Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Gostaria de colocar À volta da minha banheira na casa de banheiro uma madeira, basicamente queria fazer um muro de madeira colado no azulejo
    a madeira seria colocada em ripas para ficar com esse efeito.

Sugestões ou recomendações ?

Dúvidas que tenho...
    Qual a madeira para fazer isto?
    É possível colar a madeira no azulejo? (É a melhor solução?)

Obrigado,
  2.  # 2

E usar os pavimentos em cerâmica que imitam (bem) a madeira?
    o preço não se afasta muito, e não tem problemas por ter a agua a escorrer pela banheira...
  3.  # 3

Colocado por: moraisddE usar os pavimentos em cerâmica que imitam (bem) a madeira?
    o preço não se afasta muito, e não tem problemas por ter a agua a escorrer pela banheira...

Sou da mesma opinião. Apesar de haverem madeiras tratadas mesmo para uso exterior tenho algumas reticências num wc pois o vapor é capaz de causar danos mais cedo ou mais tarde...
  4.  # 4

Atenção: Não existem madeiras resistentes á agua. (Umas têm mais outras têm menos), de qualquer forma existem madeiras com melhor estabilidade que outras.

○ Temos que saber que espessura de madeira estamos a falar, visto que as madeiras "mais resistentes" quando a sua espessura é minima, estas têm tendencia para empenar.

Madeira - Afizélia (Ducie) - Todas as Madeiras devem ser devidamente tratadas, principalmente as expostas ás humidades.

Alternativa 1 - Contraplacado Maritimo com Folha de Madeira

Alternativa 2 - Painél Fenolico a Imitar Madeira (Melhor Opção)

Fico ao dispor para eventuais questões.
  5.  # 5

Tál como tinha dito anteriormente, as madeiras não são resistentes á agua, umas são mais outras são menos.

Contraplacado Maritimo com resinas fenolicas WBP - Resistente á agua (Não á prova de agua) sendo este tambem nessesário o seu tratamento.

Amigo aprendiz2 não vá por ai, tál como os barcos tambem os pavimentos de madeira são constantemente lavados com agua e não dão problemas, mas esperimente a meter uma regua de cumaru, ipê, afizelia ou outra madeira com 10mm ou menos de espessura e diga-me o resultado. (Claro que empena).

Afizélia Dussié (Abrigado pela correcção).

Cada caso é um caso, e não se pode generalizar sem termos permenores. De qualquer forma o mais indicado será o painél de resinas fenólicas a imitar a madeira.
  6.  # 6

Voçe é apenas um critico, e pelos vistos nem conheçe e fala do que não sabe.
    informe-se melhor depois faça os devidos comentarios.(Não escreva só por escrever) Pois isso não tira duvidas ao outros utilizadores do forum.

Mas já agora lhe informo que existem varios tipos de Contraplacados assim como as suas classificaçãoes, e tipos de madeiras. "As espessuras destes podem ir desde 4mm a 35mm ou mais.
  7.  # 7

Contraplacados Maritimos WBP

Classificação dos tipos de Folha (A/A - As duas faces de 1ª qualidade) - (A/B - Uma face de 1ª qualidade e outra de 2ª qualidade "na mesma folha") - (A/C - Uma de 1ª qualidade e outra de 3ª qualidade "normalmente noutro tipo de folha")

Tipos de Folhas nos contraplacados - varias (Pinho, Tola, Mogno, Iroko, Afizelia, Wengue, Mapple, Faia, Cerejeira, Nogueira, Freixo, Sucupira, entre outras.
    • diz
    • 20 outubro 2010

# 8

Eu nao sei bem o que pretende para colocar à volta da banheira mas e tenho visto principalmente em chuveiros é deck a imitar a madeira em pvc ou aluminio acho o mais indicado para zonas com muita água.
  8.  # 9

Posso não perceber muito disto, mas tenho à 10 anos umas portas de armario em mogno envernizado, e estas ficam encostadas à banheira, e não sendo madeira exotica, ao fim dos 10 anos, estão como novas, e muitas vezes ficam salpicadas de agua, derivado da vivacidade das ciranças addociado a não ter qualquer divisoria em toda a extenção da banheira.

Afinal se temos no exterior onde ficam à chuva e humidades durante o inverno todo, porque não no WC?

Colocado por: aprendiz2

que mania tem de induzir as pessoas em erro,e desvia-las daquilo que pretendem.

é possível sim usar-se madeira natural nas "casas de banho"...!!!!!!!!!!

"aprendiz2"
  9.  # 10

Colocado por: netcrashOlá,

Gostaria de colocar À volta da minha banheira na casa de banheiro uma madeira, basicamente queria fazer um muro de madeira colado no azulejo
    a madeira seria colocada em ripas para ficar com esse efeito.

Sugestões ou recomendações ?

Dúvidas que tenho...
    Qual a madeira para fazer isto?
    É possível colar a madeira no azulejo? (É a melhor solução?)

Obrigado,

Bem....visto que mais do que tentar esclarecer as suas dúvidas estamos a assistir a uma guerra sobre conhecimentos na área das madeiras, vou tentar ajudá-lo:
    A solução mais práctica é mandar fazer um ripado sobre uma estrutura transversal de 1cm tal como pretende em madeira de Ipé por exemplo que é uma madeira utlizada para Decks em exterior. Desta forma a água escorre pela parte interior junto ao azulejo. Não recomendo a colagem directa no azulejo.

Quanto ao contraplacado é um bom produto mas para a aplicação que pretende esqueça!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: netcrash
  10.  # 11

Finalmente o aprendiz2, voltou á carga para inundar os tópicos de comentários enigmáticos.
    Ouça o Sr. pode ser um bom carpinteiro, ou aplicador não sei bem. Mas convém explicar efectivamente o que deve ser aplicado e não perder-se em divagações que só baralham mais ainda. Eu estou de acordo que a madeira é um bom produto de construção, quando bem selecionado e aplicado. Mas há vida para além da madeira.
    Em vez de criticar e questionar, diga claramente o que deve ser usado e como deve ser aplicado.
    • scrosa
    • 20 outubro 2010 editado

# 12

presumo que a porta da sua casa de banho seja em alumínio.

"aprendiz2"

Estas pessoas agradeceram este comentário:system32

Até pode ter toda a razão no que diz mas não utiliza o tom mais correcto nos seus comentários...
    Quanto à porta, de facto tem razão, obviamente é em madeira, tal como tenho um armário também em madeira, no entanto não estão em contacto directo com a água.
    Não ponho em causa que existam madeira e tratamentos para as mesmas que permitem este tipo de utilização. Pessoalmente é um material que não utilizaria mas cada um sabe de si. Estamos aqui para opinar e para ajudar quem coloca as questões.
  11.  # 13

opinar é uma coisa agora fazer-se afirmações em como não dá isso é outra.

"o tom"...tem de me dizer onde arranjo ou então dizer-me onde está escrito que exista um "tom" de referencia.

mas isso eu até adivinho não precisa de o dizer..mas como alguém falou no "vapor" julgo a que sua deva apanhar "algum".

agora já começo a ver algo diferente,custa mas reconhece....quanto a tratamentos,algumas levam um simples óleo nada mais.

isto sim é uma opinião....( a sua )

"aprendiz2"

Quando me refiro a tom refiro-me a forma como responde aos comentários das outras pessoas pois transmite a ideia de que está a gozar com os outros mostrando ser superior. Espera-se que um fórum seja um espaço democrático de troca de opiniões e conhecimentos, não o local onde se dá azo a exacerbação de egos.
    Em relação ao resto não vale a pena comentar, não acrescenta nada à questão que foi colocada.
  12.  # 14

Aprendiz2 Mestre,

Vou ter que fazer duas bases de duche em obra porque têm dimensões fora do normal. Estava a pensar depois colocar estrados de madeira. Que madeira aconselha? Ipê?
    Há algum cuidado especial a ter em conta?
  13.  # 15

Eu tenho imensa madeira (genuína) em ambas as casas de banho.
    Já tive mais, porque no chão tinha uma espécie de moldura, à volta da pedra em madeira, que entretanto retirei.

Pela minha experiência:
    - A porta, em madeira de riga está em perfeitas condições. Está nova, mas tem 20 anos. Não apanha água (apenas a humidade).
    - O móvel embutido (que se vê na foto) está óptimo, tem também 20 anos. Não apanha água (apenas humidade)
    - Um outro móvel solto com gavetas, onde guardo as toalhas, tem mais de 30 anos, está óptimo
    - A moldura do chão em madeira (que se vê na foto), embora não estivesse empenada, durou 20 anos e depois apodreceu. Apanhava água directamente da banheira (pés molhados, salpicos, etc) e das pias (tive algumas fugas), substituí por azulejo artesanal há 3 anos.

Deixo aqui uma foto (a única diferença de como era com chão com moldura em madeira).

A minha conclusão: A madeira tem que ser de boa qualidade e dura em perfeitas condições. Quem coloca a madeira tem que ser também um excelente profissional (o que não significa nada mais para além de saber trabalhar a madeira como sabiam antigamente).

Com cumprimentos.
      casabanhosuiteantes.JPG
  14.  # 16

Colocado por: aprendiz2por exemplo....mas se fosse teca ficava mais leve para remover (limpeza)

Teca será! Obrigado.
  15.  # 17

não quero o que dizem os catálogos,quero ver imagens se tiver claro (suas)

e esse contraplacado é feito de quê,de que madeira??

"aprendiz2"

Aprendiz, desculpe lá, isto não são classificações “de catálogo” como pretende (e se fossem?). Trata-se de tipologias internacionalmente codificadas e aceites. E parece-me que responde adequadamente áquilo que perguntou. Ainda se lembra do que perguntou? Ou melhor, da pergunta a que se refere a resposta?
    No essencial, concordo consigo neste assunto que é o de quem abriu o tópico. É perfeitamente possível aplicar madeira numa IS, no revestimento de uma banheira, ou até mesmo para fazer uma banheira sem receio de que a sua longevidade venha a ser inferior à de uma outra feita com materiais mais comuns ou convencionais (ou impostos pelo RGEU...).
  16.  # 18

E como diz:
    Viva a madeira!
  17.  # 19

vocês devem pensar que ando aqui por ver andar os outros...não?

:)
  18.  # 20

se tem duvidas dou um site para verem o "aprendiz2" nele....é Holandês como a placa

Pois eu garanto-lhe que não precisava mandar vir da Holanda.
    E não, não estou a sugerir que as pode fazer em casa, da espessura que muito bem entender (o que, como deve saber, é um facto)

0.0203 seg. NEW