Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

Obrigado a todos pela disponibilidade.
    Como originei esta discussão sobre a posição do vidro, sinto-me na obrigação de pedir-lhes para não se chatearem, pois se "fugirem" dela quem fica a perder somos nós leigos...

Quanto à imagem mostrada pelo dutilleul, eu vejo lá um planitherm ultra n. Ora acho que dentro dos "planitherm" haverá mais que um tipo, e consequentemente eles poderão ser colocados na face 2 ou 3. Aquela imagem será válida para o planitherm ultra n.

De qualquer forma continuo a achar que isto vai de opiniões e interpretações. Não há um estudo ou documento concreto para servir de referência.
    cps
    • GA
    • 10 fevereiro 2011

# 142

E já agora, quando o cliente recebe os instaladores da caixilharia na obra e eles se preparam para montar os vãos, como me posso certificar se os vidros foram bem aplicados, ou seja, se têm realmente as faces de baixa emissividade voltadas para o interior da caixa de ar?

Cumprimentos
  2.  # 143

Colocado por: Pedro Azevedo78A posição da face tratada (na face 2 ou na face 3) não tem qualquer implicação sobre a performance térmica do vidro duplo (coeficiente U)...

Continuo na mesma...
    Se observar a ficha técnica do vidro demostra que o planilux está no exterior e não o contrário...aliás também lhe digo que todas as fichas técnicas mostram precisamente o mesmo...sabe porquê?
    Porque como se trata de 1 vidro de baixo emissivo,e logo estando na face 3 tem mais vantagens para o interior da habitação que é o objectivo...se o colocar na face 2;tem a mesma perfomance,mas não com a mesma vantagem para o interior da habitação...o vidro continua precisamente com os mesmos valores,mas estando virado na face 2 tem cerca de 30% de desvantagens...o valorU pode ser tanto para fora como para dentro percebe?se virar na face 3 tem a vantagem do valor U com retenção de infravermelhos produzidos no interior da habitação...se o colocar na face 2,tem retenção de infravermelhos produzidos do exterior(sol)mas com muito menos eficácia de um vidro planistar entendeu?

Cumps
    Rocha
  3.  # 144

Colocado por: j cardosoMais, insiste-se no erro mesmo quando ele é por demais evidente.

Evidente só para o J.Cardoso...
    Isto dos insultos só pode ser para mim,cada um interpreta como quer.
    Como já disse em posts anteriores sobre esta questão;a capa do planitherm(de índice baixo emissivo)deve estar sempre na face 3 portanto no vidro que está virado para a habitação...o contrário está-se a aplicar um vidro com características baixas emissivas deturpando as suas qualidades...porque o sol não precisa que se lhe dê conforto.
  4.  # 145

O vidro Planitherm é colocado ao contrário por muito boa gente porque se trata de um vidro mais barato que o planistar e usam-no desta forma para ganhos económicos(apenas)
  5.  # 146

Ou então por pura ignorância.
  6.  # 147

Colocado por: asc_Como se pode verificar no site da SGG e no programa Calumen (da SGG) é possível colocar na face 2 todos os vidros baixo emissivos e de controlo solar.

Também em obra pode trocar...ficam com baixa emissividade para o exterior,e o sol agradece.

Colocado por: asc_Se não sabe informe-se primeiro e se não quer aprender não crie mais confusão.

Pois pois...j.Pimenta
  7.  # 148

Então?já desistiram de bater na mesma tecla ou não?
  8.  # 149

Colocado por: GAE já agora, quando o cliente recebe os instaladores da caixilharia na obra e eles se preparam para montar os vãos, como me posso certificar se os vidros foram bem aplicados, ou seja, se têm realmente as faces de baixa emissividade voltadas para o interior da caixa de ar?

Cumprimentos

Mas afinal agradece ou não aos tipos que andam para aqui a dizer mal de mim?
    • GA
    • 10 fevereiro 2011

# 150

Não estou a perceber muito bem onde quer chegar com a sua pergunta... se a sentiu como desconfiança minha para com o instalador, tudo bem, admito que a minha questão possa derivar daí e que a possa ver dessa perspectiva. Mas confiança no trabalho de todos seria num mundo perfeito, coisa que o nosso não parece ser, basta ver a quantidade de "enganadelas" que um dono de obra leva...

Como tal, continuo a querer saber se há alguma forma de um dono de obra se certificar que os vidros da sua obra estão correctamente aplicados.
    • asc_
    • 10 fevereiro 2011

# 151

Colocado por: Jorge Rocha
    Como já disse em posts anteriores sobre esta questão;a capa do planitherm(de índice baixo emissivo)deve estar sempre na face 3 portanto no vidro que está virado para a habitação...o contrário está-se a aplicar um vidro com características baixas emissivas deturpando as suas qualidades...porque o sol não precisa que se lhe dê conforto.

Não sou eu que o digo, é a SGG. Quando se lê no site institucional que se pode colocar na face 2 ou 3, querem com isto dizer duas coisas: as "películas" não têm frente nem trás, ou seja, o tratamento químico não tem lado. Por outro quer também dizer que há hipóteses de colocar alguns numa face e todos na outra conforme poderão verificar na listagem em anexo. (repito, não é da minha responsabilidade é da SGG). Quem diz que só pode ser na face 3 diz meia verdade quem não se rende aos factos e insiste........
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78, PMMA
      Sem título1.jpg
  9.  # 152

Colocado por: Pedro Azevedo78A posição da face tratada (na face 2 ou na face 3) não tem qualquer implicação sobre a performance térmica do vidro duplo (coeficiente U)...

Colocado por: Jorge Rochacomo se trata de 1 vidro de baixo emissivo,e logo estando na face 3 tem mais vantagens para o interior da habitação que é o objectivo...se o colocar na face 2;tem a mesma perfomance,mas não com a mesma vantagem para o interior da habitação...o vidro continua precisamente com os mesmos valores,mas estando virado na face 2 tem cerca de 30% de desvantagens...o valorU pode ser tanto para fora como para dentro percebe?se virar na face 3 tem a vantagem do valor U com retenção de infravermelhos produzidos no interior da habitação...se o colocar na face 2,tem retenção de infravermelhos produzidos do exterior(sol)mas com muito menos eficácia de um vidro planistar entendeu?

Limitou-se a concordar comigo que a performance do vidro é a mesma... Aliás, comigo não, com a SAINT GOBAIN que é que escreveu aquilo sobre o SEU produto.
    Quanto a vantagens ou desvantagens para a habitação, até concordo com o que disse. Eu apenas e só, desde o inicio me limitei a trancrever uma frase que aparece no site do FABRICANTE do vidro em questão (planitherm), em que diz que a capa baixa emissiva tanto pode ser aplicada na face 2 como na 3. Ponto.
    Que o dizem, dizem! Nem percebo a discussão!
    Se cada um concorda ou não com o que o fabricante diz sobre o seu próprio produto, é com cada qual.
  10.  # 153

Colocado por: Pedro Azevedo78Retirado do site da Saint Gobain (produtora do planitherm)
    "A capa PLANITHERM fica sempre no interior do vidro dulpo, seja na face 2 ou 3"
    Esclarecidos?
    http://www.energy-efficient-glass.com/pdf/PLT_Ultra_N_Brochure.pdf

Então e nesse pdf o que é que diz? "Position of coating: Face 3" (ou seja, face exterior do vidro interior). É precisamente esse planitherm que se costuma aplicar.

Colocado por: asc_Dependendo do baixo emissivo que se coloca, este pode ser na face 2 ou 3. A saber: na face 2 (lado interior do vidro exterior) pode ser colocado todos os cool-lite (controlo solar) e todos os planitherm e planistar (baixos emissivos). Na face 3 (lado interior do vidro interior) pode ser apenas colocado o planitherm 4s, o Futur N, o Planitherm Total 1.3 e o Planitherm Ultra N.
    ´

Ok, para quem já estava tremendamente confuso, vir para aqui falar em mais variantes de vidros, penso que só venha confundir ainda mais, de qq forma o que se aplica na maior parte das vezes é o Ultra N logo confirma-se aquilo que vem a ser dito por mim e outros.

Colocado por: manuel machadoafinal não é tão linear como descrevem nalguns comentários (o planitherm por dentro!).

Eu pelo menos não lhe disse mentira nenhuma, acha que vale a pena falar-lhe em todas as variantes de vidro baixo emissivo para lhe explicar de que lado se aplica o vidro? O Planitherm Ultra N é aquele que tem o valor Ug mais baixo, logo é aquele que é usado 99% das vezes para quem usa vidros saint gobain, e aplica-se na face 3 (face exterior do vidro interior).

Colocado por: manuel machadoA capa é que será sempre virada para o interior, e isso já deverá vir montado pelos fabricantes, penso eu.

Pois isso também já lhe tinha sido explicado. Sim cabe ao fabricante fabricar o vidro com a capa virada para o interior da camara, e fornecer instruções de montagem, logo só monta mal quem quer.

Colocado por: manuel machadoNão sei ao certo qual é o o tipo de planitherm mas vou averiguar após lêr o comentário do asc.

Ora veja lá se não é o Ultra N. Se não for deveria ser. A não ser que seja um vidro temperado.
  11.  # 154

Colocado por: two-rokO Planitherm Ultra N é aquele que tem o valor Ug mais baixo, logo é aquele que é usado 99% das vezes para quem usa vidros saint gobain, e aplica-se na face 3 (face exterior do vidro interior).

Não é isso que diz aqui... Ou é?
    • asc_
    • 10 fevereiro 2011

# 155

Colocado por: two-rok

Então e nesse pdf o que é que diz? "Position of coating: Face 3" (ou seja, face exterior do vidro interior). É precisamente esse planitherm que se costuma aplicar.

´

Ok, para quem já estava tremendamente confuso, vir para aqui falar em mais variantes de vidros, penso que só venha confundir ainda mais, de qq forma o que se aplica na maior parte das vezes é o Ultra N logo confirma-se aquilo que vem a ser dito por mim e outros.

Fale por si! Ou tem acesso ás encomendas da SGG?

Cada um tem a sua especificidade. Para cada caso uma situação... ou não!
  12.  # 156

Colocado por: asc_Não sou eu que o digo, é a SGG. Quando se lê no site institucional que se pode colocar na face 2 ou 3, querem com isto dizer duas coisas: as "películas" não têm frente nem trás, ou seja, o tratamento químico não tem lado. Por outro quer também dizer que há hipóteses de colocar alguns numa face e todos na outra conforme poderão verificar na listagem em anexo. (repito, não é da minha responsabilidade é da SGG). Quem diz que só pode ser na face 3 diz meia verdade quem não se rende aos factos e insiste........

O sr. asc_ pode ter alguma razão, no entanto, nós que trabalhamos diariamente recebemos os vidros com um autocolante a dizer "Esta Face para o exterior" "Esta face para o interior", porquê?
    Certamente porque existe uma melhoria significativa, não acha? Ou não acha bem reter o calor no interior da habitação?

E estes autocolantes não vêm só nos vidros de uma marca, mas sim da Vitro Chaves e Fornecedores do grupo Climalit (pertencem à Saint-Gobain), ora se nós recebemos intruções, é lógico que as sigamos para que a responsabilidade fique única e exclusivamente do lado das vidreiras.

No entanto é caricata esta situação, porque se por um lado a saint-gobain diz que pode aplicar na face 2 ou 3, por outro diz aos serralheiros para aplicar na face 3 (falando do planitherm ultra N). Isso acaba por prejudicar mais do que ajudar, na minha humilde opinião.

Colocado por: Pedro Azevedo78Aliás, comigo não, com aSAINT GOBAINque é que escreveu aquilo sobre o SEU produto.

Não sei até que ponto isso irá ajudar a elucidar as pessoas, dizer que PODE, sem sequer mencionar as vantagens e desvantagens parece-me pouco produtivo.
    No meu caso, não costumo concordar nem discordar, limito-me a montar conforme as instruções que recebo.
  13.  # 157

Colocado por: asc_Não sou eu que o digo, é a SGG. Quando se lê no site institucional que se pode colocar na face 2 ou 3,

Até pode colocar na 1 ou não?serve para autolimpesa ou não?
    Se colocar na face 2 serve para reduzir um pouco mais os raios solares que um vidro duplo normal...e até os raios ultravioletas do interior da habitação...mas com valores muito inferiores se estiver na face 3(obvio)
    Se colocar na 3..........serve para reduzir a transmissão de raios ultravioletas de dentro da habitação ou não?(claro que sim)e com maior aproveitamento da capacidade do vidro...
    Claro que se pode mudar a face do vidro para onde se queira,mas não tráz as vantagens da totalidade de capacidade que esse vidro tem.
  14.  # 158

Colocado por: Jorge Rocharaios ultravioletas

Desculpem...quero dizer infravermelhos.
  15.  # 159

Colocado por: two-rokO sr. asc_ pode ter alguma razão,

Não tem.
    Um profissional coloca sempre este vidro conforme está nas fichas técnicas.
  16.  # 160

Colocado por: Pedro Azevedo78pode ser aplicada na face 2 como na 3. Ponto.

Até na face 1 pode ser colocada a película.(depende dos objectivos)

Colocado por: Pedro Azevedo78Se cada um concorda ou não com o que o fabricante diz sobre o seu próprio produto, é com cada qual.

Então vamos lá a ver e puxar pela cabeça...
    Uma caixa de vidro de 16mm.é mais eficaz porquê?
    Porque consegue separar com mais eficácia a temperatura exterior do interior não é?
    Pense bem,e observe se a película estiver encostada no vidro exterior;acha que a caixa é da mesma forma determinante no vidro estando esta(cx.)virada para dentro da habitação?Não acha que o trajecto da emissividade terá que sobrepôr uma caixa para chegar ao interior de uma habitação?
    Concordam com este comentário: PMMA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PMMA

0.0636 seg. NEW