Os melhores, são: Não serem necessários, e numa habitação unifamiliar é possivel garantir condições técnicas para os dispensar. (gastam energia e fazem barulho- mesmo com apenas 26,5dB incomoda)
Não sendo possivel, Nas IS, arranje os mais silenciosos que houver no mercado, convem serem temporizados, comandados pelo circuito de iluminação.( existem uns que têm cumulativamente ao temporizador, sensores de humidade)
Nas dEspensas (arrumos), se não forem muito grandes, uma grelha na porta é suficiente, ou em alternativa, a porta ser cortada em cerca de 1cm, criando uma folga junto ao pavimento. Pode complementar com uma tomada de extracção, deixe que esta seja natural.
Para evitar abrir outro tópico, vou colocar aqui mesmo a questão.
Tenho um termoventilador daqueles baratos do Pingo Doce de 2000w. Ano passado deixou de fazer calor, mas acabei por guardar pois podia dar jeito (ainda funciona a parte do ventilador!)
Questão, se ligar só na parte do ventilador, consumirá tanto como ligado a fazer calor? Alguém um dia comentou cmg kkr coisa o que gastava daquilo eram as resistências a aquecer. Uma vez que elas não estão a ser usadas, será que gastará mta energia?
Só em modo ventilação isso deve consumir na casa dos 15W - apenas o motor eléctrico. Tive um bom que durou nas minhas mãos uns 20 anos, com tudo a funcionar. Autêntico canhão. Como já não precisava dele, acabei por vendê-lo por 10€. As sucatas actuais deixam de funcionar num instante.
Em relação à mensagem original, apesar de já ser antiga, fica a minha experiência: eu tenho ventiladores na casa de banho da dimplex, feitos na Irlanda. Outras bestas: com perto de 15 anos, nunca deram um problema. Ligam-se por puxão de um cordão.