Iniciar sessão ou registar-se
    • pms
    • 10 agosto 2008 editado

     # 1

    Boas vou mandar fazer uma garagem pa estaçionar os carros mas queria a vossa opinião não su muito adepto de telhados inclinados,Gosto mais dum telhado plano, tou a pensar neste telhado usar daqueles painei de telhado com poliuretano no meio, só que queria que o telhado fosse todo direito,sera que vou ter algum problema com a escoação de aguas sera um telhado de 8m por 12m.
  1.  # 2

    Boa Noite pms, pois a utilização do painel sandwich em poliuretano não causa qualquer problema, os encaixes dos painéis ficam quase imperceptíveis e permitem uma inclinação mínima de escoamento.
    Cumprimentos,
    CarlosMCD
  2.  # 3

    convem a inclinação mínima... ser 3%... mas se o vão a vencer não for muito grande aconselho no mínimo os 5%, e sempres com complementos de estanquidade... O aumento da inclinação em vãos pequenos (< 6m) prende-se com a necessidade de auto-limpeza da superfície.
    • pms
    • 10 agosto 2008

     # 4

    Bem o lado que aquilo vai ficar para escuar as aguas e po lado dos 8metros, andei a ver certos telhados planos só que são todos feitos tipo com tela de alcatrão,não sei mesmo se ei de optar por este tipo ou não
  3.  # 5

    Opte pela tela asfáltica, além de ser muito mais barata, o painél sandwich com a inclinação no minimo, deixar-me-ia muito nervoso. Esse painéis são feitos para outro campo de aplicação.

    Como é que estão a pensar rematar a periferia? É que chuva com ventos laterais, entra na horizontal.

    Por que não mete a tela asfáltica com os 5% de inclinação? A água sairá tão rápido que dificilmente terá problemas.

    Cumps
    • pms
    • 10 agosto 2008

     # 6

    epa eu opto pela solução que me aconselharem melhor, tipo até agora so pensei nesta e por baixo da tela asfaltica? aonde a meto a apoiar? é que com o painel sandwich fazia 2 em 1 etende. não sou muito etendido disto e dai pedir opinioens,tava a pensar deixar tipo a telha sobresair um metro para cada lado da estrutura pa evitar que a agua se enfiltre... não sei se isso tambem sera fiavel
  4.  # 7

    A tela asfáltica é apoiada sobre uma camada de forma em argamassa.

    A possibilidade de meter 1 metro para casa lado, não é prática, porque os ventos, quando baterem na garagem, vão subir, pegam na chapa e levantam-na. Para evitar isto, teria de meter uma estrutura de fixação das chapas. Dito de outro modo, essa solução não é boa, porque os remates seriam muito complicados de executar e o problema das infiltrações está nos remates.

    Cumps
    • pms
    • 11 agosto 2008

     # 8

    ja agora os 5% de iclinação equivale a quantos cm? como sei essas contas? desculpem la a cena, mas sou mesmo masarico
  5.  # 9

    Este é o meu primeiro comentário, olá a todos!

    Os 5%, diz-nos que numa distância de 100m sobe 5m. Agora é só fazer uma regra de três simples.

    Tem de medir, segundo a horizontal, desde o ponto mais alto da cobertura (cume) até ao mais baixo (no limite da cobertura), depois multiplica por 5 e divide por 100. (resultado em metros)

    O cume da sua cobertura estara elevado, em relação à laje, o valor resultante da operação acima descrita.

    Não sei se me fiz compreender...
  6.  # 10

    è exactamente isso, mas em vez de usar medidas tão grandes, fica mais perceptivel se disser que em cada metro, sobe 5cm.

    A forma de cálculo é que não é a mais correcta. Tratando de uma lage plana, mede-se pelo lado mais pequeno (ex: 8x5m, usa-se os 5m), divide-se ao meio e multiplica-se pela inclinação. É o mesmo que disse, mas antes das obras, não existe cume :)

    De qualquer maneira, 5% é um valor muito alto, os livros mandam por 1,5% ou 2%. Eu é prefiro, caso haja possibilidades de aumentar esse valor, porque quanto menos tempo a água lá estiver, menos problemas temos, e como já tive de roer muitos problemas de infiltrações, provocados por pendentes mal feitas, prefiro gastar um pouco mais aqui e poupar noutro lado qualquer.

    Cumps
  7.  # 11

    boa tarde pms qualquer que seja a distância se multiplicares por 0.05 (5%) tens o desnível em relação aos 2 pontos, no caso que referes de uma água única e como tens a distância de 8,00m será 8,00x0.05=0.40m. Dependendo do fornecedor a inclinação mínima aconselhada que tenho visto varia entre os 3 e 5%, e como referiu o Pedro Barradas é mesmo muito importante para autolimpeza senão acumula mesmo detritos e quando são coberturas que dependam de tubos de queda para escoamento aí o problema pode complicar-se. quanto ao facto de quereres deixar o painel sandwich com um metro para cada lado esteticamente isso vai ficar muito mau (vai parecer um daqueles chapéus que os estudantes americanos usam na entrega do "canudo" lol), porque não sobes as paredes 60 cm (os 50 necessários para inclinação e + 10) em relação ao ponto mais baixo do telhado isto permitir-te-ia esconder todo o telhado (embora esta solução acarrete despesa em algeróz e tubo de queda).
    CarlosMCD
  8.  # 12

    Carlos... 5% em 8 metros são 0,04m ( desnível de 5mm em cada metro) e não 0,4m :)
    • luisvv
    • 11 agosto 2008 editado

     # 13

    Colocado por: Pedro BarradasCarlos...5% em 8 metros são 0,04m ( desnível de 5mm em cada metro)e não 0,4m :)


    Desculpe mas se 1% de 8m (ou 800cm) = 8cm, 5% = 40cm = 0,4m.
  9.  # 14

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: Pedro BarradasCarlos...5% em 8 metros são 0,04m ( desnível de 5mm em cada metro)e não 0,4m :)


    Desculpe mas se 1% de 8m (ou 800cm) = 8cm, 5% = 40cm = 0,4m.


    Está correcto e incorrecto, porque se 5% de 8m, são realmente 40cm, está errado, porque num caso destes se fazem duas águas, esse valor é metade, isto é 20cm.

    Está errado porque as pendentes devem ser feitas na menor dimensão (€€€) da cobertura e não na maior, logo 5% de 2.5m (metade de 5m) são 12.5cm, no ponto mais alto. Como o ponto mais baixo tem de ter 4cm, temos uma espessura média de (4+4+12,5)/2= 10,25cm de enchimento médio da camada de forma, dai os 5% de inclinação que referi inicialmente não ser nenhuma loucura.

    Cumps
  10.  # 15

    ... LOLOL... têm razão.. devo estar cansado... este fim-de-semana estive a trabalhar 14 horas por dia... são realmente 40cm.
    As minhas desculpas a todos...

    PS: Estava a pensar em 0,5%!!!....
  11.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas... LOLOL... têm razão.. devo estar cansado... este fim-de-semana estive a trabalhar 14 horas por dia... são realmente 40cm.
    As minhas desculpas a todos...

    PS: Estava a pensar em 0,5%!!!....

    Por acaso pensei que estava a cometer aquele erro habitual das inclinações e que tanto dinheiro dá a ganhar.

    Sabe aquela de quantos m2 (reais) tem uma cobertura de 100m2 em projecção horizontal com 30% de inclinação?

    Cumps
  12.  # 17

    É facil, mede-se do Acad.... LOLOL...
    A medição de revestimento de coberturas inclinadas deve ser sempre medida pela sua verdadeira grandeza, e nunca pela sua projecção em planta....
  13.  # 18

    Colocado por: pmsBoas vou mandar fazer uma garagem pa estaçionar os carros mas queria a vossa opinião não su muito adepto de telhados inclinados,Gosto mais dum telhado plano, tou a pensar neste telhado usar daqueles painei de telhado com poliuretano no meio, só que queria que o telhado fosse todo direito,sera que vou ter algum problema com a escoação de aguas sera um telhado de 8m por 12m.


    Olá pms,
    Eu também prefiro muito mais telhados planos. Só agora vi as respostas a este fórum e digo já que estou bastante surpreso com todas as óptimas respostas que por aqui dão! Sou engenheiro de profissão e digo-lhe que tem aqui todos os conselhos que necessita para escolher a estrutura da sua garagem. O mais fácil talvez será perguntar aos próprios empreiteiros que a poderão fazer e, embora já deva conhecer, mas há uns quantos sites em que o pode fazer como o www.econstroi.com (obras maiores) ou no www.maosaobra.pt (coisas mais pequenas).
    Se precisar de alguma ajuda para calcular a estrutura diga! Os cálculos fazem-se em dois tempos e eu dou-lhe uma ajuda (de graça é claro)!
    Um abraço a todos,
    J.Gomes
    • pms
    • 12 agosto 2008

     # 19

    ja agora o que é o algeróz e tubo de queda ?

    ja tinha pensado fazer paredes mais altas mas isto vai ser uma estrura me ferro.... dai a minha ideia mas o que me interesa é que na pratica foncione
    • pms
    • 12 agosto 2008

     # 20

    Tambem ja tive a ideza de fazer os tapamentos em prodema...
 
0.0229 seg. NEW