma, mas não descuidando a respectiva qualidade ...

Agora...

Para ver se o inox é bom é fácil se pegares num íman e ele magnetizar com facilidade é porque é de fraca qualidade!!

é verdade ?

PEX é o material mais indicado (interior ou exterior) facil de aplicar / nao esquecer usar cola recomendada para as unioes dos acessorios...

ai, ai, ai, há por aqui alguma confusão. isto aplica-se é no PVC (esgotos) e penso que era no PP ( Aprendiz2 dê-me uma ajuda).

Coloca um tubo de pvc de Ø110 pelas paredes fora, junto ao tecto .. à vista ... e tubo pex a andar por dentro ...

No sitio das picagens furas o pvc e colas 2 tubos de pex, um vermelho (águas quente) e um azul (água fria), e depois encamisas com os tubos da água ...

já agora mais uma para o Aprendiz2...

citações do site audipt.com

Saudações
  2.  # 42

Boas
    então aqui vai mais umas fotos... mas não são minhas o autor colocou o nome nas mesmas.
    Pex
      instpex.jpg
  3.  # 43

Mais uma de um armário
      sanipex8.jpg
  4.  # 44

Agora Multicamada.
  5.  # 45

Ai vai Fotos
      multicamada1.jpg
  6.  # 46

Mais uma
      multicamada7.jpg
  7.  # 47

Boas e para Terminar
    PPR
    Saudações

P.S: se encontrarem defeitos, ... digam
      ppr1.jpg
  8.  # 48

Boas
    Aprendiz2
    Assino por baixo
    Na tubagem da instalação eléctrica nesta fotografia fazia as correcções que assinalei.
    Saudações
      instpex-correcções.JPG
  9.  # 49

Pedro, permita-me comentar as fotos da instalação do piso radiante da sua moradia .

Na primeira foto, temos sensivelmente uma área de 45m2. Dá para entender que esta divisão levou 3 circuitos, o que segundo os cálculos foi bem dimensionado. No entanto, as prioridades de dissipação térmica em zonas de maior preocupação foram esquecidas (isto em todas as fotos) dispondo da mesma densidade de tubagem junto a zonas de menor preocupação.
    A zona de maior emissão térmica está situada no meio da divisão, zona onde se inicia os 3circuitos em espiral. A meu ver, as primeiras passagens deveriam ser situadas junto às zonas de grandes perdas térmicas para equilibrar homogeneamente a temperatura em toda a área. Assim sendo, iremos ter temperaturas de emissão diferentes nesta divisão, provocando desta forma, desequilíbrios térmicos criando as famosas “correntes” de ar, embora mínimas mas existentes.

2 , 3 e 5 Foto.
    Vai ter novamente uma emissão térmica superior no meio da divisão, ou seja onde há uma maior necessidade térmica ela é insuficiente e desequilibrada.
    Chamo especial atenção para o facto de aparentemente haver um desequilíbrio hidráulico na mesmas divisões, pois os circuitos não parecem ser da mesma distância. Ainda, por cima, o menor circuito, situa-se no na zona de menor preocupação térmica, e pelo contrário terá uma maior emissão, uma vez que, os circuitos menores têm uma temperatura de retorno maior do que em circuitos maiores, logo, estará a criar 2 zonas de emissão térmica com temperaturas distintas (mais desequilíbrio ambiente)

4 Foto.
    Boa localização dos colectores, muito discreto mas…A caixa dos colectores deveria ser chumbada um pouco mais acima, pois, com a camada de enchimento de argamassas, irá ter o colector de retorno com pouca manobra de manutenção, ainda para mais localizada num roupeiro onde a sua base tem tendência a subir um pouco mais. Fica a nota.

O isolamento.
    O isolamento de 33mm da referida marca, tem uma espessura efectiva de 17mm ou seja 33 – 16mm diâmetro da tubagem, logo a sua resistência térmica rondará os 0,40 m2k/w, longe do ideal, ainda por cima quando pretende uma acabamento em madeira.
    Para além da fraca resistência térmica, as placas de nódulos EPS cedem uma menor área de dissipação térmica do tubo, uma vez que obstrui grande parte da área da tubagem (ver fig. ), diminuindo a capacidade de resposta na reposição da temperatura na divisão, ao contrário do isolamento plano onde a area de emissão do tubo é muito maior-

Fico por aqui, para não me alargar mais.

Cumprimentos
    Ricardo Duarte
    Multibeton Portugal - Bockemuehl, Lda.
      Multibeton.JPG
  10.  # 50

Começando pelo fim:
    Colocado por: Ricardo.mrdO isolamento de 33mm da referida marca, tem uma espessura efectiva de 17mm ou seja 33 – 16mm diâmetro da tubagem, logo a sua resistência térmica rondará os 0,40 m2k/w, longe do ideal, ainda por cima quando pretende uma acabamento em madeira.

A placa de tubos de 33mm da UPONOR, tem 33mm de espessura de EPS. É um lapso grave da sua parte...
    Ou seja, as suas contas quanto ao isolamento, todas erradas!
    http://www.uponor.pt/~/media/Files/Uponor/Portugal/Certificados/Certif%20PT/001-004896-Climatizacion%20Invisible%20Uponor-plancha%2033mm%20-03-02-2014.ashx
    Mas já agora, para obter uma resistência térmica de 0,40 m2k/w, entrou com que com que condutibilidade térmica do EPS???!!! 0.0425!!! Tem de rever as suas fontes....
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/Placas_Sotecnisol.pdf
    Colocado por: Ricardo.mrdPara além da fraca resistência térmica

Sobre isto já falei atrás. Reveja as suas fontes sobre o EPS... Olhe que a diferença não é a que diz...
    Colocado por: Ricardo.mrdas placas de nódulos EPS cedem uma menor área de dissipação térmica do tubo, uma vez que obstrui grande parte da área da tubagem (ver fig. ), diminuindo a capacidade de resposta na reposição da temperatura na divisão, ao contrário do isolamento plano onde a area de emissão do tubo é

Quanto à àrea de emissão,não brinque comigo Ricardo... Sabe perfeitamente que o tubo não seguem "entrincheirado" como parece estar aí na figura. São contactos pontuais. Sem esses contactos será melhor? Talvez. Que faça diferença? Não acredito...

Volto ao mesmo. As placas de EPS das marcas de radiante valem o preço "normal" praticado por eles? Claro que não! Mas se no preço final para mim nao houver diferença entre uma solução e outra, vejo incovenientes nelas? Não...

Quanto à distribuição dos circuitos, não vou falar, pois não percebo nada. Sei que por exemplo a metragem deles é toda muito semelhante (está tudo escrito em cada tubo)
    Quanto à distribuição em espiral, vejo-a preconizada por inúmeras marcas, por isso não fico preocupado. Será a melhor? Não faço ideia...
  11.  # 51

Boa noite Pedro,

Por favor não me leve a mal, apenas pertendo frisar alguns pormenores de maior importêancia a levar em conta nas instalações de piso radiante.

A placa de tubos de 33mm da UPONOR, tem 33mm de espessura de EPS. É um lapso grave da sua parte...
    Ou seja, as suas contas quanto ao isolamento, todas erradas!
    http://www.uponor.pt/~/media/Files/Uponor/Portugal/Certificados/Certif%20PT/001-004896-Climatizacion%20Invisible%20Uponor-plancha%2033mm%20-03-02-2014.ashx

Pedro desconheço essas placas. Talvez tenham os 33mm de espessura efectiva...se assim for, em termos de resistência térmica será semelhante ao Xps um pouco menos. Em relação à área de emissão da tubagem, pode ter a certeza que há uma diferença significativa.

Mas já agora, para obter uma resistência térmica de 0,40 m2k/w, entrou com que com que condutibilidade térmica do EPS???!!! 0.0425!!! Tem de rever as suas fontes....

0,017mm espessura efectiva / 0,038 condutibilidade térmica

Em relação ao esquema, sem comentário... sabe qual é o nosso ponto de vista.

Cumprimentos
  12.  # 52

Colocado por: Ricardo.mrdPor favor não me leve a mal, apenas pertendo frisar alguns pormenores de maior importêancia a levar em conta nas instalações de piso radiante.

Claro que não. Se tivesse esses problamas não colocava as fotos... :)

Parece-me no entanto precipitado da sua parte fazer as afirmações que fez relativamente ao isolamento, quando pelos vistos não conhece o material...
    Colocado por: Ricardo.mrdTalvez tenham os 33mm de espessura efectiva...

Pelos vistos ainda não convencido...

Quanto à área de emissão é óbvio que há diferenças. Significativas ou não é que já tenho dúvidas.
    Tem alguma documentação sobre o assunto?
  13.  # 53

Quanto à área de emissão é óbvio que há diferenças. Significativas ou não é que já tenho dúvidas.
    Tem alguma documentação sobre o assunto?

apenas conseguria comparar com valores exactos, se soubesse a área por metro de tubo linerar obstruida e fazer a correspondencia da área de emissão a menos do tubo, como as marcas não o divulgam é complicado....e varia de matca para marca. (10% garantido)

cumprimentos
  14.  # 54

Área de emissão menor de 10% não significa uma emissão menor de energia dessa ordem!
    O calor não "desaparece". Se não é emitido ali, é emitido noutro local...
    Por isso sinceramente, não me parece relevante.
  15.  # 55

Colocado por: Pedro Azevedo78Área de emissão menor de 10% não significa uma emissão menor de energia dessa ordem!
    O calor não "desaparece". Se não é emitido ali, é emitido noutro local...
    Por isso sinceramente, não me parece relevante.

capacidade de resposta... foi o que acima disse...
  16.  # 56

Colocado por: aprendiz2nesta caixa conseguiam ligar PPR??

"aprendiz2"
      DSC08961.jpg

Desculpe a minha ignorância. Que elemento é este que tem o número 31?
    Obrigado.

Cmps
  17.  # 57

Colocado por: aprendiz2

Como lhe disse, não faço ideia.
    Vou ver se ainda consigo ver isso na obra, ou se ficou por lá algum bocado....
  18.  # 58

aprendiz

aquela pastilha está excelente, uma vez sugeri a um cliente que pusesse essa pastilha com essas tonalidades e combinações por forma a "imitar" aquela água em cascata das ribeiras com os seus tons esverdeados.
  19.  # 59

estava-me a referir á da 1ª foto pois a outra em tons cinza já não vai buscar o 2º sentido que falei de dar a sensação de água a cair. parece apenas ceramica.
  20.  # 60

os tons parecem bem diferentes.

gosto da 1ª foto porque são esverdeados a outra parece-me cinzas pretos e castanhos, já não me diz nada. Gostos....

0.1160 seg. NEW