Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos,

Estou na fase final da construção da minha moradia.
    A casa tem uma cave com cerca de 3,5m abaixo da cota do nível térreo. Uma vez que é uma cave que vai ter um uso de habitação regular foi construído um poço, no exterior, ao nível da cave, com cerca de 2,5 de profundidade com o objectivo de reduzir o nível freático (recolhe as águas dos drenos) e com o objectivo de recolher algumas águas pluviais, nomeadamente do pátio ao nível da cave.
    Coloquei um sistema de bombagem da Efaflu, com duas electrobombas a trabalhar em alternância que escoam a água do poço para a rede camarária de águas pluviais. Até agora as bombas têm-se revelado muito eficazes, nunca permitindo que o nível do poço suba.
    A minha dúvida é a seguinte. Imaginemos que acontece uma tempestade e que a luz falha durante 2 ou 3 dias. Corro o risco de o nível do poço subir, transbordar e inundar a cave, com prejuízos avultadíssimos.
    Como posso evitar esse risco? Comprar 1 terceira bomba a diesel? Comprar um gerador?

Agradeço desde já.
      DSC_0661.JPG
  2.  # 2

Bom dia,

Na minha casa tenho um problema igual ao seu nas aguas do dreno e como fiz um wc na cave tenho outro poço das aguas sujas. Adicionalmente, também as àguas sujas da casa terão ser bombeadas para o sistema municipal porque apesar do alvara de loteamento da zona prever esgotos em todos os lotes, o meu não foi contemplado .... (Depois da casa pronta, vou reclamar!)

Com tudo isto vai ser um fartote para quem vende bombas e para mim uma conta de electriciade rechonchuda!!!

A solução de backup que me tem sido aconselhada é um gerador de arranque automatico com um sistema proprio para se desligar quando a electricidade "volte" e não queime os circuitos...O que me anda a assustar é a dimensão (preço) do gerador face ao número de bombas de que vou necessitar...

Tenho mesmo de reclamar, apesar já saber que não vai adiantar muito.

Espero que ajude.
  3.  # 3

Obrigado caro utilizador cargadetrabalhos.
    Esse gerador que fala é alimentado a diesel certo? Imagino que deverá estar colocado no exterior da casa. Pergunto se esse gerador quando accionado, isto é, quando há corte de corrente, alimenta apenas as bombas ou toda a casa.
    Tem alguma ideia do preço desse equipamento?

Aquilo que me tem passado pela cabeça, e que digo já que percebo pouco disto, é 1 de 3 soluções possíveis:
    1 - Colocar uma terceira bomba no poço, com o nível da bóia acima das que já lá estão, alimentada por uma energia diferente, que imagino que só haverá derivados do petróleo. Não sei se estas bombas podem ser submersas ou não.
    2 - Solução parecida com a que indica, isto é, um gerador, alimentado por uma fonte diferente da energia eléctrica, que accione automaticamente quando há falha de energia.
    3 - Um sistema de baterias (estilo as UPS's dos computadores) que mantenham a energia eléctrica do sistema de bombagem por um período considerável.

Não sei as implicações técnicas de qualquer destas opções, por isso peço ajuda.

Obrigado.
  4.  # 4

Atenção, Eu tb não percebo muito disto.

Alguns comentarios:

- Diesel ou gasolina,não decidi. È como nos carros, preço Vs consumos.
    - exterir claro, por causa dos fumos. Já arranjei um sitio, que penso ser funcional.
    - A capacidade depende do tamanho do gerador que quiser. Há geradores que alimentam hospitais. Pensei em alimentar as bombas e um circuito de iluminação d emergencia. Mas tudo depende da capacidade do gerador. (Nem sei se será este o termos técnico correcto).
    Preços, só os que vi nas lojas (200 a 1500 sem sistema de arranque/corte automatico).

Já comprei hoje uma bomba fraquinha de 20 euros para tirar a agua do poço que já acumulou com a chuva dos ultimos dias e que depois ficará para backup e tenho intenção de comprar outra mais potente para o mesmo efeito..

A solução de baterias tb poderá resultar para terá que arranjar bombas contínuas (não sei se existem) ou converter corrente continua para alternada. (não percebo, são só resquicios de electrotecnia).

Mais ninguém tem experiencia nisto??
  5.  # 5

Mais uma vez obrigado pelas suas dicas.
    Com arranque/corte automático tem ideia dos preços? Porque só com essa capacidade faz sentido adquirir um gerador na actual situação.
    Vou ver se consulto uma empresa especializada para me ajudar a decidir.
    Alguém mais pode dar uma dicas?
    Obrigado.
  6.  # 6

Boas
    Pelo que eu conheço uma situação dessas a que se refere do gerador insonorizado mais as respectivas ligações que tem que fazer não andam por menos de 2.000€.
    agora faça contas....

nessa zona quantas vezes já faltou a electricidade?
    Costuma viajar ou ausentar-se de casa frequentemente?

é que provalvelmente se quiser estar mais um pouco descansado compra uma moto-bomba a gasolina por 400/500 Euros e se ocorrer uma situação dessas é só coloca-la a trabalhar.... tira-lhe para aí + 15 m3/Hora.

è só mais uma ideia....
    Saudações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gugas
  7.  # 7

moto bomba... pode "mostrar" ?
  8.  # 8

Boas
    Tem vários modelos e várias marcas
    esta por exemplo é da Honda
    Saudações
      WX_15_HONDA.jpg
  9.  # 9

Colocado por: ribeirasnessa zona quantas vezes já faltou a electricidade?
    Costuma viajar ou ausentar-se de casa frequentemente?

Gostei particularmente deste comentário. Vou dar uma chave de casa aos familiares, e se for necessario vão lá a casa por a "bomba" a gasóleo a "bombar". Tb se for se a luz a baixo e ninguém estiver em casa, as sanitas não estão a despejar àgua.

contudo o gerador, tinha a vantagem de o frigorifico não descongelar, por exemplo.

Mas no meu caso, vou optar pela opção da bomba a gasoleo para já , apesar de ter deixado tubagens para um gerador e um dia mais tarde instalar um.

cumps
  10.  # 10

Boas
    Cargadetrabalhos
    a situação do gerador é sempre a melhor, mas o problema é que a maioria dos portugueses não tem capital...
    é o que os hospitais têm por exemplo sempre que existe problemas com a electricidade o gerador trabalha.
    Eu por exemplo tenho um gerador ( que comprei para outro efeito) e sempre que falta a luz é só ir buscá-lo e lá está ele a dar-me electricidade para a casa, também posso dizer que até á data só o liguei 3 vezes para esse efeito e já o tenho á 5 anos.
    Saudações
  11.  # 11

Colocado por: ribeirasa situação do gerador é sempre a melhor, mas o problema é que a maioria dos portugueses não tem capital...

Salvo rara excepções que constam em emails que circulam pelas nossas caixas de correio.

Cumps
  12.  # 12

a situação do gerador é sempre a melhor, mas o problema é que a maioria dos portugueses não tem capital...
    é o que os hospitais têm por exemplo sempre que existe problemas com a electricidade o gerador trabalha.
    Eu por exemplo tenho um gerador ( que comprei para outro efeito) e sempre que falta a luz é só ir buscá-lo e lá está ele a dar-me electricidade para a casa, também posso dizer que até á data só o liguei 3 vezes para esse efeito e já o tenho á 5 anos.

Não é que eu tenha grande capital, mas quero evitar de me endividar para reparar a cave, no caso de uma inundação. Prefiro gastar algum num gerador e nunca precisar dele do que poupar agora para ter que gastar em dobro no futuro.
    Pelo que tenho visto e perguntados a algumas pessoas, a solução do gerador parece-me ser a mais eficaz mas também a mais cara.
    Esses geradores são ruidosos?, isto é, podem incomodar os vizinhos quando estão a trabalhar?

Obrigado.
  13.  # 13

Boas
    Pelo que eu conheço existe dois tipos de geraldor, insonorizado e os normais.
    os insonorizados fazem pouco barulho, pouco incomodam - mais caros, não sei valores.
    os normais variam de modelo para modelo mas normalmente fazem barulho ( acima dos 70 db ).( pode sempre fazer uma pequena divisória e fazer um isolamento acústico, não se esqueça é de conduzir os gases para a rua).
    Pode consultar por exemplo um representante honda ou verificar aqui na net que obtêm mais informação.
    Saudações
  14.  # 14

Obrigado pelas dicas caro utilizador ribeiras.
    Alguém me sabe indicar uma empresa que venda geradores com variedade de oferta, que façam a indatalação e que me possam dar um orçamento?
    Obrigado.
  15.  # 15

Para os vezes que será preciso, apostava na solução da moto-bomba...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ribeiras
  16.  # 16

Bom dia,

O meu caso é semelhante ao seu.

Vou colocar um gerador , será colocado no exterior da casa e será a gasoleo.
    Agora não tenho aqui a definição, mas posso ver e depois afixo as carcateristicas do "bicho".
    O valor deste será na ordem dos 1.800€, irá alimentar as bombas e algumas zonas da casa, ainda não está definido mas quase de certeza serão os frigorificos e arcas.
    Arranca sozinho quando falta a luz, e desliga-se sozinho.
    Dá jeito, nunca sabemos quando falta a luz com os temporais e se não houver ninguém em casa , com as bombas desligadas podemos ter a surpresa alagada!
    Alice
  17.  # 17

E o gerador para proteger o gerador.
    E o gerador para proteger o gerador que protege o gerador. Idem, idem ...

Será que se justifica esse investimento, comparando ao eventual prejuízo que poderá nunca vir a ter?

Cmps
  18.  # 18

Colocado por: JCM | ARQE o gerador para proteger o gerador.
    E o gerador para proteger o gerador que protege o gerador. Idem, idem ...

Será que se justifica esse investimento, comparando ao eventual prejuízo que poderá nunca vir a ter?Cmps

Eu não corro o risco de fazer tal comparação, dai comprar o gerador :)
  19.  # 19

Boas
    Já agora gostava de saber para que é o seguro multiriscos da habitação que pagam e que inclui Inundações?
    Saudações
  20.  # 20

Boa tarde,

Colocado por: Alice GonçalvesVou colocar um gerador , será colocado no exterior da casa e será a gasoleo.
    Agora não tenho aqui a definição, mas posso ver e depois afixo as carcateristicas do "bicho".

Se colocar, tb agradeço!

Colocado por: JCM | ARQSerá que se justifica esse investimento, comparando ao eventual prejuízo que poderá nunca vir a ter?

E se tiver prejuizos?
    E se toda a carne/peixe, etc, que tiver no frigorífico se estragar por falta de electricidade?
    E se cair nas escadas porque faltou a electricidade e não vejo nada?

Parece-me uma daquelas situações que, cada um é que sabe da sua via...

Colocado por: ribeirasJá agora gostava de saber para que é o seguro multiriscos da habitação que pagam e que incluiInundações?

Não deve haver seguro que pague não ter uma inundação de detritos de WC's.... São os chamados detritos de m..a !

0.0207 seg. NEW