Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Se a obra foi concluída tens que apresentar na Câmara as Telas Finais do projecto de arquitectura (onde está o teu arquitecto para te orientar com isso?) e depois fazer o pedido de vistoria. Já o fizeste? Os custos são cerca de 140 euros divididos em duas partes (podes perguntar na Câmara antes, mediante consulta do processo).
    Depois de teres feito o pedido de vistoria em que tens que entregar uma data de documentação do empreiteiro, livro de obra etc, tens que pedir à Câmara a Licença de Habitabilidade. Só com ela é que vais depois acertar as coisas nas finanças e na conservatória de registo predial. Como primeiro passo deves ir à Câmara, dizes qual é o teu processo e perguntas o que falta para o completar, qual o passo a seguir e pedes uma minuta ou lista da documentação a entregar.
  2.  # 22

    Alguém me sabe dizer quanto está a custar o m2 de construção no Marco de Canavezes? è que me estão a pedir por uma construção de 155 m2 entre 100.000 € e 140.000 €. Tinha a ideia que andava nos 600 €/m2 com materiais médios...
  3.  # 23

    600 euros no Marco? Só se for uma empresa com um grande alvará com preços quase que diria nacionais. Um construtor pequeno, Alvará classe 1 de certeza não te faz esse preço, a mão de obra para esses lados é mais barata. Atenção estou a falar de construções de raíz, obras as erguer e não cálculos de venda imobiliária ou cálculos segundo o CIMI.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fangio1
  4.  # 24

    Anónimo disse:
    Boas.

    [pub]Sou frequentador deste forum à já algum tempo e às pessoas como você eu não me canso de sugerir o seguinte site http://www.sole-atelier.pt/, pois acredite que vale a pena. Eles disponibilizam gratuitamente esse tipo de informação. Têm projectos muito bons e ainda por cima fazem orçamentos gratuitos bastando para isso preencher o formulário. Vale mesmo a pena experimentar, é grátis...

    Abraço[/pub]
  5.  # 25

    Só prgunto....como fazem orçamentos gratuitos sem terem uma noção real do sitio? supunhamos que a implantação se insere numa zona inclinada...rochosa....pode haver muitas condicionantes...como é real o orçamento disponibilizado?
  6.  # 26

    E também é pena ser no norte.....lol
    a malta do sul esta mto distante
  7.  # 27

    Colocado por: candidaSó prgunto....como fazem orçamentos gratuitos sem terem uma noção real do sitio? supunhamos que a implantação se insere numa zona inclinada...rochosa....pode haver muitas condicionantes...como é real o orçamento disponibilizado?


    Conheço empreiteiros que olham para o projecto e sem medições, sem caderno de encargos, enfim, sem nada dizem: faço esta por obra por x. É um risco.
    Mas o que estamos a falar não se trata de nenhum orçamento mas sim de uma estimativa com base numa média tendo em conta a experiencia de trabalhar com empreiteiros em diferentes zonas do país.
  8.  # 28

    Colocado por: danielaportelaConheço empreiteiros que olham para o projecto e sem medições, sem caderno de encargos, enfim, sem nada dizem: faço esta por obra por x. É um risco.


    Actualmenre não é um risco, é uma loucura ou uma estupidez. Esses sistema funcionavam quando as margens de lucro eram tão grandes que era dificil perder dinheiro, mesmo com erros grosseiros. Com a selvagaria de preços que existe actualmente, para se ganhar obras, têm-se vindo a baixar preços baseado-se na teoria que de há sempre maneira de dar a volta, sendo a maneira mais fácil, enganar o cliente. Mas existe um ponto a partir do qual não é possivel baixar mais e a partir desse ponto, não há volta a dar, excepto a falência.

    Vou dar um exemplo que nem uma semana têm.

    Pediram-me para orçamentar uma vivenda e embora me tivessem dito que não valia a pena, tocar na estrutura de betão armado, fi-lo na mesma, porque ao olhar para o projecto, pareceu-me que algo estava muito errado. Aquilo parecia a estrutura de um edificio e não uma vivenda térrea. Medimos as armaduras, varão a varão e o betão e cofragem de cada elemento. Sabe quanto é que vale, só a estrutura, se o projecto for cumprido? 135.000€. Sabe quanto é que um construtor deu para o betão armado? 65.000€. È imposivel de ser executado por este preço.

    Se nos acabamentos há muita forma de retirar custos, no betão, não dá. Ele custa 60€/m3 e ou o metem ou não. A cofragem anda nos 10 a 12€/m2 e essa tem de ser feita. O aço custa 1.20€/kg e esse, bom, se não o metermos, realmente não custa nada.

    O tempo do olhómetro está terminado, para o bem e para o mal

    Colocado por: candidaSó prgunto....como fazem orçamentos gratuitos sem terem uma noção real do sitio? supunhamos que a implantação se insere numa zona inclinada...rochosa....pode haver muitas condicionantes...como é real o orçamento disponibilizado?

    A parte do rochosa, esqueça, é sempre um risco, porque raramente um projectista fornece os estudos do terreno.

    Candida, vamos a ver se lhe consiguo explicar uma coisa, sem ofender ninguém.
    Na construção civil e na área das vivendas ou melhor no seguemento dos clientes particulares, ninguém, mas ninguém tem interesse em que se saiba, á priori, o real custo das coisas, porque senão, muita coisa que se constroi nem sequer era começada. Se lhe disserem o custo real do que quer construir, você se calhar desiste logo, e o arquitecto já não vende um projecto de arquitectura, o engenheiro já não vende um projecto de estrutura, o banco não empresta dinheiro, o construtor não constroi.

    A teoria, de uma forma assumida ou não, é deixar chegar o cliente ao ponto de não retorno, em que voltar para trás é mais caro que seguir em frente, e nessa altura, já toda a gente ganhou o seu e o cliente está enterrado até ao pescoço, mas isso, é um problema dele. Claro que existem sempre as excepções (que somos sempre nós)

    Mas o cliente têm culpas nisto que até mete raiva. Podemos demonstrar (e um orçamento é matemática pura) que algo não pode ser feito por determinado preço, mas ele nem sequer quer aceitar isto, agarrando-se a um valor como um náufrago se agarra a uma bóia e continua a afirmar, com toda a fé, que acredita que vai conseguir. Mas estas coisas são feitas com a razão e a não com fé.

    Cumps
  9.  # 29

    Pois Paulo Correia,
    Estou totalmente de acordo consigo, por isso acontece passarmos por muitas obras abandonadas em que muitas vezes o motivo não se deve a embargo mas sim ao colapso financeiro das pessoas. Por isso o meu desabafo ha dias em outro tópico. Como é possivel as pessoas funcionarem assim? Eu não sou naif mas acho que é lamentável que em termos percentuais o engodo supere a honestidade.
  10.  # 30

    Infelizmente estamos entregues a um stress material desqualificado em que os bons valores estão apenas incubidos á consciência individual de cada um e não são promovidos de forma realista pelas instituições quer públicas quer privadas ( com poder para tal = os média por exemplo).
 
0.0165 seg. NEW