Iniciar sessão ou registar-se
    • turnip
    • 10 outubro 2010 editado

     # 1

    Boa noite,


    Surgiu uma dúvida relativa ao RCCTE da nossa casa...no mesmo está descrito a utilização de estores em pvc pelo exterior, contu pretendemos colocar portadas interiores (não é a mesma coisa que vedaluz) e melhor o coeficiente termico do vidro exterior colocando um que seja baixo emissivo.

    No projecto de RCCTE também não foi considerado a instalação de AC, o que iremos fazer.


    Neste momento a eficiencia energetica está na letra B.


    Terei algum tipo de problema com a certificação energetica quando a obra tiver pronta ao efectuar estas alterações?



    Obrigado pela vossa ajuda
  1.  # 2

    boa noite

    Antes demais penso que a troca para portadas interiores não será a melhor em termos térmicos, mas também depende da arquitectura e de tem protecções solares... quanto ao vidro.. não será por ai que vá melhorar muito.. e o preço irá aumentar muito...

    Mas aqui o problema e mesmo a alterar para portadas... e posso lhe dizer que vai ter problemas se não cumprir o que está descrito na DCR, que passarão por ter de fazer um novo projecto térmico, nova dcr e depois o certificado final... claro que isto engloba custos...

    cumps
  2.  # 3

    Desde já obrigado pela resposta.

    DUrante o dia de hoje irei contactar o gabinete que efectuou o estudo.

    Obrigado
  3.  # 4

    Posso dizer-lhe que, à partida, e em termos de RCCTE, o impacto da alteração de estores exteriores para portadas interiores é peanuts. O coeficiente de transmissão térmica vai ser igual, de acordo com o ITE50 do LNEC e o factor solar vai ser um pouco superior. Só vai ter impacto real se o limite para as necessidades energéticas de verão já estiver à pele.
    Quanto ao A/C, se o projecto térmico não tiver previsto sistema de climatização, até vai melhorar o desempenho.
  4.  # 5

    Colocado por: AugstHillPosso dizer-lhe que, à partida, e em termos de RCCTE, o impacto da alteração de estores exteriores para portadas interiores é peanuts. O coeficiente de transmissão térmica vai ser igual, de acordo com o ITE50 do LNEC e o factor solar vai ser um pouco superior. Só vai ter impacto real se o limite para as necessidades energéticas de verão já estiver à pele.
    Quanto ao A/C, se o projecto térmico não tiver previsto sistema de climatização, até vai melhorar o desempenho.


    Agradeço desde já o seu comentário, contudo julgo que para esta alteração terá de se efectuar novo estudo RCCTE ou poderei avançar em obra com a alteração estores -> portadas interiores e posteriormente faz-se a "actualização" do projecto? Como funciona? O perito que efectuar a certificação vai ter em conta as melhorias térmicas implementadas para além das que estão em projecto? (colocação de AC, isolamento da alvenaria com 6cm em vez de 4cm que estão em projecto)
  5.  # 6

    Convém sempre que peça ao autor do projecto RCCTE que recalcule os valores, em função das alterações pretendidas, de forma a confirmar se mantém a conformidade regulamentar. Se precisa ou não de novo projecto, varia com a câmara e com o perito. De qualquer forma, antes do início da obra, deverá ter já contratado o perito que vai emitir o CE final (se essa câmara exigir), para que ele possa verificar o que está a ser implementado, e reflecti-lo no CE final.
  6.  # 7

    Mais esclarecedor não podia ter sido. Neste momento já contactei o Arq. que é o responsável pela gestão das especialidades para dar seguimento à alteração pretendida.

    Obrigado
  7.  # 8

    Boa Tarde,

    Para que o tópico fique completo, segundo o técnico responsável pelo RCCTE não haverá qualquer tipo de problema com a troca de estores exteriores por portadas interiores.

    Cptos,
 
0.0132 seg. NEW