Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No meu prédio os proprietarios estacionam carros de medidas superiores ás delimitadas. Ora isso leva a que eu não consiga estacionar o meu carro.
    Como resolver a questão já que a administração do condominio diz que nada pode fazer????
    •  
      FD
    • 19 outubro 2010

     # 2

    Já falou com esses vizinhos? O que é que disseram?
  2.  # 3

    Com a maior arrogãncia dizem que tem direito a estacionar lá o carro. Que vá pedindo a um e a outro alternadamente para ir á garagem dar um jeito sempre que eu quiser entrar ou sair.....
  3.  # 4

    Colocado por: canto1975Com a maior arrogãncia dizem que tem direito a estacionar lá o carro. Que vá pedindo a um e a outro alternadamente para ir á garagem dar um jeito sempre que eu quiser entrar ou sair.....

    Eu fazia o mesmo: estacionava o carro de forma a impedir a entrada de um (ou vários) deles.
  4.  # 5

    Isso estou a ponderar fazer.
    Mas quero saber se posso fazer algo legalmente para evitar estes abusos
  5.  # 6

    Teoricamente, eles só podem estacionar dentro do espaço demarcado. Pior ainda, se ao estacionarem fora impedem o uso da fracção ou de partes comuns pelos restantes condóminos. No entanto, se lhes falta o bom senso, na prática não há grande coisa a fazer. Como quase de certeza não haverá regulamento de condomínio com penalizações previstas para a infração das normas estabelecidas ou da legislação, vejo grandes dificuldades em obter algum tipo de satisfação via acção judicial, p.ex
  6.  # 7

    haja bom senso, apele ao bom senso, tentando meter-se no lugar deles e eles no seu.
    se não houver, em ultimo caso apele ao julgado de paz
  7.  # 8

    Já consultou o projecto aprovado pela Câmara para ver se as medidas marcadas no estacionamento coincidem com o que está no projecto?
    O pintor que marcou os lugares no chão pode ter sido «criativo»...

    Mas repare: normalmente esses lugares têm de ter 5,0mx2,5m (corrijam-se sff) e conheço automóveis com mais de 5metros.
    Confesso que, nestes casos, não sei se o problema é do automóvel , se da insuficiência da nossa legislação...
  8.  # 9

    Na câmara de Sintra chegam 4,5x2,2
  9.  # 10

    Já consultou o projecto aprovado pela Câmara para ver se as medidas marcadas no estacionamento coincidem com o que está no projecto?
    O pintor que marcou os lugares no chão pode ter sido «criativo»...
    Mas repare: normalmente esses lugares têm de ter 5,0mx2,5m (corrijam-se sff) e conheço automóveis com mais de 5metros.
    Confesso que, nestes casos, não sei se o problema é do automóvel , se da insuficiência da nossa legislação...


    Não tenha dúvidas: o problema principal é de alguém querer estacionar um carro num lugar em que ele manifestamente não cabe, ocupando assim partes comuns e vedando o acesso a outros utilizadores.

    O problema acessório é o queixoso não ter (digo eu) disposição e paciência para ser chato: um gajo marreta escrevia uma carta ao infractor, dando conta dos prejuízos que estava a sofrer: (parquímetros -se fosse o caso - ou mensalidade numa garagem de recolha, p.ex) e da intenção de ser ressarcido. Para abreviar e mostrar firmeza de intenções, a carta podia ser logo do advogado. Gastava uma pequena fortuna, e teria que documentar bem os prejuízos, mas o outro também....
  10.  # 11

    boa tarde!
    tem que chegar um dia mais cedo a casa e estacionar o seu primeiro...
    e esperar para ver se o seu vizinho consegue estacionar o dele!
    ou entao... estaciona da melhor maneira que conseguir e, se trancar o carro desse seu vizinho... ele que o va chamar sempre que quiser sair!!
    acho que tendo-lhe dado a resposta que deu... nao merece muito do seu respeito.
  11.  # 12

    Eu poria 2 paredes nos limites do meu lugar de estacionamento. Depois queria vê-los a estacionar dentro do meu espaço :)
  12.  # 13

    Colocado por: vmontalvaoEu poria 2 paredes nos limites do meu lugar de estacionamento. Depois queria vê-los a estacionar dentro do meu espaço :)

    Pelo que percebi, o problema parece ser a ocupação do espaço comum, inviabilizando a manobra de estacionamento, e não propriamente a invasão do lugar dele.
  13.  # 14

    Colocado por: luisvv
    Pelo que percebi, o problema parece ser a ocupação do espaço comum, inviabilizando a manobra de estacionamento, e não propriamente a invasão do lugar dele.


    pois...
    se calhar a soluçao passa mesmo por conversar e trocarem de lugar de estacionamento!
    se tiver o seu carro la estacionado, o seu vizinho consegue estacionar o dele?
    uma fotografia ajudava em muito a ver a situaçao reportada!
    •  
      FD
    • 21 outubro 2010 editado

     # 15

    Artigo 1422.º
    (Limitações ao exercício dos direitos)
    1. Os condóminos, nas relações entre si, estão sujeitos, de um modo geral, quanto às fracções que exclusivamente lhes pertencem e quanto às partes comuns, às limitações impostas aos proprietários e aos comproprietários de coisas imóveis.

    (...)

    Direitos e encargos do comproprietário
    Artigo 1406.º
    (Uso da coisa comum)
    1. Na falta de acordo sobre o uso da coisa comum, a qualquer dos comproprietários é lícito servir-se dela, contanto que a não empregue para fim diferente daquele a que a coisa se destina e não prive os outros consortes do uso a que igualmente têm direito.
    2. O uso da coisa comum por um dos comproprietários não constitui posse exclusiva ou posse de quota superior à dele, salvo se tiver havido inversão do título.

    Fonte Código Civil

    Vá a um Julgado de Paz com base no que acima transcrevi, pague 70€, e tente assim resolver o problema.
  14.  # 16

    boas..

    Não desfazendo as pessoas que aqui estão e os seus conhecimentos, aproveito para indicar um endereço onde de certeza que encontra a resposta para a sua dúvida.

    aqui fica: http://www.gestaodocondominio.pt/
  15.  # 17

    ...

    Ok, não tinha entendido que o problema é no acesso ao local.
  16.  # 18

    Colocado por: nunoneiva75Contrate um pedreiro para fazer 4 furos no pavimento, nos cantos do seu lugar de estacionamento e crave 4 varões de aço verticais bem fortes e bem fixos, aí com 1m de altura.
    Assim não haverá condições para haver mais abusos.


    E em que é que isso ajudava?
  17.  # 19

    Aquilo que eu julgo perceber é que não está em causa os vizinhos ocuparem o lugar do canto1975. O que parece acontecer, e é normal se se tratar de um lugar dos fundos, é que as viaturas dos vizinhos, ao estacionarem nos seus próprios lugares, deixam parte da viatura de fora, em espaço que é comum. E é isso que o impossibilitará de estacionar. E para os vizinhos será indiferente o carro do canto1975 estar estacionado ou não, ter o seu lugar murado ou não, porque conseguem estacionar independentemente disso.
    Já agora, qual é a dimensão dos lugares? O seu carro cabe todo dentro do seu espaço?
  18.  # 20

    pode ser descabido mas podia-se meter um material que não danificasse os carros no fim do estacionamento de tal forma que permitisse encostar bem o carro á frente, e assim minimizar um pouco essa falta de espaço.
 
0.0223 seg. NEW