Iniciar sessão ou registar-se
    • Ruijl
    • 10 outubro 2010 editado

     # 1

    boa noite,

    venho pedir a vossa ajuda, antes de ir reclamar com o revendedor e técnico teka num assunto em que sou leigo.

    adquiri faz perto de 1 ano equipamentos da teka, nos quais incluía uma placa indução ir641 e exaustor df90.
    mal foram instalados esses 2 equipamentos começaram os problemas. quando efectuava um cozinhado, o exaustor ao fim de um curto período de tempo, começava a pingar agua pelas grelhas e pela lateral das mesmas. contactei o vendedor dos equipamentos e enviou-me um técnico certificado da teka. o que me disse foi: o exaustor funciona plenamente, tem boa capacidade de aspiração (fez o teste com uma folha de papel), visto ter 2 curvas 90º para a saída terá que baixar o exaustor mais 10cms e ficará resolvido. no final pede-me 25e pela deslocação! mas pronto, se ficasse resolvido, menos mal.

    foi alterado como indicado por técnico da teka o espaço entre placa e exaustor (-10cms). melhorias, praticamente nulas. deixei passar o tempo de chuva e decidi fazer uma saída para o exterior (pensei: tenho uma sra com o mesmo aparelho com saída directa e não tem problemas, possivelmente será das curvas). houve uma pequena melhoria, mas quando efectuados cozinhados mais demorados e vaporosos, como é o caso das sopas, o exaustor pinga de novo.

    Alguém com caso similar e com solução? Será algo que estou a fazer mal? Normalmente até abro uma janela para haver mais circulação de ar.

    agradeço a vossa atenção.

    obrigado.
    • eu
    • 10 outubro 2010

     # 2

    Isso é normal em quase todos os exaustores. O vapor de água condensa nas partes metálicas do exaustor e depois começa a pingar.
  1.  # 3

    sim mas o facto é que ele pinga como se estivesse a chover torrencialmente. tenho vsarias pessoas com exaustores e ninguém com problema similar. Sim, alguns dizem que pinga mas quando metem uma maior velocidade de extração o problema é eliminado.
  2.  # 4

    Boa noite a todos, tenho precisamente o mesmo problema que o Ruijl, embora o meu exaustor seja da Balay, se alguém me poder ajudar agradeço.
    • eu
    • 16 novembro 2012

     # 5

    Não há ajuda possível, é a física a funcionar: vapor quente + metal frio = condensação.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, jorgealves, ultrahipermega, ramos1999
  3.  # 6

    Colocado por: euNão há ajuda possível, é a física a funcionar: vapor quente + metal frio = condensação.
    Concordam com este comentário:AlexMontenegro,jorgealves,ultrahipermega


    Juntamente com algumas curvas...
  4.  # 7

    Colocado por: AlexMontenegro

    Juntamente com algumas curvas...

    AlexMontenegro, pode especificar?
  5.  # 8

    ontem mal acabei de cozinhar umas batatas tive que por um pano por baixo do exaustor que aquilo parecia uma torneira!mas eu sei que é normal ,porque fui eu que fiz a instalação e ate tem uma saída excelente. o problema é mesmo que no momento da aspiração o exaustor vai aspirar vapor de agua fazendo com que o ar se separe da agua a meio caminho, devido ao peso da agua ser maior e logo entrando em contacto com outras gotas de agua começa a cair!nada mais simples mas existe varias soluções, mas são ideias minhas!por exemplo se se fizesse como nos termo acumuladores que tem um tubo de saída de esgoto mas neste caso seria uma curva de 45º na saída do exaustor com um buraco na queda na qual teria a ligação ao esgoto!mas bom é uma ideia!
    • dato
    • 3 fevereiro 2013

     # 9

    Colocado por: euNão há ajuda possível, é a física a funcionar: vapor quente + metal frio = condensação.
    Concordam com este comentário:AlexMontenegro,jorgealves,ultrahipermega,ramos1999


    pode sempre trocar o filtro metálico por um dos antigos de espuma..lol
  6.  # 10

    Experimente isolar o tubo de saída do exaustor se conseguir, isso deve-se á condensação no tubo de exaustão, se isolar o tubo minimiza a condensação.
    • eu
    • 6 fevereiro 2013

     # 11

    Por acaso, ainda nenhuma marca se lembrou de aquecer o exaustor com umas resistências? Seria uma solução para este problema...
    Concordam com este comentário: vulpes
  7.  # 12

    Colocado por: JancidoExperimente isolar o tubo de saída do exaustor se conseguir, isso deve-se á condensação no tubo de exaustão, se isolar o tubo minimiza a condensação.

    não me acredito nisso!ja reparou que se fosse ar quente dava-lhe razão mas neste caso é ar quente com vapor de água ou seja o propio vapor de agua ja tem a condensação incluida!

    Colocado por: euPor acaso, ainda nenhuma marca se lembrou de aquecer o exaustor com umas resistências? Seria uma solução para este problema...

    não estou a ver como? aquecendo o vapor de água ele vai fazer o mesmo ou seja vapor de água!
 
0.0165 seg. NEW