Iniciar sessão ou registar-se
    • calhau
    • 20 outubro 2010 editado

# 1

Boa noite a minha casa tem os quartos virados a norte e a sala (com grandes vaos) virada a sul com grande exposiçao solar, gostaria que me indicassem o tipo de vidro a colocar em cada local. A caixilharia será em alumino com corte termico. Ja pesquisei noutras discussoes e nao estou nada esclarecido antes pelo contrario estou baralhado e perdido. obrigado
  1.  # 2

Colocado por: calhauBoa noite a minha casa tem os quartos virados a norte e a sala (com grandes vaos) virada a sul com grande exposiçao solar, gostaria que me indicassem o tipo de vidro a colocar em cada local. A caixilharia será em alumino com corte termico. Ja pesquisei noutras discussoes e nao estou nada esclarecido antes pelo contrario estou baralhado e perdido. obrigado

Em que zona do país se encontra,e que dimensão são os vãos?Vai usar aquecimento interior virado a norte,ou no norte e no sul de inverno?Vai usar ar condicionado para arrefecer a norte e no sul de verão?
  2.  # 3

Caro Jorge Rocha (tambem é calhau lol) a zona é nos arredores de braga, estou a pensar meter ventiloconvectores. Quanto aos vaos de momento nao sei de cor mas andarao por cerca de 2 metros por 2,5 metros (portadas)os viradas a sul, quanto aos vaos virados a norte sao 3 janelas que andarao por cerca de 2,5 cada. Julgo que nao ando muito longe das medidas mas terei de confirmar. Obrigado
  3.  # 4

Assim por alto:

A norte vidro duplo de baixa emissividade (por ex. Planitherm)
    A sul com exposição solar directa, vidro duplo de control solar (por ex. Planistar)
  4.  # 5

Colocado por: Pedro Azevedo78Assim por alto:

A norte vidro duplo de baixa emissividade (por ex. Planitherm)
    A sul com exposição solar directa, vidro duplo de control solar (por ex. Planistar)

Sim...porque não?
  5.  # 6

Sr azevedo e sr rocha muito obrigado
    irei guardar essa vossa informaçao planithrem a norte e planistar a sul
    só nao sei ainda o tipo de expressura dos vidros e caixa de ar entre eles
  6.  # 7

Colocado por: calhausó nao sei ainda o tipo de expressura dos vidros e caixa de ar entre eles

Espessura dos vidros e o ser por exemplo ser laminado ou não, está relacionado tb com o tamanho dos vãos. Vãos maiores requerem vidros mais espessos.
    Quanto à caixa de ar, termicamente, quanto maior melhor (16mm)

Se quer um conselho, em vez de colocar os Planistar a sul a levar com sol directo, o seu arquitecto que projecte umas palas para que esse sol não bate lá directamente. Ou então uns estores exteriores de laminas orientáveis... É que por melhor que o vidro seja, com sol directo não há milagres!
    Mas se optar por manter tudo como está, então não tenha dúvidas: Planistar (ou similar)
  7.  # 8

Boas tardes,

já agora aproveito o tópico para lançar uma questão em causa própria:

O que me podem dizer sobre o vidro "ClimaGuard" da Guardian?
  8.  # 9

Colocado por: ncarvalho74Boas tardes,

já agora aproveito o tópico para lançar uma questão em causa própria:

O que me podem dizer sobre o vidro "ClimaGuard" da Guardian?

Doas vidros térmicos;são os mais baratos,e os menos eficazes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ncarvalho74
  9.  # 10

Colocado por: Jorge RochaDoas vidros térmicos;são os mais baratos,e os menos eficazes.

òh diabo... Estão a propor-me vidros desta empresa...

Sr. jorge Rocha, tenho acompanhado com interesse os seus comentários, porque tem demonstrado experiência nesta àrea.

Mantêm as mesmas considerações qualitativas para "Lam.44.1 Incolor + cx ar 12 + SG E Performance 6mm" (A caixa de 12 vai ser corrigida para os valores que a caixilharia a escolher permita)?

Antecipadamente grato.
  10.  # 11

este climaguard não está ao nivel do neutrolux e do planitherm?
    (baixos emissivos).
    obrigado.
  11.  # 12

Colocado por: cargadetrabalhos

òh diabo... Estão a propor-me vidros desta empresa...

Sr. jorge Rocha, tenho acompanhado com interesse os seus comentários, porque tem demonstrado experiência nesta àrea.

Mantêm as mesmas considerações qualitativas para "Lam.44.1 Incolor + cx ar 12 + SG E Performance 6mm" (A caixa de 12 vai ser corrigida para os valores que a caixilharia a escolher permita)?

Antecipadamente grato.

Qualquer caixilho desde que minimamente decente pode ser colocado um vidro com esse tipo de configuração mas com cx.16mm.
    A cx.de 12 quase para nada lhe serve,pois a maior área onde tem a maior importância o comportamento térmico de um caixilho é precisamente o vidro,se ao colocar essa cx.de 12,retira a real capacidade de coeficiente térmico que um vidro tem...em relacção ao vidro que refere(SG E Perfomance)de 6mm.não conheço,falta aí qualquer coisa para o poder identificar.
  12.  # 13

Colocado por: zé carloseste climaguard não está ao nivel do neutrolux e do planitherm?
    (baixos emissivos).
    obrigado.

Está bem longe do planitherm,e mais ainda do neutralux.
  13.  # 14

Colocado por: Jorge RochaSG E Perfomance)de 6mm.não conheço,falta aí qualquer coisa para o poder identificar.

Pelo que me disseram é da guardian sun . Diz-lhe alguma coisa?

Antecipadamente grato.
  14.  # 15

Colocado por: ncarvalho74O que me podem dizer sobre o vidro "ClimaGuard" da Guardian?

Colocado por: Jorge Rocha
    Está bem longe do planitherm,e mais ainda do neutralux.

Dados retirados agora mesmo dos sites dos fabricantes:
    Planitherm 6/16/6 - U=1,4 W/m2K (ar); U=1,2 W/m2K (Argon)
    Neutralux 6/16/4 - U=1,2 W/m2K (não consegui dados sobre se é com ar ou argon)
    Climaguard N 4/16/4 - U=1,4 W/m2K (ar); U=1,2 W/m2K (Argon)

Por isso gostava Sr.Jorge Rocha, de perceber porque é tão perentório a fazer essas afirmações qt à qualidade de relativa desses vidros? É que olhandopara os valores, parecem-me muito, muito semelhantes...
    Para complicar:
    Climaguard 1.0 - U=1,3 W/m2K (ar); U=1,0 W/m2K (Argon)

http://www.saint-gobain-glass.com/FO/pg/pdf/SGG%20PLANITHERM%AE.pdf
    http://www.isolar.es/por/productos/neutralux_datos.htm
    http://www.eu.en.sunguardglass.com/SunguardProducts/PerformanceComparisonTool/index.htm
  15.  # 16

Colocado por: Pedro Azevedo78Planitherm6/16/6 - U=1,4 W/m2K (ar); U=1,2 W/m2K (Argon)

Para este vidro de igual modo...6mm.neutralux/cx.ar 16mm./6mm.float Ug=1,4 w/m2K
    6mm.neutralux/cx.argon 16mm./6mm.float Ug=1,1w/m2K
    Mas...........Tv 76%
    Pv 14%
    Te 49%
    Pe 26%
    g 58%

Colocado por: Pedro Azevedo78Neutralux6/16/4 - U=1,2 W/m2K (não consegui dados sobre se é com ar ou argon)

Estes dados estão desactualizados...
    São os seguintes...
    4mm.neutralux/cx.ar 16mm./6mm.float..........Ug.=1,4
    mas com........
    Tv-76%
    Pv-15%
    Te-50%
    Pe-27%
    g-57%

4mm.neutralux/cx.argon 16mm./6mm.float..........Ug=1,2

Colocado por: Pedro Azevedo78Climaguard N4/16/4 - U=1,4 W/m2K (ar); U=1,2 W/m2K (Argon)

Em comparação temos...

4mm.neutralux/cx.ar 16mm./4mm.float.......Ug=1,4
    Mas.........
    Tv-77%
    Pv-16%
    Te-52%
    Pe-30%
    g-59%

Penso que por aqui poderá observar as diferenças...
  16.  # 17

Colocado por: Pedro Azevedo78Por isso gostava Sr.Jorge Rocha, de perceber porque é tão perentório a fazer essas afirmações qt à qualidade de relativa desses vidros?

Os outros vidros ganham por ser mais baratos(apenas)devo também chamar a atenção que o neutralux é absolutamente incolor...coisa que os outros não são...apenas no nome...o climaguard é um vidro de tonalidade azulada,e o planitherm tem tonalidade esverdeada.

Cumps
    Rocha
  17.  # 18

Colocado por: Pedro Azevedo78Para complicar:

O valor Ae...é importantíssimo...desse pouca gente fala...que é a capacidade que o vidro tem de absorção da energia que vem da rua,e aí o neutralux bate todos também!
  18.  # 19

Do que percebo, para o minha situação, em que o frio é o elemento do quel me quero proteger, e não tenho qualquer incidência directa de sol, interessa-me o U menor possivel, uma boa transmissão luminosa (Tv) e um factor solar (g) o maior possivel
    Ora valores de U são idênticos para todos e os outros valores idem aspas aspas, com diferenças de 1% por vezes, o que considero completamente desprezivel.

O que registo é a sua apreciação sobre a "coloração" dos mesmo...
    Ou estarei a deixar escapar algo?
  19.  # 20

Olá a todos os foristas, venho aqui colocar uma questão sobre os vidros. Tenho dois orçamentos diferença entre eles eles é de 1800€ O primeiro é o mais caro: Os dois são da marca cortizo.
    1.º - Portas e Janelas de batente e oscilobatente vidro duplo 4Neutralux+16+6; Montra Fixa vidro duploNeutralux+12+3.3 laminado>4m2;
    2.º - Portas e Janelas de batente e oscilobatente vidro duplo 4+24+6; Montra Fixa vidro Laminado44/2+12+6
    Eu não pecebo nada deste assunto sou mesmo leiga mas vejo que o 1.º orçamento têm a marca do vidro e o 2.º não diz marca nenhuma e tem uma caixa de ar maior, será bom assim com esta medida é que tem muita diferença do 1.º orçamento. As montras fixas são voltadas para norte e este mas tem pequenas palas. Podem dar-me a vossa opinião, aceite toda a juda e explicação.

0.0244 seg. NEW