Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Boa tarde

    obrigada novamente pela ajuda.
    certo.
    eu sei localizar o local através das cartas do PDM mas não sei como lhe explicar para chegar lá.
    como quer que faça?
    o meu mail é [email protected] eu fiz um prtscr da imagem na net mas n consigo colocar cá só se enviar por mail

    atenciosamente

    Ana Catarina
    • FLR
    • 21 fevereiro 2008

     # 62

    OK, mande-me a imagem para [email protected]
    • vero
    • 25 fevereiro 2008

     # 63

    Ola,
    Eu sou da zona de Leiria e o meu terreno estava em reserva agrícola, apesar de ter casas perto , mas anteriores ao PDM.
    O que eu fiz, foi ir a um técnico desenhador e ele fez-me um projecto, tendo em conta, que como tinha uma linha de água no inicio do terreno tinha de deixar, salvo erro...10mt +ou-, mas como o terreno tinha 2100m2 dava perfeitamente!
    Entao com esse projecto e com uma carta do genero que a Catarina está a dizer, dizendo que não possuía mais terreno nenhum e que no momento nem tinha agricultura nenhuma.
    Enviei o projecto já poupando nas dimensões, pois era melhor jogar pelo seguro, pois se pedisse muito, arriscava-me a negarem-me. Fizemos o projecto com 1º andar e sem cave.
    Enviei 1º para a Camara de Leiria, apesar de ja saber que me íam recusar a minha pretensão, mas não queria "passar por cima deles 1º" nunca se sabe, são muito sensiveis....
    Tive de aguardar a resposta deles a dizer o que ja sabia, ou seja, que estava em reserva agricola, entao no tempo que eles dao para eu reclamar enviei o pré-projecto para o PDM de Coimbra e entao veio resposta favorável, ao meu projecto, e só depois com essa resposta é que enviei para a Camara de Leiria.

    Devo-te dizer que na altura estive um ano de volta de todo este processo, cada resposta de cada entidade demorava uma média de 4 meses....

    Penso que o que eu pedi foi uma desanexação ao PDM.

    Força Catarina, e espero ter ajudado.
  2.  # 64

    ola boas
    exelente forum
    gostaria de saber se alguem me pode ajudar eu tenho um terreno no montijo mas acho que esta situado em zona ecologica mas nesse terreno ja tem na caderneta uma casa registada de 100m2 mas nao esta se quer contruida ha possobilidades de acrescentar mais alguns m2 ou nao se pode fazer mesmo nada a mim disseram que nem contruir posso neste terreno
    obrigado
  3.  # 65

    Boa Tarde

    Tenho um terreno em Santa Maria da Feira (+- 15 000 m2) que esta integrado numa zona verde do PDM, dado que de momento não se pode lá contruir, será que posso ter estufas com estruturas amoviveis ?

    Atentamente
  4.  # 66

    Sónia disse:
    Olá a todos, eu estou a construir uma casa que está no tosco, isto é à espera do reboco. Estou muito feliz por estar nesta fase, pois demorei 1ano e meio a tratar de papelada, que no meu ver alguma é realmente inútil.
    Gostaria de comentar o facto de haver muitos erros nos projectos para construção, pois o meu construtor deparou-se com o facto das minhas escadas estarem completamente erradas, pois as escadas estavam projectadas em três lançamentos e o primeiro com 6 degraus terminava com um patamar no qual não havia altura suficiente para se passar pois batia com a cabeça no tecto. O projecto foi feito por um arquitecto bastante conhecido e aconselhado.
    Gostaria de comentar o facto de terem dito que devem ser os arquitectos a desenharem a nossa casa e não nós próprios, pois eu desenhei toda a minha casa, pois vou ser eu a morar nela. Aceito que se dêem opiniões e orientações, mas daí e decidir a minha forma de viver, não concordo. Sou conhecedora de muitos projectos de arquitectos portugueses conceituados, pois não sendo da área fomento-lhe grande interesse, e posso dizer que o nosso país está abastecido de bom gosto e grandes ideias, no entanto não tomaria qualquer daqueles projectos por meus, mas sim boas ideias que eu ajustaria ao meu projecto.
    Uma casa não é um quadro que vou por na minha parede, mas sim um projecto de vida por isso não compreendo a postura de alguns arquitectos, quanto ao facto de não respeitarem as ideias do cliente, e se forem todas do cliente melhor, pois assim de certo que ficou contente com o trabalho.
  5.  # 67

    Ventura... sou engenheira e desenhadora e consigo perfeitamente fazer o trabalho de um arquitecto, posso fazer o trabalho todo completo, trabalho num atelier e posso me comparar aos meus colegas arquitectos perfeitamente.
  6.  # 68

    Colocado por: sasa...Ventura... sou engenheira e desenhadora e consigo perfeitamente fazer o trabalho de um arquitecto, posso fazer o trabalho todo completo, trabalho num atelier e posso me comparar aos meus colegas arquitectos perfeitamente.


    :))
  7.  # 69

    Colocado por: sasa...Ventura... sou engenheira e desenhadora e consigo perfeitamente fazer o trabalho de um arquitecto, posso fazer o trabalho todo completo, trabalho num atelier e posso me comparar aos meus colegas arquitectos perfeitamente.

    O Sr. Eng. Sócrates também...
  8.  # 70

    Colocado por: AugstHill
    Colocado por: sasa...Ventura... sou engenheira e desenhadora e consigo perfeitamente fazer o trabalho de um arquitecto, posso fazer o trabalho todo completo, trabalho num atelier e posso me comparar aos meus colegas arquitectos perfeitamente.

    O Sr. Eng. Sócrates também...


    será que a engenheira/desenhadora sabe o que o trabalho de um arquitecto :)
    lá está podia ir para a politica também...nada contra o socrates :)
    • ACS
    • 11 fevereiro 2010

     # 71

    Legalidade

    Sendo a 1ª vez que faço algum comentário neste forum, quero dar-vos os parabéns pela discussão que me parece de boa fé e séria.

    Indo agora ao sumo da questão, gostava de deixar para debate a seguinte questão:

    Existindo um terreno de zona florestal e que agora já se encontra desafectado e, onde segundo a Lei seria possível construir uma casa uni-familiar, respeitando todos os limites impostos à referida construção, como as restrições à área de construção..., isto é, tendo o agora projecto respeitado todos os requisitos obrigatórios, pode ou até que ponto é legal a Câmara local não aprovar o projecto pelo facto do dito terreno pertencer a área florestal no PDM?

    Relembro que agora está desafectado pela entidade competente.
  9.  # 72

    Ui. Essa é das boas. Seria questão para se por a um jurista. Mas como os juristas ganham a vida a analisar estas questões, não creio que consiga aqui um parecer decente, de borla. E então os do direito administrativo, que estão para o direito como os dermatologistas para a medicina...
  10.  # 73

    Boa tarde,

    Eu estou a pensar em construir uma moradia mas como sou uma leiga neste tipo de temas.

    Pretendia saber se alguém me pode ajudar ou dar umas dicas de como pedir um orçamento para a construção da casa.

    Obrigada

    Cumprimentos,

    flames
  11.  # 74

    Tem que entregar ao empreiteiro os projectos de arquitectura e especialidades. Depois ou pede orçamento tipo "chave na mão", ou especifica aquilo que quer suportar em termos de custos Ex.º azulejos, mosaicos, louças, torneiras, móveis de cozinha etc.


    Colocado por: FlamesBoa tarde,

    Eu estou a pensar em construir uma moradia mas como sou uma leiga neste tipo de temas.

    Pretendia saber se alguém me pode ajudar ou dar umas dicas de como pedir um orçamento para a construção da casa.

    Obrigada

    Cumprimentos,

    flames
  12.  # 75

    FD: o meu arquitecto não cobrou percentagem, mas sim um valor fixo.

    Um concelho de quem já bateu algum pé nisto: arranjem um arquitecto que não se arme em "siza vieira", um arquitecto que aceite as ideias do cliente, e que acredite que é o cliente q vai morar na casa.

    No meu caso, tive imensas reuniões com o arquitecto, e a casa foi feita segundo as minhas orientações (e da patroa é claro, tv mais dela) e quando não gostavamos, ele TINHA que alterar, não tinha outra hipotese. O pagamento era em tranches...tudo dito.

    Ou seja o nosso arquitecto teve q nos pedir autorização para implementar em projecto as ideias dele, e devo dizer que a maioria delas foram excelentes, e estamos arrependidos de não ter aceite mais uma ou duas que viemos a saber eram boas. Mas outras não se adaptavam à nossa maneira de viver, por exemplo não queriamos a cozinha e a sala unidas, e queriamos casas de banho não confinantes com tectos e paredes da sala e cozinha (esta foi díficil ele entender), assim como desenhamos o quarto do r/c (aquele para qdo formos velhinhos) c\ wc semi-privado, ficando o escritório no 1º andar.

    Outra coisa: caixa de ar no solo sempre!!! e estrutura anti-sismica, vejo por vezes uns pilares que parecem uns palitos (estão na moda) e aconselho vigas espostas visto q o inverso só os bons sabem fazer bem.
  13.  # 76

    Boa tarde Flames,

    Uma vez que diz estar a pensar construir uma casa, depreendo que ainda está agora a partir do ponto 0. Caso seja este o seu ponto de situação, deve escolher numa fase inicial uma equipa de projecto para desenvolver o projecto da sua moradia. Na fase de projecto pode escolher duas vertentes muito distintas, ou opta apenas por um projecto de licenciamento ou comunicação prévia (depende do enquadramento) ou opta por um projecto com projecto de execução, este ultimo dá-lhe maiores garantias na qualidade do resultado final e no custo de obra.
    Ao nível de construção também pode optar por duas vertentes distintas, ou opta por fazer uma adjudicação chave na mão, em que entrega todo o processo de construção a um empreiteiro que lhe desenvolve a construção de toda a moradia desde a fase inicial à final (construção da estrutura, canalização, electricidade, pavimentos, serralharias, pintura ...), ou opta por fazer administrações directas fazendo a entrega das várias fazes da construção directamente às equipas que a vão desenvolver. Embora esta ultima fique por norma mais em conta, a verdade é que a opção pela primeira hipótese é a mais correcta e aconselhável. Deve-se acompanhar de todos os elementos que a equipa de projecto lhe entregar para o empreiteiro fazer uma analise correcta com cruzamento de informações entre projecto, costumo dizer aos nossos clientes para deixarem o contacto da Flash nas empresas que lhe vão apresentar orçamento para que caso haja alguma dúvida na análise dos projectos nos contactarem para que possam ser esclarecidos.

    Cumprimentos,
    rui rodrigues, arq. e restante equipa flash_arquitectos
    viste-nos em www.flash-arquitectos.com
  14.  # 77

    Boa tarde,

    Desde já agradeço as respostas.

    Sim de facto ainda me encontro no ponto 0. A minha intenção seria responsabilizar-me por alguns detalhes (por exemplo, móveis de casa de banho, móveis de cozinha, e pinturas do interior da casa, entre outros pequenos promenores).

    Mas quero estar constantemente informada da evoluçao da obra e acompanhar todas as fases, ou seja, desde o projecto da moradia até a conclusão da moradia.

    Mas não sei se me compensa comprar os materiais para toda a obra ou adquiri-los através do empreiteiro?

    Obrigada.

    Cumprimentos,

    Flames
  15.  # 78

    Boa tarde,

    Eu peretendia ter uma noção de orçamento para uma moradia com as seguintes dimensões:

    - Piscina 24 m2
    - Hall de Entrada Principal 6 m2
    - Sala de Estar 35 m2
    - WC Social 5 m2
    - Cozinha 30 m2
    - Tratamento de roupa 3 m2
    - Wc Principal 6 m2
    - 3 quartos cada um com 15 m2
    - Escritorio 15 m2
    - suite 20 m2
    - Sala de Arrumos 16 m2
    - Garagem 40 m2


    Agredecia imenso se alguem me podesse ajudar.

    Obrigada

    Cumprimentos,

    Flames
  16.  # 79

    Boa tarde Flames,

    Da distribuição que apresenta parece-me numa primeira análise que alguns dos espaços podem ser ajustados a áreas mais adequadas.
    Para lhe poder dar um valor estimado para o projecto e construção da moradia é necessário ter como base outros elementos, é fundamental ter conhecimento da fisionomia do terreno de intervenção e sua condicionantes condicionantes (a nível de projecto pode obrigar a pedidos de pareceres externos), concelho onde vai ser construída a moradia, aspecto arquitectonico, qualidade de acabamentos da construção... Como pode ver, existem um conjunto de factores que podem ditar o orçamento, mesmo que este possa ser apenas estimado.
    Coloque algumas fotos do local, se souber quais as condicionantes do Plano Director Municipal (caso existam) deixe um descritivo, deixe-nos outros aspectos que ache relevantes...


    Cumprimentos,
    rui rodrigues arq e restante equipa flash_arquitectos
    visite-nos em www.flash-arquitectos.com
  17.  # 80

    Boa dia flash_arquitectos,

    Obrigada desde já por me ajudar a esclarecer as minhas dúvidas.
    Em relação ao que me perguntou o terreno é rústico com 1165 m2 no Montijo conselho de Setúbal, completamente plano, junto á Academia do Sporting e com bons acessos.

    Em relação aos acabamentos ainda não tenho nada pre-definido.
      Tereno1.jpg
 
0.0264 seg. NEW