Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Eu tenho Prodema nos meus tectos exteriores, aplicados à cerca de 5 anos e continua impecável. É certo que um deles está protegido do sol, mas num outro tem uma "testa" com cerca de 20 cm de altura que apanha sol quase todo o dia e continua excelente. Na altura parece-me que ficou a rondar os 75 euros o m2. Assumi a fixação com parafusos em inox e anilhas, estrutura em pinho autoclave, furos nas placas com mais diâmetro que o parafuso para poder "mexer" (daí as anilhas). Toda a colocação conforme indicações do meu fornecedor.
    A Banema é um dos representantes.
    Se estiver bem disposto...amanhã tiro umas fotos e coloco aqui. :-)
    Cump.
    Lucilio
  2.  # 22

    existe uma clínica na zona de pombal com material da prodema, ficou um espectáculo, se forem ou site deles está lá.
    Esxite uma empresa em leiria, que só faz fachada ventidadas, seja em fenolico, metal, pedra, porcelana....
    não tenho a certeza do nome, talvez quando souber coloco aqui o nome, e de outras empresas fabricantes de materiais ainda não ditas aqui.
  3.  # 23

    Folha de madeira natural?

    Já agora, por curiosidade, em que zona do país é que a casa vai ou está a ser construida?
  4.  # 24

    ponte de lima.
  5.  # 25

    algumas e caras.
    que para mim não justifica
    é o estatuto para quem pode.
    • diz
    • 2 novembro 2010

     # 26

    Precisava informação urgente alguem tem referencias da marca ARPA será que vale a pena?
    • VMP
    • 8 novembro 2010 editado

     # 27

    A Empresa MCL é representante da Formica, que tem quase 100 anos de existência, o que por si só dá uma grande fiabilidade à marca. A nível de preços, A Formica, Arpa, Max, é muito similar, a Trespa é mais cara e a Prodema tem já demasiados problemas a substituir grande parte do produto que colocou, principalmente no Parque das Nações, porque a folha de madeira no exterior não é indicado. Por mais overlays e proteções que fazem, a água acaba por impregnar e a madeira mancha. Compacto a imitar madeira é o ideal, porque é tudo o mesmo material, folhas de papel Kraft impregnadas em resinas fenólicas. São as resinas que lhe dão a resistência ao choque e à água.
    [pub]A MCL comercializa estes produtos de diversas marcas e aplica em obra. Tem o compacto da Formica a bons preços. Podem contactar através do tel. 219 758 460 ou 232 760 760.[/pub]
    • diz
    • 10 novembro 2010

     # 28

    Depois de muitp procurar vou optar pelo capoto.
  6.  # 29

    Boa tarde,

    Estou a desenterrar este tópico pelo seguinte motivo. Estou a fazer um trabalho de Mestrado sobre Fachadas Ventiladas com Painéis Fenólicos.
    Um dos capítulos que tenho de dar bastante importência é referente a "Anomalias/manutenção/vida útil".

    Da pesquisa que tenho feito, concluo que quando o acabamento é folha de madeira natural está susceptível a ter mais problemas pelos motivos já aqui descritos.
    No entanto para complementar a informação que já possuo, necessitava de alguns casos com diversas patologias (Empenamento, descoloração, deslaminação, manchas brancas, corrosão do suporte), penso que serão as mais comuns.

    Se alguém tiver conhecimento de alguns casos actuais com algumas destas patologias, podia-me indicar para eu ir ao local e tirar algumas fotografias?
    Sou de Lisboa, mas não necessitam obrigatoriamente de ser em Lisboa, tenho alguma margem para deslocação.

    Obrigado.
  7.  # 30

    Vai à EXPO (patologias não faltam,em edificios de 1998 e de 2010), vai à zona do Oeiras parque...
  8.  # 31

    Obrigado.

    Se alguém souber de mais casos, são sempre bem vindos.
    • bch
    • 4 novembro 2011

     # 32

    Boa Tarde

    Candido

    E dar uma volta pela expo,camarate,que encontrará muitas em mau estado, alguns perderam cores outras manchadas
    devido a ser em folha.

    a melhor sem duvida e trespa,trabalho com essa marca e nunca tive problemas,nestes ultimos 5 anos até agora ainda estao bem fixadas,a cola foi a indicada assim como a perfilaria.espero daqui a 10 anos para ver ,a garantia e de 25 anos.

    Atentamente
      19052010073.jpg
    • bch
    • 4 novembro 2011

     # 33

    aqui vai mais uma obra realizada em trespa
      28052010104.jpg
    • bch
    • 4 novembro 2011

     # 34

    O melhor tambem seria ir ao beloura shopping a fachada ficou toda manchada e ao que parece a direção do shopping optou por pintar os paineis de branco,
  9.  # 35

    bch

    Obrigado pelas fotografias.
    De toda a minha pesquisa, concluo sempre que a Trespa é realmente a melhor marca.
    Garantia de 25 anos? Pensei que fosse de 10 anos. Foi a indicação que me deram.

    Já fui à expo e já tenho algumas fotografias em que a pelicula saiu e alguns casos em que a cor ficou manchada e branca.
    No entanto, agradeço essas novas indicações, porque necessito de mais casos.
    Conheces alguma obra que esteja a decorrer para poder acompanhar o processo de montagem destes paineis?
    • bch
    • 4 novembro 2011

     # 36

    Candido tenho 2 em fase de acabamento,

    mas para a semana tenho 2 no barreiro uma das quais poderás acompanhar todo o processo,visto ainda nem perfilaria ter, tambem temos uma em curso com viroc se quiseres tb poderás visitar

    a outra começamos para o final da semana a por as placas ,

    se quiseres manda os contactos que depois ligo para combinar e podes tirar todas fotos que pretenderes.
    [email protected]
    Atentamente
  10.  # 37

    bch,

    Enviei um email para podermos combinar uma ida ao local.

    Seria óptimo poder acompanhar uma que irá começar, podendo assim acompanhar o processo global.
    Desde já agradeço a sua disponibilidade.

    Atentamente
  11.  # 38

    Basicamente existem 2 tipos de problemas.
    O 1º deve-se à sua construção do próprio material, uns utilizam folha natural que depois é protegido por um overlay. Até aqui não existe problema, o problema é quando ao cortar a chapa, estamos a desproteger esse topo, é similar quando cortamos uma chapa metálica zincada, no corte que efectuamos a sua protecção já era.
    Que eu conheça só a PRODEMA e a PARKLEX é que utilizam este processo.
    Os outros em linhas gerais utilizam uma folha DO TIPO melaminica a imitar a madeira que fica colada ao painel fenólico.
    O 2º deve-se à sua montagem, ou não respeitam os afastamentos entre apoios, a caixa de ar as vezes é esquecida, a furação não é respeitada a nível de protecção do bordo, não prevêem a dilatação do material, no sistema de colagem o mesmo.
    Existem tantas condicionantes, que para se ter um revestimento em condições se deve muitas vezes em 1º lugar ter um contacto com o fornecedor para dar nomes de empresas que são credenciadas por eles. Esta é minha opinião.
    Em relação ao preço final, não é na compra que está o ganho, mas sim no aproveitamento do mesmo, pois se tivermos um desperdício de material na casa dos 25% não será a mesma coisa se for na ordem dos 10%. É um aspecto a consideram, pois quem paga o desperdício é sempre o cliente.
    E agora qual o melhor, sinceramente não sei. Talvez a montagem dite a sua longevidade do mesmo.

    Leitão
    • bch
    • 6 novembro 2011

     # 39

    AcLeitão

    Tocou em vários pontos fulcrais.

    1º Na perpestiva de trabalho que tive aconselho trespa e so instalo trespa,não outro material devido aos problemas,
    2º em relação a montagem apenas aplico mediante as indicações do representante, se a folga e x então será essa,
    inclusive já tive construtores a dizerem que a folga queriam menor e eu aconselhei a ligarem para o representante para virificarem a veracidade,
    3º A colagem é feita no meu caso com a sikatack a cola indicada,e não outra a quem cole com cola e veda,eu nesse parametro limpo me de responsabilidades,(é cara a cola)
    4ª a estrutura é sempre a recomendada pelo representante(e em aluminio),por vezes perco muitas obras porque e caro e preferem orçamentos em que a estrutura é em zinco,
    5º Como diziam prodema é problema ,e contra factos não há argumentos
    6º a distancia é a recomendada pelo representante com o qual tenho contactos sistemãticos

    e eles não recomendam ninguem apenas são armazenistas e é de certa forma a maneira de se salvaguardem,
    no fim ou cumprimos ou não, recentemente passei numa obra em que a estrutura era perfil em zinco
    (utiliza se para pladur) e perguntei se seria colado ou rebitado e a resposta foi colado,

    a reflexão que fiz foi:
    por isso apenas 20% dos meus orçamentos são aceites, apenas há quem estrague a má imagem da fachada devido a má instalação,caso de muitas obras.

    fiz recentemente uma de trespa e viroc na mesma obra e o viroc não me convence,mas se está no projecto deve se cumprir,

    o aproveitamento por vezes se estiver projectado x medida não há volta a dar,tenho agora uma de 70 m2 que preciso de 97m2 para fazer a obra,nao tenho volta a dar a medida de projecto é aquela e só posso jogar com a placa para aproveitar o máximo.caso contrario não e aprovada.parte do arqº nessa altura.


    atentamente
  12.  # 40

    Se fosse o Arq. a pagar a diferença, talvez fizesse outra abordagem na configuração dos painéis. Mas quem sou eu para falar disso.
    Mas é preferível não fazer uma obra que à partida já está mal construída, pois mais tarde vai trazer problemas. Os que ainda constroem bem, tem lugar neste cantinho, agora quem faz preços suicidas, não ficam muito tempo a construir. Mais vale poucas e bem, do que muitas e mal. É a minha opinião, mas quem sou eu de que .

    Leitão
    Concordam com este comentário: bch
 
0.0248 seg. NEW