Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos. Esta é a primeira vez que venho aqui, mas pareceu-me uma boa solução para colocar uma dúvida, e talvez obter a resposta mais correta.

    Tenho estado com algumas reparações em minha casa, e descobri que por cima do tecto em pladur só tenho soalho em tábuas corridas e acima deste, estão logo as telhas. Já me sugeriram colocar lã de rocha para isolar do calor e do frio, pois ao que parece, é como se neste momento estivesse em contacto directo com a rua através do telhado. Será mesmo a lã de rocha a melhor solução qualidade/preço? também já ouvi falar de um plástico qualquer que poderá ser adicionado abaixo da lã de rocha ou até mesmo em cima, e ainda ensanduichar a lã. Fará algum sentido? Se eu quiser aproveitar o espaço entre as tábuas e as telhas para fazer um sotão, fará algum sentido forrar com lá aquilo que viria a ser o chão do sotão?

    Agradeço todas as opiniões, mesmo que as minhas dúvidas pareçam ridículas, mas é que no que toca a construção, sou um nabo! :D

    Obrigado!
    • M.O
    • 14 outubro 2010

     # 2

    la de rocha so lhe vai melhorar a acustica, o melhor é aplicar poliestireno extrudido mais conhecido por "roofmate/hallmate/floormate"
  2.  # 3

    Colocado por: M.Ola de rocha so lhe vai melhorar a acustica

    Então agora a lã de rocha não é um isolante térmico??
    É sim senhor:
    Valor declarado de Condutibilidade Térmica: (D: 0,038 W / mK
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/PN_30___PK_30___PA_30_Sotecnisol.pdf
    • M.O
    • 14 outubro 2010

     # 4

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Então agora a lã de rocha não é um isolante térmico??
    É sim senhor:
    Valor declarado de Condutibilidade Térmica: (D: 0,038 W / mK
    http://www.sotecnisol.pt/upload/conteudo/PN_30___PK_30___PA_30_Sotecnisol.pdf


    Tem razão mas se o "outronuno" que melhorar significativamente os aspectos termicos, certamente que o poliestireno extrudido é melhor que a la de rocha.
    • kami
    • 14 outubro 2010

     # 5

    Boas

    Lã de rocha é boa termicamente sim senhor! A meu ver só tem um contrazito... é que tem de estar completamente estanque... e duvido que um tecto falso seja estanque... pelo menos no local dos focos vai deixando cair poeira... que é cancerigena.

    Cumps
  3.  # 6

    Colocado por: M.OTem razão mas se o "outronuno" que melhorar significativamente os aspectos termicos, certamente que o poliestireno extrudido é melhor que a la de rocha.

    Quer explicar porque?
    Quando a difrença de condutibilidade é relativamente pequena, porque é que o XPS é significativamente melhor?
    Até porque para colocar num tecto falso já executado, a lã de rocha tem uma facilidade de colocação que o xps não tem...
    Ou seja, pelo mesmo preço (custo do material e aplicação), acha que consegue comprar um isolamento térmico mais eficiente com a lâ de rocha ou com o XPS? ;)
  4.  # 7

    É bom saber que há mais do que uma boa solução para resolver a minha questão, mesmo que isso dificulte a escolha :D

    Mas a aplicação, tanto de um material como do outro, é que me está a por nervorso. No caso do Roofmate, parece-me que as placas são colocadas logo abaixo das telhas, o que significa, que teria de levantar todo o telhado, colocar o roofmate e de novo colocar as telhas uma a uma. E a colocoar a lã ou o floormate logo acima das tábuas que criam o tal chão para o sotão, fico com a dúvida se é necessário mais algum material por baixo ou por cima do material, pois não sei se irei ter passagem de poeiras para o pladur que é o meu tecto.

    Maior é o stresse, porque se começa a chuver a sério e por longos períodos de tempo, torna-se dificíl esta obra. (Penso eu)

    Se alguém já experimentou colocar um ou outro material, pode partilhar de que forma o fez?

    Segue aqui também um boneco para ilustrar a minha situação, pode ser que ajude.

    Mais uma vez agradeço a todos.
      Casa_Telhado.jpg
    •  
      alv
    • 14 outubro 2010

     # 8

    Vivam!

    Sem entrar em discuções, para as quais já dei, cá está mais um caso típico de um tecto falso sem isolamento térmico que teria melhorado muito o comportamento térmico do espaço útil abaixo do tecto.

    Sem entrar em discussões, sem comentar algumas barbaridades lidas, remetendo para outros post's deste fórum, recomendar-lhe-ia, se tivesse em tempo a manta de lã de vidro entre o tecto e o soalho, mas parece ser tarde porque já está feito, por isso feito está.

    Assim tem uma solução "simples", sugestão minha, e apenas isso: Colocar um novo tecto falso, desta vez sob a cobertura e assim, se colocar isolamento (e eu insisto na MLV) que já não me atrevo a discutir qual, aproveitará e faz o isolamento térmico do espaço do sótão, tornando-o, eventualmente em espaço útil, porventura até habitável, caso tenha condições para isso.

    Fiz parte.
  5.  # 9

    Colocado por: kamique é cancerigena.

    Mas será que alguém me consiga comprovar cientificamente isto!
    Até agora para mim a lã de rocha ser cancerígena é simplesmente um mito.
    Digam se estou enganado. a sério digam se fazem favor, mas expliquem.

    A algum tempo era a lã de vidro agora é a lã de rocha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo18072022A
  6.  # 10

    boas
    e verdade e cancerígena se comem muita
    faz mal ao estômago
  7.  # 11

    Colocado por: rodolfoboas
    e verdade e cancerígena se comem muita
    faz mal ao estômago

    Eheheheh
  8.  # 12

    A lã de rocha se não estiver em contacto com o ar respirado,é tão cancerigeno como qualquer outro produto.Claro que há sempre fundamentalistas.
 
0.0177 seg. NEW