Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

O vidro planitherm é o vidro INTERIOR, a capa metálica, película, ou protecção (como lhe queiram chamar) fica virada para o exterior (ou seja fica no interior da câmara do vidro)

Isto corresponde ponto por ponto com a informação técnica do fabricante e com o ilustrado no #120 (ilustração do fabricante). Parece-me que não faz sentido continuar a especular acerca do assunto...
  2.  # 122

Colocado por: dutilleulIsto corresponde ponto por ponto com a informação técnica do fabricante e com o ilustrado no #120 (ilustração do fabricante). Parece-me que não faz sentido continuar a especular acerca do assunto...

Claro...
    O planitherm deve ser apenas colocado na face 3 e não da 2 como interpretam.
  3.  # 123

.
  4.  # 124

Boas

Como se costuma dizer que uma imagem vale por mil palavras:

Mas só quando a imagem é a apropriada.
    Sugiro a alguns dos que aqui comentam que se informem um pouco melhor sobre capas de baixa emissividade: diferentes tipos, composições (variação do teor em prata, etc), objectivos e ... posições. Ou podem ler o que asc_ escreveu.

cumps
    José Cardoso
    Concordam com este comentário: PMMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: asc_
  5.  # 125

Colocado por: j cardosoBoas

Sugiro a alguns dos que aqui comentam que se informem um pouco melhor sobre capas de baixa emissividade: diferentes tipos, composições (variação do teor em prata, etc), objectivos e ... posições. Ou podem ler o queasc_escreveu.

cumps
    José Cardoso

Ólha-me outro...parece que o control solar passou a baixa emissividade.
  6.  # 126

Colocado por: Jorge RochaO planitherm deve ser apenas colocado na face 3 e não da 2 como interpretam.

Ó Jorge Rocha, que parte do que diz no site não percebeu??
    "A capa PLANITHERM fica sempre no interior do vidro dulpo, seja na face 2 ou 3"
  7.  # 127

Colocado por: Pedro Azevedo78"A capa PLANITHERM fica sempre no interior do vidro dulpo, seja na face 2 ou 3"

Mas onde?
    Mostre lá em concreto que ainda não vi.
  8.  # 128

Sugiro a alguns dos que aqui comentam que se informem um pouco melhor sobre capas de baixa emissividade: diferentes tipos, composições (variação do teor em prata, etc), objectivos e ... posições. Ou podem ler o que asc_ escreveu.

cumps
    José Cardoso

Caro José Cardoso,
    eu aqui não comento nada porque do assunto nada entendo e a ilustração que reproduzi não está fora de contexto. Limitei-me a consultar o documento linkado pelo Pedro Azevedo 78 que em lugar nenhum contem a frase que ele pretende citar e foi desse documento que reproduzi a ilustração. O que o documento diz é: “The coating is generally placed on face 3 though it is possible to place the coating on face 2 without affecting the U-value.” É parecido com o que ele escreve mas não é a mesma coisa.Quanto ao resto, para dizer a verdade, falece-me a vontade de dar atenção a comentários que revelam deselegância – para não dizer alguma falta de maneiras – precisamente para com as pessoas que neste assunto mais ajudam quem aqui busca auxílio, independentemente da distância a que estão das respectivas oficinas...
    Sendo verdade que todos nos enganamos numa ocasião ou outra, parece-me que nos podemos corrigir uns aos outros com um mínimo de cortesia e sem nos apoucarmos.
  9.  # 129

...
      planitherm 1.JPG
  10.  # 130

Colocado por: Jorge Rocha
    Mas onde?
    Mostre lá em concreto que ainda não vi.

Pode ver aqui: (pag. 5, 2ºparágrafo)
    http://www.saint-gobain-glass.com/FO/pg/pdf/SGG%20PLANITHERM%AE.pdf
    Para quem não quiser abrir o link, diz o seguinte:
    A posição da face tratada (na face 2 ou na face 3) não tem qualquer implicação sobre a performance térmica do vidro duplo (coeficiente U)...
    Colocado por: dutilleulLimitei-me a consultar odocumentolinkado pelo Pedro Azevedo 78 queem lugar nenhum contem a frase que ele pretende citare foi desse documento que reproduzi a ilustração. O que o documento diz é: “The coating is generally placed on face 3 though it is possible to place the coating on face 2 without affecting the U-value.”É parecido com o que ele escreve mas não é a mesma coisa.

Nunca disse que a frase que escrevi estava naquele documento. Escolhi aquele link por ter uma imagem. A frase que transcrevi está no site, e por impossibiliadde de deixar um link directo deixei o outro link e agora este.
    Mas a frase, "A capa PLANITHERM fica sempre no interior do vidro dulpo, seja na face 2 ou 3" está no site deles:
    http://pt.saint-gobain-glass.com/b2b/default.asp?nav1=pr&nav2=details&nav3=Comfort&nav4=7441
    Clicar em Transformação em fábrica
  11.  # 131

Escolhi aquele link por ter uma imagem.

Uma imagem que desdiz a frase...
  12.  # 132

Colocado por: dutilleulUma imagem que desdiz a frase...

Ou não... Que apresenta um exemplo na face 3 como poderia apresentar na face 2...
  13.  # 133

Clicar em Transformação em fábrica

Precisamente. Só por mera curiosidade vale a pena perder tempo com o assunto e ninguém aqui, a este propósito pode ser induzido em erro de natureza funcional. Os vidros são transformados em fábrica – não pelos transformadores de perfis que os recebem com etiquetas que os instruem inequivocamente acerca da sua posição nos caixilhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, Layman
  14.  # 134

Ou não... Que apresenta um exemplo na face 3 como poderia apresentar na face 2...

OK. #129, então. É do mesmo documento.
    Vê lá algum 2 ? ;)
  15.  # 135

Boas

Caro dutilleul

A primeira parte da sua intervenção penso que não adianta dizer mais, a minha opinião foi já expressa. Já no que diz respeito à deselegância e falta de maneiras devo dizer que não só não estou de acordo como acho que fui até comedido, bem longe do insulto com que já aqui fui brindado por parte de alguém que faz parte dos “que neste assunto mais ajudam quem aqui busca auxílio, independentemente da distância a que estão das respectivas oficinas...”. Por isso, e não deixando de admitir alguma verdade na sua crítica, não deixo de a achar parcial.
    Mas isto não é mais que a “casca” da questão. O que verdadeiramente importa aqui é que são feitas considerações e dadas indicações que estão muito longe de estar de acordo com a realidade, para não dizer pior. Mais, insiste-se no erro mesmo quando ele é por demais evidente. Por isso não entenda que estou a apoucar alguém enquanto pessoa: estarei sim a apoucar o reduzido conhecimento que têm e a jactância com que apregoam falsas verdades. Se o modo como faço isso é causa de falecimento da sua vontade em dar atenção aos meus comentários, decerto saberá o que fazer.

cumps
    José Cardoso
  16.  # 136

Já no que diz respeito à deselegância e falta de maneiras devo dizer que não só não estou de acordo como acho que fui até comedido,

Caro José Cardoso,
    Não me referia aos seus comentários, peço-lhe que me acredite porque o creio incapaz de grosserias.
    decerto saberá o que fazer.

Claro que sim. Continuarei a ler os seus comentários com a mesma consideração e a mesma estima que me merece desde a primeira vez em que aqui trocámos palavras. E porque é um cavalheiro também irá perceber porque não faço comentário ao brinde a que aduz.

Mas, se não se importa, voltemos aos erros. Gostava de fazer-lhe uma pergunta na expectativa de que haja condições para lhe fazer uma segunda.
    Vamos começar por esquecer aquela parte em que os engenheiros da Saint-Gobain escrevem que, “se é fabricante, apanhou um pouco de Sol, e colocou o planitherm na posição 2 em vez de o colocar na posição 3, como devia, não se preocupe porque a perda de eficiência é negligenciável” (tradução caricaturada). Portanto, para a primeira pergunta não vale responder com um “é uma diferença desprezível”, peço-lhe que me diga o que diz a teoria da física, a física pura e dura e mais nada:

Pergunta1: No que se refere a efeito térmico é realmente indiferente que o vidro capeado se situe na posição 2 ou 3?

(Se responder que sim, então estará a dizer-me muito mais do eu desejava saber e deve ignorar a segunda pergunta)

Pergunta 2: Qual a posição que deve ocupar o vidro “baixo emissivo”?
    • asc_
    • 10 fevereiro 2011

# 137

Colocado por: Jorge Rocha
    Que disparate

Como se pode verificar no site da SGG e no programa Calumen (da SGG) é possível colocar na face 2 todos os vidros baixo emissivos e de controlo solar. Na face 3 apenas os que indiquei (inclusivé o plnitherm ultra N). (pdf em anexo no meu anterior post)

Se não sabe informe-se primeiro e se não quer aprender não crie mais confusão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PMMA
  17.  # 138

Boas

Pergunta1: No que se refere a efeito térmico é realmente indiferente que o vidro capeado se situe na posição 2 ou 3?

(Se responder que sim, então estará a dizer-me muito mais do eu desejava saber e deve ignorar a segunda pergunta)

Pergunta 2: Qual a posição que deve ocupar o vidro “baixo emissivo”?

A minha primeira intenção era não responder; não que a pergunta não mereça resposta, mas de porque vai inevitavelmente desencadear reacções do género de outras que já por aqui houve – motivo pelo qual me mantenho normalmente afastado das discussões em torno de vidros.
    Ainda assim, e de uma forma simplista, aqui vai:
    - O efeito da face capeada é o de reflectir certos comprimentos de onda dos infravermelhos, os que “transportam” calor, evitando a transmissão de calor entre os dois vidros. Devido às características dos materiais que compõe a capa, esta deve ser colocada na face que confina com a caixa de ar (ou de gás). Se o objectivo é o de impedir as perdas no inverno, a capa deve situar-se no vidro interior (face exterior). Se o objectivo for impedir os ganhos no verão, deve situar-se no vidro exterior (face interior).A composição das capas é ligeiramente diferente nos dois casos. Antes que se levante um brado a clamar que este último caso é e controle solar e não de baixa emissividade, deixe-me dizer-lhe que é uma questão de nomenclatura: em ambos os casos estamos a falar de capas de baixa emissividade, o efeito conseguido é que é diferente e por isso se vulgarizaram as expressões “vidro baixo emissivo” para um caso e “controle solar” para outro.

Cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manuel machado, asc_
  18.  # 139

Se o objectivo é o de impedir as perdas no inverno, a capa deve situar-se no vidro interior (face exterior).

Caro José Cardoso,
    aqui não há lugar a "ses". Trata-se do Planitherm, um “vidro baixo emissivo”...
    (mas como é obvio, não quero forçar-lhe qualquer resposta)
  19.  # 140

Boas

Face exterior do vidro interior.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul

0.0561 seg. NEW