Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde,
    gostaria q alguem me informasse sobre um problema existente na prumada de esgoto.
    Sou proprietaria dumas aguas furtadas q estao c um problema na saida do esgoto, e a provocar danos na vizinha debaixo, só q o problema propriamente dito (tubagem c falha) já está do lado de fora da minha fraçao, ou seja, no forro do telhado.
    segundo o condominio do predio, tudo se passa no meu piso e portanto é da minha responsabilidade.
    como nao é dentro da minha fraçao, e a prumada é suposto ser de todos, gostaria q alguem me ajudasse a esclarecer de quem é a responsabilidade
    desde ja agradeço pela colaboraçao
    maria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xkim
  2.  # 2

A responsabilidade é do condomínio em virtude de ser prumada comum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antoniabc
  3.  # 3

antes de mais obg pelo comentario,
    o condominio diz q é da minha responsabilidade porque ser no meu piso, o q me baralha.
    tambem acho q nao é, porque é na ligaçao á parede da wc, mas do lado de fora da minha fraçao,
    no interior da minha wc nao há sequer nenhum vestigio de infiltraçoes.
    já expliquei q nao me parece da minha responsabilidade, mas nao acreditam
    como posso fazer p me defender?
  4.  # 4

Antoniabc, se for a coluna de esgotos do prédio, é parte comum, logo da responsabilidade do condomínio.
    Se tem a certeza, mantenha o seu ponto de vista. Poderão sempre chamar mais do que um picheleiro para verificar onde está a fuga.
  5.  # 5

o que eu acho estranho é por norma ter de haver um seguro para o condominio e este não ser accionado e ai apos a visita do perito tudo era tirado a limpo.
    Afinal paga-se seguro para quê?? para andarem os vizinhos á guerra a ver quem é que paga.
  6.  # 6

Mas se for da ligação do esgoto da sua casa-de-banho à prumada, nesse caso não sei de quem será a responsabilidade.
  7.  # 7

Colocado por: marco1o que eu acho estranho é por norma ter de haver um seguro para o condominio e este não ser accionado e ai apos a visita do perito tudo era tirado a limpo.
    Afinal paga-se seguro para quê?? para andarem os vizinhos á guerra a ver quem é que paga.

O problema é que não tem que haver um seguro para o condomínio, e é até bastante comum não haver.
  8.  # 8

é mesmo ???
  9.  # 9

Colocado por: marco1é mesmo ???

É. O único seguro obrigatório é o de incêndio:
    Artigo 1429° - Seguro obrigatório
    *1- É obrigatório o seguro contra o risco de incêndio do edifício, quer quanto às fracções autónomas, quer relativamente às partes comuns.
    *2- O seguro deve ser celebrado pelos condóminos; o administrador deve, no entanto, efectuá-lo quando os condóminos o não hajam feito dentro do prazo e pelo valor que, para o efeito, tenha sido fixado em assembleia; nesse caso, ficará com o direito de reaver deles o respectivo prémio.

No caso de prédios relativamente recentes, em que a maioria das fracções é comprada com recurso ao crédito, os proprietários são forçados pelos bancos a subscrever um seguro multiriscos, que substitui o de incêndio. Ter simultaneamente um seguro colectivo (e conheço casos em que isso acontece) é na maioria dos casos uma duplicação de custos absurda.
  10.  # 10

quer dizer então que o meu multiriscos cobre as partes comuns tambem?'

por exemplo no meu prédio existe uma situação caricata, o prédio paga um seguro e agregado a esse seguro está o tal multiriscos de grande parte das fracções havendo acho que 4 não estão e algumas das que estão incluidas até tem outro pelo banco.
    Eu pensava que o prédio tinha que ter um seguro obrigatório para a totalidade das partes comuns e cada fracção teria que ter o seu proprio multiriscos.
    é que repare, quando existe um problema numa parte comum, se não é obrigatório um para o prédio, qual das fracções é que "é acionado" ?
  11.  # 11

quer dizer então que o meu multiriscos cobre as partes comuns tambem?'

Cobre. As partes comuns são indissociáveis das fracções.

por exemplo no meu prédio existe uma situação caricata, o prédio paga um seguro e agregado a esse seguro está o tal multiriscos de grande parte das fracções havendo acho que 4 não estão e algumas das que estão incluidas até tem outro pelo banco. Eu pensava que o prédio tinha que ter um seguro obrigatório para a totalidade das partes comuns e cada fracção teria que ter o seu proprio multiriscos.

Não. O seguro de cada fracção cobre as partes comuns na proporção da permilagem.

é que repare, quando existe um problema numa parte comum, se não é obrigatório um para o prédio, qual das fracções é que "é acionado" ?

Todos. Na verdade, no que toca a sinistros é mais prático ter um único seguro. Por outro lado, é difícil compatibilizar as coberturas pretendidas, por exemplo. E se por azar o seguro não é pago, é uma chatice.
  12.  # 12

no fundo quer dizer que o meu multiriscos, se houver um problema nas partes comuns, cobre apenas uma parte, de acordo com a minha permilagem, não é??
  13.  # 13

Além disso, a duplicação de seguros pode trazer problemas. Uma das questões colocadas quando se contrata um seguro é se o mesmo risco está coberto por outra apólice, e a tendência é responder não, o que pode constituir falsa declaração.
  14.  # 14

Colocado por: marco1no fundo quer dizer que o meu multiriscos, se houver um problema nas partes comuns, cobre apenas uma parte, de acordo com a minha permilagem, não é??

Exacto - cobre a parte que lhe caberia pagar nessa despesa extraordinária (deduzindo eventuais franquias).
  15.  # 15

pena é que o meu banco, acho, me "obrigou" a fazer um multiriscos estando a minha fracção inicialmente já abrangida por esse tal multiriscos colectivo. Claro que só soube disso posteriormente.
    ou seja poderia fazer uma poupança mensal de cerca de 12 euros.
  16.  # 16

Colocado por: marco1pena é que o meu banco, acho, me "obrigou" a fazer um multiriscos estando a minha fracção inicialmente já abrangida por esse tal multiriscos colectivo. Claro que só soube disso posteriormente.
    ou seja poderia fazer uma poupança mensal de cerca de 12 euros.

E continua a poder, basta pedir ao condomínio a exclusão da apólice colectiva (tendo atenção ao capital seguro) .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  17.  # 17

estava mais inclinado para o do banco, muito embora tanto um caso como o outro iria dar complicações, ou seja no banco iam argumentar que era uma condição para o spred x que fizeram, no condominio iram ter de se fazer contas pois o custo do seguro está diluido na quota mensal e em caso de algum problema sempre é a mesma companhia a tratar de tudo, enfim enquanto aguentar esses tais 12 € a mais....
  18.  # 18

voltando ao meu problema de rotura na prumada do esgoto, sendo ligaçao á minha fraçao, como consigo saber se a responsabilidade é da minha fraçao dou do condominio??
    alguem sabe onde me posso esclarecer? onde arranjo um perito do assunto?
  19.  # 19

Colocado por: antoniabcvoltando ao meu problema de rotura na prumada do esgoto, sendo ligaçao á minha fraçao, como consigo saber se a responsabilidade é da minha fraçao dou do condominio??

Cara Antoniabc, uma vez que parece haver dúvidas sobre quem recai a responsabilidade (a senhora ou o condomínio) da reparação, só há uma solução. Chamarem um ou mais técnicos para determinarem a origem da ruptura. Muitas vezes só a conseguem determinar depois de" partir tudo". Há quem use um corante que será misturado, por exemplo, na sanita, e depois é só esperar para ver onde aparecem as paredes manchadas com a respectiva cor.
    Só aceite a responsabilidade da reparação se lhe provarem que é sua. Fico surpreendido com a facilidade com que os "técnicos de café" olham para uma parede e determinam imediatamente onde está a fuga!!! Alguns devem ter visão RX.
  20.  # 20

Boas

Há 2 hipóteses:

1 - O problema surge na "prumada vertical" (tubo de queda): o problema é do condomínio visto que os tubos de queda são parte comum.
    2 - O problema surge no ramal de descarga (tubagem horizontal que liga os aparelhos sanitários ao tubo de queda): o ramal é parte da sua fracção e a responsabilidade será sua (ainda que o problema possa estar numa secção do ramal situada fora da fracção, como por exemplo no local da ligação ao tubo de queda).

Um picheleiro detecta facilmente onde é o problema, embora possa ser necessário "abrir" o acesso ao tubo de queda

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antoniabc

0.0220 seg. NEW