Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Em 1991 herdei um apartamento onde sempre vivi. Em 2005 vendi o apartamento e comprei um terreno para construção. Já construi uma moradia e declarei no IRS de 2007 o reenvestimento, como habitação própria e permanente. Agradecia se alguém me pudesse informar se tenho que pagar mais valias. Já falei com 2 repartições de finanças e cada uma disse coisas diferentes.Por azar a minha diz que como a casa que vendi foi herança não posso fazer o reenvestimento, ou seja, tenho que pagar mais valias. Obrigado
  2.  # 2

    Primeiramente, haver ou não lugar a pagamento de mais valias, com base em ser herança, é redondamente falso. Em que finanças lhe disseram isso??

    Se vendeu habitação propria e permanente, e adquiriu igualmente habitação propria e permanente , então, pode reinvestir. Mas lugar a pagamento, haverá SEMPRE. [pois o bem veio á sua posse APÓS 1989]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Celestina
  3.  # 3

    Parreira, obrigado pela informação. Foi na 2ª repartição de Almada que me disseram que tinha que pagar por ser herança, ao contrário do que uma colega minha de outra Repartição me tinha dito. Ainda esta semana um primo meu foi lá tratar de assuntos dele e pôs a questão e voltaram a dizer o mesmo, herança paga. Uma vez que reenvisti todo o dinheiro da venda e ainda contrai empréstimo não tenho que pagar, pois não? Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: CelestinaParreira, obrigado pela informação. Foi na 2ª repartição de Almada que me disseram que tinha que pagar por ser herança, ao contrário do que uma colega minha de outra Repartição me tinha dito. Ainda esta semana um primo meu foi lá tratar de assuntos dele e pôs a questão e voltaram a dizer o mesmo, herança paga. Uma vez que reenvisti todo o dinheiro da venda e ainda contrai empréstimo não tenho que pagar, pois não? Obrigado


    Como compreende, assim dito parece que não[tenha em atenção venda e compra de habitação propria e permanente, bem como prazo para o reinvestimento e valores declarados]. Mas o apuramento das mais valias, é um todo que é juntado á sua declaração de rendimentos. Por isso, apenas em posse de todos os dádos poderia dize-lo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Celestina
  5.  # 5

    Alguem sabe tudo o que pode ou não ser colocado como despesa com o Imóvel, para habatimento nas MAIS VALIAS ?
    Sei de algumas mas gostaria que complementassem sff.
    - Despesas de aquisição (Plantas, Registos Prediais, Escrituras, IMT, IMI).
    - Obras de remodelação nos ultimos 5 anos.
    - Despesas de Condominio.
    - Factura de venda por Mediadora Imobiliária.

    A minha duvida prende-se com as prestações pagas com o Crédito Habitação. Deste valor não deveria ser considerado como despesa o valor dos Juros pagos, que são neste caso , mais valia do Banco ?

    Ex: Imovel aquisição 2005 - 80000€
    Imovel venda 2009 - 92000€
    Total de Prestações pagas ao Banco - 24000€

    A meu ver aqui não há mais valias ... mas pelo que entendo , por Lei há 6000€ a acrescentar no IRS do vendedor.
  6.  # 6

    Anónimo disse:
    Boa tarde, em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns ao forum e aos forenses!! A minha questão é a seguinte, o meu avô faleceu á cerca de dois anos, deixando uma casa que na altura do seu falecimento foi avaliada em 120 000€. A minha mãe tem 2 irmãs e uma delas quer ficar com a casa. Fez-se uma nova avaliação e foi de cerca de 150 000€. Alguem me poderia responder qual o valor a pagar de mais valias que a minha mãe vai ter de pagar? Obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Boa tarde, em primeiro lugar gostaria de dar os parabéns ao forum e aos forenses!! A minha questão é a seguinte, o meu avô faleceu á cerca de dois anos, deixando uma casa que na altura do seu falecimento foi avaliada em 120 000€. A minha mãe tem 2 irmãs e uma delas quer ficar com a casa. Fez-se uma nova avaliação e foi de cerca de 150 000€. Alguem me poderia responder qual o valor a pagar de mais valias que a minha mãe vai ter de pagar? Obrigado


    Não temos dádos suficientes para responder.
  8.  # 8

    Anónimo disse:
    Que dados precisa?
  9.  # 9

    Colocado por: AnónimoAnónimo disse:
    Que dados precisa?


    Repare, que para lhe responder se paga ou nao mais valias, teriamos que ter aqui a sua declaração de IRS com TODOS os valores auferidos. A venda do imovel, é apenas um anexo que junta á declaração global.

    Da questão do imovel, precisariamos de saber ano em que veio á posse e respectivo valor,e depois tem que se ver que parte desse "bolo" cabe a quem vai comprar. Temos que saber também o valor pelo qual o bem vai ser declarado na escritura de venda,claro.
  10.  # 10

    Tinha uma casa que comprei em 1988 tendo, entretanto efectuado muitos melhoramentos, acabando por utilizar em 2002 a possibilidade que os bancos davam de poder comprar casa tendo 3 anos para vender a anterior.Em 2002 e utilizando essa facilidade, comprei a casa onde habito hoje com o devido pagamento ao Banco, quer das prestações da 1º quer dos juros do segundo empréstimo.Acabei por vender a 1ª casa em 2005 por 135000€ e nessa altura quer o Banco quero as finanças locais, me informaram que, como o investimento era directo não haveria lugar ao pagamento de mais valias já que era uma transição dentro do mesmo empréstimo e não uma venda.Efectivamente nunca houve o recebimento de verbas da minha parte já que todo o valor existente era directamente canalizado para o Banco. Neste momento as finanças querem cobrar as mais valias da diferença de uma venda que, existe mas que não tem lucros nenhuns.Para finalizar devo informa que o valor escriturado da compra da 1ª casa foi de, cerca de 25 800€.Que tenho que fazer para não ter que pagar as mais valias que, finalmente não existiram?
    •  
      FD
    • 5 dezembro 2008

     # 11

    Existe um prazo para o reinvestimento, o mais provável é que tenha ultrapassado esse prazo...
    De qualquer forma, declarou a venda e a compra no IRS?

    É injusto, mas os impostos estão cheios de injustiças...
  11.  # 12

    Este ano vendi por 300 mil euros um terreno que herdei dos meus pais em 2006.
    1- Para reuzir o IRS sobre as mais valias, qual o prazo para reinvestir o dinheiro numa habitação própria?
    2-Se pagar ao banco 68 mil euros referente divida da minha casa da habitação própria, quanto terei de pagar de IRS referente às mais valias ganhas com a venda do referido terreno?

    Agradecia que alguém me informasse sobre estas questões !!!
    •  
      FD
    • 9 dezembro 2008

     # 13

    O reinvestimento apenas é possível quando vende e compra habitação própria e permanente. Ou seja, o reinvestimento não se aplica a terrenos, nem a segundas casas, nem a casas arrendadas, etc...

    Mais uma vez, e se se desse ao trabalho de ler o que está apenas dez linhas acima:

    para lhe responder se paga ou nao mais valias, teriamos que ter aqui a sua declaração de IRS com TODOS os valores auferidos. A venda do imovel, é apenas um anexo que junta á declaração global
  12.  # 14

    Colocado por: VIRGILIO MARTINSEste ano vendi por 300 mil euros um terreno que herdei dos meus pais em 2006.
    1- Para reuzir o IRS sobre as mais valias, qual o prazo para reinvestir o dinheiro numa habitação própria?
    2-Se pagar ao banco 68 mil euros referente divida da minha casa da habitação própria, quanto terei de pagar de IRS referente às mais valias ganhas com a venda do referido terreno?

    Agradecia que alguém me informasse sobre estas questões !!!


    Vendeu um terreno. Se nesse terreno não tinha habitação propria e permanente,não há possibilidade de reinvestimento.

    (Não vi que já tinha sido respondido, e bem)
    • JATG
    • 2 janeiro 2009

     # 15

    Colocado por: RUI_BRAGANCAAlguem sabe tudo o que pode ou não ser colocado como despesa com o Imóvel, para habatimento nas MAIS VALIAS ?
    Sei de algumas mas gostaria que complementassem sff.
    - Despesas de aquisição (Plantas, Registos Prediais, Escrituras, IMT, IMI).
    - Obras de remodelação nos ultimos 5 anos.
    - Despesas de Condominio.
    - Factura de venda por Mediadora Imobiliária.


    Tenho uma dúvida em relação ao ponto - Obras de remodelação nos ultimos 5 anos.:
    Fiz umas obras de remodelação numa casa que herdei mas não recorri ao crédito bancário para obras de beneficiação. Fiz um crédito pessoal em meu nome e da minha esposa.
    Como vendi a casa onde morava e passei a morar na que herdei, será que posso justificar (devido a ter que declarar as mais valias) as obras que fiz através de uma crédito pessoal?

    Obrigado!
  13.  # 16

    Colocado por: JATG
    Colocado por: RUI_BRAGANCAAlguem sabe tudo o que pode ou não ser colocado como despesa com o Imóvel, para habatimento nas MAIS VALIAS ?
    Sei de algumas mas gostaria que complementassem sff.
    - Despesas de aquisição (Plantas, Registos Prediais, Escrituras, IMT, IMI).
    - Obras de remodelação nos ultimos 5 anos.
    - Despesas de Condominio.
    - Factura de venda por Mediadora Imobiliária.


    Tenho uma dúvida em relação ao ponto- Obras de remodelação nos ultimos 5 anos.:
    Fiz umas obras de remodelação numa casa que herdei mas não recorri ao crédito bancário para obras de beneficiação. Fiz um crédito pessoal em meu nome e da minha esposa.
    Como vendi a casa onde morava e passei a morar na que herdei, será que posso justificar (devido a ter que declarar as mais valias) as obras que fiz através de uma crédito pessoal?

    Obrigado!


    Se vendeu HPP e comprou HPP, pode reinvestir(atenção ao prazo). Se diz que passou a morar numa casa que herdou, não houve reinvestimento.Não comprou nenhuma HPP. Se quer referir, se pode abater ás mais valias, obras de beneficiação na habitação HPP que tem agora, desde que dentro do prazo (1 ano antes e 2 depois), sim pode. Agora de à 5 anos,não.
 
0.0189 seg. NEW