Iniciar sessão ou registar-se
  1. Expus a minha situação noutros topicos aqui no forum, e ja estao a ajudar lá

Uma boa solucao poderá ser o tubo de ar comprimido (poliamida, salvo erro)
  2. Boas Mestre Dogma! E onde se arranja esse pex de 8mm por cá ?

UM agradecimento Grande :)
  3. Colocado por: DOGMA
    qualquer casa de materiais de canalização deve ter,os ditos grandes devem ter.

Porreiro. Nem preciso de 8mm, para mim 10mm ja deve dar.

Ha uma pequena zona no final que vai passar pelo exterior. Continuo com o tubo PEX , ou derivo para um tubo para uso exterior ?
    Ou enfio o pex dentro de outro tubo ??
  4. E em termos de curvatura, o pex pode dobrar sem problemas ?
  5. Colocado por: DOGMAPergunte ao Jorge santos...ele deve saber

Só agora li este pos...

Mas tem alguma duvida ?

Civismo

Coloque mas é um tubo por fora em Inox... Nem precisa de soldar !

Não estou a ver um tubo de pex com 10 mm fazer uma curva apertada . Existem tubos de rega que curvam muito bem, mas para se safar com 8 ou 10 mm ... não sei se vai dar para lavar as mãos...

Eu colocava um tubo por fora ! Não tenha medo de partir ou furar pois é a parte mais façil e faça logo as coisas como deve ser , se não o fizer agora irá fazer um dia !
  6. No caso em concreto não tenho hipotese , tenho mesmo que aproveitar o tubo de 16 existente !

Passo a explicar : Meti dois tubos de 16 , vinfos de uma zona central a irem até à caixa dos estores do primeiro quarto .
    A ideia seria num dos tubos passar um cabo de rede para um access point e outro cabo de 2x1mm para engenhocas com LED´s , e no outro tubo passar os fios de 4mm para o ar condicionado.
    O ar condicionado não apenas deste quarto , mas tambem dos dois quartos ao lado, uma vez que da caixa deste estore segue um tubo para a caixa do estore do quarto ao lado , do qual por sua vez segue para o ultimo quarto .
    A minha ideia seria colocar o aparelho do ar condicionado proximo da caixa dos estoros, ou muito proximo, para evitar fios e tubos.
    COmo a caixa tem muito espaço , passaria os tubos do ar condicionado para o exterior aqui por dentro.

Com isto de querer meter agua numa arrecadação no prédio , o unico caminho possivel que tenho da minha casa para lá é fazer chegar um tubo vindo dessa zona central até a esta caixa de estores , faze-lo sair para o exterior junto com os tubos do ar condicionado, e depois desce-lo escondido atras de uma caleira que esta mesmo ao lado desta caixa dos estores .

Ou seja, como isto envolve tubo de agua a passar pelo tecto do quarto e pela caixa de estore do quarto, é muito importante que o material seja duravel , pois não me apetecia nada ter uma inundação no tecto do quarto nos proximos 50 anos !!!!

A outra duvida é se faço seguir o tubo de PEX atras da caleira (talvez dentro de um tubo mais robusto), ou se na caixa dos esotoros mudo para um tipo de tubo mais robusto para exterior... penso que esta ultima será a melhor opção, no entao é importantissimo que a uniao entre os dois tubos seja perfeita, para nao haer fugas de agua!!

Ah, falta so dizer que dos dois tubos de 16, consegui meter os cabos de 4mm para o Ar condicionado + cabo CAT5E + 2x1mm , tudo num unico tubo, para ficar com o outro livre para o da agua
      IMG_6454_zps2ae97110.jpg
  7. Estive agora a experimentar a passar um cabo de fibra optica de 8mm, rijo como os cornos, no tal tubo que está livre . Passou na boa, o tubo é de 16, por isso com um bocado de sorte consigo la meter o PEX de 12 mm :)

Existem quickfittings para PEX de 12 para rosca de 1/2" , ou tem que ser cravado ?
  8. Colocado por: civismopor isso com um bocado de sorte consigo la meter o PEX de 12 mm :)

Se com essa puxar o pex ou pelo menos enfiar na ponta para o pex poder curvar é capaz de passar a curva que falou .

Retire o pdf no link que lhe mando por MP as peças que há e preços de PVP ... Está aí quase tudo o que é acessórios de todos os produtos... Não posse essa empresa com maior implementação no mercado a nível nacional !

Mandei outra MP com o catalogo geral, aí tem as fotos das peças !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  9. Impressao minha ou o forum anda meio deserto ?

De vez em quando venho ca espreitar e nunca ha novidades nos topicos...
  10. Boas já a muito que sigo o forum, mas agora tenho andado com mais atenção aos pormenores pois tenciono começar a projectar uma casa, um projecto para a vida.
    Quando tiver dados e opiniões suficientes abro um tópico para abrir a discussão na idealização e concessão da mesma a partir do projecto.

Estive a ver todos os posts deste tópico e uma coisa é certa, ninguém colocou um post com a resposta exacta a pergunta do Tópico
    Tinha esperança de o abrir e ver uma resposta concisa, com os detalhes, finalidades, especificações da tubagem, prós e contras e intervalos de preço de cada tipo de canalização.

Um aspecto que gosto nas coisas é serem concebidas a pensar no futuro, e algo que não consigo perceber em várias fotos que se vê por aqui e noutros sítios e vídeos é a instalação das tubagens e aparelhagens das canalizações!!
    Hipoteticamente se um tubo ficar danificado como é possível substitui-lo?
    Ou montam tudo tendo como certo que a canalização dura a vida de uma casa e não necessita de se pensar em substituir?

E da maneira que as instalações são feitas não deveriam quer fossem agua fria ou agua quente ficar "protegidas" do cimento quando são cimentadas?

Era interessante começar a falar-se nesse sentido, explicarem as coisas, tipo deve-se/esta escrito fazer assim ou assado mas faz-se desta ou de outra forma por conveniência, por relação custo/beneficio, por pancada do empreiteiro/dono da obra.

Agradecia que alguém me pudesse esclarecer.
  11. Colocado por: golfinho24Boas já a muito que sigo o forum, mas agora tenho andado com mais atenção aos pormenores pois tenciono começar a projectar uma casa, um projecto para a vida.
    Quando tiver dados e opiniões suficientes abro um tópico para abrir a discussão na idealização e concessão da mesma a partir do projecto.

Estive a ver todos os posts deste tópico e uma coisa é certa, ninguém colocou um post com a resposta exacta a pergunta do Tópico
    Tinha esperança de o abrir e ver uma resposta concisa, com os detalhes, finalidades, especificações da tubagem, prós e contras e intervalos de preço de cada tipo de canalização.

Um aspecto que gosto nas coisas é serem concebidas a pensar no futuro, e algo que não consigo perceber em várias fotos que se vê por aqui e noutros sítios e vídeos é a instalação das tubagens e aparelhagens das canalizações!!
    Hipoteticamente se um tubo ficar danificado como é possível substitui-lo?
    Ou montam tudo tendo como certo que a canalização dura a vida de uma casa e não necessita de se pensar em substituir?

E da maneira que as instalações são feitas não deveriam quer fossem agua fria ou agua quente ficar "protegidas" do cimento quando são cimentadas?

Era interessante começar a falar-se nesse sentido, explicarem as coisas, tipo deve-se/esta escrito fazer assim ou assado mas faz-se desta ou de outra forma por conveniência, por relação custo/beneficio, por pancada do empreiteiro/dono da obra.

Agradecia que alguém me pudesse esclarecer.

O que não falta por aí são casas com 50 anos em que os tubos nunca se danificaram.
  12. bem, nesse caso, que canalizações usar, qual a melhor??
  13. Digo eu que sou um mero opinador que talvez o melhor para si seja pex, pois assim se o algum tubo se danificar pode troca.lo com relativa facilidade
      ABAAAeh2UAF-2 (2).jpg
  14. e porque raio é que um tubo que supostamente tem garantias de 50 anos se pode danificar????
  15. a melhor tubagem é aquela com que o instalador esta habituado a trabalhar, não adianta comprar uma tubagem XPTO se depois ele vai fazer as mesmas asneiras que faz com o material corrente,

temos o caso do Nandogonca que comprou uma tubagem das melhores para depois o aplicador se fartar de estragar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Djdasa
  16. Colocado por: golfinho24que canalizações usar, qual a melhor??

Se existisse resposta para isso, usaríamos todos o mesmo e só existiria uma fábrica de tubos.
  17. tubo multicamada é o melhor pergunto eu?
  18. Colocado por: Alcidio Teixeiratubo multicamada é o melhor pergunto eu?

Colocado por: PicaretaSe existisse resposta para isso, usaríamos todos o mesmo e só existiria uma fábrica de tubos.
  19. nao ajudou em nada a sua resposta, pois isso todos nós sabemos..
    apenas gostaria de saber quais as suas vantagens e desvantagens em relaçao a outro tipo de canalizaçoes?
  20. Colocado por: Alcidio Teixeiratubo multicamada é o melhor pergunto eu?
    não, existem muito melhores por exemplo o aço inox com acessorios de cravar também em inox.

0.7840 seg. NEW