Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 13 agosto 2008 editado

     # 1

    Já vi que um dos temas recorrentes aqui no fórum é a preocupação com quanto é que se vai gastar na construção da casa dos nossos sonhos.
    Preocupação perfeitamente válida, mas sempre de difícil resposta por causa das inúmeras variáveis envolvidas.

    Mas também dá para perceber que essa questão coloca-se sempre de uma forma geral, apenas se quer saber por alto quanto é que se vai gastar.
    Nesse sentido, achei que seria interessante fazer uma pequena folha de cálculo com os custos previsíveis, sem grande precisão, mas que respondesse de forma adequada e adiantasse um valor indicativo global.
    Não é intenção substituir qualquer outro documento, mas apenas dizer às pessoas que pensam em construir se está ou não ao alcance delas.

    Criei uma folha de cálculo no Google Docs e, com base no que vou lendo por aqui, vou tentar actualizá-la de forma a incluir todos os custos previstos na construção de uma casa. Se quiserem visitem o seguinte endereço e façam o download utilizando o menu Ficheiro: http://spreadsheets.google.com/ccc?key=p732MO3r4LvlIwYIpHY6gOw&hl=en (têm que ter uma conta Google para o poderem fazer)
  1.  # 2

    Caro FD,
    Acho uma óptima iniciativa! Parabéns!
    E já agora dou outra sugestão: porque não trancar os parâmetros (exemplo: percentagem do custo de obra gasto com o arquitecto, com o projecto de estruturas, etc.) e deixar o resto da folha de excel livre para cada um introoduzir os seus próprios valores. Deste modo tornaria o seu trabalho mais interactivo e ainda mais fácil a quem o queira utilizar! Se precisar de ajuda diga! Sou um pro no Excel e daí ver que a sua iniciativa pode ser ainda mais melhorada!
    Um abraço,
    J.Gomes
  2.  # 3

    Excelente ideia FD, acredito que vai ajudar muita gente!

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    •  
      FD
    • 14 agosto 2008

     # 4

    Seja porque não sabem ou por outra razão qualquer, que não interessa, as alterações feitas estavam mais a desfazer do que a fazer e por isso desliguei a função de editar.

    Quem quiser fazer melhoramentos diga, sussurre-me o email e eu envio um convite para poderem editar.

    Para quem quiser fazer as contas, tem que fazer o download do ficheiro e fazer as contas à parte.
  3.  # 5

    FD, boa tarde

    Achei muito útil o seu documento, apenas tive a seguinte duvida:
    Não está completo, pois não? deixou em branco certos espaços, por exemplo, o do custo da movimentação das terras...
    •  
      FD
    • 17 agosto 2008

     # 6

    Esses custos não estão lá porque dependem muito... todos os terrenos são diferentes.
  4.  # 7

    FD,
    O problema é que muitos valores dependem de vários factores.
    Vejo isso por ex no valor do terreno (e consequente IMT)... um terreno de 100.000 por aqui é um terreno luxuoso. Comprei o meu por 65.000 e é muito bom.
    •  
      FD
    • 17 agosto 2008

     # 8

    Mas a folha de cálculo é para fazer o download e alterar esses valores. :)
  5.  # 9

    Bom dia,

    Estou em negociação para compra de um terreno e agora estamos em discordância em relação a quem suportará os custos da demolição da fachada do edificio que lá está e da respectiva limpeza do terreno antes de iniciar a obra nova.
    Estamos a falar de um terreno de área total de 130m2 onde tem ervas, lixo que foi ficando ao longo do tempo e uma fachada antiga (o resto desmoronou já).

    Alguém pode ajudar-me a perceber de que valores estamos a falar concretamente?

    Obrigada
  6.  # 10

    isso irá depender da quantidade de lixo que existirá.mas poderá ponderar uns 2 ou 3 mil euros para a limpeza de terreno. contanto depositar o lixo a um vazadouro.
 
0.0143 seg. NEW