Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: pcedMas explique me uma coisa.
    Uma area de implantação 172m2, dá p/fazer uma casa de quantos m2? 110m2??
    Pode me esclarecer isto isto melhor?
    O meu objectivo era:
    Cave subterranea: garagem p/2 carros.
    R/C: cozinha, sala, 1 quarto com casa banho privativa, 1 escritório, 1 arrecadação e 1 Wc.
    1º andar: 3 quartos (1 dos quais com casa banho privativa), 1 WC, 1 arrecadação.
    Cumps


    Bem acho que ainda não ficou esclarecido.
    Área de implantação é o espaço que a moradia ocupada, nada de passeios, floreiras, etc, etc, só mesmo a casa a nível do piso do R/CHÃO, acho que não é difícil entender.
    maquete
    neste caso a implantação é pelo ponteado

    no seu caso hipoteticamente o ponteado pode ter 180m2., se lhe dão 180m2 de implantação para quê 2 pisos + cave??? acho que bem estudado consegue colocar todo o seu programa num piso térreo, note que um T3 com áreas normais anda pelos 110/130m2 ainda lhe sobram 50m2 para escritório; quarto e 2 I.S. e arrecadação; a cave não conta para estes números podendo ter a área da implantação e não tendo pé-direito superior a 2,40m, isto se não houver condicionantes... afastamentos, topografia do terreno... e se este permite ou não colocar todo o programa a um só piso, etc.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
    • kami
    • 15 agosto 2008

     # 42

    Boas

    O meu caso é semelhante... pois vou construir num terreno agricola e que tinha as seguintes condições para poder construir:
    - Terreno com o mínimo de 5000 m2
    - uma frente para estrada com o mínimo de 25 metros;
    - já não me lembro das percentagens correctas... mas lembro-me que por cada 5000 metros poderia ter uma área de implementação de 175 m2. Ou seja qt maio for a área maior a área e implementação...
    - No meu caso estes valores vão até um máximo de 400m2 de implementação+400 metros de construção.

    Quero alertar que no meu caso, no concelho de Soure... consideram que área a implementação é toda a área que a casa ocupa vista de cima... ou seja... aquele esquema/bricadeira colocada pelo Pedro não se aplica... pois no meu caso também... possuindo 175 metros de construção...´cada piso conta... ou seja... r/ch 100 m2+ 1º andar 100m2 está dentro da implantação mas já ultrapassa o limite de construção!!!

    Informe-se como a sua câmera interpreta o seu PDM...

    Cumps

    Kami
  2.  # 43

    Colocado por: kami

    Quero alertar que no meu caso, no concelho de Soure... consideram que área a implementação é toda a área que a casa ocupa vista de cima... ou seja... aquele esquema/bricadeira colocada pelo Pedro não se aplica... pois no meu caso também... possuindo 175 metros de construção...´cada piso conta... ou seja... r/ch 100 m2+ 1º andar 100m2 está dentro da implantação mas já ultrapassa o limite de construção!!!

    Kami


    Boa Tarde, a maioria das Câmaras pelo menos as da periferia de Lisboa não consideram alpendres como área de implantação:
    Citando:
    Área de implantação / ocupação - Valor, expresso em m2, do somatório das áreas resultantes da projecção no plano horizontal de todos os edifícios, incluindo anexos, e excluindo varandas e platibandas.
    Área de Implementação??? Não faço ideia do que seja..., é que fala em implementação e implantação... acho que queria dizer só implantação.
    Não compreendi..., claro que se coloca 100m2 no piso térreo e tem um limite de 175m2 como limite de área de construção total não pode colocar 100m2 no piso superior, mas pudera muitos terem um limite de área de construção total de 175,00m2, é só uma questão de trabalhar o projecto, não tem que fazer um paralelipípedo de 10x10x6, tem aí uma área muito boa para ser trabalhada.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
  3.  # 44

    Kami, sem querer confundir ainda mais, explique lá efectivamente o seu caso. Tem 175 m2 de implantação e de construção total qual é? é que uma vez fala de 175 de implantação e depois já fala de 175 de construção, em que é que ficamos?
    É que uma coisa não implica a outra, á que ver os indices de construção para cada zona e ai sim fazer as contas.
    • kami
    • 17 agosto 2008

     # 45

    Boas

    Os 175 foram só um exemplo... no meu caso em particular (terreno agricola a rondar os 9000 m2)... neste momento não tenho aqui os pormenores... mas sei que tenho cerca de 310m2 de construção (possíveis que podem ir até ao limite de 400 caso tenha mais terreno) + garagem e 400 de implantação (sempre foi implantação que quiz dizer... sorry)... e tenho um problema... pois a minha casa vai ter cerca de 280 m2 de construção (T4+1) e neste momento tem uma área de implantação maior do que a autorizada por causa das palas de sombreamento... que se fossem como eu desejava ocupavam uma área de cerca de 110 m2... ou seja, no meu caso estou com 280m2 (construção) + 45 m2 (garagem) + 110m2 (palas). Vou ter de cortar na garagem e nas palas... pq na camera de soure consideram as palas como implantação!!! :(:(:(:(

    Cumps

    Kami
  4.  # 46

    Kami, 110m2 de palas???, não há por aí um engano... se tens 280+45+110=435,00m2, que palas são essas que não consegues em 110,00m2 tirar 35,00m2? (lol),
    pede a quem te fez o projecto que refaça a cobertura de forma a que essas palas tenham menos 35,00m2. penso que seja a solução mais viável.
    Pois esse teu problema também é o sinal da confusão que anda por aí em relação a como considerar ou o que considerar para calcular determinados índices, cérceas, implantações e tudo o mais, cada Câmara tem parâmetros diferentes de avaliação para situações iguais, para que possa ver tenho feito alguns trabalhos para determinada Câmara em que se trabalha o piso superior em consola +1m e não é considerado como área de implantação nem como polígono inscrito no alvará.
    Cumprimentos
    Carlosmcd
  5.  # 47

    Pois é carlosmc... umas câmaras estipulam que a Area de Implantação é:
    A Projecção vertical do edificio sobre o solo.
    outras,
    A Projecção vertical do edificio sobre o solo, incluindo palas, beirados ou outras situações que, sem tocar no solo, se projectem até 50cm!!!.
    outras ainda,
    Apenas a área que toca efectivamente com o solo.


    Este portugal ... do cada um faz à sua maneira...confunde e induz em erros técnicos e donos de obra...É uma desorganização.
    Mas o mais grave é aquelas, em que é prejudicada a Area de construção/ Area de implantação e é necessário prever palas de ensombramento e afins, para melhorar o conforto térmico do edificio...
  6.  # 48

    As Cãmaras deviam ser todas obrigadas a respeitar a definição que está para as instruções de preenchimento do mod 1 do IMI, afinal de contas área de implantação como o próprio nome indica, é a área até onde o edifício está implantado. Ainda bem que o Jean Nouvell não trabalha com as nossas Câmaras pois só a pala do edifício dele em Lucerna tem quase o tamanho de um estádio de futebol.
    • pced
    • 18 agosto 2008

     # 49

    Carlos mcd, essa maquete tem quanto de área?

    Com uma area de implantação de 172 m2, será que consigo só num piso (R/C) fazer:

    Cozinha, sala, 4 quartos (2 dos quais com casa banho privativa), 1 escritório, 1 arrecadação e 2 Wc.

    Cumps
  7.  # 50

    dá e sobra!!! estava a brincar, é claro que depende das área que pretende; da topografia do terreno; etc..., essa maquete não é minha (lol), era apenas um exemplo;
    mas como aqui não está a incluir a área para a garagem, essa área dos 172,00m2 em princípio chegam para o que pretende!
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
    • pced
    • 18 agosto 2008

     # 51

    Carlosmcd,
    Eu nao falei na area da garagem, porque esta area de 172m2 nao chega para tudo.
    Por isso falei em subterranea. O que acha?
    Não posso fazer garagens , nem anexos perto da casa, em sitio que não é permitido construção, pois não?

    Cumps
  8.  # 52

    pois isso já não pode, se não é permitido, mas cave pode já que esta não conta como área de construção desde que não ultrapasse os 2,40m de pé-direito.
    • pced
    • 18 agosto 2008

     # 53

    Ok. Então a cave até dava para garagem grande, sem ser subterranea?

    Cumps
  9.  # 54

    Anónimo disse:
    Boa noite.

    [pub]O meu pai teve uma excelente experiência com o gabinete de arquitectura Solé Atelier. Eles fizeram um orçamento grátis para construção de moradia. O melhor é que acompanham o projecto até ao fim como este foi programado. O site é sole-atelier.pt, lá podes pedir um orçamento grátis ou qualquer tipo de informação, também gratuitamente, sobre construção e equipamentos de moradias. Respondem rapidamente e os seus projectos impressionam. Experimenta. Recomendo :)[/pub]

    Abraços.
    • kami
    • 19 agosto 2008

     # 55

    Boas

    Pois é... tenho muitas palas... mas por mais que tente não as quero retirar sob pena de perder aquilo que pretendo... ou seja... assegurar o sombreamento e evitar que o sol bata tipo estufa nos grandes vãos de vidro que vou ter... já consegui reduzir as palas na zona dos quartos que vão ser a nascente... essa pala vai ter apenas 1.20m de largura... pois vai servir sobretudo para a chuva não bater directamente nos vidros/estores! Não queria reduzir as palas de 3m e 2.5m a sul e poente na sala e cozinha... pois senão de verão aquilo pode transformar-se numa sauna!!!

    Em relação a isto:

    Pois é carlosmc... umas câmaras estipulam que a Area de Implantação é:
    A Projecção vertical do edificio sobre o solo.
    outras,
    A Projecção vertical do edificio sobre o solo, incluindo palas, beirados ou outras situações que, sem tocar no solo, se projectem até 50cm!!!.
    outras ainda,
    Apenas a área que toca efectivamente com o solo.


    Este portugal ... do cada um faz à sua maneira...confunde e induz em erros técnicos e donos de obra...É uma desorganização.
    Mas o mais grave é aquelas, em que é prejudicada a Area de construção/ Area de implantação e é necessário prever palas de ensombramento e afins, para melhorar o conforto térmico do edificio...


    e isto:

    As Cãmaras deviam ser todas obrigadas a respeitar a definição que está para as instruções de preenchimento do mod 1 do IMI, afinal de contas área de implantação como o próprio nome indica, é a área até onde o edifício está implantado. Ainda bem que o Jean Nouvell não trabalha com as nossas Câmaras pois só a pala do edifício dele em Lucerna tem quase o tamanho de um estádio de futebol.


    Concordo a 200%


    Cumps

    Kami
  10.  # 56

    Este Anónimo é fantástico consegue assumir 2 identidades diferentes à mesma hora e com ideias iguais..., recomendar o [pub]sole-ateleier[/pub].
    Tópico - Casa de Banho para Deficiente
    * Anónimo
    * CommentTime à 7 horas
    Anónimo disse:
    Boa noite.
    [pub]Se tem dúvidas vá ao site sole-atelier.pt, lá pode obter esse tipo de informação gratuitamente. Basta preencher o formulário.[/pub]
    Abraços.

    Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Boa noite.

    [pub]O meu pai teve uma excelente experiência com o gabinete de arquitectura Solé Atelier. Eles fizeram um orçamento grátis para construção de moradia. O melhor é que acompanham o projecto até ao fim como este foi programado. O site é sole-atelier.pt, lá podes pedir um orçamento grátis ou qualquer tipo de informação, também gratuitamente, sobre construção e equipamentos de moradias. Respondem rapidamente e os seus projectos impressionam. Experimenta. Recomendo :)[/pub]

    Abraços.


    Assuma que quer publicitar o seu gabinete e que ele é de excelência..., agora não nos atire areia para os olhos. Parece aqueles sites brasileiros com falsas recomendações
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
  11.  # 57

    Kami, se a função das palas é apenas o ensombramento e como diz ter grandes vão porque não a opção por outra solução que não as palas?
    tem por exemplo as chamadas pala brisa sol que são reguláveis..., existe de todo o tipo. E estas de certeza não contam como área de implantação, até porque podiam ser montadas após a vistoria final.
    pala brisa sol
    pala brisa sol
    pala brisa sol

    este é um caso extremo de grande vãos mas pode crer que em vãos de 3-4 metros passam despercebidas.
    Também depende dos gostos, há quem não goste dos "estendais" por cima das janelas, mas como disse dependendo do tipo de solução de fachada e normalmente em cores claras passam bem despercebidas, por vezes mais do que palas colocadas apenas com esse intuito de ensombramento.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
  12.  # 58

    Luis B.

    Boas ! Eu e a minha namorada estamos seriamente a pensar na construcção de uma moradia, ja temos uma ideia que o preço por m2 ronda entre os 600/650 euros. mas temos duas grandes duvidas ! era muito bom se alguma alma caridosa nos podesse ajudar :)

    1ª nós gostavamos de saber quanto custa mais ou menos o exterior da moradia, a contar com a construcção da piscina, sei que os valores dependem de muitas coisas, mas gostavamos apenas de ter uma ideia de quanto seria, e estamos a falar de um exterior de 300m2
    2ª Nós gostariamos de ter uma moradia com cerca de 220m2 e no espaço exterior ter cerca de 300m2 ou seja no total dava 500m2, ou seja para termos uma moradia assim basta comprarmos um terreno de 500 metros no minimo certo? se esse terreno for aprovado claro. ou temos de ter uma espécie de "margem" ? eu nao percebo muito bem.

    agradeço resposta, obrigado comprimentos. :)
    • pced
    • 19 agosto 2008

     # 59

    Carlosmcd, Ok. Então a cave até dava para garagem grande, sem ser subterranea?

    Cumps
  13.  # 60

    Eu acho que deves considerar colocar uma informação prévia à Câmara para que te digam exactamente se podes fazer isto ou aquilo, a Câmara é que te vai determinar se podes fazer o que pretendes, é fácil nós dizermos aqui que se pode fazer isto e aquilo..., mas chegas lá e "pimba" eles colocam afastamentos laterais de 10m e coisa do género. E assim lá se vai o teu belo projecto.

    Colocado por: pcedCarlosmcd, Ok. Então a cave até dava para garagem grande, sem ser subterranea?
    Cumps


    A Cave tem obviamente que ser subterrânea não vai colocar numa área plana ao nível do solo um compartimento e chamar-lhe cave, até que depois tinhas o problema das acessibilidades, normalmente não é permitido a entrada da habitação estar a um nível superior a 0,50m em relação à entrada do lote, tens que ter sempre a nível térreo os compartimentos obrigatórios que o DEC-LEI 163/06 determina.
    Cumprimentos
    Carlosmcd
 
0.0299 seg. NEW