Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Como toda a gente já sabe, o mercado depende da lei de Oferta vs Procura. Neste momento existe muito mais oferta que procura e dentro da conjutura actual de crise mundial os proprietários de vários imóveis são forçados a vender muito mais barato do que compraram.
    Eu pergunto se essas atitudes serão salutares para o mercado imobiliário actual, visto que se por um lado os investidores esfregam as mãos de contentes por poderem comprar muito mais barato e no futuro (que se espera próximo) poderão vender mais caro obtendo boas margens de lucro. Por outro lado, para quem continua nas suas casas vê a sua vizinhaça com famílias duma classe inferior à sua (não quero ferir susceptibilidades. É só uma observação que faço) e que certamente irão ser o motivo para desvalorização da zona habitacional.

    Em paralelo temos a taxa Euribor a subir a um ritmo elevado e spreads já a rondar os 2%, o que deverá abrir caminho para o mercado de arrendamento. Mas aqui já teremos o problema dos "profissionais do arrendamento" que são pessoas que arrendam uma casa, pagam os primeiros meses e depois deixam de pagar e ficam a espera que sejam postos fora de casa por uma ordem judicial. Entretanto já viveram de borla por uns bons meses.

    Resumindo e concluindo:
    - Já não se consegue vender casas para recuperar o dinheiro investido;
    - Arrendar é um tiro no escuro. Se tiver sorte apanham-se pessoas sérias, caso contrário lá vem mais dores de cabeça:
    - Isto continua bom para os ricos

    E está aberto o mote para mais opiniões/observações/ideias/etc...
  2.  # 2

    Não se consegue vender para recuperar?

    Nunca esteve tão para isso, de facto. Conhecer minimamente o mercado, ter "olho" e sorte que também conta. E saber procurar e ter a sorte de encontrar um bom negocio.

    Comprar é agora. Ganha-se dinheiro é na compra. Foi sempre o que ouvi dizer. Compra barato, pode vender tambem barato, e ganhar já, algum.
  3.  # 3

    Alguns erros:
    Colocado por: vmontalvao...comprar muito mais barato e no futuro (que se espera próximo)
    Se considerar 2525 um futuro "próximo"... ;-)

    Por outro lado, para quem continua nas suas casas vê a sua vizinhaça com famílias duma classe inferior à sua (não quero ferir susceptibilidades. (...) irão ser o motivo para desvalorização da zona habitacional.
    Se os ricos não compram casas, quanto mais os pobres !

    Em paralelo temos a taxa Euribor a subir a um ritmo elevado e spreads já a rondar os 2%,..
    No que diz respeito à Euribor, está a 1% e espera-se que assim se mantenha durante todo o ano de 2011.
    No que toca ao spread, parece que vamos ter uma investida dos bancos dos países endinheirados...

    Mas é verdade que vamos ter um problema bicudo para resolver. Era bom é que fosse só neste ramo !
  4.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.Se considerar 2525 um futuro "próximo"... ;-)


    Pois, esta também é outra questão. Será que o mercado imobiliário alguma vez há-de recuperar?


    No que diz respeito à Euribor, está a 1% e espera-se que assim se mantenha durante todo o ano de 2011.


    Neste momento só a Euribor a 3 meses está abaixo dos 1%. Pessoalmente não estou a ver isto ficar por aqui. A ver vamos...
  5.  # 5

    Eu acho que as casas continuam demasiado caras embora me pareça que a inflacção comece logo nos terrenos pagos a preços de ouro.....
  6.  # 6

    Quando o dinheiro começar a faltar vai haver muita gente que não quis baixar 1000 para depois baixar 10000. Os valores que pedem ainda são na grande maioria exagerados, em muitas aldeias os preços dos terrenos subiram desproporcionalmente tudo por culpa das imobiliárias. Pois os donos entregavam o terreno à imobiliária para esta o vender, claro que fizeram o contrato e agora não se livram dele tão cedo, mas pedem valores exageradíssimos!

    Esperar para ver...
  7.  # 7

    Não há um fornecimento ilimitado de terrenos, portanto é natural que os preços tenham tendência a ser altos.
    Seria interessante que o mercado de arrendamento se dinamizasse, mas deveria haver uma ferramenta tipo "Lista negra dos inquilinos" em que um senhorio com o NIF pudesse consultar se aquele potencial inquilino tem ou teve problemas com arrendamentos num prazo de uns 3 a 5 anos. Não me refiro a coisas ligeiras, tipo um atraso no pagamento de uma renda, mas situações mais gravosas. Poderia funcionar tipo o feedback do Ebay, um inquilino cumpridor recebia feedback positivo e vice-versa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  8.  # 8

    O ponto de vista de Portugal é interessante pois eu também tenho a ideia de que as imobiliárias (des)controlam o mercado. Há uns anos atrás era a puxar para se vender mais caro, agora é o contrário e as pessoas (eu em particular) não sabem (alguma vez souberam?) o valor real das suas casas. Pelos vistos parece que compramos caro e agora temos que vender barato.

    A ideia do rjmsilva é excelente. Mas como pô-lo em prática? Por iniciativa particular? Utilizando um site? Fica a sugestão. Pode ser que alguém pegue na ideia :)
 
0.0137 seg. NEW