Quando em 2008 arrendei um apartamento através da agencia imobiliária INS, adiantei 2 meses de renda mais caução no mesmo valor da renda mensal, caução esta que seria devolvida quando deixasse o apartamento e mediante autorização da senhoria. Ora, no final de Janeiro deste ano deixei efectivamente o apartamento e por finais de Março contactei a imobiliária para saber o que se passava com a caução. Nesta altura foi-me dito que a senhoria ainda não tinha dado a autorização e que iam contactá-la. Fiquei novamente a aguardar e em finais de Maio contactei novamente a INS para saber novidades. Dizem que sim, que contactaram a senhoria, que deu autorização a que fosse devolvida a caução e que o processo iria para a contabilidade e que demoraria cerca de 3 semanas até emitirem o cheque. Já em Julho e depois de vários telefonemas em que me foi dito que a Contabilidade estava atrasada nos pagamentos, decidi ir às instalações da INS e fazer uma queixa no livro de reclamações. Em simultâneo fiz também uma exposição à DECO. Concluíndo, até hoje a INS não se dignou sequer a responder nem à DECO nem ao INCI (Instituto da Construção e do Imobiliário), entidade que reguladora, que recebeu a queixa que apresentei no livro de reclamações e que só agora em Outubro me respondeu informando que tinha sido aberto um processo de averiguações em Julho e que aguardavam respostas da agência imobiliária. Desde Julho também não voltei a contactar a INS, pois já não estou disposto a ouvir novamente que a Contabilidade está atrasada e não sabem quando pagam. Enfim, gostava de saber se alguém por aqui tem ideias para resolver o caso. Se por um lado gostaria de reaver o dinheiro, por outro também não vejo utilidade numa acção em tribunal por causa de € 600.
Realmente na entrega da chaves posso ter sido um pouco "anjinho", pois nessa data, em Janeiro, a autorização da senhoria para devolver a caução deveria ter sido logo tratada pela imobiliária. Por outro lado, a opção de não devolver a chaves sem receber a caução comprometia a boa relação que sempre tinha existido com a senhora e que não tem qualquer responsabilidade no assunto.
Estas pessoas agradeceram este comentário: afontes
Eu passei pela mesma situação e com a mesma imobiliária. A única maneira de resolver foi ligar para a INS dizer que daí a 3 dias estaria lá nos escritórios para levantar o cheque com a caução. E só assim consegui.
Pois, mas logo em Julho dirige-me ao escritório e disseram-me o mesmo que já me tinham dito por telefone, que a contabilidade está atrasada e que não se sabe quando pagam. Também por esta razão, preenchi o livro de reclamações. O estranho é nem sequer responderem nem à DECO nem ao INCI.