Iniciar sessão ou registar-se
    • Joooo
    • 11 agosto 2008 editado

     # 1

    Tenho um T2, e prentendo comprar um T3, como se sabe está dificil vender casas, a minha questão é, será melhor esperar vender o T2 para depois adquirir o T3, ou poderei alugar o T2 e comprar o T3??
    Qual será a melhor solução??
  1.  # 2

    Boa noite Joooo (não sei se acertei no número de "o" 's! ehehhe)

    Onde é o seu T2? Isto porque estou à procura de apartamentos assim para investimento, isto é, não espero nem tenciono vendê-los imediatamente. pode enviar-me mensagens em privado se preferir.

    De resto (e falo-lhe como investidor) poderá procurar outra alternativa, que passo a explicar. Imagino que esteja a pagar um crédito à habitação sobre o T2. Em vez de o vender (pois realmente não é a melhor altura) porque não arrendá-lo por um valor ligeiramente superior ao seu crédito à habitação. Assim colocará um inquilino a pagar o seu investimento e o seu apartamento enquanto se concentra em adquirir um 2º apartamento. Poderá arrendá-lo a jovens trabalhadores pois tendem a entrar e sair mais rapidamente e assim evita o célebre caso do "inquilino a 30 anos". Deste modo, pouco a pouco ganhará a sua independência financeira, acredite! Se precisar de ajuda diga!

    Um abraço,
    J.Gomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isabel11, almo
    •  
      FD
    • 12 agosto 2008

     # 3

    Atenção que para alguns bancos, e isso só poderá saber consultando a sua escritura de hipoteca, o crédito à habitação é para isso mesmo, para habitação própria e permanente. Para arrendar, a taxa de juro poderá ser completamente diferente.

    Na prática pode fazer o que diz, mas lembre-se que o período mínimo para arrendar são os tais 5 anos, que podem ser reduzidos por motivos de natureza temporária (arrendar a estudantes por exemplo), e durante esse tempo não poderá, mesmo que queira, despejar os inquilinos.

    O que se tem falado aqui é na possibilidade de arrendar com opção de compra. Se não arrendar, na sua posição eu vendia primeiro o T2 e depois comprava o T3...
    Pode muito bem dar-se o caso de não conseguir vender o T2 e ter que suportar as duas prestações em simultâneo após o período concedido pelo banco em que apenas paga parte da prestação. Há casos destes relatados no fórum e olhe que não deve ser nada fácil...
  2.  # 4

    Colocado por: FD
    O que se tem falado aqui é na possibilidade de arrendar com opção de compra. Se não arrendar, na sua posição eu vendia primeiro o T2 e depois comprava o T3...
    Pode muito bem dar-se o caso de não conseguir vender o T2 e ter que suportar as duas prestações em simultâneo após o período concedido pelo banco em que apenas paga parte da prestação. Há casos destes relatados no fórum e olhe que não deve ser nada fácil...


    É duríssimo. E na actual conjuntura de subida de juros...
  3.  # 5

    Anónimo disse:
    joooo venda primeiro o seu T2 , avance devagarinho na vida nao nao dar um tombo grande
    • MES
    • 13 agosto 2008

     # 6

    Boa tarde

    Sou nova no forum e consegui esclarecer algumas coisas, bem como deparar-me com a realidade quotidiana do pagamento dos emprestimos bancários, que não é novidade nenhuma para mim, trabalhando eu na área social e atendimento ao publico...
    Comentários à parte preciso da vossa ajuda/esclarecimento:
    Comprei apartamento em Junho/99 mediante empréstimo bonificado jovem, cujo valor máximo era na altura 62500 €, mais 5000 € do extinto multiopções, porque a casa foi comprada por 67500 €. Na altura foi um verdadeiro achado, pois os valores apresentados eram muito altos.
    Trata-se de 1 T2 duplex, com 151 mts2, acrescido de 3 varandas e 1 terraço de 44 mts2, no concelho de santiago do cacem, bem localizado, edificio de 1992, com um senão não tem elevador e as escadas nunca mais acabam.
    Desde 2004 que vinha tentando vender, mediante imobiliarias e particulares, mas sempre sem sucesso.
    Arrendei e bastante arrependida fiquei, pois as coisas quando são nossas duram muitos anos, na mão dos outros...
    A minha intenção é adquirir 1 T3, o banco ainda me propôs o tal negocio dos 3 anos mas eu preferi ficar quieta.
    Isto tem de ser por etapas!
    A casa foi finalmente vendida, por 1 preço acima do que esperava, mediante o apoio de 1 imobiliária que contratei em regime de exclusividade no final de Julho/08.
    A divida ao banco ronda os 55000 € e o resto pretendo aplicar na proxima casa, após a venda de outra casa (do companheiro) nas mesmas condições da minha.
    Quando devo comunicar ao banco? o que devo fazer perante as finanças? qual o maximo de tempo que tenho de aplicar o que ganhei na venda da casa? Que percurso a percorrer agora?
    Obrigada pela vossa atençao
  4.  # 7

    Colocado por: MESA casa foi finalmente vendida, por 1 preço acima do que esperava, mediante o apoio de 1 imobiliária que contratei em regime de exclusividade no final de Julho/08.
    A divida ao banco ronda os 55000 € e o resto pretendo aplicar na proxima casa, após a venda de outra casa (do companheiro) nas mesmas condições da minha.
    Quando devo comunicar ao banco? o que devo fazer perante as finanças?


    Se ainda não comunicou ao banco, ainda não vendeu.
    • MES
    • 13 agosto 2008

     # 8

    luisvv:
    claro que ainda não vendi, eu não sou parva, bolas, mas considero-a vendida a partir do momento que a pessoa que pretende a casa tem o empréstimo do banco garantido e se começam agora a percorrer os caminhos necessários para que a compra seja efectivada, não acha?
    não vou continuar a procurar novos interessados quando aquela pessoa já está com a situação orientada.
    Claro que sei que tenho de comunicar ao banco, pedir o "destrato" (palavra que ouvi pela 1ª vez na minha vida ontem), mas trata-se de uma situação nova na minha vida, estou com receios, pensei que me esclarecessem e não me considerassem parva... é que de loira nada tenho...

    obrigada na mesma, mas parece que não será aqui com respostas destas que vou ser elucidada.
    •  
      FD
    • 13 agosto 2008 editado

     # 9

    MES,

    É distrate, na prática é uma rescisão de um contrato, o de hipoteca. O que se vai passar é que vai pagar o dinheiro que deve ao banco, mais uma penalização de 0,5% sobre o montante da dívida, se não me engano na percentagem, e alguns custos por causa dos registos. Contacte o seu balcão, os procedimentos podem variar entre bancos.

    Se vai reinvestir o dinheiro que lucrou com a venda pela totalidade, não se preocupe que em princípio não pagará qualquer imposto "extra". Acho que tem 24 meses para fazer o reinvestimento.
    Terá que preencher em 2009 no IRS o anexo G, declarando os valores da venda, compra e do empréstimo.

    De resto, os registos e todas as burocracias restantes deverão ser tratadas pela imobiliária, nomeadamente a marcação da escritura e a realização dos registos na Conservatória, por isso não se preocupe por aí além. Preocupe-se sim em receber um sinal razoável e depositar o cheque, não vá o mesmo ser "careca". A partir daí está tudo do seu lado, no entanto, leia tudo o que lhe dêem para assinar.
    • MES
    • 13 agosto 2008

     # 10

    Finalmente uma resposta sensata, esclarecedora, concisa e sem "parvidades" á mistura.

    Dos vários post's que li neste forum, o seu, FD, e de outra pessoa que me parece ter conhecimentos em direito, são de sublinhar e de aproveitar para orientar os mais confusos e perdidos, como é sem duvida o meu caso.

    Obrigada pela sua atenção, correcção no erro do tal do distrato, e ficarei atenta aos seus conselhos noutros itens deste forum

    bem haja
  5.  # 11

    Colocado por: MESluisvv:
    claro que ainda não vendi, eu não sou parva, bolas, mas considero-a vendida a partir do momento que a pessoa que pretende a casa tem o empréstimo do banco garantido e se começam agora a percorrer os caminhos necessários para que a compra seja efectivada, não acha?


    Por acaso, já tive a casa vendida (ou enfim, com o "crédito aprovado") 3 vezes, e 3 vezes o empréstimo falhou. Ficaria surpreendida se soubesse como é comum.

    Colocado por: MES
    Claro que sei que tenho de comunicar ao banco, pedir o "destrato" (palavra que ouvi pela 1ª vez na minha vida ontem), mas trata-se de uma situação nova na minha vida, estou com receios, pensei que me esclarecessem e não me considerassem parva...


    O melhor que tem a fazer é perguntar directamente à imobiliária - faz parte das atribuições deles.
  6.  # 12

    E o que acham de se fazer uma permuta? Entregar o meu T2, e adquirir um T3??
  7.  # 13

    Colocado por: jgomesBoa noite Joooo (não sei se acertei no número de "o" 's! ehehhe)

    Onde é o seu T2? Isto porque estou à procura de apartamentos assim para investimento, isto é, não espero nem tenciono vendê-los imediatamente. pode enviar-me mensagens em privado se preferir.

    De resto (e falo-lhe como investidor) poderá procurar outra alternativa, que passo a explicar. Imagino que esteja a pagar um crédito à habitação sobre o T2. Em vez de o vender (pois realmente não é a melhor altura) porque não arrendá-lo por um valor ligeiramente superior ao seu crédito à habitação. Assim colocará um inquilino a pagar o seu investimento e o seu apartamento enquanto se concentra em adquirir um 2º apartamento. Poderá arrendá-lo a jovens trabalhadores pois tendem a entrar e sair mais rapidamente e assim evita o célebre caso do "inquilino a 30 anos". Deste modo, pouco a pouco ganhará a sua independência financeira, acredite! Se precisar de ajuda diga!

    Um abraço,
    J.Gomes


    No caso de optar por arrendar como exemplifica, que encargos eu tenho com isso??
  8.  # 14

    Teoricamente, para si não é mau.

    No entanto, quem vende procura liquidez - e no caso que sugere, a diferença de valores não deve ser significativa.

    Na prática, para a permuta ser viavel, a sua casa actual será avaliada por baixo.
  9.  # 15

    Colocado por: Joooo

    No caso de optar por arrendar como exemplifica, que encargos eu tenho com isso??


    Continua a pagar o empréstimo e as restantes despesas.
    Paga IRS sobre a renda.

    Saliento no entanto que a maioria dos bancos (se não todos) proíbem o arrendamento, ou condicionam à aprovação prévia - e o arrendamento à socapa de um bem hipotecado pode ter consequências graves para si.
    Pode ainda haver alterações a nível de taxa de juro no seu empréstimo.
  10.  # 16

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: Joooo

    No caso de optar por arrendar como exemplifica, que encargos eu tenho com isso??


    Continua a pagar o empréstimo e as restantes despesas.
    Paga IRS sobre a renda.

    Saliento no entanto que a maioria dos bancos (se não todos) proíbem o arrendamento, ou condicionam à aprovação prévia - e o arrendamento à socapa de um bem hipotecado pode ter consequências graves para si.
    Pode ainda haver alterações a nível de taxa de juro no seu empréstimo.


    Fazendo tudo legalmente, tenho que informar o banco do arrendamento?
    Que mais teria de tratar para fazer tudo correctamente?
  11.  # 17

    Colocado por: Joooo>

    Fazendo tudo legalmente, tenho que informar o banco do arrendamento?
    Que mais teria de tratar para fazer tudo correctamente?


    Não tem que INFORMAR, tem que PEDIR AUTORIZAÇÃO.
    Depois, terá que registar o contrato nas Finanças.
  12.  # 18

    Bom dia,
    Peço desculpa intrometer-me nest post que não é meu, mas tenho uma pergunta para J. Gomes: pelo que percebi é investidor e procura imóveis. [pub]Tenho uma casa T2 à venda junto ao polo universitário da asprela/hospital s. joão com metro à porta. Totalmente restaurada. Possibilidade de ter pelo menos 4 pessoas a habitar. Não sei se interessa (150.000 €). Obrigada.
    Cristina Martins
    [email protected][/pub]
  13.  # 19

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: Joooo>

    Fazendo tudo legalmente, tenho que informar o banco do arrendamento?
    Que mais teria de tratar para fazer tudo correctamente?


    Não tem que INFORMAR, tem que PEDIR AUTORIZAÇÃO.
    Depois, terá que registar o contrato nas Finanças.


    Claro que tem de o fazer, e longe de mim fazê-lo por fora! Mas é uma hipótese perfeitamente válida, e acha que os bancos não gostam? Nessa altura estará a pagar DOIS e não UM empréstimo, o que faz com que eles estejam a ganhar duas vezes, mas você também está! E quando se sentir preparado, compra a terceira, e a quarta e assim por diante. Leia "Pai Rico, pai Pobre" para uma simples explicação.

    É assim que se criam os pés de meia e a independência financeira. Não se assuste com a famosa "crise" pois só quem não está preparado é que a sente. Eu, por mim, não tenho com o que me queixar. E com os juros como estão, acha que as pessoas preferem comprar? E se não preferem comprar, vão arrendar. E a quem vão arrendar? A SI! Força nisso! Dê o passo! Senão ninguém o dará por si! E terá também o tempo a jogar a seu favor. Vai daí daqui a três anos o mercado começa a dar a volta e você vende o T2 com ganho! Senão, o arrendatário continuará a pagar o seu empréstimo. Se precisar de mais ajuda diga-me! Estou à disposição.
  14.  # 20

    Colocado por: jgomes
    Colocado por: luisvv
    Colocado por: Joooo>

    Fazendo tudo legalmente, tenho que informar o banco do arrendamento?
    Que mais teria de tratar para fazer tudo correctamente?


    Não tem que INFORMAR, tem que PEDIR AUTORIZAÇÃO.
    Depois, terá que registar o contrato nas Finanças.


    Claro que tem de o fazer, e longe de mim fazê-lo por fora! Mas é uma hipótese perfeitamente válida, e acha que os bancos não gostam? Nessa altura estará a pagar DOIS e não UM empréstimo, o que faz com que eles estejam a ganhar duas vezes, mas você também está! E quando se sentir preparado, compra a terceira, e a quarta e assim por diante. Leia "Pai Rico, pai Pobre" para uma simples explicação.

    É assim que se criam os pés de meia e a independência financeira. Não se assuste com a famosa "crise" pois só quem não está preparado é que a sente. Eu, por mim, não tenho com o que me queixar. E com os juros como estão, acha que as pessoas preferem comprar? E se não preferem comprar, vão arrendar. E a quem vão arrendar? A SI! Força nisso! Dê o passo! Senão ninguém o dará por si! E terá também o tempo a jogar a seu favor. Vai daí daqui a três anos o mercado começa a dar a volta e você vende o T2 com ganho! Senão, o arrendatário continuará a pagar o seu empréstimo. Se precisar de mais ajuda diga-me! Estou à disposição.


    Bom dia caro Jgomes, é interessante esta situação porque encontro-me neste momento a ler a e a instruir-me mais profundamente pelo livro Rich Dad, Poor Dad (versao original do livro) e alguns filmes comentados pelo autor do livro.
    Sendo que o Cashflow de que eles falam e os investimentos é o ponto crucial para uma vida na qual o dinheiro trabalha para nós, e não nós para o dinheiro.
    O seus pontos de vista e comentários em tudo dizem respeito aos ensinamentos por eles dados, mas pelos vistos você já deve ter mais experiencia adaptada à nossa realidade, e não à dos EUA.

    Tenho portanto algumas questões, visto que gostaria de enveredar pelo mesmo caminho que você já se encontra, investindo em imobiliário, para com que os lucros destes, arrendados, permitam novos investimentos, até que a bola de neve cresça e saiamos fora desta crise (Rat Race).

    Fui informado que após aquisição de um imobiliário, por credito, precisa de esperar alguns anos até que este possa ser arrendado. Isto é verdade?
    Tenho conhecimento que os empréstimos para casas com destino a arrendamento são diferentes. Quão diferentes? É possivel adquirir um credito de prestação fixa para uma casa de com destino a arrendar? E se não, como calcula eficientemente o valor da renda, visto a Euribor baralhar totalmente os calculos, com uma subida das prestações a um ritmo incrivel, coisa que não é possivel fazer depois com o valor da renda.

    Como se mantém portanto com a cabeça fora de água com tanta legislação, e entraves colocados pelos bancos especialmente pelo facto das prestações subirem a uma velocidade vertiginosa.

    Tentei enviar-lhe uma mensagem privada, para não "poluir" este post com informação Off-Topic, mas não consegui descobrir como faze-lo, penso que não seja possivel portanto.

    Agradecido a si e aos restantes membros pela disponibilidade que têm tido em ajudar e tirar duvidas neste forum.

    //André Ludgero
 
0.0207 seg. NEW