Boas! Se me puderem ajudar, gostaria de saber a vossa opinião sobre este tipo de portas, nomeadamente: A nivel de isolamento térmico, funcionam? Segurança? Madeira ou aluminio? Onde procurar modelos? Thanks! :)
agora como tudo na vida, estas fraquezas podem ser minimizadas. no caso da madeira que entendo, já apliquei um com 5m de altura, com a parte superior de 2,5m fixa. Termica: o problema esta nos vedantes da parte superior e inferior da porta. de lado como os batentes ficam invertidos, com umas borrachas fica resolvido. já assentei com fitas de 'pelúcia' 2 em cada lado e não ficou muito mau, mas não ficou perfeito. Acho que existem uns vedantes automáticos para portas pivot. mas tem de ser importados e tem de ficar descentrados (tb não é problema) e talvez um normal também teoricamente deve dar. por cima no aro o batente pode ser feito de maneira especial, de modo a cobrir uma parte de cada lado. Segurança: o problema está nas dobradiças. Imagine uma rebarbadora por baixo da porta a cortar o pivot. mas se a fechadura estiver fechada tb não conseguem abrir. e faz muito barulho. com uma fechadura com de alta segurança de 3 pontos, cilindro europeu (de sistema de pontos ou melhor) e escudeto, e do outro lado da porta pontos de anti-arrombamento, e com o aro bem fixo às paredes não deve ter problemas.
isto para a porta quando abre, abre só para dentro e com uma parte ex20cm para fora. não se esqueça que o vão tem de ser mais largo.
acho que é possível fazer uma boa porta pivot, segura e isolada, mas tem de investir e ser cuidadosos nos acabamentos.
Colocado por: rjmsilvaQuem inventou essas portas tentou reinventar a roda...
Já na casa do meu bisavô, que demoli a este ano existiam portas desta, mas muito artesanais, já com mais de 70anos. Estas portas tem uma vantagem é a facilidade/leveza de funcionamento, mas não é para todos os locais. ex hall>sala, não é para todas as portas de casa.