Iniciar sessão ou registar-se
    • CaS
    • 13 outubro 2010 editado

# 1

Boa tarde,

Vou construir uma moradia, ando na fase de pedir orçamentos, como estamos a entrar no Inverno, não existe consenso entre construir no Inverno ou construir com tempo seco uns dizem que é melhor agora, pois o cimento não raxa tanto outros nem por isso e dizem que é claramente na Primavera/Verão.
    Afinal é possível construir no inverno e as fundações ficarem bem feitas ou não?
    Construir no inverno carece mais custos para o dono da obra?
    Obrigado
  1.  # 2

Uma moradia pode levar 9 meses a um ano a construir.
    A não ser que PARE a obra quando o clima não lhe estiver a agradar, vai apanhar com todas as estações do ano.

Se, por um lado , é uma chatice iniciar a obra com lama pelo joelho, também não é agradável estar a meio da obra (a impermeabilizar varandas) debaixo de chuva, ou no final da obra, a pintar paredes ou a envernizar pavimentos com nevoeiro...

O ideal seria fazer toda a obra na Primavera. :-)

Portanto, eu não me preocuparia demasiado com isso.
    Mas eu - como construtor - preferiria iniciar as escavações e as fundações e estrutura na Primavera para já ter a obra "fechada" no Inverno.
  2.  # 3

Colocado por: Luis K. W.Uma moradia pode levar 9 meses a um ano a construir.

Mas eu - como construtor - preferiria iniciar as escavações e as fundações e estrutura na Primavera para já ter a obra "fechada" no Inverno.

Nem mais.

O clima está moderado para a cura do betão, mas também para se poder trabalhar à vontade, sem ter as chatices das grandes chuvadas.
    Quando chegar ao fim da obra, perto dos 9 a 12 meses, nessa altura anda acabar o interior (fase de acabamentos). Muitas vezes estes não gostam de muitas humidades.
  3.  # 4

Colocado por: CaSBoa tarde,

Vou construir uma moradia, ando na fase de pedir orçamentos, como estamos a entrar no Inverno, não existe consenso entre construir no Inverno ou construir com tempo seco uns dizem que é melhor agora, pois o cimento não raxa tanto outros nem por isso e dizem que é claramente na Primavera/Verão.
    Afinal é possível construir no inverno e as fundações ficarem bem feitas ou não?
    Construir no inverno carece mais custos para o dono da obra?
    Obrigado

Boa noite
    Não existe orçamentos para inverno e para verão.
    Dependendo das condições locais, eu preferia realizar a obra neste período. No verão, as temperaturas provocam a diminuição do tempo de trabalhabilidade dos materiais. A evaporação rápida provoca fissuração e acelera a retracção do betão. No inverno, e com temperaturas superiores a 5º C, o processo é mais lento mas tem os seus benefícios.
    Claro que se a obra se localizar em zonas alagadiças ou argilosas, interessa executar as fundações o mais rápido possível. Com um bom planeamento é fácil.

Na Inglaterra chove quase todo o ano e eles não param as construções!!!

Cmps
  4.  # 5

No verão nunca! Só o que gasta em mines dá-lhe para mais 2 banheiras de hidomassagem
    :)))
  5.  # 6

Eheheh.

As que se vêm, fora as escondidas!!!
    • CaS
    • 13 outubro 2010

# 7

Por ser no inverno, não é pior para as fundações?
    Passo a explicar a implantação das fundações vai ser executada em "estacas" o terreno tem bastante agua, com uma inclinação de 5%, foi efectuado estudo geológico no qual se verificou que existe terreno "fixe" a cerca de 2,5 metros de profundidade
  6.  # 8

Estacas como? Com o bed-rock apenas a 2,5m de profundidade? A não ser que a obra tenha uma quantidade considerável de estacas, só o custo de deslocação do equipamento é qualquer coisa. Há soluções mais económicas, mas se o projecto de estabilidade já definiu a solução à que cumprir.

Cmps
    • CaS
    • 13 outubro 2010

# 9

2,5 profundidade do fixe, não é da estacaria
    Excerto do proj. estabilidade
    "estacas moldadas in situ de secção circular - diametro 500 mm- em betaão armado........ estas estacas são encabeçadas por maciços de fundação em betão armado "
  7.  # 10

Ok. Assim parece-me mais razoável.
    Força à peça.

Cmps
  8.  # 11

Colocado por: zedasilvaNo verão nunca! Só o que gasta em mines dá-lhe para mais 2 banheiras de hidomassagem
    :)))

pois por esse motivo no verão não..

mas também agora chove no verão e dá sol no inverno.. que temos é de arranjar técnicas de construção que se adaptem a meteorologia...

cumps
  9.  # 12

Colocado por: CaS
    "estacas moldadas in situ de secção circular - diametro 500 mm- em betaão armado........ estas estacas são encabeçadas por maciços de fundação em betão armado "

Ø50cm para uma moradia? têm a certeza? Com o fixe a 2.50m fazia uma cave. Cada estaca deve ficar baratinha, deve.

Se cada uma tiver 3.50m x 150€/ml x 20 estacas + 5000€ (não sei se chega) para deslocação do equipamento, + corte da cabeça de cada estaca. Não deve ficar abaixo dos 20.000€. Via isso com mais cuidado
  10.  # 13

Colocado por: PauloCorreiaØ50cm para uma moradia? têm a certeza? Com o fixe a 2.50m fazia uma cave.

Paulo,
    Parece-me que os senhores projectistas estão com medo que a cave se transforme em piscina coberta... :-)
  11.  # 14

Com o bed-rock apenas a 2,5m de profundidade?

bed-rock?

Com o fixe a 2.50m fazia uma cave

fixe?

alguém me ajuda no dicionário de construção civil? :)

cumps
  12.  # 15

electrao

Está a brincar, não está?

"bed-rock" é um termo técnico da engenharia que quer dizer substracto firme.

Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  13.  # 16

Está a brincar, não está?

não. Acha que na eng. de telecomunicações e electrónica nos falam sobre substracto de solos? se fosse do substracto das placas impressas (PCB), ainda vá lá :)

cumps
  14.  # 17

Ok, ok.

Quando tiver umas duvidas sobre electrotecnia, já sei a quem perguntar.

Cmps
  15.  # 18

tá a ver um dos problemas que tenho sempre... a maioria das pessoas só conhece a electrotecnia. Na universidade são distinguidas como Fortes para Electrotecnia e Fracas para a electrónica. Esta última não é tão divulgada/conhecida.... está mais ligada ao ramo de telecomunicações.

cumps
  16.  # 19

Embora saindo um pouco do tema:
    Quer dizer que não está habilitado a trabalhos de AT e vice-versa? Está habilitado a realizar projectos de baixa tensão? Ou só mesmo ITED, Domótica, etc?
    Desconhecia essa divisão do curso. Pensei que até ao 3º ano eram comuns e depois os dois anos seguintes se especializavam.

Cmps
  17.  # 20

Está habilitado a realizar projectos de baixa tensão? Ou só mesmo ITED, Domótica, etc?

não, isso é só quem paga as cotas à Ordem dos Engenheiros. :)

Cumps

0.0195 seg. NEW