Iniciar sessão ou registar-se
    • AnaT
    • 13 agosto 2008

# 21

pms,

o algeroz é aquela calha que corre ao longo do telhado e serve para recolher e conduzir a água da chuva até ao tubo de queda que é o cano que desce ao longo da parede, canalizando a água da chuva até ao chão ou a um depósito (se quiser fazer a recolha da água da chuva).

Cumprimentos

Ana T
    • pms
    • 14 agosto 2008

# 22

bem vou fazer o telhado com os tais 5% de inclinação ja falei com o rapaz que vai montar a estrutura aqui e ele disse que tambem é capaz de ser o mais ideal, ja agora uma opinião nos pilares vou usar ferro de 10cmX10cm com 3mm espesura vai ficar com 2.50m em pé direito se bem que na parte da frente agora devera ter por volta de mais 40centimetros para a inclinação do telhado, a gente pa fazer a ligação dos pilares uns entre os outros tavamos a pensar usar o mesmo tipo de ferro de 100x100 só que devido a ser uma estutura um pouco comprida ira me gastar uns quantos euros neste tipo de ferro sera que havera outro que poderei usar? é que um tubo destes em ferro 100x100 com 6m ainda custa €97.05
  1.  # 23

Boas

Esclareça lá isso. A garagem vai ser feita com estrutura metálica?
  2.  # 24

... Agora é que a "porca torce o rabo"... então não se encomenda um projecto de estruturas para esse edificio!?!? antes de começar a construir!!!!
    • pms
    • 15 agosto 2008

# 25

atão a muitas coisas hojem em dia que ja são feitas com estrutura metalica,uma delas é a discoteca kadoc que é mesmo ao meu lado e digo desde ja,pilares a acabementos é tudo em ferro heb e similares, pensei fazer em estrutura metalica porque isto é apenas para os carros não apanharem sol durante o dia,não vai levar paredes é mesmo so telheiro a noite tenho mesmo uma garagem pos guardar a qual fica no R-CHÃO da casa
  3.  # 26

Boa Tarde, PauloCorreia eu só referi os tais 40cm porque foi o próprio pms que disse que "o telhado era todo direito" portanto é água única (lol) 8m que não tem nada que dividir por 2, uma coisa que também não entendo é como é que o paulo consegue fazer águas de 5m em dimensões de 12x8m (presumo também que se referia a 8/2=4m e não 5);

Colocado por: pmsatão a muitas coisas hojem em dia que ja são feitas com estrutura metalica,uma delas é a discoteca kadoc que é mesmo ao meu lado e digo desde ja,pilares a acabamentos é tudo em ferro heb e similares, pensei fazer em estrutura metalica porque isto é apenas para os carros não apanharem sol durante o dia,não vai levar paredes é mesmo so telheiro a noite tenho mesmo uma garagem para os guardar a qual fica no R-CHÃO da casa

pms ufffff com esta é que vc nos lixou, a maioria das respostas aqui vinham no pressuposto de que vc colocaria paredes laterais na "garagem" só agora entendi que afinal é um telheiro e não uma garagem, desculpe falar no algeróz e no tubo de queda (lol) isso só teria interesse se fosse garagem e tivesse paredes, e não telheiro como agora você referiu, fui induzido em erro pelo seu comentário na abertura do tópico; então o que referiu de deixar um metro para cada lado já fará sentido, assim como referências de outros foristas a telas asfálticas deixam de fazer sentido. Mas não leva nem encosta a uma "paredinha" lateral?
    Então se é a grande preocupação é os carros não apanhar sol deve ter em conta a exposição solar (nomeadamente o sul) e se possível ter a maior dimensão (12m) no sentido do sul de forma a não ter problemas.
    Pressupondo que levará na distância de 12m 4 pilares (3,966m eixo a eixo) e na distância de 8 também 3 (3,95m eixo a eixo) e nos travamentos horizontais que perfis vai utilizar? é que para travamento não pode só utilizar a cinta exterior, tem que ter em conta que os painéis não são autoportantes (peso próprio da cobertura em poliuretano anda em volta dos 10 a 11 kg m2) portanto a malha que fixa a cobertura tem que ter em conta os pressupostos referidos.
    Cumprimentos
    Carlosmcd

Nota: - PauloCorreia..., a tal cobertura terá 104,40m2 reias.
    • pms
    • 15 agosto 2008

# 27

travamentos horizontais ta-se a referir a algo para a propria estrutura em si não oxcilar, correto? tava a pensar usar viga HEB ou similar num dos lados dos 8 metros e na parede do fundo dos 12 metros, a da frente e a outra lateral ficariam livres para servir uma de passagem pos carros (a de 12 metros frontal) a outra para saida po lado da casa (lateral 8 metros) , a estrutura é para ter em pé direito 2.50m,fora a inclinação do telhado. sim os pilares tão mais ou menos distribuidos da maneira que referiu, os da lateral dos 8m até batem certo.
  4.  # 28

Ok, entendi, então terá 2 paredes a fazer um L que já por si fixam a estrutura, então não deverá ter grandes problemas, eu colocava algumas restrições era se não houvesse algum apoio, aí teria que pensar bem na forma como fazer esse travamento, face aos 96m2 que tem de cobertura, assim acho que não vai ter problemas, pense só nos tais 10kg/m2 e que vai ter que fazer uma malha de assentamento para o painel, porque ele assentar em 2 pontos não chega;
    quanto à distância dos pilares na distância de 12m, se os colocou equidistantes (e se forem 4) eles terão que ter mesmo 3,966m eixo-eixo, ou seja 3,966(6)mx3=11.90m + 0,05m de cada pilar exterior (para alem do eixo)x2, dará 11.90m+0.10m=12m.
    • pms
    • 16 agosto 2008

# 29

bem ouve uma pequena alteração de planos tive a falar com a maria e achamos que 12 metros de comprimento sera demais, resolvemos ficar pelos 9metros de comprimento e passar para 6.5metros assim continuamos com um espaçito aqui pa churascada de verão. Em relação ao assentamento ele ira ter 3 pontos principais para assentar porque na minha ideia era faze-lo asentar a frente e atras mas tambem ao meio, ou seja tera 3 asentamentos principais,acho que sera suficiente? em relação a divisão dos pilares na parede que antes seria de 12m mas que agora passou para 9m acho que levar um em cada ponta e um central sera suficiente? recapitulando levara 3 pilares a frente,3 ao meio contando com os das laterais pois um deles ficara no centro, e mais 3 nas traseiras.
  5.  # 30

GARAGEM

Será algo parecido com isto, pois mas essas V1 e V2 têm que ser bem calculadas para aguentar o peso do painel (os tais 10 a 11kg/m2), não é necessário chegar ao extremo de colocar HEB 100 nessas vigas, mas também não lhe sei responder qual será o HEB mínimo para esse tipo de vigas, não sou engenheiro (lol), um dos engenheiros que por vezes entram aí no fórum que se pronuncie.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
    • pms
    • 16 agosto 2008

# 31

sim é mesmo isso que pretendo,epa em relação as vigas por não ser muito etendido nisto é que optei por utilizar a 100x100 heb, pois é um aviga bem forte. em relação aos telhados planos andei a pesquisar e dei-me com este site-
    http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.eichlernetwork.com/images/front/steel_7_bailey.jpg&imgrefurl=http://www.eichlernetwork.com/fnc_steel.html&h=420&w=540&sz=38&hl=pt-PT&start=61&tbnid=nb7j9HeotT-93M:&tbnh=103&tbnw=132&prev=/images%3Fq%3Droof%2Bsection%2Bon%2Bprefab%2Bhouses%26start%3D60%26gbv%3D2%26ndsp%3D20%26hl%3Dpt-PT%26sa%3DN

de uma vista de olhos na primeira e treçeira casas na minha opinião tem telhado plano, ou não? tipo sem inclinação? pois o que pretendia para a garagem era algo desse genero...
  6.  # 32

Exactamente, mas de maneira nenhuma utilize o HEB 100 para essa vigas (só se estiver a pensar colocar um piso em cima, lol), peço desculpa mas não estou capacitado para lhe dar a HEB mínima para utilizar aí, espero que alguém o ajude, em relação aos 5% e se quiser manter esta inclinação agora ja não necessita de ter 0,40m de desnível mas sim 0,325m (6.5x0.05=0.325m).
    Cumprimentos
    Carlosmcd
    • pms
    • 16 agosto 2008

# 33

a minha ideia era mesmo não ter inclinamento possivel como talvez mostra nessas imagens... em relação as vigas la ver se alguem dis algo, não tarad muito tenho de mudar o nome do topico
  7.  # 34

é assim nós falamos sempre aqui de inclinações variando de 3 a 5% pressupondo que seria um telhado de uma garagem que teria paredes e problemas de infiltrações, mas como o pms não vai ter esse problema e as duas fachadas vão ser cegas e 2 completamente abertas, pode ir para inclinações mínimas, já vi algures na casa dos 1% mas sinceramente não encontro nos meus pdfs, tenho aqui um da hairisol 100C mas não refere inclinações.
    http://www.haironville.pt/id.asp?id=p1p2p9p34p35&l=1 entre aqui e veja a ficha técnica, estes painéis são ideais para cobertura e o desenho deles é quase sempre este, há muito disto no mercado, de certeza que encontra para vãos de 6,5 como quer logo inteiros, só tendo a preocupação de encastrar um no outro ao comprimento, o que me parece que se bem montado garante estanquidade, e penso que não vai ter problemas em pôr uma inclinação mínima de 1%, mas nada como mandar um mail para uma dessas empresas a perguntar a inclinação mínima admissível.
    Cumprimentos
    Carlosmcd
  8.  # 35

A Haironville assim como todas as outras empresas do sector fornecem as chapas no comprimento que queremos, estando limitados pelo transporte, mas já comprei chapas com 12 metros. Mas se a manipulação de uma chapa com 4.5m é simples, com 9 metros obriga a ter um berço para as chapas não se danificarem, pelo que a escolha de uma chapa destas pode sair muito cara, obrigando a ter um grua. Descobri isto da pior maneira, vejam:

No entanto permitam dois ou três pontos.

Embora os vãos sejam pequenos, usar HEB é desperdicar dinheiro, uns IPN seriam bastantes mais aconselhados e mais baratos, dado terem uma alma muito alto e resistirem bem á flecha a meio vão, mas em vez de desperdicar dinheiro a comprar os tais tubos 10x10x3mm, que eu penso que seriam tubos estruturais e cujo aço é mais caro por kg, peça a um engenheiro que lhe faça os cálculos e vai ver que poupa dinheiro.

A chapa que sempre se falou era no pressuposto que iria ser um zona fechada e as chapas sandwich seriam apropriadas. Como agora passou a telheiro, não há necessidade de gastar dinheiro com chapas com isolamento, podendo utilizadas chapas galvanizadas deste tipo: http://www.haironville.pt/id.asp?id=p1p2p9p30p31&l=1

carlosmcd,
    Como pode ver na ficha técnica da chapa simples, os apoios terão de ser menos afastados. Só fazendo contas mas a colocação de mais apoios não será mais cara que se colocar uma chapa sandwich a qual permite apoios mais afastado. Em termos de mão de obra se apoiarem as vigas V1, sobre as vigas V2 e não as enmalhetarem, poupam muito dinheiro.

Cumps
    • pms
    • 17 agosto 2008

# 36

em relação aos paineis de telhado ja me informei aqui numa firma ao pé de casa eles vendem material da alaço, tenho vista muitas instalaçoens aqui perto com esta marca e gosto os preços ronda os 22euros metro liniar e fabricam até 8 metros comprimento, não sei se conseguirei arranjar mais barato
    • pms
    • 17 agosto 2008

# 37

Caro paulo correia o meu problema é que não conhec ninguem que me possa dar uma ideia da estrutura mais certa do que eu perciso...
  9.  # 38

... os perfis HEB, normalmente, não se utilizam em vigas, são utilizados para pilares... dever-se-á optar por perfis IEP... com maior inércia e menos peso próprio por metro linear (logo mais barato!!!)
    • pms
    • 17 agosto 2008

# 39

Hoje tive com um rapaz que monta-va armazens para grandes firmas e para fazer os vão elhe falou-me numa calha em C com abas para dentro as quais encaixa-vam duas e soldava-nas e fazia uma só, vantagem é que era galvanizada e muito leve e com grade resistencia disse ele, ja andei a pesquisar nas empresas aqui do algarve e nenhuma vende deste tipo calha entrei em contacto com um representante da ferpinta responderam que difiçielmente se arranjaram apesar de a terem no site. http://www.ferpinta.pt/produtos.asp?page=146&menuID=85&smenuID=155&catid=62
  10.  # 40

Em C ou em Z, são perfis de chapa de aço galvanizada quinada... são mais leves, estão protegidos contra a corrosão, são faceis de perfurar com parafusos autoperfurantes/roscantes... (não utilize soldagem com este materia!!!! utilize sobreposição e aparafusamento) É o que o pessoal do Light steel Frame utiliza... O problema é que normalmente os armazenistas de aço ou as serralharias não tem em stock e não utilizam...
    Um dos fabricantes Português deste material é a PERFISA.

PS: Só aconselharia a colocar os perfis de chapa perfilada como madres para o aparafusamento da chapa da cobertura.. Visto o seu telheiro ser uma estrutura pouco robusta... ainda voa com o vento!!!

0.0242 seg. NEW