Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.. Muitos parabéns pelo fórum.
    Já andei a pesquisar mas não achei a resposta concreta no fórum, pelo que venho questionar qual a melhor solução para a humidade no wc causada pelos banhos: desumidificador ou um pequeno extractor "inserido" na saída de ar do wc.
    O wc não tem janela para a rua, mas sempre que possível abro uma janela da casa para o ar circular durante o banho, mas isso não chega por si só..
    Agradeço a vossa colaboração.
    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Colocado por: Hamiltonpequenoextractor"inserido" na saída de ar do wc.

    Ora nem mais.
    Só tem o tubo?? Coloque um extractor.
  3.  # 3

    O tudo?! Portanto tem uma saída de ar (ver imagem).

    A dúvida é mais porque umas pessoas dizem que o desumidificador ainda puxa mais a humidade, outras dizem que o extractor pode mandar a humidade para a saída de ar dos vizinhos e não é tão eficaz.

    O wc ainda não apresenta sinais de humidade, pelo que o que pretendo é algo que previna o aparecimento dos sinais da humidade.
      Sem Título.jpg
  4.  # 4

    Colocado por: HamiltonPortanto tem uma saída de ar (ver imagem).

    Era isso a que me referia.
    Colocado por: Hamiltondesumidificador ainda puxa mais a humidade

    O desumificador, tal como o nome indica retira humidade do ar ambiente...
    Colocado por: Hamiltondizem que o extractor pode mandar a humidade para a saída de ar dos vizinhos

    Se fizer isso algo está mal feito. Mas isso depois é lá com os vizinhos... ;)
    Colocado por: Hamiltonnão é tão eficaz.

    Do que o desumificador? Provavelmente não... Mas o desumidificador é bem mais caro e gasta bem mais.

    Experimente primeiro o extractor. Escolha um bom. Silencioso. Pode escolher um com higrostato que o liga automaticamente quando a humidade relativa ultrapassa o valor predefinido entre 65% e 90% HR.
    Veja por exemplo os modelos do seguinte link:
    http://www.solerpalau.com/pdf/c_i/portugal/pt_c_i_045.pdf
    Ah, o ar para sair tb tem de entrar por algum lado... Veja se a sua casa não está demasiado "estanque".

    Se depois disto ainda não estiver satisfeita, avance para o desumidificador...
  5.  # 5

    Se calhar vou experimentar um extractor, mas ficará ligado à luz do espelho, dado que o wc não tem "fichas de energia" no seu interior. Assim só o ligava quando ligasse as luzes.

    Obrigado pela ajuda.
  6.  # 6

    Boa tarde amigos,
    Vou aproveitar este topico pq estou exactamente com o mesmo problema e nao sei mesmo como resolve-lo.
    A minha casa de banho é extremamente pequena, uns 9m2, nao tem janela, mas tem uma saida de ar.
    O que eu fiz qd remodelei a casa de banho foi colocar um tecto falso em pladur proprio para wc num nivel abaixo da entrada de ar, e coloquei um extractor num local oposto à saida ligada por uma manga, igual à dos esquentadores, o extractor ficou fixado no tecto falso.
    O extractor liga automaticamente sempre que ligo a luz do tecto da casa de banho.
    O que acontece, e em parte por culpa nossa, é que tomamos banho com agua bastante quente e por vezes durante muito tempo, com o resultado de a casa de banho ficar com as paredes todas molhada, literalmente.
    Inicalmente o que começamos a fazer foi abrir um pouco a porta da casa de banho.... melhorou a casa de banho, mas piorou o resto da casa...
    No imediato o q me vem a cabeça é mudar o extrator para algo maior e mais potente, ou será que existe algo especifico e mais eficiente para este tipo de situaçoes?
    Eu sei que poderia colocar um desumidificador peq dentro da casa de banho, mas nao queria utilizar essa soluçao.

    Aceito recomendaçoes.

    Obg
    • jafn
    • 21 fevereiro 2014

     # 7

    Boas, se tem 9 m2 não pode dizer que é uma casa de banho pequena, deve haver aí algum engano nas medidas
    A circulação de ar nas WC tem de ser com uma entrada de ar e uma outra para saída de ar, no seu caso só terá mesmo a saida em cima?
  7.  # 8

    Colocado por: jafnBoas, se tem 9 m2 não pode dizer que é uma casa de banho pequena, deve haver aí algum engano nas medidas
    A circulação de ar nas WC tem de ser com uma entrada de ar e uma outra para saída de ar, no seu caso só terá mesmo a saida em cima?


    eu vou ver bem as medidas e depois confirmo, em relaçao à circulaçao de ar efectivamente so tenho um buraco que da para a conduta do predio, a soluçao era uma janela.. mas infelizmente nao tem nem da para criar uma...

    Tenho mesmo que descobrir uma soluçao para o problema... e o pior é q a porta da casa de banho é quase a direito para a porta do quarto...
    • size
    • 21 fevereiro 2014 editado

     # 9

    A unica solução é impedir que o ar quente e húmido que se gera na casa de banho saia para o exterior desta condensando-se nos tectos frios que refere.

    Talvez um exaustor mais potente e deixar a porta da casa de banho fechada durante algum tempo, após os banhos, admitindo que por baixo da porta haja alguma espessura para a entrada de ar frio.
    Concordam com este comentário: VMV
  8.  # 10

    Colocado por: sizeA unica solução é impedir que o ar quente e húmido que se gera na casa de banho saia para o exterior desta condensando-se nos tectos frios que refere.

    Talvez um exaustor mais potente e deixar a porta da casa de banho fechada durante algum tempo, após os banhos, admitindo que por baixo da porta haja alguma espessura para a entrada de ar frio.


    Sem duvida que minimiza que as restantes areas da casa possam ser afectadas pela condensação do banho, mas vai fazer com que a casa de banho fique ainda pior, chegando a demorar horas para que depois volte a secar...
  9.  # 11

    Alguns dados adicionais e corrigir tb o q disse, a casa de banho tem 1,85X190 ao contrario dos 9m2 ditos por mim.
    Junto envio uma foto do tecto onde esta localizado o extractor e o quadrado vermelho é a localizaçao do buraco para a conduta, por dentro do tecto falso.
      IMAG0414a.jpg
  10.  # 12

    boa noite,

    Nós cá em casa inicialmente tinhamos um extrator no wc, ao fim de uns 2 ou 3 anos começaram a aparecer sinais de humidade limpei e pintei, e comprámos um desumidificador, já passaram cerca de 5 anos e o tecto está sem nada.Aconselho o desumidificaor, cá em casa fica sempre ligado qd tomamos banho e deixamos mais um bocado depois para sair a humidade que fica(azulejos a escorrer água, pq os banhos sao demorados).
  11.  # 13

    Colocado por: amleitaoVou aproveitar este topico pq estou exactamente com o mesmo problema e nao sei mesmo como resolve-lo.
    A minha casa de banho é extremamente pequena, uns 9m2, nao tem janela, mas tem uma saida de ar.


    9 m2 é extremamente pequena? eu acho extremamente grande.
  12.  # 14

    não existe nada do género extractor com desumidificador integrado, que fique escondido por cima do tecto falso ou assim? O desumidifcador é bom, mas acaba por ser um aparelho pouco jeitoso para se ter na wc.
  13.  # 15

    Colocado por: valtoresnão existe nada do género extractor com desumidificador integrado, que fique escondido por cima do tecto falso ou assim? O desumidifcador é bom, mas acaba por ser um aparelho pouco jeitoso para se ter na wc.


    Em relaçao ao tamanho da casa de banho ja corrigi, quem me dera a mim ter 9m2 :) nem 4m2 tem.

    Em relaçao à tua pergunta sugestão, penso q deverá ser a melhor alternativa/soluçao, mas nao conheço nem modelos nem marcas, e depois tenho medo do barulho q possa fazer, neste momento o extrator ja esta aplicado no teto falso de pladur, e por si so ja faz barulho.... tipo terpidaçao/eco, mas algo suportavel, se colocar algo mais potente....

    Por vezes coloco o desumidificador dentro do wc, e por si so nao elimina toda a condensaçao, e nao é muito pratico ja para nao falar dos custos de electricidade....

    Aos que ja passaram pelo mesmo e conseguiram melhorar...agradeço opinioes.

    Obg por tudo
    • jafn
    • 23 fevereiro 2014

     # 16

    Essa casa de banho já foi remodelada alguma vez? por acaso não taparam o tubo de entrada de ar na prumada do tubo de cima mas em baixo?
    É em algum apartamento?, se for aconselho a pedir a um vizinho que deixe ver como está a wc dele, e sem tem os dois tubos é porque taparam a sua.
  14.  # 17

    Colocado por: amleitaoneste momento o extrator ja esta aplicado no teto falso de pladur, e por si so ja faz barulho.... tipo terpidaçao/eco, mas algo suportavel, se colocar algo mais potente....


    Um construtor falou-me uma vez que um extractor não deve nunca ser colocado no tecto. Fica mais disfarçado e mais bonito, mas é um erro, porque fazem muito mais barulho (o tal eco ou ressonância no tecto falso), enquanto que na parede a ventoinha acaba por estar sob menor pressão, e a parede "normal" acaba por isolar muito melhor o barulho do que uma placa de tecto falso. No meu apartamento tinha também no tecto, e ao fim de uns meses o barulho tornava-se bastante incomodativo (porque a ventoinha com o movimento constante acabava por descair e ficar com folgas). Estava constantemente com necessidade de reapertar os parafusos que sustentam a ventoinha para diminuir o barulho.

    Este tópico é importante, era bom ver qual é de facto a melhor solução para este problema.
  15.  # 18

    Colocado por: jafnEssa casa de banho já foi remodelada alguma vez? por acaso não taparam o tubo de entrada de ar na prumada do tubo de cima mas em baixo?
    É em algum apartamento?, se for aconselho a pedir a um vizinho que deixe ver como está a wc dele, e sem tem os dois tubos é porque taparam a sua.


    O predio tem mais de 40 anos, acredito que todas as casa de banho ja tenham sido remodeladas. Eu nao tenho a certeza de q sejam tubos individuais, diria que é mais uma conduta comum....
    Mas da ultima vez q fiz um teste com um pouco de papel higienico na manga q liga ao extractor, sem nada estava a puxar bem...por isso acredito q esteja tudo desintupido, o q por vezes sinto é cheiro de tabaco... q deve ser dos vizinhos de cima... moro no 1 andar, num predio de 12.
  16.  # 19

    Como já disse anteriormente o desumificador claro que é mais eficaz. Mas é muito mais caro e consome muita energia.
    A solução é mesmo um BOM ventilador. De preferência um que possa funcionar sem ser ligado às luzes, pois ou depois dos banhos se deixam as luzes acesas, ou o ventilador vai deixar de funcionar cedo de mais.
    Um ventilador com higrostato é o ideal. Sempre e enquanto a humidade estiver acima de um determinado valor ele vai funcionar.
    Claro que tal como já referiram, o WC tem de ter entrada de ar suficiente para deixar o ventilador funcionar em pleno!
    Por ex:
    Ou entao:
  17.  # 20

    Colocado por: Pedro Azevedo78De preferência um que possa funcionar sem ser ligado às luzes, pois ou depois dos banhos se deixam as luzes acesas, ou o ventilador vai deixar de funcionar cedo de mais.

    Mas há ventiladores onde se pode programar o tempo, se não for desses basta comprar um temporizador e programar para ligar e desligar quando quiser, por exemplo em vez de ligar quando liga a luz pode ligar apenas quando desliga a luz durante determinado tempo.
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78
 
0.0205 seg. NEW