Iniciar sessão ou registar-se
    • CM81
    • 11 outubro 2010 editado

# 1

Muito bom dia,

Vou solicitar abertura do gás na minha casa, mas gostava que quem soubesse me esclarecesse algumas dúvidas, pois na minha antiga casa só após 3 inspecções, e depois de ter feito um buraco na cozinha para a saída do esquentador ser directa para a rua, consegui o gás aprovado...
    Nesta casa tenho a saída do exaustor e do esquentador juntas numa só, mas pelo que li parece que obrigam a ser separada, mas como vou colocar uma placa eléctrica, será que a ligação pode ficar assim? Ou terei que fazer na mesma a saída directa do esquentador para a rua, sendo obrigada a "esburacar" a cozinha como na outra habitação?
    Agradeço a quem me possa dar algumas luzes sobre isto, de forma a não ter outra vez uma despesa imensa em inspecções de gás...
    Muito obrigada.
  1.  # 2

Tudo depende da capacidade de exaustão da sua chaminé. Normalmente o problema é os gases do esquentador efectuarem retorno nas bifurcações mas só poderá saber após a inspecção. E não é obrigatório a condutas estarem separadas.
  2.  # 3

Convem é que se use uma acessorio em "T" , mas com angulo, para que o exaustor não mande o ar para a chaminé e este não dê a volta para o esquentado , podendo até apagar-lo, no minimo manda parte dos gases do esquentador de volta para a cozinha , e isso pode ser perigoso.

Colocado por: AlexMontenegroTudo depende da capacidade de exaustão da sua chaminé. Normalmente o problema é os gases do esquentador efectuarem retorno nas bifurcações mas só poderá saber após a inspecção. E não é obrigatório a condutas estarem separadas.
  3.  # 4

O acessório não é um T mas um Y
  4.  # 5

Ou isso !!! :)

Mas o que tenho nem é isso é mais um K sem a perna cima do lado direito!

O esquentador liga à perna inferior da esquerda e o exaustor a da direita! E a chamine em cima claro!!

Colocado por: AlexMontenegroO acessório não é um T mas um Y
    • CM81
    • 12 outubro 2010

# 6

Obrigada pelas informações. Julguei que era obrigatório ter as condutas separadas, mas sendo que não, vou optar por chamar a inspecção e ver o que me dizem.
    Pelo sim pelo não, comprei um esquentador ventilado pois andei a ler na net que facilitava a exaustão dos gases. Espero não ter feito nenhum gasto desnecessário com esta compra... A ver vamos.
    Obrigada.
  5.  # 7

Em princípio o facto de ser ventilado auxilia desde que a instalação esteja bem efectuada. Mas poderá ter sido desnecessário.
  6.  # 8

Por experiência, no caso da Gas de Lisboa, quando existe exaustor no fogão, o esquentador obrigatoriamente terá que ser ventilado, por isso optou pela solução correcta.
  7.  # 9

@pmtandrade, não sei onde ouviu essa mas garanto por experiência própria que o esquentador não tem de ser ventilado. Há um mês acabei uma obra com exaustor e esquentador (não ventilado) e não houve problema.
  8.  # 10

O esquentador não tem que ser ventilado, mas tal como se disse, ajuda e muito a uma deslocação a mais do tecnico e da outra segurança no que se refere aos gases e retornos ;)

Não foi nenhum gasto desnecessario porque é uma segurança extra.
  9.  # 11

Pois fiquei com essa impressão quando comprei, através do site da Gas de Lisboa, o equipamento, de qualquer forma, e como é dito aqui, a extracção forçada garante uma maior segurança. Obrigado.
    • CM81
    • 18 outubro 2010

# 12

Inspecção aprovada, segundo os senhores graças ao esquentador ventilado... Avisou-me logo que teria chumbado se assim não fosse.
    Obrigada.
  10.  # 13

Esta a ver... todos juntos, somos um espetaculo ;)
    • CM81
    • 20 outubro 2010

# 14

Por isso é que vim cá :)
  11.  # 15

12.  # 16

Eu não instalei esquentador ventilado e partilham a mesma saída de chemine e ninguém me reprovou a inspecção!
  13.  # 17

E funciona bem?
  14.  # 18

Colocado por: civismoE funciona bem?
    funciona normal e ate foi la a inspecçao do gás e testoutudo e disse que estava bom, mas penso que estou enganado que eu falo da mesma cheminé onde o tubo do exaustor e o do esquentador vão ter,são dois tubos que vão ter a mesma saída uma cheminé.ou estamos a falar de um so tubo?
  15.  # 19

Colocado por: MáquinaO esquentador não tem que ser ventilado, mas tal como se disse, ajuda e muito a uma deslocação a mais do tecnico e da outra segurança no que se refere aos gases e retornos ;)

Não foi nenhum gasto desnecessario porque é uma segurança extra.
    segurança extra não acredito,mas dor de cabeça a menos sim,,a minha mãe o dela basta um bocadinho de vento que o gás queimado volta para atras,resultado não é perigo nenhum porque o esquentador mete-se em segurança graças a sonda e para de trabalhar,mas é uma chatice é.

0.0192 seg. NEW