Iniciar sessão ou registar-se
    • aiac
    • 18 outubro 2010

     # 1

    Bom dia a todos!

    Estou neste momento "às voltas" com o projecto de arquitectura da minha futura casa. Mas com a situação económica como está, com tanta coisa que se ouve (e outra tanta que não se ouve!!), confesso que me sinto com dúvidas e receosa em relação ao futuro, e sobre se será correcto avançar para um projecto deste género (construção de casa própria) em tempos turbulentos como estes...

    É claro que cada caso é um caso, cada um sabe de si e das suas finanças...mas mesmo tendo uma situação "estável" (se é que hoje em dia se pode usar essa palavra), é inevitável que, numa altura como esta, surjam dúvidas...mais do que em tempos de crescimento...

    Que opinião têm os foristas sobre isto?

    Obrigada,
    Ana Isabel
  1.  # 2

    Se tem dinheiro... os tempos de crise originam os melhores negócios.
    Se não tem dinheiro... os tempos de crise originam os piores negócios.
  2.  # 3

    aiac

    na minha opinião é tão simples como : sim pode construir mas com a devida ponderação de ter uns euros extra, até porque o aumento do iva se reflecte como é evidente nos custos.
    De resto estará a contribuir para que o pais continue a funcionar.
    a ponderação de que falo tem muito a ver tambem com as situações em que se pede empréstimos e estabilidade profissional.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiac
    •  
      FD
    • 18 outubro 2010

     # 4

    Nos tempos idos do Durão Barroso, era famosa a intervenção da tanga. Tanto se apregoou a tanga que ficámos mesmo de tanga.

    Nestas coisas a confiança é importante, se alguém anda por aí a gritar "lobo", ninguém sai de casa.
    Na minha opinião, se tem uma vida laboral relativamente estável e à prova de azares (marido e mulher a trabalhar na mesma empresa, por exemplo), deve prosseguir com os seus planos.
    O que se calhar deve fazer é precaver-se e conter-se para não gastar no fio da navalha. Ou seja, se tem 100 para gastar, gaste 80.
    Tenha uma almofada para 1 a 2 anos sem vencimentos.
    Nestas condições, continue.

    Se não tem uma almofada, pode gastar 100 e vai gastar 100 ou ainda não sabe quanto é que vai gastar, contenha-se e faça melhor as contas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiac
  3.  # 5

    Eu e a minha namorada estamos na mesma situação e vamos avançar. Temos situações de trabalho "estáveis" e, apesar das dificuldades, optamos por fazer casa.

    Uma coisa é certa, se formos rigorosos, disciplinados e responsáveis, tudo deve correr bem.. mas se pelo contrário formos gastadores, displicentes e irresponsáveis, podemos ter problemas para toda a vida. Uma casa é um projecto e um investimento para toda a vida, se não for bem pensado e planeado pode-se tornar num problema que nos acompanhará longos anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiac
    • aiac
    • 18 outubro 2010

     # 6

    Obrigada pelas vossas opiniões, sem dúvida serviram para me animar :)

    É bom confirmar que há mais pessoas que irão também avançar como nós, apesar destes tempos conturbados...(mas isso eu já sabia, basta visitar o forum com regularidade, como eu faço). Assim, sinto-me menos "louca"...

    Estou plenamente de acordo com tudo o que disseram: é preciso sermos rigorosos, tentar evitar desperdicios e "extras" que provavelmente valorizaríamos nos primeiros meses, mas que depois se tornaríam "invisiveis" e sobretudo valorar a situação de cada um: eu e o meu marido trabalhamos em empresas diferentes, já com alguns (largos, no caso dele) anos de casa, inclusivamente em sectores diferentes, não temos filhos, já temos um terreno, que já está inserirdo num loteamento, e temos um valor considerável de parte para poder gastar na construção da casa (ou seja, não temos que pedir a totalidade do valor ao banco, estimo que tenhamos que pedir cerca de 65 a 70%).

    Por tudo isso, achava que estávamos em boas condições de avançar, mas agora, com todo este "vendaval" na economia do país, confesso que fiquei preocupada e assustada...
  4.  # 7

    Colocado por: aiacestimo que tenhamos que pedir cerca de 65 a 70%


    Já agora, 65 a 75% do quê?
  5.  # 8

    Colocado por: danobrega

    Já agora, 65 a 75% do quê?


    Eu creio que é do valor para a obra.

    Mas se ainda não sabe em quanto é que fica...
    • aiac
    • 18 outubro 2010

     # 9

    danobrega,

    65 a 70% do valor da construção
    • aiac
    • 18 outubro 2010

     # 10

    Homecare,

    Sim, ainda não sei exactamente em quanto é que fica, mas tenho um "tecto" que não quero ultrapassar. As contas que faço é com base nesse valor máximo.
  6.  # 11

    Colocado por: aiacdanobrega,

    65 a 70% do valor da construção


    Nesse caso está, se calhar, está melhor do que o que pensa. Salvo erro, e corrijam me os entendidos, para o banco interessa a percentagem da avaliação do imóvel. Ou seja, o terreno também conta, não?
  7.  # 12

    Colocado por: aiacObrigada pelas vossas opiniões, sem dúvida serviram para me animar :)

    É bom confirmar que há mais pessoas que irão também avançar como nós, apesar destes tempos conturbados...(mas isso eu já sabia, basta visitar o forum com regularidade, como eu faço). Assim, sinto-me menos "louca"...

    Estou plenamente de acordo com tudo o que disseram: é preciso sermos rigorosos, tentar evitar desperdicios e "extras" que provavelmente valorizaríamos nos primeiros meses, mas que depois se tornaríam "invisiveis" e sobretudo valorar a situação de cada um: eu e o meu marido trabalhamos em empresas diferentes, já com alguns (largos, no caso dele) anos de casa, inclusivamente em sectores diferentes, não temos filhos, já temos um terreno, que já está inserirdo num loteamento, e temos um valor considerável de parte para poder gastar na construção da casa (ou seja, não temos que pedir a totalidade do valor ao banco, estimo que tenhamos que pedir cerca de 65 a 70%).

    Por tudo isso, achava que estávamos em boas condições de avançar, mas agora, com todo este "vendaval" na economia do país, confesso que fiquei preocupada e assustada...


    Caríssima aiac

    Os tempos não estão difíceis, as obras continuam, os carros novos idem, os luxos, as viagens, etc, este país tem de andar.

    O problema está nos é bancos, emprestavam dinheiro a "torto e a direito", era à grande, pessoas com 3, 4, 5 ou empréstimos, enfim, isto tinha de acabar. Acabou agora. Os banco apertaram o cerco.

    Mas mais, já ouviu algum banco falar em crise? Eu não...

    Relativamente à Sua construção, pense bem, defina tudo, materiais acabamentos, não faça muitas alterações em obra já executada e que depois implique muitos gastos. Por exemplo, tem já uma parede construída rebocada, quase a ser pintada e afinal não gostou porque o espaço é pequeno e manda demolir...

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aiac
 
0.0179 seg. NEW