Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Sou proprietária de um andar de moradia no 1º andar. Tenho uma varanda num dos quartos que dá para um pequeno terraço dos vizinhos (?) do rés-do-chão. Acontece que esta tem 2 ralos por onde escoa a água. Já por diversas vezes quando chove muito e os ralos entopem, é necessário proceder ao seu desentupimento e escoar a água acumulada. Ora, os vizinhos, cada vez q isso acontece armam um escândalo, pois segundo eles, não tenho o direito de sujar o "seu" terraço. A última foi ontem, quando reguei umas plantas na referida varanda e caiu um pouco de água para baixo. As minhas dúvidas são:
    1º Tenho ou não direito de escoar a água através dos ralos?
    2º Não sei, sequer, se esse dito terraço lhes pertence, pese embora os ditos vizinhos o terem vedado, já que é uma zona de moradias iguais em banda e em todas as outras esse terraço não é vedado. Como posso saber e a quem me dirigir já que não existe condominio?

    Agradeço desde já todos os contributos para a resolução deste problema que me está a transtornar bastante...!

    Cristina
  2.  # 2

    provavelmente o terraço não lhes pertence, e é propriedade comum do prédio, mas com franqueza, se os ralos da sua varanda dessem directamente para o passeio você gostava de apanhar com a água dos vasos na cabeça se fosse a passar?

    É uma questão de civismo, e não de saber de quem é o terraço.
  3.  # 3

    Penso que há aqui um erro na concepção. O ralo existente na varanda, deveria encaminhar a água para o tubo de queda de águas pluviais. Não tendo, tem de ter cuidado com o que manda para baixo. Imagine que lava a varanda com produtos à base de ácido e provoca danos a terceiros, fica numa boa enrascada.

    Com vizinhos destes, que mais se pode ambicionar....
  4.  # 4

    Nunca usei qualquer produto na varanda,a não ser água da chuva ou dos vasos. É óbvio que tenho o cuidado de não molhar ninguém (embora não seja um lugar de passagem) mas não tenho outra forma de escoar a água. Se não o fizer, fico com uma inundação no quarto e na casa. Aliás, no inicio falei com os vizinhos sobre isso sendo que me disseram que não havia qualquer problema, reconhecendo que não havia outra forma.

    Nem sequer me importaria de ir limpar o dito terraço onde a água cai, mas nem sequer tenho acesso a ele, já que eles quando compraram a casa o resolveram vedar sem sequer me consultar (alterando a estética da casa),mas como eu o que quero menos são problemas com vizinhos nunca disse nada.

    Mas agora está a tornar-se insuportável. De cada vez que chove, há confusão. Claro que que a estas se somam muitas outras. com os vizinhos anteriores sempre houve diálogo e tolerância recíprocos, mas com estes que logo partem para o insulto, não é possível. Ignoro-os, mas claro que fico bastante incomodada.
    como poderei saber se o terraço é comum?
  5.  # 5

    Colocado por: madcrisjá que eles quando compraram a casa o resolveram vedar sem sequer me consultar (alterando a estética da casa)


    Colocado por: madcrisMas agora está a tornar-se insuportável. De cada vez que chove, há confusão.


    E será que há confusão por isso mesmo, por o terem vedado?
  6.  # 6

    Pois, se calhar, já que agora sentem-se "donos" do terraço. É o espaço "deles"- onde têm plantas, mesas, cadeiras, etc- e estão menos tolerantes.
    Mas o que posso fazer quanto a isso?
    • Mac
    • 18 outubro 2010

     # 7

    Colocado por: madcris
    como poderei saber se o terraço é comum?

    Há um documento na conservatória, cuja designação não sei, onde constam as partes que constituem cada uma das fracções e ainda as partes comuns.
    Cumps
    •  
      FD
    • 19 outubro 2010

     # 8

    Colocado por: MacHá um documento na conservatória, cuja designação não sei, onde constam as partes que constituem cada uma das fracções e ainda as partes comuns.

    TCPH - título constitutivo da propriedade horizontal. :)
    • Tabas
    • 19 outubro 2010 editado

     # 9

    Colocado por: madcris
    Mas agora está a tornar-se insuportável. De cada vez que chove, há confusão.


    Não posso deixar de comentar esta, mas....

    Será que o vão processar por chover?? Ou você na vida real é S. Pedro e eles já o toparam?! :)
  7.  # 10

    Por chover não podem processar, mas se a chuva trouxer outros lixos, talvez...
 
0.0156 seg. NEW