Iniciar sessão ou registar-se
    • elima
    • 20 outubro 2010 editado

# 1

Boa noite,

Tenho visto por cá alguns comentários a plantas em que as opiniões que surgem ajudam e muito a aperfeiçoar e a evitar erros, que por vezes seriam mesmo irremediáveis, na construção de uma casa.
    Comecei agora a tratar do projecto da minha casa e o arquitecto, como primeiro esboço, fez a organização do Rés do Chão e 1º Andar conforme segue no ficheiro anexo.
    Pedia que criticassem e apontassem as falhas presentes...Gostaria de receber as vossas sugestões, pois nesta fase serão todas bem vindas.
    A casa terá 12 metros de comprimento e 7,5 de largura (geminada).

Com a evolução do projecto, vou deixando cá as alterações.

Cumprimentos cordeais.
  1.  # 2

muito fraco para ser de arquitecto, mesmo que seja um estudo primário, não devia ter uma "wc" a abrir para a sala, por exemplo.
    • P+V
    • 20 outubro 2010

# 3

Este não é trabalho de arquitecto.
  2.  # 4

Bom dia elima,

A sua casa não tem janelas?!:) Tem a certeza que mandou fazer o projecto a um arquitecto? Gostei da instalação sanitária do rés do chão, permite fazer uma rotação de 360º no seu interior, experimente agora meter as loiças sanitárias (lavatório, sanita, bidé e banheira), e experimente fazer a tal rotação com uma cadeira de rodas! A suite tem dimensão para aguentar com uma cama de corpo e meio, não me parece que consiga lá encaixar uma cama de casal e circular à sua volta. Não vamos falar das escadas, e muito menos da sua forma. Em suma... MUITO MAU! Como os colegas já referiram anteriormente este não é um trabalho de arquitecto, mesmo que o queira intitular como estudo primário. Com esta área e um bocadinho de tempo a estudar minimamente os espaços terá certamente uma "peça" muito mais interessante!

Cumprimentos,
    rui rodrigues arq.
  3.  # 5

Caros senhores.
    Vocês passam a vida a dizer que apenas os arquitectos podem fazer projectos que sempre que aqui apareçe um tem obrigatoriamente que ter sido feito por um arquitecto
    :))))))))))
  4.  # 6

Colocado por: zedasilvaCaros senhores.
    Vocês passam a vida a dizer que apenas os arquitectos podem fazer projectos que sempre que aqui apareçe um tem obrigatoriamente que ter sido feito por um arquitecto
    :))))))))))

foi o/a Elima que disse.
  5.  # 7

Nisso somos um bocado como os médicos. Em público é só elogios aos colegas, em privado, acham sempre que o tratamento preconizado pelo médico anterior era um disparate.
  6.  # 8

Como disse, e volto a afirmar, esta planta foi elaborada por um arquitecto.

Sim, a casa terá janelas, mas para já, este esboço foi somente para ver se eu concordava com a distribuição dos espaços.
    Comuniquei-lhe de imediato que não queria a cozinha aberta para a sala devido aos cheiros, etc...e também não queria ter que passar na sala para ir para a cozinha. para isso decidi alterar a cozinha para o sítio do quarto/escritório. Relativamente à localização do WC no Rés do chão, sou sincero, ainda não tinha tido consciência da sua abertura para a sala, e tal como o marco1, também não concordo e terá de ser alterado.

De resto gostaria de algumas sugestões...acredito que há pessoas aqui com enorme experiência e vêem todos os defeitos a olho nu, mas para vai construir uma casa pela primeira vez, isto não é assim tão fácil, e visto que é um investimento para a vida, convém que fique algo realmente decente.

Critiquem tudo e mais alguma coisa...!!!

Cumprimentos
  7.  # 9

elima
    Eu não costumo opinar sobre os projectos que aqui apareçem mas este e sendo como você diz de autoria de um arquitecto (mesmo que seja só um estudo) nem sequer chega a ser mau. È mesmo péssimo. A menos que não vá pagar o projecto eu trocava já de arquitecto pois se ele é assim nos estudos prévios nem imagino quando chegar à obra.
    Acredite que todos os desenhadores que conheço fariam melhor
  8.  # 10

Bom dia...

A planta até pode ser feita por um arquitecto, mas é muito estranho deixar um WC com abertura para a sala, mesmo num estudo prévio... pois não cumpre a legislação... por isso não entendo essa lógica.. ou melhor se calhar entendo.. lol

Também é estranho ele lhe conceber um kitchnet e você querer uma cozinha fechada... pois parece-me que a comunicação não está a ser a melhor..... pois na reunião inicial, aborda-se essas questões, pelo menos para trabalhar em vão...

Quanto a ser feito por arquitecto ou por engenheiro, há projectos para todos os gostos e carteiras... há projectos bons e maus... agora muitas pessoas na escolha do gabinete de arquitectura vão pelo preço... e depois no final da obra vê-se quem são os bons profissionais e os maus...

cumps
    • diz
    • 20 outubro 2010

# 11

Acho o RC muito mau só um conselho mude as escadas de local ou faça outro tipo de escadas. Nunca ponha o WC "dentro da sala". ei colocaria por ex a escada atrás da porta e a porta de entrada + ao centro mas sem ver as medidas certas é dificili de dizer.

P.S. Não sou arquitecto nem da área
  9.  # 12

Isto é um projecto à Benfica: fraquinho, fraquinho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgand
  10.  # 13

Colocado por: MikeMelgaIsto é um projecto à Benfica: fraquinho, fraquinho.

heiiiiiiiii tb não é preciso insultar...
  11.  # 14

porta do wc a abrir para a sala?

só agora vi...
    foi elaborada por um arquitecto?
    tirou o curso na independente? (com respeito a aqueles que se esforçaram nessa universidade)
  12.  # 15

no rc, ja pensou em trocar a posiçao das escadas com a do wc?
    ja agora, as wc nao deveriam ficar sobrepostas? de forma a canalizar melhor as aguas?
    eu tambem estou a pensar em fazer umas obras numa casa que herdei!
    ainda tenho duvidas.
    a ver se arranjo tambem um desenho para aqui colocar e ter a vossa opiniao!
    abraço
  13.  # 16

Na vossa opinião, onde colocariam as escadas? Não consigo ver outro sítio para as escadas de modo a não prejudicar o espaço do primeiro piso.

Cumprimentos
  14.  # 17

Colocado por: elimaNa vossa opinião, onde colocariam as escadas? Não consigo ver outro sítio para as escadas de modo a não prejudicar o espaço do primeiro piso.

Cumprimentos

uma escada em U ocupa mais espaço por causa dos patamares.
    ja experimentou fazer uma escada ao comprido?
  15.  # 18

Colocado por: elimaSim, a casa terá janelas, mas para já, este esboço foi somente para ver se eu concordava com a distribuição dos espaços.

elima
    Eu sou cliente como voçê e não arquitecto... e o que nos mostra mais valia ter sido feito em papel quadriculado, pois faz parte da primeira entrevista com o meu arquitecto

Colocado por: costa3333Também é estranho ele lhe conceber um kitchnet e você querer uma cozinha fechada... pois parece-me que a comunicação não está a ser a melhor..... pois na reunião inicial, aborda-se essas questões, pelo menos para trabalhar em vão...

também achei muito estranho...

será que a elima já assinou contrato? podia sempre pedir mais um ou dois estudos prévios (a outros arquitectos) para perceber o que estamos a tentar dizer-lhe...

Colocado por: elimaCritiquem tudo e mais alguma coisa...!!!

áreas são pequenas, precisa mesmo desses quartos todos?
    também mudava as escadas para o sítio do WC, esquecia o escritório e usava esse espaço para WC...
    cozinha separada (ou pelo menos com portas de correr)
    sem janelas ou orientações pouco mais me atrevo a acrescentar
  16.  # 19

quanto as divisões eu concordo com o numero... e também concordo com a possibilidade do quarto escritorio no R/C.. pois depois de velhos vai dar jeito... ou se tiver algum acidente e tenha de ficar em casa a recuperar...

Agora é para isso que servem os arquitectos e mesmo engenheiros ou desenhadores... é encaixar essas divisões... de forma harmoniosa.... o que não acontece neste caso... parece que as devisões foram "despejadas" de qualquer maneira... sem qualquer nexo....

Mas o que mais me surpreende é um profissional não conhecer a legislação... e depois os projectos chegam à câmara e chumbam que é uma maravilha.... por vezes apanhamos projectos que andam na câmara à anos... olhamos para aquilo e simplesmente é inacreditável... como um senhor que queria construir um projecto com índice de 0.9 numa zona de 0,5... e nem ele nem o técnico percebiam porque o projecto chumbava sempre...

cumps
  17.  # 20

elima, um conselho:
    Troque JÁ de arquitecto.
    Quem lhe apresenta um estudo preliminar dessa qualidade, não tem o mínimo brio no que faz.

0.0212 seg. NEW