Iniciar sessão ou registar-se
    • kami
    • 8 agosto 2008

     # 1

    Boas

    Vou iniciar construção em principio para o ano que vem... mas gostava de ter uma ideia dos preços por m2...
    Já li imensos posts (o fórum praticamente todo) sobre isto e em todos referem que o valor aproximado será entre 650 a 750 euros o m2 para ter alguma qualidade nos acabamentos... mas em todos eles fiquei com algumas dúvidas:

    Estes 650-750 euros implicam muros e arranjos exteriores ou apenas casa?

    No meu caso tenho também uma dúvida... a minha casa irá ser de construção térrea, de estilo moderno e vai ter uma configuração tipo X. Ou seja... não é uma casa quadrada... o que já me prepara para encarecer mais a obra pois vai ter mais paredes e bastantes janelas!

    A minha dúvida prende-se com o preço para as diferentes partes da casa... ou seja... eu não quero acreditar que a média de todas as partes da casa fiquem em 750 euros... pq se ficarem... mais vale nem começar a fazer casa pq não vou conseguir pagar um empréstimo tão grande!

    No meu caso a casa vai ser moderna e vai ter bastantes palas sombreadoras, que vão ser uma extensão do telhado plano... A minha casa não sendo pequena... penso que não será nada de gigante pois vai ter menos de 290 m2 em zona habitável divididos por 4 quartos + escritório + sala + cozinha com ilha + casa máquinas + lavandaria, depois vai ter mais cerca de 50 m2 para garagem e depois tem as ditas "palas de sombreamento" com cerca de 120 m2 que vão desde palas de 1.20 a 3 metros de largura!

    Podem por favor indicar-me os preços médios m2 para:

    - Zona habitável
    - Garagem
    - Palas/varandas térreas
    - Muros
    - Cx de ar com 1.2 metros

    Devo informar ainda que o terreno é plano pelo que o desaterro será apenas para a cx de ar pois não vou ter cave!


    Obrigado e Cumps

    Kami
    • zeus
    • 8 agosto 2008

     # 2

    os preços que eu tenho ouvido falar tambem andam na ordem desses valores. para os arranjos exteriores ,muros,garagens etc, o valor está salvo erro, pelos 350 euros. compreendo o seu problema, só para a casa precisaria de 220 000 euros mais coisa menos coisa. tambem 290 m2 não será assim tão pequena hehe! no meu caso fui obrigado a reduzir substancialmente as areas. no seu caso já tem o projecto aprovado? isso seria um problema...
    a parte da caixa de ar tambem gostava de saber preços na media para isso, se alguem souber responder....
    •  
      FD
    • 8 agosto 2008 editado

     # 3

    Aqui vou entrar no campo do Paulo... depois de o ler muitas e diversas vezes. :)

    As coisas nunca são tão simplistas. Construir uma casa não é construir um lego, compra-se a caixa e constrói-se. A média dos 750€ é isso mesmo, uma média, que só serve para satisfazer quem precisa dessa informação. Tem em conta que há coisas mais baratas e coisas mais caras de construir, em termos práticos a validade é quase nula. Se fosse assim tão básico, o Paulo estava desempregado... :D

    Ou seja, é muito complicado dizer que determinada construção vai custar X com base no preço por m2, existem muitas e demasiadas variáveis que tornam quase impossível definir com relativa exactidão esse valor.

    Para a coisa ser bem feita, tem que se saber quais são os materiais, as técnicas construtivas, o custo da mão de obra, as necessidades temporais, o tipo de adjudicação, os custos inerentes à construção mas que não se inserem na construção propriamente dita (licenças, projectos, ramais de água, luz, movimentação de terras, etc.).

    Já leram isto? https://forumdacasa.com/discussion/1325/prestacao-de-servicos-medicoes-e-orcamentos/
    Para quem gasta 100.000€, o valor pedido pode ser justificado plenamente com a poupança conseguida. ;)

    Mas se se quiserem aventurar: http://spreadsheets.google.com/pub?key=pNG6fPelLPmVLuDQ2jKeCCA&output=xls
    Abram o ficheiro e depois digam qualquer coisa... :D
  1.  # 4

    Kami

    Faço-lhe a pergunta que fiz em privado a um membro do Fórum às tantas da noite:

    O que quer que lhe diga? O que quer ouvir ou o que precisa de ouvir? São coisas bem diferentes e já reparei que a maioria da pessoas, quer na realidade, ouvir o que quer, não o que precisa.

    Dependo da área do terreno, o valor final de uma construção de um moradia anda no 1000€/m2, porque como muito bem reparou (e desconfio que muita gente o não fez), o valor médio de construção é para a construção da moradia, ficando os arranjos exteriores, os muros, as vedações, os portões, etc, de fora. Mas como não quero ser desmancha sonhos, vai-se dizendo a verdade, mas não toda a verdade.

    Mais logo respondo ás suas perguntas, que agora apareceu uma pequena emergência.

    E bolas, só agora é que pergunta isso? depois de uma data de dinheiro gasto?

    Cumps
  2.  # 5

    Discussão interessante.... Gostava de deixar uma pergunta:
    Se a opção for recorrer a sistema contrutivo de painel de betão pré-fabricado, o preço por m2 tb ronda os €1000? ou ésignificativamente mais barato e este valor é para construção em alvenaria ?
    Alguem me sabe dizer como eles trabalham? É que liguei para lá e só me facultaram a informação de que só mediante o projecto arquitectura era possível fornecer esses elementos....
    • zeus
    • 8 agosto 2008

     # 6

    Candida vejo que está a estudar varias alternativas de construçao, deixo-lhe aqui mais uma: "Light Steel Framing"
    faça uma pesquisa sobre isso. é sempre bom termos varias alternativas. existe um topico sobre esse metodo de construçao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: candida
    • kami
    • 8 agosto 2008

     # 7

    Boas

    Sim... só agora é que estou a ficar mais preocupado com isso.... pois o inicio está cada vez mais perto... e também porque a irmã da minha mulher fez uma casa recentemente (acabou à 2 anos) com 3 pisos de cerca de 100 m2 cada, ou seja... em área habitável é maior do que a minha... e como estava a dizer tem uma área de cerca de 300 m2 dividida por 3 pisos e gastou chave na mão 150000 euros (mas teve orçamentos de 200000)! E eu pensei que a minha no fundo vai ter apenas a mais que ela as palas sombreadoras... e pensava que fazia a festa por cerca de 225000 euros no máximo... ou seja.. fazendo as proporções já estava a aumentar 50% a mais do que ela gastou e a minha casa não é 50% maior do que a dela... mesmo com as palas!
    Mas agora lendo estes 750 euros... a minha casa ia para valores a rondar os 330000 euros... o que é incomportável para mim... :(
  3.  # 8

    Obrigado Zeus, vou pesquisar sim
    depois deixo a minha opinião
    Obrigado
  4.  # 9

    estive a ver....efectivamente ja conheço, apos pesquisa claro está....e pensei para a recupreção ampliação da casa ja existente...acho que me ficará mto mais acessível em termos de custos...talvez n me entenda o que digo....lancei uma discussão sobre turismo de natureza e é nesse contexto que pretendo talvez usar este metodo construtivo...ainda nada decidido...tenho de aprofundar bem o assunto
  5.  # 10

    Candida

    Já existe um tópico sobre moradias pré fabricadas em betão, que penso ser aquilo que procura, mas não tenho ideia nenhuma dos preços e da forma de trabalhar, embora pela experiência que tenho de sistemas alternativos de construção, há que ter imenso cuidado cm as contas de sumir, porque pareceu-me sempre que muitos custos desaparecem algures durante as apresentações.

    Colocado por: FDAqui vou entrar no campo do Paulo... depois de o ler muitas e diversas vezes.

    Isto será um elogio?

    KAMI
    Colocado por: kamiNo meu caso tenho também uma dúvida... a minha casa irá ser de construção térrea, de estilo moderno e vai ter uma configuração tipo X. Ou seja... não é uma casa quadrada... o que já me prepara para encarecer mais a obra pois vai ter mais paredes e bastantes janelas!

    Bom, aqui já se está responder a si mesmo

    Colocado por: kami
    - Zona habitável

    Como valor de referência considere 750€/m2

    Colocado por: kami- Garagem

    Existe a convicção generalizada de que uma cave, é mais barata porque não têm revestimentos, mas a diferença de preço não á grande, porque precisa de pelo menos, rebocar e pintar paredes e tectos, executar um massame de fundação com acabamento talochado ou revestir a mosaico, tem um portão com motorização eléctrica, há-de ter uma ou duas janelas exteriores, etc, etc e uma cobertura, pelo que para não ser mauzinho considere 550€ a 600€/m2.

    Colocado por: kami
    - Muros

    Aqui não há valores m2, mas preço por ml de vedação e depende imenso daquilo que aplicar. Existem milhentas vedações no mercado, mas se consideramos uma vedação com quadrados de 200x50mm e varão de 5mm, custa 68€/ml e eu tenho 40% de desconto. Como ainda terá de executar um lintel em betão para assentamento, o ml de vedação em rede custar-lhe-á na casa dos 85€.
    Mas como disse vedações existem para todos os gostos e bolsas, donde pode considerar este valor com cuidado.

    Se quiser um muro tradicional em alvenaria rebocado sem vedação e com fundação, custar-lhe-á 70€/ml
    Um portão de entrada pequeno custa 500€
    Um portão com motorização custa 1500€ a 2000€ se não entrar em loucuras

    Colocado por: kami
    - Palas/varandas térreas

    Presumo que esteja a falar do espaço em redor da casa, mas se for para uma solução baratinha, com massame de fundação e revestimento a cantaria barata pode considerar 35€+ 60€, mas aqui ficam de fora, escadas, muretes etc etc. Pelo que á confiança consideraria uns 200€/m2

    Colocado por: kami
    - Cx de ar com 1.2 metros

    Aqui não invente, tem uma excelente solução em blocos sanitários, onde existe uma solução que permite alturas até 1.5m (acho eu), mas este valor estará incluido no preço de construção da moradia. Mas não conheço valores para aquela solução.

    Mas isto são tudo valores que estão todos certos e todos errados, porque os rácios existem para nós verificarmos orçamentos, não para os fazer, isto é, após executar um orçamento, vamos verificar quanto é que o valor se afasta do rácio e tentamos perceber porquê, se existe razão para isso ou não.

    Aquilo que mais me incomoda, é deixarem os processo chegaram ao ponto de não retorno, para se fazer estas contas, as quais deveriam ser feitas na altura do ante projecto, para balizar logo, aquilo que se pode fazer ou não. E se agora não se puder fazer? Quando um projecto de arquitectura vai para a câmara, já deveria ter um orçamento em condições, porque a arquitecto não pode apenas olhar para a sua obra de arte.

    Estou neste momento a trabalhar num processo de concepção / construção para a reabilitação de um monumento com um arquitecto, que foi escolhido, porque sabe que as soluções que vai propor terão de ser aprovadas financeiramente, senão nem vale a pena, porque se estamos limitados a um valor ou o cumprimos ou perdemos o concurso. Se ele começar a fazer o projecto antes das soluções serem aprovadas, arrisca-se a trabalhar para aquecer, porque vai receber o mesmo. Era assim que os projectos deveriam ser feitos, sabendo o dinheiro que há para gastar e fazer o projecto de acordo com esse valor, nunca o contrário

    Cumps
  6.  # 11

    É verdade Paulo Correia, antes de o projecto de arquitectura estar acabado e pronto a entrar na Câmara para licenciamento temos de ter um percepção real do custo total.
    É isso que estou a fazer em conjunto com a arquitecta vamos discutindo tdo para que aja a noção real e dentro dos parâmetros disponíveis em termos financeiros senão pode acontecer que seja o motivo para o barco ficar com a proa mergulhada....e não se pretende isso, nem pensar.
    Já são mtas horas de pesquisa, e posso dizer que o dossier já está bem grande. :0))
  7.  # 12

    ups!!!!! haja a noção real...detesto qdo isto me acontece........
    •  
      FD
    • 8 agosto 2008

     # 13

    Colocado por: PauloCorreia
    Isto será um elogio?

    Claro que é. Não vê lá o smilie? :\
    Se não fosse o Paulo a explicar as coisas, eu pelo menos, continuaria a falar em valor médio. Depois do Paulo mostrar e bem como é que tudo funciona, dá para perceber que essa coisa de valor médio é mais ou menos como as promessas dos políticos, pouco vale.

    Mas já não é o primeiro a perguntar isso, tenho que rever melhor o que escrevo para ver se consigo ser mais claro e não induzir ninguém em erro...
    • kami
    • 8 agosto 2008

     # 14

    Presumo que esteja a falar do espaço em redor da casa, mas se for para uma solução baratinha, com massame de fundação e revestimento a cantaria barata pode considerar 35€+ 60€, mas aqui ficam de fora, escadas, muretes etc etc. Pelo que á confiança consideraria uns 200€/m2


    Em relação a isto refiro-me a palas no verdadeiro sentido... ou seja... a projecção do telhado que vai desde 1.20m nas palas mais pequenas até 3m nas maiores... ou seja aquilo que vai proteger as janelas do sol directo! Neste caso estas palas, incluindo as de 3m não vão levar pilares nenhuns... vai ficar tudo suspenso!

    Esses 200 euros/m2 referia-se a isto?

    Já agora sabe qt fica uma pintura a branco de uma casa em mão de obra por dentro e por fora?

    Cumps

    Kami
  8.  # 15

    Colocado por: kami
    Em relação a isto refiro-me a palas no verdadeiro sentido... ou seja... a projecção do telhado que vai desde 1.20m nas palas mais pequenas até 3m nas maiores... ou seja aquilo que vai proteger as janelas do sol directo! Neste caso estas palas, incluindo as de 3m não vão levar pilares nenhuns... vai ficar tudo suspenso!
    Esses 200 euros/m2 referia-se a isto?

    Não. Aquilo que está a falar são palas de ensombramento e eu estaria a falar de terraços térreos. Se forem feitas em betão, é um valor que não terá grande expressão nesta fase de cálculos, dado estarem integradas no projecto de estrutura. Terá é de separar as áreas e a forma de cálculo a partir da área de construção:
    Estrutura: 250€/m2 x (área de construção + área de palas)
    Acabamentos: 500€/m2 x área de construção.

    Uma pala com 3m? Se o engenheiro for daqueles que mete números nos programas de cálculo e chuta desenhos, vai sair um bunker, com os consequentes custos, cuidado com esses dinheiros. Uns tirantes á platibanda podem poupar muito (dinheiro)


    Colocado por: kami
    Já agora sabe qt fica uma pintura a branco de uma casa em mão de obra por dentro e por fora?

    Resposta: Não faço a menor ideia, porque não tenho elementos para calcular o que quer que seja. Área a pintar, tipo e qualidade de tintas, qualidade do acabamento.

    A diferença entre o branco e cor não é relevante em termos de orçamento, porque orçamentamos sempre a cor. Para os vendedores de tintas, apenas o RAL 9010 é branco, tudo o resto é considerado cor, mesmo que sejam variações de brancos. O branco deve ser das piores cores para se usar no interior, ao menos o branco sujo (RAL 9001) que dependendo das marcas, é um creme muito muito clarinho e que dá uma sensação envolvente diferente da agressividade do branco. No exterior é necessário ter cuidado com algumas cores, porque não se conseguem manter durante muito tempo, tipo azuis fortes e amarelos.

    Cumps
    • kami
    • 9 agosto 2008

     # 16

    Boas

    Pois... o branco foi estupidez minha... é lógico que a cor não interfere no custo da mão de obra... apenas interfere no custo da tinta....lol
    Mas já agora e tendo perfeito conhecimento que não posso extrapolar para o meu caso nem para nenhum dos que lêm este fórum... tem conhecimento de algum cliente seu que tenha uma casa com cerca de 400 m2 de qt pagou ao pintor fora as tintas?
    Ando com a mania de se calhar pintar eu a minha casa... pois já pintei algumas divisões de um apartamento em estuque, e também divisões com reboco tradicional... e até ficaram bem.... acho eu! Pelo menos mais cuidados do que eu tenho a isolar antes de pintar... dúvido que algum pintor os tenha... e assim tentava poupar algum dinheiro... pois tenho ideia... se calhar errada que para mão de obra em pintura devo gastar perto de 5000 euros... ou estou a exagerar e os pintores são mais baratos?

    Cumps

    Kami
  9.  # 17

    Agora vai levar na cabeça

    Se tivesse olhado para o orçamento que lhe disponibilizei e que até têm aqui o link mais acima, teria reparado que por acaso a vivenda tipo têm essa área e têm lá os valores descriminados no capitulo das pinturas. Se não entender, eu explico como se lê. Isto é para seu próprio bem, porque se não aprender a ler aquele tipo de documentos, mais vale comprar uma casa já feita.

    Mas não de deve esquecer que a empreitada de pinturas, inclui mais do que pinturas em paredes e tectos. Não se está esquecer dos envernizamentos e pinturas a tinta de esmalte em madeiras e ferro?

    É que paredes e tectos até eu pinto, se for com tinta de água ou plástica, se for com esmaltes aquosos ou membranas, já não se pinta tão facilmente, porque se no primeiro caso (tintas plásticas), basta molhar e esticar rolo, no segundo (esmaltes aquosos e membranas) se o fizer só faz asneira. Existem pintores e pintoras (não me refiro ás mulheres).

    A questão dos isolamentos, da forma como a põe, é muito grave, pelo que lhe está subjacente. Supostamente, você há-de ter um projecto, do qual fará parte um caderno de encargos ou umas CTE, onde os esquemas de pintura deverão estar definidos. Estão, não estão?

    Se estiver, estará definido qual o isolamento, primário ou sub-capas para cada tipo de pinturas, assim como os diversos tipos de tinta a aplicar, por tipo de superfície, interior e exterior. Existem imensos tipos de tintas e cada uma tem campos de aplicação próprios e uma excelente tinta mal escolhida....
    Se isto estiver tudo no projecto, você ou o seu responsável técnicos, só terão de fiscalizar e o que está a ser feito cumpre as especificações.

    Mas se nada disto estiver definido, você está lixado, porque tudo o resto estará na mesma. Será você a escolher os materiais e a verificar as incompatibilidades entre eles, os campos de aplicação, etc?

    Cumps
 
0.0191 seg. NEW