Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Caro vclemente, quer um serviço, já viu qual é o preço de mercado.
    Agora ou aceita, ou não!
    Se acha que eles ganham assim tanto, e que vão todos ficar ricos, força! Um curso, umas ferramentas e bora lá enriquecer!

    Mania tuga de que toda a gente ganha muito menos nós!
    Concordam com este comentário: XR2i, Shelby
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1234, tiyxu, scrosa
  2.  # 22

    Mania tuga de que toda a gente ganha muito menos nós!


    Não acho que seja mania, mas sim direito á indignação e opinião. Eu acho mal ter de ir pagar esta crise (opinião), mas vou fazê-lo em todos os sentidos...e certamente o vclemente acabará por entregar a obra a um profissional, apenas comentou que considerava os valores praticados um pouco altos.

    Tal como eu disse atrás, na minha opinião, acho 150€ por máquina (em três para montagem) um pouco caro, mas foi o que paguei (150€ cada) pelas minhas 4 máquinas. Não é um valor exorbitante, mas é provável que ande um pouco desajustado (embora cada caso é um caso) ás exigências (formação/tempo execução/etc) necessárias para desenvolver o trabalho.

    No fundo, numa obra destas, mais 100 menos 100, o que importa é que todos fiquem satisfeitos com o trabalho...mas podemos dar uma opinião...:-)

    Abraço, Pedro
  3.  # 23

    hehehe.....3 montagens por dia ,450 euros.Muito bem.... é com a Meo corta e prega .Chuta pra cá ó meu que sou do teu clube.Muitas destas instalações nem conductor de terra existe na instalação,esgotos de condensacão feitas com tubo anelado e alimentação eletrica com fio de candeeiro.E por fim o cliente tão contente da nova aquisição ,acaba por limpar a casa e dá gorjeta ainda por cima aos técnicos coitados que suaram tanto ao fazerem uma instalação á toca e foge.isso sim ...450 euros.....
  4.  # 24

    boa noite...

    vamos imaginar uma pequena empresa, com dois técnicos de frio, uma secretaria e o patrão... como muitas que há por ai..

    CUSTOS

    ordenados - técnico de frio 1 - 1200€ + (irs + seguran social + seguro) 450€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 1200)
    - tecnico frio 2 - 1000€ + (irs + seguran social + seguro) 400€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 1000)
    - secretária - 600€ + (irs + seguran social + seguro) 450€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 600)
    - patrão - 1200€ + (irs + seguran social + seguro) 450€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 1200)

    total anual - 77000 €

    carros - 2 carros ( 1 carrinha e um comercial) valor médio de 20 mil euros cada 1 com leasing a 4 anos...
    - leasing 500€ 500€ mes
    - gasoleo 200€ 200€ mes
    - manutençao (2) 500€ 500€ anual
    - seguros e impostos 600€ 600€ anual ( como e lesing tem de ser contra todos os riscos)

    total anual - 19000€

    escritorio - loja com armazem para o material

    renda - 600 €
    agua, luz, net, telefone fax etc - 200 €
    telemoveis (4) - 250€
    material expediente - 150€
    amortizaçoes computadores, secretarias - 500€
    publicidade - 50€
    contabilista - 250€
    outras despesas - 200€
    seguros loja e instalador - 1000€ anual
    alvara e certificados - 400€ anual
    formaçoes . 1500€ anual

    total anual - 29300€

    MATERIAL para as instalações,

    500.00€ por mês

    Total - 6000€



    total de custos anuais - 131030€ ( mas ainda deve aqui faltar itens que me esqueci....)

    RECEITAS

    partindo do principio que os homens são umas maquinas, e conseguem instalar 4 ar condicionados por dia, conando as deslocações etc... mesmo a 150€ por cada uma, eles trabalham apenas 10 meses, pois um estao de ferias e o outro e gasto em formaçoes, faltas, doença, feriados e mesmo assim nao chega um mes....

    10 meses x 22 dias uteis x 600 = 132000€

    RESUMINDO...

    os numeros não falham muito da realidade.... e certamente em muitos dias os 2 homens não vão conseguir colocar 4 unidades , ha dias em que vão ter de ir reparar garantias, explicar ao senhor como funciona o ar condicionado etc etc.... mesmo neste cenario perfeito os custos igualam as receitas....

    ou seja a empresa funcionava mas sem lucro.. e se acontece-se um percalsso ia para a falencia pois nao aguentava os custos que tem...

    as empresa que temos não fogem muito disto, sendo que apenas temos aqui de juntar uma parcela as receitas que é na instalaçao e venda do material, que assim sempre conseguem ir buscar mais algum dinheiro....

    150 euros parece muito, mas na pratica e pouco... pois certamente esses dois homens nunca consiguirao colocar 4 unidades por dia.... mantendo os critérios de qualidade necessários.

    vale a pena pensar nisto....

    cumps
  5.  # 25

    CUSTOS



    - gasóleo 200€ 200€ mês Discordo. Se os empregados só têm trabalho efectivo de 10 meses... os restantes 2 meses as viaturas estão paradas.

    telemóveis (4) - 250€ IDEM

    amortizações computadores, secretarias - 500€ Desde quando é que as amortizações/depreciações são custos reais? Servem para deduzir como despesa... mas entenda isso como um bónus! ;)
    contabilista - 250€
    Há contabilistas que auferem avenças elevadas.... adiante!



    RESUMINDO...

    os números não falham muito da realidade....
    Pois não...:)

    Não quero com isto dizer que os técnicos levam muito ou pouco... Não é isso que está em questão.. mas sim dados detalhados que não estão adequados à realidade.

    Melhores cumprimentos
  6.  # 26

    boa noite

    claro que os custos é mais ou menos, alem de não ser economista, nao lhe ia fazer um plano financeiro em 10 minutos...
    mas ate posso concordar com isso do gasoleo.. mas certamente ha umas viajens mais longe, portagens etc etc... mas chegando ao fim do mes nao deve sobrar muito,

    telemoveis 250 mes?? olhe que nao... nao e esqueça que tb tem o valor do telemovel mais as chamadas.... e la há um que cai ao chao e precisa de um novo...

    quanto as amortizações se calhar exprimi-me mal.. mas contabilizei digamos o material de escritório necessário para um escritório aberto e dividi por meses , tipo uma fotocopiadora, impresoras, computadores, secretarias, cadeiras, publicidade na montra etc etc

    acredite que as despesas nao fugirao muito disso....

    cumps
  7.  # 27

    CUSTOS

    ordenados - técnico de frio 1 - 1200€ + (irs + seguran social + seguro) 450€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 1200)
    - tecnico frio 2 - 1000€ + (irs + seguran social + seguro) 400€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 1000)
    - secretária - 600€ + (irs + seguran social + seguro) 450€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 600)
    - patrão - 1200€ + (irs + seguran social + seguro) 450€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 1200)


    O patrão ganha tanto como o técnico?...Técnicos de frio (empregados) a ganharem 1000/1200€?...será?...

    carros - 2 carros ( 1 carrinha e um comercial) valor médio de 20 mil euros cada 1 com leasing a 4 anos...
    - leasing 500€ 500€ mes
    - gasoleo 200€ 200€ mes
    - manutençao (2) 500€ 500€ anual
    - seguros e impostos 600€ 600€ anual ( como e lesing tem de ser contra todos os riscos)


    Por 350€/mês tem uma kangoo em renting...e com manutenção incluida...e basta dois comerciais, não é preciso nenhuma carrinha...

    escritorio - loja com armazem para o material

    renda - 600 €
    agua, luz, net, telefone fax etc - 200 €
    telemoveis (4) - 250€
    material expediente - 150€
    amortizaçoes computadores, secretarias - 500€
    publicidade - 50€
    contabilista - 250€
    outras despesas - 200€
    seguros loja e instalador - 1000€ anual
    alvara e certificados - 400€ anual
    formaçoes . 1500€ anual


    Mais uma vez, alguns exageros...então na formação/ano...Já é bom se houver uma inicial...

    Resumindo...na minha opinião a intervenção do costa3333 é pertinente, embora com alguns/muitos exageros nos exemplos e nas contas...mas de facto há muito a ter em conta. Seja como for, nesta area, há muitas pequenas empresas/trabs. independentes que têm muitos menos encargos do que os que refere, igualmente com bons profissionais, e que prestam igualmente um bom serviço...embora talvez com mercados distintos, mas mais indicadas para as instalações em vivendas particulares, que é o caso do vclemente...

    Abraço, Pedro
  8.  # 28

    claro que há valores que estão exagerados... não tenho nenhuma empresa desse género... por isso foi metendo valores...

    quanto aos carros, olhe que uma kanggo não chega.... nao se esqueça que tb tem de levar material....

    mas perceberam onde eu queria chegar... há muita coisa por trás que ninguém faz contas...

    1500€ de formação não e assim tão exagero,

    por ultimo era interessante ouvir alguém que tenha uma empresa deste género para ouvir o que tem a dizer...

    cumps
  9.  # 29

    e só para concluir... se exagerei nos custos... se calhar também exagerei nas receitas... 600€ diarios????? será.... não me parece..... mas enfim... somando e subtraindo o essencial esta explicado...lol

    cumsp
    • FLBN
    • 17 outubro 2010

     # 30

    viva!
    Eu tirei um cursso professional de electricidade nivel III (3) com equivalencia ao 12º ano que demorou 3 anos, tirei um cursso de canalizaçao que me custou 1000euros, tirei um cursso de climatização refrigeração (ar condicionados) que me custou 4 mil euros, trabalhei na siemens e no metro de lisboa como electricista ai o ordenado medio é de 1300 ou 1400 euros e chefes ganham cerca de 2500 euros, agora aventureime comprei uma carrinha comercial e trabalho por conta propia nas canalizaçoes, montagens de ar condicionados (levo 170 euros montagem), e intalaçoes electricas respondendo ao ao membro system32 que so disse barbaridades na inglaterra existe serralheiros a ganhar 5 mil e tal euros os trabalhadores sao mais valorizados do que os "dr's" os canudos a pessoa se nao tiver geito acaba a carregar paletes num super, e como os trabalhadores existe grandes artistas na construcção civil acho muito justo ganharem o mesmo os estudos nao querem dizer nada as pessoas que eu conheço com menos estudos e que vingam mais na vida douvos exemplo de um amigo meu que so tem o 9º ano trabalha nas fiscalizaçoes electricas ganha 3 mil euros e so trabalha 10 dias por mes, um antigo colega meu que tirou o meu cursso de electricista ficou a dar nos centros de formaçao aulas e no cenfic ganha 20 euros a hora a dar aulas limpa tbm 3 mil por mes o dono de uma empresa grande em portugal so tem a 4ª classe tem alguns 100 empregados incluindo advogados e engenheiros e nenhum lhe da a volta cada um nasce po que nasce todos somos importantes na sociedade agora ja juntei algum dinheiro e vou concretizar o meu sonho comprar uma bmw 530d nao sou dr mas sou trabalhador e nenhum com canudo e mais que eu
    Concordam com este comentário: JoaoARicardo
    • FLBN
    • 17 outubro 2010

     # 31

    ah e para nao falar dos curssos que tirei de domotica, energias renovaveis (master d), tranformadores ate 30 mil volts, automatismos fui eu que fiz a instalaçao do banco millenium bcp no colombo
    Concordam com este comentário: JoaoARicardo
  10.  # 32

    Colocado por: costa3333boa noite...

    vamos imaginar uma pequena empresa, com dois técnicos de frio, uma secretaria e o patrão... como muitas que há por ai..

    CUSTOS

    ordenados - técnico de frio 1 - 1200€ + (irs + seguran social + seguro) 450€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 1200)
    - tecnico frio 2 - 1000€ + (irs + seguran social + seguro) 400€ + ferias e subsidio natal ( 2 x 1000)


    Costa3333,

    Exagerados os números ou não concordo com a sua perspectiva, deixe-me só referir que a realidade que conheço no que toca aos vencimentos dos técnicos anda muito longe daquilo que refere. Em alguns casos os ordenados andam mesmo pela metade...
    Deixe-me também acrescentar mais duas coisas: por questões de sobrevivência nem todas as empresas se dedicam exclusivamente à climatização pois este mercado tende a ter variações sazonais (as vendas concentram-se em períodos de muito calor ou muito frio) e é necessário ter outras actividades que garantam as receitas. Além disso há que considerar que nem as vendas não são exclusivamente para particulares que pagam logo após a instalação, quando se trata de empresas são dados prazos para pagamento que por vezes se arrastam e em algumas vezes acaba por não haver lugar ao pagamento quer por falência das empresas ou por outras questões).
    Cada um falará das realidades que conhece que variam muito de sítio para sítio.
  11.  # 33

    Conheço várias pessoas que trabalham nessa área.. e posso lhe dizer que um técnico de frio ganha à volta desses valores... e repare o forista antes de si FLBN até falou em valores maiores...

    Agora a diferença está entre o que é um técnico de frio e um "biscateiro" do frio... desculpem a expressão....

    Um bom profissional... que tem várias formações anuais... que têm formação inicial adequada.. e principalmente que sabe o que está a fazer.. ganha esses valores ou até mais....

    Mas o mesmo se aplica a outras profissões... há pedreiros a ganhar 1500€ em Portugal... e encarregados que chegam aos 5000€ sem cursos superiores... mas com experiência e saber ...

    cumsp
    •  
      FD
    • 18 outubro 2010

     # 34

    Colocado por: FLBN

    Gaste alguns pontos finais que paga o mesmo. :)
  12.  # 35

    Colocado por: costa3333Conheço várias pessoas que trabalham nessa área.. e posso lhe dizer que um técnico de frio ganha à volta desses valores... e repare o forista antes de si FLBN até falou em valores maiores...

    Agora a diferença está entre o que é um técnico de frio e um "biscateiro" do frio... desculpem a expressão....

    Um bom profissional... que tem várias formações anuais... que têm formação inicial adequada.. e principalmente que sabe o que está a fazer.. ganha esses valores ou até mais....

    Mas o mesmo se aplica a outras profissões... há pedreiros a ganhar 1500€ em Portugal... e encarregados que chegam aos 5000€ sem cursos superiores... mas com experiência e saber ...

    cumsp


    Desculpe mas tenho que discordar. O meu marido é técnico qualificado e ganha bem menos do que referiu. Quem me ganhasse os valores que mencionou!
  13.  # 36

    1º Há que saber distinguir um mero trabalhador por conta de outrem, de um empresario.
    2º a cobrar 170€ por instalação , é natural que arranje dinheiro para o BM. Vamos ver é por quanto tempo cobra esses preços.
    3º Aqui não se trata de ser Doutor ou não, mas sim o facto de se querer investir na vida. Se o fez , optimo, mas ñão é o normal.
    4º Não tenho nada contra o facto de em todas as profissões poderer ter alguem extremamente bem pago. Tem é que valer isso. Não é a instalar ar condicionados a particulares (instalações faceis).
    5º Quanto ao que diz o "FLBN" se isso é verdade então claramente que não é meramente um tecnico de frio , mas sim o empresario, o que obviamente vale mais.
    6º Quanto às minhas barbaridades ditas, tambem gostava de viver em Ingraterra e ganhar x5 mais do que ganho aqui e a fazer a mesma coisa. Dizer Barbaridades, é fazer comparações destas!!!
    7º Quanto ao seu amigo das fiscalizações electricas, ele que agradeça ao Socrates que com tanta burocracia , projectos disto e daquilo, e fiscalização que não serve para nada, arranjou demasiados e muito bons empregos a muita gente. Mas será que servem para alguma coisa?? Duvido, não me parece que a construção tenha melhorado por isso. Até porque esses cursos rapidos que os credenciam são muitas vezes cursitos de treta, para formar à preça gente para preencher necessidades que ninguem realmente necessita.
    A culpa não será dele , é de quem criou estas condições.

    Quanto ao resto dos exemplos seguem a mesma linha, ou é gente que realmente fez pela vida (independentemente de ter curso superior ou não, ou vivem à custa do estado, ou seja À minha (nossa) custa, sem serem realmente uteis.

    Ésta é a sociedade em que vivemos.

    PS: Tenho um familiar que está a tirar uma licenciastura em engenharia do ambiente, vamos ver se não fica no desemprego, preterido por alguem com um desses cursitos da pressa !!

    Colocado por: FLBNviva!
    Eu tirei um cursso professional de electricidade nivel III (3) com equivalencia ao 12º ano que demorou 3 anos, tirei um cursso de canalizaçao que me custou 1000euros, tirei um cursso de climatização refrigeração (ar condicionados) que me custou 4 mil euros, trabalhei na siemens e no metro de lisboa como electricista ai o ordenado medio é de 1300 ou 1400 euros e chefes ganham cerca de 2500 euros, agora aventureime comprei uma carrinha comercial e trabalho por conta propia nas canalizaçoes, montagens de ar condicionados (levo 170 euros montagem), e intalaçoes electricas respondendo ao ao membro system32 que so disse barbaridades na inglaterra existe serralheiros a ganhar 5 mil e tal euros os trabalhadores sao mais valorizados do que os "dr's" os canudos a pessoa se nao tiver geito acaba a carregar paletes num super, e como os trabalhadores existe grandes artistas na construcção civil acho muito justo ganharem o mesmo os estudos nao querem dizer nada as pessoas que eu conheço com menos estudos e que vingam mais na vida douvos exemplo de um amigo meu que so tem o 9º ano trabalha nas fiscalizaçoes electricas ganha 3 mil euros e so trabalha 10 dias por mes, um antigo colega meu que tirou o meu cursso de electricista ficou a dar nos centros de formaçao aulas e no cenfic ganha 20 euros a hora a dar aulas limpa tbm 3 mil por mes o dono de uma empresa grande em portugal so tem a 4ª classe tem alguns 100 empregados incluindo advogados e engenheiros e nenhum lhe da a volta cada um nasce po que nasce todos somos importantes na sociedade agora ja juntei algum dinheiro e vou concretizar o meu sonho comprar uma bmw 530d nao sou dr mas sou trabalhador e nenhum com canudo e mais que eu
    • FLBN
    • 20 outubro 2010

     # 37

    bem é assim uma pessoa para se safar mais ou menos neste pais tem que ganhar em media 800 euros ou 900 euros.
    pois ai esta a diferença dos electricistas e "puxadores de cabo", e dos montadores de ares condicionados e os "biscateiros de ar condicionados".
    as emprezas ai que nao formam o pessoal, nao passaram de emprezas de vão de escada, acredito plenamente em formação mas 90 por cento dos profissionais que estao na nossa praça na area do frio, electricidade e canalizaçao nao tem carteira, o problema e dos curssos cada cursso professional fica a "nos" contyribuintes 20 mil euros mas maior parte dos alunos das escolas de curssos sao chungaria, ou entao so querem a escolaridade ninguem quer seguir a profissao porque quando saem dos curssos pagam muito mal e somos apenas ajudantes mas preferem os super eu para aprender andei um ano a trabalhar de borla so me pagavam o passe e hoje em dia sou um bom professional, esses pretos querem e a escola para as maes nao perderem os rendimentos. isto esta mal orientado a culpa e dos governantes.
    quanto aos preços que cobro e os preços que se cobra no mercado, ate agora tenho tido bastante trabalho graças a deus, mas por exemplo fui ao centro de emprego para me mandarem um ajudante podia ser velho novo, mulher quantos me apareceram, apareceraome 10 nenhum queria trabalhar.
    nao existe montagens faceis, existe montagens que eu tento sempre montar com o maior professionalismo.
    tanto que invisto em formaçao que agora vou outra vez tirar outra formaçao de ited e itur.
    quanto ao meu amigo ser fiscal, ele e fiscal mas e de uma empresa privada e fiscaliza bombas de gasolina e certifica tambem.
    os chulos sao os da edp e da certiel entao os da certiel so certificam com dinheiro a parte mas as fiscalizaçoes sao precizas na minha opiniao como sao precizas as formaçoes a fiscalizaçao e uma segurança para todos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: system32
  14.  # 38

    Colocado por: FLBNos chulos sao os da edp e da certiel entao os da certiel so certificam com dinheiro a parte mas as fiscalizaçoes sao precizas na minha opiniao como sao precizas as formaçoes a fiscalizaçao e uma segurança para todos


    Estou de acordo consigo, não faz sentido sermos obrigados a pagar uma certificação quando na maior parte dos casos nem existe vistoria para de facto se verificar se as instalações estão bem executadas. Não faz sentido ser exigido um projecto de ited e certificação da instalação quando o mesmo não ocorre com áreas de mais responsabilidade como é a electriciade...
  15.  # 39

    **
  16.  # 40

    Colocado por: J. Vilhenaestão obrigados a fornecer o contacto de 3 ou mais empresas instaladoras certificadas,
    pode informar qual e o decreto lei que corroba esta afirmacao.
 
0.0262 seg. NEW