Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Alguem de Coimbra já entregou na Camara do projecto ITED já aprovado pela PT Comunicações? Poderemos levar o projecto primeiro à PT à semelhança do que fazemos para as Aguas e gás?
  2.  # 2

Poder pode, mas a lei diz que já não é preciso
  3.  # 3

Mas a Camara depois não pede o parecer à PT Comunicações?
  4.  # 4

Não, agora é tudo à responsabilidade do técnico.
  5.  # 5

Colocado por: mirp27Mas a Camara depois não pede o parecer à PT Comunicações?

Por que haveria de pedir à PT e não à Artelecom, à Clix-Optimus e por aí adiante?
  6.  # 6

Não sei, por isso é que estava a perguntar.
  7.  # 7

Bom dia,

Já me infromei com a camara e já não pede parecer das telecomunicações.

Obrigado, já tenho tratado
  8.  # 8

De alguém que trabalha para a PT, essas caixas ITED sao uma aberraçao, nao têm espaco para se instalar nada adicional nelas (leia-se modems), e em muitas instalacoes MEO depois a porta da caixa ITED tem de ficar aberta.
    Essas caixas ITED começaram a ser usadas salvo erro no ano 2005, a MEO apareceu a meio de 2007, ainda assim o projecto MEO já existia na PT Inovacao ha largos anos, nao percebo até hoje como adoptaram caixas ITED tao pouco versáteis.
  9.  # 9

..é por isso que actualmente na ITED 2 existem as CATI, caixas de apoio, com as dimensões que o projectista entender... e que podem muito bem levar os modems pretendidos.

tudo passa por uma conversa com o projectista, de modo a explicar o que se pretende fazer na instalação, para que o projecto se adeque ao que o dono de obra efectivamente quer.

Eu, por exemplo, irei ter o ATI mas sei que os modems da MEO (ou outros) ficarão localizados noutro ponto, portanto, prescindo da CATI.
  10.  # 10

Mas a maioria desconhece esse problema. Dou como exemplo casas novas que estao a ser construidas no Montijo perto da A2, em que além de fazerem a caixa ITED mal feita sem espaco para o modem, depois ainda revestiram toda a parede de madeira. Agora imagina o que era instalar ali um modem, ficaria aquilo aberto como se fosse uma porta de madeira aberta. Muito mau e sao urbanizacoes novas.
    Deve haver muito boa gente neste forum a fazer projectos ou a concretiza-los sem estar atenta para esta situacao.
  11.  # 11

Esqueçam as caixas ITED, são completamente inúteis.
    Usem bastidores...
  12.  # 12

Boas,

A caixa ATI tem que ficar no hall de entrada (junto à porta principal) ou pode ficar numa zona técnica (exemplo, na cave)?
    E se optarmos por um bastidor? É que neste caso é quase impossivel colocar um bastidor num hall de entrada.
  13.  # 13

pode colocar onde quiser
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migabc
  14.  # 14

Tem a certeza?
    É que parece que me tinham dito que teria que ficarno hall de entrada. Agora não sei se era só o quadro electrico ou o ATI do ITED também.
    • eu
    • 13 março 2011

# 15

Colocado por: LuisPereiraEsqueçam as caixas ITED, são completamente inúteis.
    Usem bastidores...

Que exagero. Para um informática talvez sejam inapropriadas, mas para a grande maioria das pessoas servem perfeitamente. E até existem ATIs com switch Ethernet incorporado...
  15.  # 16

Colocado por: migabcTem a certeza?
    É que parece que me tinham dito que teria que ficarno hall de entrada. Agora não sei se era só o quadro electrico ou o ATI do ITED também.

Tenho, o ATI pode ser colocado em qualquer divisão.

Cpts
    kakai
  16.  # 17

Colocado por: kakai
    Tenho, o ATI pode ser colocado em qualquer divisão.

Cpts
    kakai

Obrigado.
    Uma vez que no meu projecto o ATI vem indicado no hall de entrada, se o mudar para outro local tenho que apresentar novo projecto?

Já agora, e o quadro eléctrico? Tb pode estar noutro local? Ou este tem que estar obrigatoriamente no hall de entrada?
  17.  # 18

Colocado por: migabc

Obrigado.
    Uma vez que no meu projecto o ATI vem indicado no hall de entrada, se o mudar para outro local tenho que apresentar novo projecto?

Já agora, e o quadro eléctrico? Tb pode estar noutro local? Ou este tem que estar obrigatoriamente no hall de entrada?

sempre se pode colocar uma caixa de ITED normal e dpois uma pequena derivação para um armário maior onde coloque o switch e afins!!!!
  18.  # 19

Pode colocar o ATI em qq lado desde que facilmente acessível.
    O QE é recomendado que esteja próximo de locais de entrada, ou zona facilmente acessível (o que tem lógica porque é por causa de em caso de emergência os serviços de socorro não andarem "ás aranhas" á procura do quadro...)

O novo DL do ITED contempla a colocação de uma caixa anexa ao ATI, denominada CATI (Caixa de apoio ao ATI) justametne para lá poderem ser colocados os switch ou routers em anexo.
    Essa caixa CATI pode ter uma dimensão variável, sendo normalmente igual ao ATI por efeitos estéticos.

Caso mude o ATI de local deverá fazer um novo projecto ITED, rectificativo, pois como a instalação é em estrela a partir do ATI, se este muda de local, também mudam o s cálculos iniciais do projecto...
  19.  # 20

Colocado por: migabc

A minha casa tem R/C e Cave.
    Posso colocar o QE na cave (zona técnica)?
    Trata-se de uma zona facilmente acessível e com acesso inclusívé pelo exterior.

0.0188 seg. NEW