Iniciar sessão ou registar-se
    • EURICO
    • 16 outubro 2010 editado

     # 1

    gostava que me ajudassem na seguinte duvida: vivo num prédio onde existe uma garagem para vários carros com um portão que dá para exterior.As garagens são individuais e com portas próprias. Estão registadas em nome dos propriétarios, e nem todos os habitantes do prédio têm garagem. A minha questão é se o portão para o exterior em caso de avaria deverá ser considerado parte comum.
  1.  # 2

    Parece-me ser das tais coisas que não devia ter discussão.

    As despesas de manutenção do equipamento devem ser partilhadas por quem o utiliza (e/ou PODE utilizar).

    É mais-ou-menos como a história do elevador.
    O condómino do r/chão (num prédio que não tem estandais na cobertura , nem arrecadações na cave) não utiliza - porque NÃO PODE - o elevador para ir para casa. A lei prevê que , nestes casos, o condómino do r/chão NÃO comparticipa nas despesas do elevador.
    Já o condómino do 1.º andar bem pode alegar que não utiliza o elevador... como PODE utilizá-lo, tem de comparticipar.

    NOTA: outra coisa é a pintura (exterior) do portão uma vez que é um elemento da fachada e, como tal, deverá ser comparticipada por todos os proprietários na proporção das respectivas permilagens.
  2.  # 3

    Tal qual Luís refere. :)
  3.  # 4

    Se os seus vizinhos que não têm garagem, têm ainda assim um lugar de paqueamento a utilização do portão de entrada ao parqueamento é comum a todos que o utilizam ou podem utilizar. Se a utilização da garagem é exclusiva a apenas alguns condóminos então só é imputado o custo a esses condóminos.
    Agora tudo depende se os outros vizinhos que não têm garagem têm algo a ver com o parqueamento.
 
0.0092 seg. NEW