Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 661

    Colocado por: ?...mas se não sabem deviam saber.


    Um engº não pode ser especialista em tubagens de esgoto, alumínios, serralharias de ferro, carpintarias, impermeabilizações, instalações eléctricas....etc...etc, sabe um pouco de tudo, saber gerir uma obra, planear os trabalhos de todos os intervenientes, sabe um pouco de tudo, mais de umas coisas do que de outras, mas não é especialista em nenhuma das actividades que fazem parte de uma obra, normalmente os especialistas são os subempreiteiros. Sabe que fazer uma obra, não é só saber como se constrói, é também ter conhecimentos de higiene e segurança no trabalho, licenciamentos municipais, segurança contra incêndios, acessibilidades, legislação laboral,...etc, e um engº não é nenhuma enciclopédia.

    Colocado por: ?não acredito...


    bem pode acreditar...eu sou engº e não faço a mínima ideia se curva na parede é a indicada para receber a sanita.
  2.  # 662

    Colocado por: ?era o que me parecia....o tipo de canalização.


    Não se importava de referir, se isso é bom ou mau ?

    Em relação ao visto até agora, é simplesmente desleixo, mas sem preocupações de futuro.

    Ou existe algo que não esteja conforme regulamentos, ou que possa vir a ser problema no futuro ?

    Encontrei esta imagem no forum
    1
    Aqui os tubos descem logo em vez de andarem no mesmo andar como na minha, esta forma é melhor?


    Obrigado por tudo até agora
  3.  # 663

    Colocado por: ?
    no desenho ou na sua casa é básico.


    é mau.
    antes fosse desleixo....para quem diz ser normal.



    não punha o meu pescoço por aquilo que vi.


    provavelmente.



    Devo referir alguma coisa ao arquitecto ou ao empreiteiro?

    Ou a qualidade de trabalho demonstrada, não tem volta a dar?
  4.  # 664

    Coitado do ALeitao, mostra umas fotos das suas canalizações, logo no tópico do '?'!! Isso é no mínimo suicídio, visto que o ALeitao tem o 8 e o '?' faz o 80!
    Mesmo para quem não percebe nada do assunto, ver estas fotos do ALeitao, e depois rever as fotos do '?' percebe que não se trata do mesmo, e nem tem o mínimo de comparação possível.
    Neste momento cabe ao ALeitao saber, se aquilo que tem na sua obra, será mau ou então, muito mau (porque no mínimo, é mau)! Com certeza que os especialistas daqui do forum vão lhe dar uma ajudinha e dizer que há coisas que têm que ser alteradas, porque senão irá ter muitos problemas brevemente. Há coisas (para não dizer tudo) que eles (os especialista do forum) fazem de maneira diferente daquilo que tem, mas também são capazes de lhe dizer que não deveria ser feito assim, mas que "passa"!

    Desejo-lhe sorte e que os Deuses da construção civil, apareçam na sua obra!! :)




    (até dói, só de tentar fazer uma comparação!!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALeitao
  5.  # 665

    Colocado por: ?
    se você já desconfiava,agora penso que já não tem duvidas.

    tem de os questionar sobre tudo mas principalmente ao arquitecto,e pergunte-lhe directamente se ele acha que aquilo é serviço que se apresente.



    Mas se eu questiono, tenho de dizer o que está errado, senão ele diz-me que ele é que é percebe daquilo (como já me disse uma vez).

    Já apontei que não quero os tubos da electricidade a passar em cima dos de esgoto.

    Mas em relação a canalização o que devo dizer?


    Não preciso de nenhuma urgência na resposta.

    Para não assustar mais ninguém, tive a tranferi-las para um album online.

    https://picasaweb.google.com/s/c/transparent_album_background.gif) no-repeat left" >
    Canalizaçao
  6.  # 666

    Colocado por: ?a casa é uma vivenda?
    é construção tipo chave na mão?

    Estas pessoas agradeceram este comentário:ALeitao



    Ups...enganei-me a carregar...enviei outro agradecimento...


    Mas também , nunca pensei que tivesse tantas resposta num tão curto espaço de tempo. Por isso agradeço

    A casa é uma vivenda.
    Se é chave na mão, eu não sei. Já ouvi falar do que é mas não percebi o significado.
    Tem a haver com o método de pagamento certo?
  7.  # 667

    Chave na mão, é o seguinte:

    Você paga, eles fazem tudo e entregam pronta!
    Normalmente você nem opina, ou então escolhe entre A e B sendo que quem lhe dá as possibilidades de escolha é o construtor!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALeitao
  8.  # 668

    Colocado por: ExCiSeChave na mão, é o seguinte:

    Você paga, eles fazem tudo e entregam pronta!
    Normalmente você nem opina, ou então escolhe entre A e B sendo que quem lhe dá as possibilidades de escolha é o construtor!

    Estas pessoas agradeceram este comentário:ALeitao




    É mais ou menos isso.
    Eu pago eles fazem tudo.
    Mas eu escolho as algumas coisas .

    Em relação aos materiais do empreiteiro , como ele demora muito a apresentar-me as amostras(chão por exemplo). Eu já passei a ir a lojas de construção , e ver e ficar logo com um preço das coisas na mão. E depois digo-lhe que é aquilo com aquela referencia.
  9.  # 669

    '?' eu sei que lhe custa (até a mim, que nada sei desta arte), mas diga lá ao ALeitão, se aquilo que tem na obra dele, se passa ou não pode passar assim!
    Mais uma vez digo, sei que lhe é difícil poder dizer que sim, porque quem conhece os seus trabalhos (nem que seja só pelo forum, há quem tenha mais sorte e já os tenha comprovado ao vivo) sabes que para si isto é inimaginável, mas tenha compaixão do ALeitão e faça um pouco de vista grossa ao trabalho que ali está, e avalie só se pode continuar assim ou para não ter problemas daqui a 1/2 meses o melhor será desmanchar aquilo tudo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos M Silva
    • shc
    • 18 abril 2011

     # 670

    esses acessórios de aperto ai cheios de cimento , se as águas forem como na zona das Caldas da Rainha pode ter a certeza que em poucos anos estão a dar o berro. mas pronto, isso na minha maneira de ver esses acessórios assim chumbados em cimento sem qualquer isolamento não sei não.
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 671

    Colocado por: ?não sabe umas coisas mas sabe outras....já não entendo.


    Um engº tem obrigação de conhecer o Decreto Regulamentar 23/95 (Regulamento geral dos sistemas....de água e de drenagem de águas residuais), mas pode não conhecer todos os materiais que os fabricantes tem, nem alguns pormenores construtivos.

    Se ler o regulamento vai ficar a entender...

    Colocado por: ?isto para não falar naquela (algures neste tópico) em que "você" diz que eu ainda tinha de fazer uma instalação a "sério".


    Olhe que não...olhe que não...(Não fui ler o que escrevi) referia-me à dimensão das obras, não à qualidade ou complexidade das obras, e volto a referir: Alguns pormenores de execução nos seus trabalhos não são viáveis em grandes obras, com prazos de execução apertados, o que acontece sempre nas grandes obras.

    Colocado por: ALeitaoMas se eu questiono, tenho de dizer o que está errado, senão ele diz-me que ele é que é percebe daquilo (como já me disse uma vez).


    A maior parte dos arquitectos nem Decreto Regulamentar 23/95 conhece, e o seu arquitecto é um deles.

    Colocado por: ALeitaoMas em relação a canalização o que devo dizer?


    Problemas futuros que poderá ter na rede de esgotos (na rede de águas não conheço o material, deixo para o ?):

    Não tem ventilação, vai ter mau cheiro dentro de casa, o tubo do esgoto da sanita devia ser prolongado até a cobertura.
    Se não colocar isolamento acústico no tecto falso, ou no colector do esgoto, quem estiver no piso de baixo vai ouvir as descargas da sanita.
    Com tanta curva e contra curva, tem bastantes probabilidades de ter problemas com entupimentos
    O aspecto é apenas um problema de falta de brio profissional de quem executou.
  11.  # 672

    Colocado por: ?
    mas éramos 7.........portanto,facilmente dá para perceber que para além dessas fazíamos outras e outro tipo de trabalhos.

    mas essa equipa não fazia mais nada,só fazia esse tipo de obras.


    Só por curiosidade era em Portugal? é que Portugal não prima pelo "método", esse é um dos problemas da tão falada falta de produtividade. O mesmo Português que aqui não produz, chega por exemplo à Alemanha e produz o mesmo ou mais do que um Alemão.
  12.  # 673




    A maior parte dos arquitectos nem Decreto Regulamentar 23/95 conhece, e o seu arquitecto é um deles.



    Problemas futuros que poderá ter na rede de esgotos (na rede de águas não conheço o material, deixo para o ?):

    Não tem ventilação, vai ter mau cheiro dentro de casa, o tubo do esgoto da sanita devia ser prolongado até a cobertura.
    Se não colocar isolamento acústico no tecto falso, ou no colector do esgoto, quem estiver no piso de baixo vai ouvir as descargas da sanita.
    Com tanta curva e contra curva, tem bastantes probabilidades de ter problemas com entupimentos
    O aspecto é apenas um problema de falta de brio profissional de quem executou.


    A do tecto falso, entendo perfeitamente, e de certeza que por muito que não gostem de ser criticados visto serem profissionais, não vão ter razão para não aceitar a minha queixa.

    Em relação à ventilação, em que consistia? Ou posso só dizer assim, que é suposto eles saberem? (a ideia da casa a cheirar mal, não me entra na cabeça)

    Em relações as curvas também vou dizer, mas já estou a espera de uma resposta do género de teve de ser ou era a única forma, etc....

    Colocado por: joao_lopesesses acessórios de aperto ai cheios de cimento , se as águas forem como na zona das Caldas da Rainha pode ter a certeza que em poucos anos estão a dar o berro. mas pronto, isso na minha maneira de ver esses acessórios assim chumbados em cimento sem qualquer isolamento não sei não.


    Então como devia ter ficado?
    Depois tem de ser tudo tapado com cimento ou existe outra formula ?



    Em relação aos tubos, nestas foto que estão na pagina 44 deste tópico, os tubos têm um género de capa por cima:

    1
    2

    Para que serve?


    Só mais uma coisa, eu vi ja em algumas fotos e lojas a base duche feitas no pavimento , sem base nenhuma montada.
    Depois de verem estes trabalhos, acham que devo perguntar se eles sabem fazer isso ou devo simplesmente comprar uma base de duche para não vir a ter problemas futuros
  13.  # 674

    Colocado por: ALeitaoPara que serve?

    serve para isolar termicamente a tubagem de agua quente, para quando abrir uma torneira a agua quente "chegar mais depressa", ou não ir aquecer todo o cimento pelo caminho,

    não sou canalizador\picheleiro mas acessorios de aperto chumbados em cimento, nunca deveria ser permitido, imagine só que com as contracções normais da tubagem originadas pelo diferencial de temperatura ou pressão, as mesmas aliviam, e depois como é que as reaperta?

    Fácil, não reaperta!!!!!!!!!

    arrebenta parede e aperta de novo, isto num ciclo mais ou menos longo, e o canalizador a cobrar, não o que fez esta asneira mas se calhar outro que vai resolver os problemas.
  14.  # 675

    Obrigado pelas respostas.

    Em relação a base de duche, eu nunca lhes falei acerca desse pormenor.

    Pois depois de ter visto que não conseguiam sequer alinhar as saídas da agua, basicamente fiquei com medo, que ainda me pedissem mais dinheiro para fazer isso, e depois viesse a ter problemas no futuro.


    Devo pedir para refazerem alguma coisa daqueles tubos de esgotos?

    Alguem tem alguma opinao acerca destas bases,tipo a 15 ou a 16 ? (catalogo do elcorteingles)
      dscn.JPG
  15.  # 676

    Como fica o isolamento nos "Ts" podem mostrar?
  16.  # 677

    Colocado por: ?sim,mas essas fotos não servem de exemplo para nada.....


    Já sobrou para a minha obra...

    Ò incógnito, não diga mal porque agora já não há nada a fazer ...!

    Na próxima casa que construir, já sei que esta especialidade é consigo!

    Cumprimentos!
  17.  # 678

    Aleitao, El Corte Inglés, não!! Fuja disso, isso é para gente que tem muito dinheiro e gosta de dizer que comprou no shopping.. procure casas da especialidade na sua área ;)
  18.  # 679

    '?' fui ver lá cozinhas.. ainda nem iam nos electrodomésticos, e o valor já ascendia ao dobro dos orçamento que tenho das lojas/empresas da especialidade!
  19.  # 680

    ALeitão... na sua obra a canalização de agua quente também não tem isolamento térmico...? Porquê? I
 
0.3918 seg. NEW